Loteamentos
e Incorporação
Av. Higienópolis, 70
Londrina - PR
Segunda à sexta-feira
8h - 18h | Sáb 8h - 12h
Atendimento
(43) 3373-7979
11 jun 2018

As Belezas de Arraial do Cabo, o Caribe Brasileiro

Com Praias Paradisíacas e Preços Convidativos, Arraial do Cabo é um Destino Imperdível para quem busca Mergulho e Descanso.
Arrial do Cabo, Rio de Janeiro

Arrial do Cabo, o Caribe Brasileiro (Foto: Vaz Aonde)

 

Arraial do Cabo, a cerca de 170 km do Rio de Janeiro, está na chamada Região dos Lagos e compõe um dos cenários mais lindos de todo o litoral fluminense. E acredite, não estamos exagerando!

Não é à toa que este paraíso de águas azuis-esverdeadas é conhecido como o “Caribe brasileiro”. São praias absolutamente deslumbrantes, margeadas por dunas e faixas de areias claras e finas. Porém, o diferencial reside num outro elemento que torna Arraial do Cabo ainda mais especial.

Um fenômeno chamado “ressurgência” traz para a superfície águas mais profundas, repletas de alimentos e nutrientes. Isso faz com que a vida marinha seja riquíssima em Arraial, já que atrai inúmeras espécies de peixes, crustáceos e até mesmo baleias e pinguins. Ou seja, um espetáculo à parte!

Imagine apreciar toda essa beleza e variedade marinha de perto? Pois bem, essa combinação entre o fenômeno da ressurgência e os cenários exuberantes das águas claras de Arraial do Cabo faz com que este lugar seja simplesmente o segundo melhor ponto para mergulho do Brasil.

Se você acha que Fernando de Noronha é um destino muito caro neste momento, pode ter certeza de que Arraial do Cabo não deixa a desejar em riquezas e belezas marinhas! Vem comigo que a gente mostra tudo que tem de melhor nesse paraíso para não restar dúvidas!

 

Praias Deslumbrantes

É claro que o nosso primeiro destaque em Arraial do Cabo são as incríveis praias que são de cair o queixo! Há opções de praias mais calmas, mais agitadas, locais com ótima estrutura turística, outros de natureza mais selvagem, grutas, pontos de mergulho, surf, snorkeling, stand up paddle e muito mais!

Você deve estar imaginando que, com tanta beleza e variedade de cenários, Arraial do Cabo deve ser uma dessas cidades litorâneas cheias de celebridades, muito movimento e preços altíssimos para acompanhar essa popularidade toda, não é?

Pois é justamente o inverso! Apesar de ser vizinha de duas praias bastante frequentadas e famosas no estado – Búzios e Cabo Frio – o pequeno município de Arraial é um tanto modesto e não conta com mais de 30 mil habitantes.

Os ares são de vilarejo, com a tranquilidade das pequenas cidades e a simplicidade dos pescadores. Até 1985, o município ainda pertencia a Cabo Frio, emancipando-se há pouco mais 30 anos apenas.

Apesar da recente independência, os registros mostram que há muito mais tempo esta região já era muito interessante. No centro histórico, há referências da chegada de Américo Vespúcio, em 1503, na fachada da Igreja Nossa Senhora dos Remédios, que marca, também, o ponto em que teria ocorrido a primeira missa coberta do Brasil, datada de 1506.

Mas as boas surpresas não param por aí! Para desfrutar do caribe brasileiro, os preços são bem mais convidativos do que o primo famoso da América Central e do México. Em Arraial do Cabo, há alimentação de qualidade e hospedagem confortável por tarifas bem menores do que em Búzios, Angra dos Reis e Cabo Frio.

Se depois de toda essa introdução você ainda não estiver convencido de que precisa conhecer Arraial do Cabo, certamente agora ficará! Bora conhecer o que tem de bom nesse paraíso?

 

Praia do Farol, uma das mais Perfeitas Praias do Brasil

Iniciaremos nossa jornada por esta que é, possivelmente, a praia mais bonita de Arraial do Cabo. E não somos nós que estamos dizendo! A Praia do Farol foi classificada pelo INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) como uma das mais perfeitas praias do país, por critérios de pureza da água, qualidade da areia e paisagem.

Praia do Farol, Arraial do Cabo - RJ

A Praia do Farol tem tons inacreditáveis e graduais de azul, sendo uma das mais belas em Arraial do Cabo. (Foto: Viagem Memorável)

 

Uma das explicações para isso está no fato de que o local é protegido pela Marinha e só é possível acessá-la via embarcação. Além disso, um rígido controle de visitantes é feito, sendo permitido, no máximo, 250 pessoas em visitas que duram 45 minutos.

