Loteamentos
e Incorporação
Av. Higienópolis, 70
Londrina - PR
Segunda à sexta-feira
8h - 18h | Sáb 8h - 12h
Atendimento
(43) 3373-7979

Rotas e circuitos para pedalar em Londrina e região

Com percursos de aventura e lazer, Londrina é repleta de bons roteiros para trilhar sobre duas rodas.

Para os amantes do pedal, a região é cheia de trilhas e percursos de aventura! (Foto: Governo do Paraná)

Pedalar vem se tornando uma prática cada vez mais habitual para o londrinense. Há alguns anos, o ciclismo vem se consolidando na cidade como, além de atividade esportiva, uma opção de lazer e meio de transporte para o dia a dia.

Em tempos de pandemia, a prática aumentou consideravelmente, trazendo um novo olhar às famosas magrelas. O chamado cicloturismo ganhou força, proporcionando aos adeptos um encontro com a natureza, áreas rurais, belas paisagens e incríveis rotas de aventura pela região.

Entre circuitos feitos dentro de Londrina e roteiros que passam também por cidades como Cambé, Arapongas, Rolândia, Apucarana, Jataizinho, Tamarana e até São Jerônimo da Serra, os pedaleiros perfazem trajetos de tirar o fôlego em cenários absolutamente deslumbrantes.

Para os mais experientes ou para quem está se encorajando à prática, selecionamos alguns dos principais itinerários de ciclismo em Londrina que não podem ficar de fora do roteiro!

Estrada do Limoeiro

Localizada dentro do perímetro urbano de Londrina, a Estrada do Limoeiro é uma das mais conhecidas pelos ciclistas, já que perfaz um trajeto de fácil à média complexidade. O caminho abrange trechos de zona rural, passando pelo Ribeirão Três Bocas e por diversas chácaras e pequenos sítios.

A vista aérea da Estrada do Limoeiro permite ver a beleza da região. (Foto: Baixa Experimenta)

Além do ar mais puro do campo, é possível aproveitar a Feira do Limoeiro, que acontece todos os domingos, das 8h às 13h, no quilômetro 9 da estrada. Os itens comercializados são produzidos pelos próprios moradores locais, possibilitando ao cliente comprar produtos frescos e naturais, além de promover o trabalhos dos agricultores.

Aos domingos, a Feira do Limoeiro faz a alegria dos pedaleiros e visitantes (Foto: Baixa Experimenta)

Para chegar até o Limoeiro, é preciso ir sentido à Avenida Salgado Filho e entrar à direita aproximadamente 3 km após o Tiro de Guerra. O passeio vale a pena!

Estrada dos Periquitos

Também na zona leste da cidade, próxima à Estrada do Limoeiro, a Estrada dos Periquitos conta com 7 km de trajeto, finalizando na Estrada Shalon.

A estrada dos Periquitos é um dos pontos preferidos de ciclistas e motoqueiros da região. (Foto: Histórias de Bike)

Por ser uma estrada de terra, a trilha é de média complexidade, mas certamente compensa qualquer esforço! As paisagens são impressionantes, contando com áreas rurais, plantações, trechos de rio e uma vista inesquecível da cidade no horizonte.

Para os mais experientes, vale a dica de fazer o roteiro ao anoitecer, sobretudo em épocas de lua cheia: a claridade e a vista da lua nascendo no céu são absolutamente deslumbrantes!

Circuito Pé Vermelho

Com o objetivo de unir turismo, economia e esporte, o Circuito Pé Vermelho é um evento de pedalada pensado para praticantes do cicloturismo local e de todas as partes do país. O evento, que deve ter início em março do ano que vem, busca projetar o turismo no norte do estado e aquecer a economia local.

Os trajetos abrangem, além de Londrina, mais seis municípios da região: Rolândia, Arapongas, Cambé, Tamarana, Ibiporã e Jataizinho. Em cada lugar, os participantes poderão conhecer mais a cidade sob o ponto de vista histórico, gastronômico, cultural e religioso, além de apreciar as belas paisagens e pontos turísticos locais.

