Loteamentos
e Incorporação
Av. Higienópolis, 70
Londrina - PR
Segunda à sexta-feira
8h - 18h | Sáb 8h - 12h
Atendimento
(43) 3373-7979
26 jul 2018

Dicas Geniais para Decorar um Quintal Pequeno

Seu quintal tem pouco espaço e não sabe como decorar? Essas incríveis ideias vão te surpreender!

Uma casa bonita não precisa ser grande, o segredo é deixar tudo bem organizado e decorado. É isso que faz a diferença! Ter um cantinho, mesmo que pequeno, mas arrumado e confortável, é o que o torna belo!

Decorar quarto e sala, por exemplo, é um pouco mais fácil, porque são cômodos internos e mais restritos. Inclusive nós já demos várias dicas para ajudar nessa tarefa de deixar a casa linda, né?

Falamos da decoração de paredes, de móveis como prateleiras e criados-mudos, da organização do quarto das crianças, banheiros, itens decorativos diferenciados como luminárias criativas e muitas outras sugestões para inspirar quem nos acompanha aqui.

Mas e quando se fala de área externa? Quintais e jardins são ambientes que geralmente são amplos e, por isso, têm uma decoração mais específica e peculiar, porque esses locais precisam de espaço para receber pessoas, fazer churrasco, festas e etc, certo? Errado! Mesmo que a sua casa tenha uma quintal pequeno, é possível deixá-lo lindo e muito bem decorado!

Trouxemos uma lista de dicas e ideias super interessantes para ajudar você a decorar sua pequena área externa! E acredite, ter pouco espaço disponível não vai atrapalhar.

Vamos nessa?

 

Otimizar o Espaço do Ambiente

Quando a gente tem um ambiente de espaço limitado, otimizar é preciso! Isso significa ajustar objetos, planejar móveis, utilizar artimanhas que pareçam ampliar o local, trabalhar luzes, cores e ser criativo!

O mais importante nisso tudo é que seja um local confortável e acolhedor, porque sua área externa será seu lugar de refúgio, onde você possa descansar, relaxar, receber amigos, familiares e se divertir. Então, seja como for, seu espaço deve reunir esses elementos, certo?

Se você não tem como fazer um espaço mais estruturado nos fundos de casa como uma edícula, por exemplo, não se preocupe! Que tal essa pequena bancada com churrasqueira portátil fixada na parede da própria casa?

Simples e funcional, não?

Área de lazer moderna com churrasqueira

Praticidade e funcionalidade fazem a diferença na hora de organizar! (Foto: Pinterest – Handy Gardenings)

 

A bancada simples de madeira acaba saindo mais em conta pro bolso e o espaço é melhor aproveitado! A churrasqueira é pequena, mas suficiente, além de removível. Faça repartições e compartimentos no móvel para utilizar como uma prateleira, guardando o que achar necessário, como os utensílios para churrasco, talheres, louças e itens decorativos.

E o que dizer desse espaço gourmet praticamente “camuflado”? Através de um portão com dobradiças o ambiente permanece protegido e preservado da ação do tempo e quase acoplado no muro.

Além disso, o próprio portão, ao ser aberto, oferece sombra, fazendo uma cobertura ao local, propiciando mais conforto a quem está utilizando!

Espaço gourmet para quintal pequeno

Fuja do convencional! Para decorar pequenos espaços é preciso criatividade. (Foto: Decoração de Casa)

 

Muitas vezes a gente se priva de investir um pouco no quintal por achar que o espaço é muito pequeno e não compensa. Mas mesmo pouco terreno é suficiente para fazer algo bacana como área externa, olha só:

Quintal pequeno bem organizado

Quando o ambiente é bem pensado, pouco espaço deixa de ser um problema, né? (Foto: Pinterest – Assim se Faz)

 

Uma faixa de pedra ou grama, alguns vasos, uma churrasqueira e uma mesa pequena. Sua área de lazer está formada e linda! Nesse caso nem foi necessário montar uma bancada grande para a pia ou um balcão em frente à churrasqueira, piscina, nem nada disso!

Não precisa de muito para ter um cantinho agradável e acolhedor em casa, não é mesmo?

 

Invista em Luzes e Cores para o seu Quintal

Um outro fator que faz a diferença na decoração de qualquer ambiente é o efeito visual causado pelo uso de luzes e cores.

Se você tem um quintal pequeno e não tem espaço para investir em móveis enormes, materiais nobres e chamativos e aquele requinte todo de mansão de novela, destaque o local utilizando cores!

Decoração moderna colorida para quintal de casa

Para uma decoração moderna, leve e descontraída, invista em cores! (Foto: Pinterest – Casa Decoração Artes e Coisitas Mais)

 

A utilização de cores variadas, seja na tintura da parede, nos azulejos do acabamento ou nos objetos comuns como toalhas de mesa, almofadas e utensílios de cozinha, dá um ar vibrante e cheio de vida ao ambiente!

Alguns cuidados são um diferencial importante para a decoração. Observou que a bancada de tijolos ao lado da churrasqueira não tem portas? Não é por isso que a tubulação da pia precisa ficar aparecendo. Uma simples cortina bem colorida cumpriu a função de esconder o encanamento e ainda decorou a bancada!

Uma outra dica bacana é favorecer a incidência de luz na sua área privativa. Utilize materiais que permitam que o ambiente fique iluminado e arejado, como telhas transparentes, tijolinhos de vidro, pergolados e toldos ou policarbonato transparente.

O efeito é encantador!

Teto transparente para casa

O teto transparente possibilita a entrada de luz e protege de eventuais problemas de mau tempo. (Foto: Pinterest – Casa PRO)

 

A cobertura, além de permitir a luminosidade, protege de chuva, mau tempo, vento e sol muito forte, sem perder na beleza da estética e do estilo do ambiente.

