Loteamentos
e Incorporação
Av. Higienópolis, 70
Londrina - PR
Segunda à sexta-feira
8h - 18h | Sáb 8h - 12h
Atendimento
(43) 3373-7979

Vantagens de pedalar: equilíbrio para o corpo e para a mente

Andar de bike pode se tornar um importante aliado para levar uma vida mais saudável e tranquila!

O hábito de pedalar regularmente pode trazer inúmeros benefícios para a saúde! (Imagem: Pedal sem Rumo)

Buscando uma atividade física, mas sem coragem pra começar? Pedalar pode ser uma opção bastante vantajosa e de fácil adaptação! Além disso, em tempos de pandemia e cuidados especiais por conta do alto grau de contágio de Covid-19, optar pela bike é uma alternativa altamente recomendada.

A prática de atividades físicas é muito associada a melhorias na saúde, como o aumento do condicionamento físico e a tão almejada perda de peso. Mas os benefícios vão muito além desses, revelando o ciclismo como um dos exercícios que mais promovem bons resultados para o corpo e para a mente.

Agindo desde a parte física e motora até à forma como nos relacionamos e encaramos a vida, andar de bicicleta com frequência é um importante redutor de stress, capaz de modificar hábitos e comportamentos que permitam mais felicidade e leveza no cotidiano.

Quer saber como? Confira os principais benefícios de pedalar e de que forma essa prática pode auxiliar no dia-a-dia!

Estímulo da capacidade cerebral

Uma das maiores vantagens adquiridas pelo hábito de pedalar é a capacidade de estímulo cerebral conferida pela atividade física.

Estudos relacionados à capacidade do cérebro e à pratica do ciclismo concluíram que o exercício melhora o bombeamento do fluxo sanguíneo e a oxigenação do cérebro, estimulando diretamente a ação no córtex, área responsável pela memória.

Assim, pedalar regularmente ajuda na prevenção contra o Alzheimer e ainda favorece a capacidade criativa das pessoas, auxiliando na resolução de problemas e na tomada de decisões.

Prevenção de Doenças

Outro benefício fundamental conferido pelo ciclismo é o alto potencial de prevenção de doenças dos mais variados tipos. Isso porque a atividade física promove um estímulo nas nossas células de imunidade, que são responsáveis pela defesa do organismo.

Com o sistema imunológico fortalecido, a chance de contrair uma infecção por vírus e bactérias reduz significativamente. Além disso, pedalar auxilia também na prevenção e combate a doenças como hipertensão, diabetes, obesidade, câncer, riscos de AVC e problemas cardiorrespiratórios.

Essa constatação veio das pesquisas realizadas por diversos institutos de ciência e saúde, que concluíram que pedalar regularmente promove o condicionamento físico equiparável ao de uma pessoa até dez anos mais jovem!

De acordo com levantamentos realizados, o hábito de pedalar, pelo menos meia hora por dia, reduz em 50% a propensão de desenvolvimento de câncer em homens, se revelando um grande aliado na prevenção da doença.

Já com relação às mulheres, as chances de adquirir câncer de mama são 34% menores do que nas que não pedalam habitualmente.

Andar de bike habitualmente ajuda a prevenir doenças e possibilita uma vida mais saudável. (Imagem: Blog Encontro dos Radicais)

Melhoria da Vida Sexual

Com a disposição em alta e o condicionamento físico favorecido, uma boa resposta do corpo à prática constante do pedal é uma melhora na vida sexual, já que há uma relação direta entre a atividade física e a circulação sanguínea.

O favorecimento da parte vascular aliado ao aumento da capacidade cerebral promove o estímulo do desejo, ativando a resposta sexual.

Essa é a constatação de especialistas das universidades de Harvard e Cornell, nos Estados Unidos, que detectaram uma melhora no desempenho sexual dos homens participantes do estudo. Estes, tiveram um desempenho sexual compatível com o de pessoas até 5 anos mais jovens.

Além disso, outra positiva conclusão foi um redutor de 30% nos riscos de impotência em homens maiores de 50 anos praticantes habituais do pedal.

Já para as mulheres que pedalam com regularidade, a boa resposta do estudo diagnosticou um atraso de 2 a 5 anos para a chegada da menopausa.

Conheça as melhores Rotas e Circuitos para pedalar em Londrina e região!

Perda de peso

Emagrecer é quase sempre um dos maiores motivadores para quem está iniciando a prática de esportes e atividades físicas, mas é preciso ter cautela. Para eliminar gorduras, é necessário disciplina e responsabilidade, ou o estrago para o corpo pode ser grande.

Por isso, para quem está acima do peso ideal, é importante ponderar qual é o exercício físico mais indicado para não causar danos aos ossos e articulações. Essa se revela uma das grandes vantagens de andar de bicicleta, já que o desgaste é reduzido em comparação a outras atividades de impacto.

Fazer caminhadas e corridas sempre ajudam a queimar bastante gordura, mas sobrecarregam algumas partes do corpo, já que há o excesso de peso. Assim, acaba acarretando numa pressão significativa sobre a estrutura óssea e forçando as articulações de forma indevida.

Para quem está nessa condição de sobrepeso ou ainda não tem o condicionamento físico ideal, pedalar é uma excelente alternativa, porque estar sentado ajuda a distribuir o peso do corpo sem causar sobrecarga.