Para isso, o projeto prevê circuitos com duração de 5 a 7 dias, partindo de Londrina e retornando ao mesmo ponto. Como se trata de um longo trajeto, o participante receberá um passaporte a ser carimbado em cada cidade, e um certificado, caso consiga concluir ao menos 70% do roteiro.

A ideia é que cada participante possa ser informado pelo site sobre locais indicados a alimentação e descanso em cada município, níveis de dificuldade dos trajetos, atrativos locais e pontos de apoio ao ciclista e à bicicleta.

O projeto prevê, também, a instalação de bebedouros para hidratação a cada 30 km de percurso, e ainda uma cartilha ecológica com informações sobre cuidados com o meio ambiente e pontos turísticos ao longo do circuito.

Além de conhecer as belezas escondidas no norte paranaense, o Circuito Pé Vermelho vem como uma oportunidade de negócio para pequenos produtores, que poderão oferecer seus próprios produtos e serviços, como café colonial, refeições, passeios, artesanato, entre outros.

Priorizando a liberdade de programação do participante, o Circuito possibilita ao ciclista fazer rotas alternativas, que passam por outros pontos turísticos, além dos vinculados à rota principal, como trilhas e cachoeiras na região (inserir link https://www.hfurbanismo.com.br/qualidade-de-vida/cachoeiras-e-pontos-turisticos-para-curtir-em-londrina-e-regiao/).

As inscrições e maiores informações serão dadas pelo site oficial do evento, ainda em construção. Então fique ligado nas atualizações e não perca essa oportunidade!

Rota do Café

Premiada pelo Ministério do Turismo como melhor roteiro turístico do Brasil e pela ABRATURR (Associação Brasileira de Turismo Rural) como Roteiro Destaque para a Copa do Mundo no Brasil em 2014, a Rota do Café é um circuito que não pode faltar na agenda de quem gosta de pedalar.

Passando por seis municípios na região norte do estado (Londrina, Arapongas, Santa Mariana, São Jerônimo da Serra, Ribeirão Claro e Ibiporã), o roteiro conta a origem do café no Paraná, homenageando a história e o título de Londrina como capital mundial do Café, nos anos 60.

Por contar com vários pontos turísticos em diferentes cidades, é claro que este é um trajeto de bike a ser feito sem pressa, conhecendo cada destino e aproveitando tudo o que o passeio tem a oferecer. A Rota do Café conta com paradas para conhecer os processos de plantio, colheita e torra do grão, além de dispor de restaurantes e pousadas parceiras. Por fim, a rota ainda conta com um centro de artesanato em Ibiporã, voltado à temática do café.

As belas fazendas credenciadas à Rota do Café contam a história e a tradição cafeeira na região. (Foto: Mala Inquieta)

Confira com detalhes os pontos da Rota do Café:

Padaria Café com Pão

Padaria e Torrefação de café, oficina de torrefação e extração de café

Cidade: Arapongas-PR –  38km de Londrina

Duração da Visita: 1h30

Fazenda Palmeira

Produção de café, vivência, visita guiada pelo cafezal

Cidade: Santa Mariana –  90km de Londrina

Duração da Visita: 1h30

Fazenda Terra Nova

Fazenda com cultivo biodinâmico

Cidade: São Jerônimo da Serra- 60km de Londrina

Duração da Visita: 1h30

Fazenda Monte Bello

Fazenda de café histórica, café, lichia e macadâmia, visita guiada

Cidade: Ribeirão Claro- 187km de Londrina

Duração da Visita: 1h30

Pousada Victor

Pousada e Restaurante

Cidade: Ribeirão Claro- 190km de Londrina

Duração da Visita: 1h30

Centro de artesanato

Artesanato e oficinas com a temática do café

Cidade: Ibiporã- 16km de Londrina

Duração da Visita: 1h30

O Armazém Café

Cafeteria e torrefação, oficinas de extração de café

Cidade: Londrina

Duração da Visita: 1h30

Museu Histórico

Museu, resgate da história do café

Cidade: Londrina

Duração da Visita: 1h30

Lembrando que, para os mais aventureiros e dispostos, o roteiro pode ser feito de bicicleta, mas os passeios e pontos turísticos da rota também estão disponíveis para agendamento através de agências de turismo credenciadas.