Ou seja, nada de passar o dia todo curtindo a Praia do Farol! Mas, acredite, apesar do pouco tempo disponível, a visita vale a pena. Não há quiosques nem infraestrutura urbana no local, mas isso deixa o cenário ainda mais encantador!

Praia do Farol em Arraial do Cabo - RJ

Com acesso restrito e tempo limitado aos visitantes, a Praia do Farol consegue preservar toda a sua beleza natural intacta. (Foto: Monique Renne)

 

A natureza é selvagem, preservada e o ambiente bastante rústico. Por isso, animais aquáticos são comumente vistos nas águas cristalinas da Praia do Farol. Peixes, tartarugas, e, eventualmente, até mesmo golfinhos e orcas dão seu espetáculo para os privilegiados banhistas que estão por lá.

Para chegar até este paraíso resguardado, é preciso alugar um barco ou fazer os passeios que saem da Praia dos Anjos. O custo médio é de R$ 70 reais, passando por outras praias exuberantes de que falaremos a seguir. Então, definitivamente não dá pra perder!

 

Prainha, a mais Urbanizada de Arraial do Cabo

Pode-se dizer que a Prainha é, em determinados aspectos, o oposto da Praia do Farol. Movimentada, popular e tem o acesso bastante facilitado, já que é possível chegar até ela de carro com muita tranquilidade.

A Prainha está entre os morros do Mirante e do Forno, e por ser tão bem localizada é a praia mais urbanizada de Arraial do Cabo. Claro que o que agrada aos visitantes não é somente a localização, mas também um belíssimo mar colorido e calmo, que favorece banhos e mergulhos.

Além disso, há uma boa faixa de areia que possibilita curtir um dia agradável com as crianças, que podem brincar com mais tranquilidade. No canto direito, muitos quiosques e bares caracterizam uma ótima estrutura turística. A parte esquerda não conta com muitos estabelecimentos, se tornando uma opção excelente para quem gosta de praias mais desertas.

Há, também, na porção mais frequentada da Prainha, locais para aluguel de caiaques, pranchas e outros equipamentos para quem curte praticar esportes de aventura e aproveitar bem as águas transparentes desta belíssima praia em Arraial do Cabo.

Prainha, Arraial do Cabo - RJ

Bem localizada e estruturada, a Prainha é uma das preferidas e mais procuradas pelos visitantes. (Foto: Monique Renne)

 

Prainhas do Pontal do Atalaia, um Paraíso de Águas Amenas

Apesar da semelhança no nome, as Prainhas do Pontal do Atalaia não devem ser confundidas com a Prainha que acabamos de apresentar nem com a Praia do Pontal, localizada já no município de Cabo Frio.

Trata-se, aqui, de duas pequenas praias muito encantadoras, localizadas no Morro do Pontal do Atalaia. Comumente, as duas se tornam uma, em períodos de maré baixa, quando as faixas de areia de ambas se encontram.

Há na chegada das Prainhas uma longa e íngreme escadaria da qual, no alto, é possível avistar um cenário absolutamente encantador!

Prainhas do Pontal, Arraial do Cabo

A vista do alto da escadaria que leva às Prainhas já antecipa um cenário de belezas de cair o queixo! (Foto: Valadares Ecoturismo)

Além desse panorama que mais parece coisa de cinema, as Prainhas do Atalaia contam com mais uma vantagem bastante interessante: a temperatura da água está entre as mais amenas da região.

Esse é um ponto muito importante para aqueles que adoram um bom banho de mar, não é mesmo? Na realidade, a costa litorânea fluminense tem essa característica de águas muito frias, por conta das correntes marítimas que banham a região.

Então, encontrar praias com águas menos geladas é algo a ser valorizado! Mas acredite, a temperatura nas Prainhas é apenas mais um diferencial, já que ela é inteira surpreendente! Há no local, inclusive, uma pequena gruta cheia de histórias e muito charme.

Conhecida como Gruta do Amor, o local é destino para fotos belíssimas, dignas de cartão postal de Arraial do Cabo. Além disso, dizem as lendas que a Gruta tem o poder de tornar o amor eterno, atraindo diversos casais, curiosos e românticos de plantão.

Para chegar até lá, é possível ir de carro, subindo até o Pontal do Atalaia. O trajeto é um tanto tumultuado na alta temporada, então é possível que haja congestionamento. Se a opção for ir a pé, o mesmo percurso pode ser feito em cerca de 2 horas, então prepare as canelas!