Toldos e telhas transparentes para quintal e jardim de inverno

Toldos e coberturas de policarbonato cumprem a função de cobrir e permitir a ventilação do local. (Foto: Decor Fácil)

 

É possível optar também por não cobrir toda a área, deixando uma porção a céu aberto. Esse modelo favorece a utilização do espaço em dias de muito calor, em especial quando há piscina, e as noites de verão tornam-se mais frescas.

Sem falar na vista privilegiada do céu, né?

Quintal privativo decorado para casa

Que tal apreciar o céu estrelado confortavelmente no seu quintal privativo? (Foto: Decorando Casas)

 

Quintal pequeno com Jacuzi

Com um pouco de organização, sua pequena área de lazer vai ficar linda! (Foto: Decor Fácil)

 

Observe que, no modelo anterior, como o espaço não é muito grande, a opção foi por fazer um pergolado ao fundo com sofás para descanso e uma pequena piscina à frente. A churrasqueira foi feita na área coberta para aproveitar bem o espaço disponível.

Se você dispõe de um terreno menor, ainda assim é possível fazer um gazebo para descanso e deixar seu quintal bem confortável, olha só:

Espaço Zen para o quintal de casa

Invista em qualidade de vida montando um local para descanso no seu quintal. (Foto: Pinterest – casa.com)

 

Rede e área de lazer no quintal de casa

A rede completa o ambiente de tranquilidade e refúgio dos dias atribulados, né? (Foto: Blog Remobília)

 

Quintal de casa com pergolado

Verde, verde e mais verde! Dê vida ao seu cantinho utilizando plantas. (Foto: Pinterest – Top Inspirations)

 

Veja que o pergolado com plantas cumpre a função de gazebo, propiciando sombra à medida em que as trepadeiras vão crescendo. Ao redor, um jardim bem projetado e bem feito dão ao ambiente um clima de paz e tranquilidade.

Flores e outras plantas trazem vida a qualquer lugar! Pode reparar, às vezes um cômodo sem graça muda completamente apenas incluindo um vasinho de flor. O verde e demais cores transformam o ambiente e contribuem com a decoração de casa.

Mas plantas precisam de espaço, né? Não necessariamente! Otimize o lugar com um jardim suspenso, por exemplo! É possível aproveitar as paredes para fixar vasos e inclusive utilizar os pergolados também!

Jardim Vertical para área de lazer

Não tem espaço pra grama? Monte um jardim vertical! (Foto: Pinterest)

 

Plantas e vasos de flores podem ser suspensos ou fixados na parede

Plantas e vasos de flores podem ser suspensos ou fixados na parede para economizar espaço no quintal (Foto: Doitri)

 

Decoração e jardim para área de lazer

Repare nas plantas dos muros e da bancada complementando e dando cor à decoração em pedra e madeira do ambiente. (Foto: Habitissimo)

 

Jardim suspenso para o quintal de casa

Uma divisória de madeira é suficiente para fazer um lindo jardim suspenso e mudar a cara do lugar! (Foto: Revista Em Casa)

 

Quando bem organizado, até uma horta dá pra fazer no seu jardim! Olha só que graça os cultivos divididos e separados em pequenas caixas de madeiras!

Horta no quintal de casa

Frutas e legumes da horta colhidos na hora? Dá pra fazer em casa! (Foto: Arquitrecos)

 

Achou difícil fazer uma horta caseira? Não é não, a gente ajuda! E nem precisa de muito espaço, viu? Confira 5 dicas para montar uma mini horta dentro de casa!

Planejar o seu Quintal Faz a Diferença!

Para ter uma área de lazer privativa bem feita em pouco espaço, é preciso planejar. Já vimos que quando algo é bem estruturado, pensado e trabalhado, o resultado é excelente!

Num mesmo ambiente de pouco espaço, dá pra fazer um local para refeição e para descanso, olha só:

Tendências mais geométricas e clássicas para o quintal

Tendências mais geométricas e clássicas ou estilo divertido e casual? Planeje sua área de lazer! (Foto: Decor Fácil)

 

É possível até mesmo incluir uma pequena piscina para refrescar o calor dos dias mais quentes!

Piscinal para um quintal pequeno

O jardim verde ao redor da piscina contribui para a projeção de sombra e temperaturas mais amenas no ambiente. (Foto: Projetos Habitissimo)

 

A piscina é opcional, é claro. Às vezes uma mesa e um guarda-sol já são suficientes para deixar seu cantinho agradável e convidativo para um bom bate-papo entre amigos e com a família.

Decoração moderna para quintal pequeno

Simplicidade na hora de projetar tornam o ambiente convidativo e original. (Foto: Pinterest – Decorando Casas)

 

 

Não tem espaço para a churrasqueira? Usa portátil!

Quintal privativo pequeno

Improvise com objetos portáteis e que podem ser remanejados a qualquer momento para aproveitar bem o espaço disponível no seu quintal. (Foto: Decorando Casas)

 

Note o efeito visual interessante que o deck de madeira proporciona ao ambiente! Além de bonito, ele é muito indicado a áreas externas porque a madeira não retém muito o calor, tornando o piso menos quente.

Área de lazer com deck de madeira

Uma ideia incrível e inovadora é ter como sacada o próprio quintal! (Foto: Limão na Água)

 

Que tal uma escada saindo do seu quarto e desembocando diretamente na sua área de lazer? Planejar é preciso!

Com um pouco de criatividade e organização, é possível fazer coisas lindas, mesmo que seu espaço seja limitado.

Aproveite as dicas e inspire-se para construir ou reformar a área externa da sua casa e deixar com a sua cara!

 

por Camila Viol.

Fontes: Vila Bacana | Dcore Você | Casinha Arrumada