Os pacotes incluem transporte, visitas aos pontos turísticos, café colonial rural, degustação de vinhos em vinícola e, em alguns casos, pernoite em pousada no campo. Um passeio que, definitivamente, vale a pena!

Rota das Catedrais

Um dos grandes desafios do pedal norte paranaense, a Rota das Catedrais é um evento que acontece anualmente em Londrina, contando com 120 km de extensão. O trajeto parte de Londrina, passando por cerca de 90 km de estradas rurais e mais 30 km em vias urbanas. No itinerário, lindas paisagens que passam por pequenas igrejas, fazendas, muita natureza, além de trechos sinuosos de subida e descida para dar um toque ainda maior de aventura ao circuito.

A Rota das Catedrais passa por paisagens de campo e cidade, em trechos de tirar o fôlego! (Foto: Federação Paranaense de Ciclismo)

Ao todo, o itinerário conta com 6 pausas para descanso e hidratação, um a cada 20 km, até o ponto de chegada na Catedral de Maringá. É claro que, por se tratar de um trajeto longo e de maior complexidade, é necessário que o ciclista já tenha algum preparo e experiência com esse tipo de itinerário, ou até mesmo ir acompanhado de um grupo ou pessoas que auxiliem nessa pedalada.

A próxima edição da Rota das Catedrais deve acontecer somente no ano que vem, então fique ligado e programe-se.

Além dessas, há outras incríveis trilhas e percursos para curtir pedalando em Londrina e região. Vale a pena conhecer!

Por Camila Viol.

FONTES:

FOLHA DE LONDRINA (https://www.folhadelondrina.com.br/folha-rural/ciclistas-criam-circuito-na-area-rural-de-londrina-e-mais-seis-municipios-2999975e.html)

LONDRINANDO (https://londrinando.com/post/917/rotas-para-fazer-de-bicicleta-em-londrina-e-regiao)

ROTA DO CAFÉ (https://www.rotadocafe.tur.br/)

Você pode gostar
Vantagens de pedalar: equilíbrio para o corpo e para a mente
Cachoeiras e Pontos Turísticos para curtir em Londrina e região
Governo zera impostos sobre importação de equipamentos de energia solar
Venda de lotes e terrenos dispara durante a pandemia do novo coronavírus
Ilhas de Paraty: um lugar para descobrir e se apaixonar

COMUNICADO

Prezado Cliente,

A HF Urbanismo está ao seu lado para enfrentar o novo coronavirus (COVID-19) e a insegurança causada pela pandemia.

Esteja atento às dicas de prevenção, pois o momento agora é de conscientização e muito em breve será de superação. Queremos que você tenha certeza de que pode contar com a HF Urbanismo para manter seu investimento / sonho sem que isso se torne uma preocupação.

Por isso, você está recebendo este comunicado para ficar ciente de que a HF Urbanismo estará enfrentando essa situação junto com você e lhe concederá desconto de 10% (dez por cento), para pagamentos pontuais, no valor do próximo vencimento/parcela, bastando para tanto que faça contato através dos seguintes meios:

Email: [email protected]; [email protected];
Telefones (43) 3373-7979 e (43) 3323-6963

Acaso tenha perdido o vencimento da parcela deste mês, mas queira manter seu pagamento em dia, entre em contato para negociar a situação. A equipe da HF Urbanismo segue totalmente à disposição para quaisquer esclarecimentos.

Atenciosamente.
Data 25/03/2020.
HF Urbanismo.