Outro acesso se dá também por meio de uma trilha, partindo da Prainha, no canto direito. O caminho leva cerca de 1h pra ser realizado, mas vale a pena! Por fim, se quiser conhecer as Prainhas de forma bem descansada e tranquila, é possível ir de barco até lá.

Na Praia dos Anjos há embarcações para alugar diretamente com os barqueiros com preços e horários a combinar. Uma outra boa dica é aproveitar os passeios que vão até a Praia do Farol, já que também passam pelo Atalaia.

De uma forma ou de outra, sem dúvida é um destino imperdível em Arraial do Cabo!

 

Praia do Forno e sua Vista Panorâmica Deslumbrante

Como é gostoso descobrir e desbravar paraísos perdidos, né? Assim é a Praia do Forno, um verdadeiro pedacinho do céu que só pode ser acessado de barco ou através de uma trilha em meio à vegetação nativa.

Mas calma, o trajeto é bem simples e curto! Embora só haja essas duas modalidades para se chegar na Praia do Forno, o local é próximo e parte de uma pequena trilha escondida no cantinho da Praia dos Anjos.

O caminho leva cerca de apenas 20 minutos para ser feito e podemos dizer que é uma trilha de leve complexidade. De qualquer forma, é sempre bom se precaver com bastante água para se hidratar no trajeto, ok?

Caso a opção seja ir de barco, há passeios e embarcações que saem também da Praia dos Anjos em trechos curtos e baratinhos, cerca de 10 reais, já que a Praia do Forno é vizinha a ela. De barco, já no caminho é possível avistar toda a beleza desse lugar, mas quem vai pela trilha ganha de presente a vista panorâmica do alto do mirante, olha só!

Praia do Forno, Arraial do Cabo - RJ

O final da trilha que leva até a Praia do Forno permite uma vista plena e inesquecível da exuberância do local. (Foto: Prefiro Viajar)

 

São quase 500 metros de uma orla incrivelmente bela, de areias brancas que contrastam com o verde vivo da Mata Atlântica, contornando toda a praia. Ao longo dessa extensão, há dois panoramas bem distintos: um lado bastante movimentado e outro de natureza virgem, praticamente intacta.

O canto direito de quem avista a Praia do Forno é muito mais frequentado justamente porque oferece uma estrutura bastante convidativa, com bares, quiosques e opções para fazer um bom aperitivo e tomar uma bebida gelada à beira-mar.

No lado oposto, características de uma praia deserta e rústica, com muita tranquilidade. As águas na Praia do Forno são de impressionar pela transparência e o tom gradual de cores, mesclando entre o azul e o verde.

Por isso, o local é um santuário para quem curte a prática de snorkeling e mergulho. É possível apreciar a beleza dos cardumes, tartarugas e há, também, uma bela fazenda de ostras por lá. Ver isso tudo de perto parece encantador, não é verdade?

 

Praia Grande, Imensidão de Belezas e Boas Ondas

Muito semelhante à Praia do Forno, a Praia Grande também apresenta dois cenários diferentes em termos de lados mais populares e movimentados. Porém, em termos de extensão, a Praia Grande faz jus ao nome e parece não ter fim!

São aproximadamente 40 km de faixa de areia, algo, obviamente, a se perder de vista. O final da praia está vinculado, inclusive, ao município vizinho de Saquarema. Por toda essa amplitude do mar aberto, a Praia Grande protagoniza boas ondas e muito vento!

Por isso, o local é costumeiramente um reduto de surfistas e aventureiros bastante corajosos para enfrentar as águas geladas da Praia Grande. Não estamos exagerando! Para mergulhar nesta região é preciso estar preparado para temperaturas que podem atingir até 8 graus.

Se você não tem todo esse sangue-frio, com o perdão do trocadilho, o melhor mesmo é se aconchegar num dos pontos da imensa orla e curtir um belo de dia de sol, levar as crianças pra brincar e fazer um agradável petisco nos estabelecimentos do canto mais movimentado da praia.

É um lugar para se passar o dia, decididamente. Se a ideia não for permanecer tanto tempo por lá, programe-se ao menos para acompanhar o fim de tarde na orla, já que a Praia Grande oferece um dos lugares mais lindos de Arraial do Cabo para acompanhar o pôr-do-sol.

Além da Praia Grande, há um outro local marcante e muito especial para contemplar o pôr-do-sol, mas falaremos dele a seguir. Na dúvida entre um e outro, o melhor é conferir de perto os dois!