Além disso, nada de sair pedalando loucamente por aí! O emagrecimento saudável é o que alia a prática responsável de atividades físicas com uma equilibrada dieta nutricional. Afinal, de nada adianta emagrecer sem saúde, não é mesmo?

Melhorias na pele e no sono

Outra constatação de pesquisas feitas pelas universidades americanas de Medicina foi a significativa melhora do sono e da pele de quem pedala com habitualidade.

Andar de bike constantemente, ainda que não seja por muito tempo, favorece a qualidade do sono, agindo diretamente nas pessoas que sofrem de insônia.

Essa explicação vem da ação no corpo proporcionada pelo exercício, que elimina o cortisol, hormônio responsável pela sensação de stress e irritação, que inviabilizam um sono tranquilo.

Além disso, a melhora da saúde vascular promove um aumento da oxigenação das células e nutrientes, eliminando as toxinas do sangue e estimulando a produção de colágeno. A consequência? Uma pele mais bonita, firme e saudável.

É claro que, mesmo com tantas vantagens para o corpo e para a pele, alguns cuidados precisam ser tomados, já que quem pedala, geralmente, acaba se expondo muito ao sol. Então, utilizar protetor solar é sempre fundamental!

Bem estar e adeus ao Sedentarismo

Mais relax! Pedalar regularmente ajuda no combate ao stress e estimula o bom humor! (Imagem: Mx Bikes)

As vantagens de pedalar não se prendem somente à melhora da saúde e do corpo, mas interfere diretamente nos hábitos do nosso dia-a-dia. O abandono definitivo do sedentarismo promove uma reformulação direta nos comportamentos das pessoas, no humor e até mesmo na produtividade das tarefas diárias.

Pesquisas realizadas com grupos de trabalhadores que pedalam frequentemente indicaram um importante aumento na habilidade de gerenciar as atividades, organizar o tempo, motivação, bom humor e redução do stress.

A explicação desse bem estar todo está no fato de que a prática de atividades físicas, em geral, libera endorfina, hormônio responsável pela sensação de felicidade e relaxamento. Por isso, pedalar regularmente ajuda a reduzir aquela sensação de cansaço e fadiga que sentimos no dia-a-dia, mesmo quando não nos exercitamos.

Até mesmo do ponto de vista psicológico, utilizar a bikehabitualmente para a prática de esportes e lazer é bastante benéfico. Assim, pedalar tem se mostrado uma importante ferramenta no combate à depressão, crises de ansiedade e outros distúrbios emocionais.

Além disso, por geralmente estar associado à prática em grupos, o ciclismo favorece também o aumento das interações sociais e consequente melhorias nas relações interpessoais.

Mas em tempos de pandemia pelo coronavírus, alguns cuidados precisam ser tomados para que os grupos de pedal não ofereçam riscos ao pedaleiro e à população em geral.

Cuidados durante a pandemia

A pandemia causada pelo vírus da COVID-19 gerou um novo momento em escala mundial, impondo novos hábitos e comportamentos para as pessoas do mundo todo.

Por isso, algumas atividades de esporte coletivo ficaram prejudicadas, já que o risco de contágio é alto. Mas, é possível adequar a prática de exercícios de forma segura, conforme sugere o guia de recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Segundo ele, assim como a caminhada, pedalar é uma das atividades mais indicadas, justamente porque possibilita o distanciamento social, já que é um esporte individual. Mesmo quando a prática acontece em grupos, a atividade é independente, dificultando o contágio.

De qualquer maneira, optar por locais ao ar livre e com poucas pessoas é sempre mais adequado, além, é claro, de ser indispensável o uso de máscara.

Seja por esporte ou por lazer e, pedalar é, sem dúvida, um bom caminho para se ter uma vida mais feliz e muito mais saudável!

Por Camila Viol.

FONTES:

MX BIKES (https://mxbikes.com.br/blog/30-grandes-beneficios-de-pedalar)

MINHA VIDA (https://www.minhavida.com.br/fitness/galerias/15034-conheca-sete-beneficios-de-andar-de-bicicleta)

GLOBO ESPORTE (https://globoesporte.globo.com/eu-atleta/treinos/noticia/beneficios-de-pedalar-para-a-saude-veja-lista-e-prepare-a-bicicleta.ghtml)

Você pode gostar
Rotas e circuitos para pedalar em Londrina e região

COMUNICADO

Prezado Cliente,

A HF Urbanismo está ao seu lado para enfrentar o novo coronavirus (COVID-19) e a insegurança causada pela pandemia.

Esteja atento às dicas de prevenção, pois o momento agora é de conscientização e muito em breve será de superação. Queremos que você tenha certeza de que pode contar com a HF Urbanismo para manter seu investimento / sonho sem que isso se torne uma preocupação.

Por isso, você está recebendo este comunicado para ficar ciente de que a HF Urbanismo estará enfrentando essa situação junto com você e lhe concederá desconto de 10% (dez por cento), para pagamentos pontuais, no valor do próximo vencimento/parcela, bastando para tanto que faça contato através dos seguintes meios:

Email: [email protected]; [email protected];
Telefones (43) 3373-7979 e (43) 3323-6963

Acaso tenha perdido o vencimento da parcela deste mês, mas queira manter seu pagamento em dia, entre em contato para negociar a situação. A equipe da HF Urbanismo segue totalmente à disposição para quaisquer esclarecimentos.

Atenciosamente.
Data 25/03/2020.
HF Urbanismo.