Não dá pra perder esse momento mágico, né?

Praia Grande, Arraial do Cabo - RJ

A extensa e bela Praia Grande proporciona uma visualização perfeita e memorável do entardecer em Arraial do Cabo. (Foto: Loucos Por Praia)

 

O Inesquecível Pôr do Sol no Pontal do Atalaia

Ainda falando em pôr-do-sol inesquecível, não podemos deixar de fora a sugestão de acompanhar esse espetáculo da natureza no Pontal do Atalaia! É uma verdadeira obra-prima da natureza que faz brilhar os olhos de quem acompanha de perto.

Pontal do Atalaia, Arraial do Cabo

Quem passa por Arraial do Cabo não pode deixar de presenciar a exuberância do pôr-do-sol no Pontal do Atalaia! (Foto: Deixa de Frescura)

 

O Pontal do Atalaia está na mesma estrada que dá acesso às Prainhas, então a dica é passar o dia aproveitando toda a beleza das prainhas, já que por lá as águas contam com temperaturas mais agradáveis e depois, ao final do dia, subir até o alto do Pontal para ver o sol se pondo.

Pontal do Atalaia, Arraial do Cabo

No fim da tarde, a luz do sol ilumina e contorna as ondulações do mar, proporcionando um verdadeiro espetáculo da natureza para os espectadores. (Foto: Luis Florit)

 

No alto do morro, a vista panorâmica é sensacional e um privilégio para quem pode acompanhar o momento. O céu ganha tons alaranjados e os raios vão, pouco a pouco, refletindo sobre as águas enquanto o sol, delicadamente, se põe na linha do horizonte.

O cenário inspira romance, emoção, reflexão e gratidão. Poder ver esta incomparável obra da natureza em um local tão belo é, de fato, algo para se contemplar e agradecer pela vida.

 

Gruta Azul e suas Rochas Coloridas

Outro destaque desse nosso tour por Arraial do Cabo é a belíssima Gruta Azul, um lugar diferenciado e que conta com uma beleza sem igual. O nome vem da coloração que as rochas adquirem em determinadas circunstâncias, fazendo com que as paredes da gruta ganhem tons em cor púrpura.

Porém esse efeito só pode ser visto em determinadas épocas do ano e sempre através do reflexo dos primeiros raios solares, então é quase impossível que alguém possa ver o fenômeno em sua integralidade. Mas não se frustre!

O local é todo repleto de um encanto surreal, com um mar de águas cristalinas e um paredão rochoso bipartido, o qual abriga também a bela gruta. O cenário se torna ainda mais exuberante quando a força do mar encontra as rochas, dando contornos ainda mais bonitos às pedras.

Pontal do Atalaia, Arraial do Cabo - RJ

A Gruta Azul é um presente da natureza para quem é apaixonado por belezas naturais. (Foto: De Cá pra Lá)

 

Se o mar estiver bem calminho, há chances de um grupo de golfinhos e até mesmo orcas darem seu show pela região. O barco também para no local para os visitantes conhecerem de perto a beleza da caverna ou dar um mergulho nas águas frias dos arredores da gruta.

Para ir até lá, acerte um passeio partindo da Praia dos Anjos que passa também pelas Prainhas e vai até a Praia do Farol. Um itinerário incrível cheio de lugares que valem a pena serem conhecidos!

Gruta Azul - Arraial do Cabo - RJ

Os tons em púrpura das rochas da gruta realçam a beleza e o diferencial do local. (Foto: Vida Mochileira)

 

Mergulho para Profissionais e Amadores

Como destaque final na nossa lista sobre o que fazer em Arraial do Cabo, o mergulho é um ponto fortíssimo dessas águas transparentes e impressionantemente limpas. Se você nunca mergulhou, calma! Há espaço para profissionais e amadores!

Devido ao fenômeno da ressurgência, ao qual nos referimos lá no início, o mar nessa região e, especialmente, em Arraial, é tomado por uma riqueza marinha excepcional, contando com a presença de espécies diversificadas e até mesmo raras.

O fenômeno traz para a superfície a correnteza de águas frias contendo alimentos e nutrientes, o que atrai peixes, moreias, cavalos marinhos, tartarugas, arraias, golfinhos, baleias e, com sorte, até pinguins!

Mergulho em Arraial do Cabo - RJ

Os mergulhadores podem conferir e se emocionar com toda a riqueza e variedade da fauna marinha presente em Arraial do Cabo. (Foto: Roberta Viegas)

 

Já imaginou conseguir ver tudo isso bem de pertinho? Pois em Arraial do Cabo existem aproximadamente 1.200 pontos indicados para mergulho, onde é possível desbravar um mundo submarino surpreendente! Para os mais experientes, até mesmo naufrágios podem ser vistos nas profundezas.

Por essa tamanha variedade, Arraial do Cabo é conhecida como a Capital Brasileira de Mergulho e é também o segundo melhor ponto brasileiro para esta atividade, ficando atrás apenas de Fernando de Noronha.

Há opções para quem está iniciando, como o mergulho de batismo, para os profissionais e também para quem deseja apenas apreciar as belezas mais próximas da superfície, através do snorkel.

Mergulho - Snorkeling em Arraial do Cabo - RJ

Arraial do Cabo atrai e conquista os praticantes de snorkeling, que podem brincar com peixes e outros animais marinhos presentes nas águas cristalinas do local. (Foto: Toda Eu Blog)

 

Se interessou, mas não tem equipamentos de mergulho, muito menos fez o curso de capacitação para mergulhar em águas mais profundas? Não tem problema! O curso de batismo de mergulho é oferecido em vários locais de Arraial e possibilita que qualquer um tenha essa experiência mágica sem precisar se preocupar com as questões mais burocráticas. Tudo com muita segurança, é claro!

No batismo, o mergulhador amador recebe todas as instruções necessárias e prioritárias sobre o uso dos equipamentos, controle de pressão e emissão de sinais em profundidade. Depois disso, o mergulho é realizado com o acompanhamento de um instrutor para a maior tranquilidade e segurança do aprendiz.

Assim, é possível conferir pessoalmente toda a beleza desse mundo mágico que há dentro do mar! O preço médio para realizar esse percurso é cerca de 160 reais mas, sem dúvida, vale o investimento, não é?

Com frequência, orcas e golfinhos desfilam pelas águas geladas de Arraial do Cabo, promovendo um momento inesquecível para os observadores apaixonados pela natureza. (Foto: Melhores Destinos)

 

Confira alguns dos melhores lugares para mergulhar em Arraial do Cabo!

Para amadores e aprendizes:

Ilha dos Porcos: além de belíssima, a Ilha dos Porcos tem arredores de baixa profundidade e uma ótima localização, já que está logo à frente da Praia dos Anjos, de onde saem os principais barcos e passeios. Fácil de chegar e ótimo para aprender a prática básica de mergulho.

Saco do Cherne: Também de fácil acesso, o Saco do Cherne está próximo à Prainha e a cerca de 15 minutos da Praia dos Anjos. O local é perfeito para iniciantes de mergulho, contando com águas cristalinas e profundidade de 9 a 16 metros. Não esqueça de registrar as belezas submarinas, se puder, já que a vida marinha é riquíssima no Saco do Cherne!

 

Para mergulhadores profissionais e com mais experiência:

Ilha dos Franceses: tem vista para a Praia Grande e é um ponto excelente para os mergulhadores que gostam de explorar curiosidades submarinas. Nas profundezas, está o Dona Paula, uma embarcação naufragada que conta até mesmo com balas e canhões. Porém, prepare-se para as águas geladas desta região, que podem atingir 9 graus dependendo da intensidade de ressurgência no local.

Ponta da Jararaca: Mais uma diversão para os aventureiros exploradores, as águas na Ponta da Jararaca guardam o naufrágio do Teixerinha, acompanhado de muita vida marinha como lagostas e moreias. Neste ponto, a profundidade é de 12 a 18m, ambiente ideal para os mergulhadores mais experientes.

Quem não se arriscar nas profundezas do oceano, pode ter a sorte de presenciar o belo espetáculo que orcas e golfinhos concedem aos privilegiados espectadores em Arraial do Cabo, olha só!

Arraial do Cabo - Rio de Janeiro

Com frequência, orcas e golfinhos desfilam pelas águas geladas de Arraial do Cabo, promovendo um momento inesquecível para os observadores apaixonados pela natureza. (Foto: Melhores Destinos)

 

Incrível, né? Toda essa região é exuberante e vale a pena esticar a viagem para conhecer um pouco mais dos arredores. Se estiver passando uns dias em Arraial do Cabo, aproveite para curtir também um pouco do agito e das belezas de Armação de Búzios, a apenas 36 km dali.

Sem dúvida, você não vai se arrepender!

 

por Camila Viol.

Fontes: Ferias Brasil | Melhores Destinos | Vaza Onde