Loteamentos
e Incorporação
Av. Higienópolis, 70
Londrina - PR
Segunda à sexta-feira
8h - 18h | Sáb 8h - 12h
Atendimento
(43) 3373-7979
[aps-social id="2"]

Réveillon, passeios e aventuras em Paraty

O réveillon é uma data que muitas pessoas gostam de passar com a família e os amigos comemorado de maneira especial, e nada melhor que passar na praia.

 

Paraty cidade histórica e acolhedora

Paraty cidade histórica e acolhedora

 

Paraty é um lugar de descontração e alegria, um cidade turística com cerca de 60 praias, ilhas paradisíacas e atrações durante o ano todo. O crescimento urbano é considerável e para quem procura a oportunidade de morar em uma região tão rica em belezas naturais, a HF Urbanismo lançará em breve o seu mais novo empreendimento no Jardim Porto das Canoas, localizado a alguns minutos da Praia do Jabaquara, um lugar realmente maravilhoso!

 

Praia do Jabaquara em Paraty

Praia do Jabaquara em Paraty

 

Para conhecer as ilhas há inúmeras opções de passeios e embarcações, o melhor de tudo é que os valores dos serviços são bem acessíveis com um café delicioso durante o trajeto.

Passeios regulares como a Escuna Banzay, Una Tour e Dive, Escuna Estrela da Manhã e Barco Aqualabor.

Passeios privativos com Barco Tubiacanga, Escuna O Corisco do Mar, Lancha Mestiça, Barcos My Love e Paraíso do Sol, Escuna Marquês, Barco Marisol I, Barco Jéssica III, Lancha Maria Suzima Bolt. O turista poderá optar por fazer um passeio já programado ou personalizar o seu roteiro.

 

Passeios de Escuna em Paraty

Passeios de Escuna em Paraty

 

Paraty sempre se prepara para os turistas e seus moradores, enfeitando a cidade com luzes e flores, principalmente no Natal e Réveillon.

O Réveillon em Paraty é considerado o evento de maior importância dentro do calendário turístico da cidade, em seguida o Carnaval, Bourbon Jazz, Festa Literária Internacional de Paraty e Festival da Pinga.

O Ano Novo na cidade é comemorado de uma maneira bem especial, sempre com a queima de fogos e shows na Praia do Pontal. A reunião na Praia remonta ao início do século XX e nas areias, assim como no mar, devotos fazem oferendas a Iemanjá, a rainha das águas. Um momento inesquecível para todos que buscam reunir a família e passar bons momentos com os amigos.

 

Paia do Pontal em Paraty

Paia do Pontal em Paraty

 

Um das festas mais tradicionais de Paraty é a Folia de Reis, que faz parte da tradição, trazida para o Brasil pelos colonizadores portugueses se resume em um grupo de músicos e cantores, que se posicionam em frente ao presépio instalado na Praça da Matriz. A Folia percorre as casas dos devotos com programação que começa em dezembro e se estende até a primeira semana de Janeiro.

 

A tradicional Folia de Reis de Paraty

A tradicional Folia de Reis de Paraty

 

O Festival da Cachaça também é outro evento tradicional que surpreende milhares de turistas e movimenta o comércio do município, o evento é realizado desde 1982, quando começou com o nome Festival da Pinga e Produtos Típicos de Paraty, hoje o evento chama-se “Festival da Cachaça, Cultura e Sabores de Paraty” é um evento que atrai grande público. A festa acontece no mês de agosto e oferece a todos, quiosques dos alambiques tradicionais como Pedra Branca, Paratiana, Engenho d’Ouro, Coqueiro e Corisco para compra e degustação da Cachaça, o palco de shows musicais e quiosques de alimentação.

O Festival da Cachaça atrai grande público: um encontro de cultura e sabores em Paraty

O Festival da Cachaça atrai grande público: um encontro de cultura e sabores em Paraty

Veja algumas dicas de passeios e aventuras em Paraty:

» Bike Tour

Bike Tour por Paraty

Bike Tour por Paraty

 

Paraty é o local perfeito para a prática de atividade física ao ar livre. Algumas agências contam com bicicletas Mountain Bike. Com roteiros pela cidade, praias, ruínas de antigas fazendas, museus e cachoeiras próximas da cidade.

 

» Caminho do Ouro

Cachoeiras fazem parte do Caminho do Ouro em Paraty

Cachoeiras fazem parte do Caminho do Ouro em Paraty

 

O Circuito Caminho do Ouro proporciona aos turistas um outro olhar sobre a cidade. Nele é apresentado um roteiro incrível que atende a todos os públicos, passando por belas cachoeiras no trecho preservado da “Estrada Real”.

Há também a possibilidade de visitar os ateliers, apreciar os Alambiques tradicionais da região e uma dica valiosa: conheça os restaurantes na estrada, vale muito a pena!

 

» Praia do Sono

Praia do Sono em Paraty

Praia do Sono em Paraty

 

O passeio pela Praia do Sono é para aqueles que querem desfrutar da natureza de Paraty, nele é feito uma caminhada pela Mata Atlântica até a Praia do Sono. Trilha de aproximadamente 1 hora e 15 minutos passando por uma nascente onde podem ser observados diferentes tipos de vegetação e pássaros.

 

» Trindade – vila de pescadores, praias, trilhas e piscina natural

Vila de Trindade: Enseada paradisíaca com quatro praias e uma piscina natural de água salgada

Vila de Trindade: Enseada paradisíaca com quatro praias e uma piscina natural de água salgada

 

A Vila de Trindade faz parte do Parque Nacional da Serra da Bocaina limitando-se com APA do Cairuçu (área de proteção ambiental). Enseada paradisíaca com quatro praias e uma piscina natural de água salgada, onde desembarcavam os piratas franceses e ingleses que não conseguiam chegar até Paraty pela Baía protegida por sete fortes. Os passeios geralmente são realizados em vans ou micro-ônibus, com guias especializados na história, ecologia e a “Cultura Caiçara” da região.

 

» Jeep Tour 4×4 – Cachoeiras e Alambiques de Pinga – Marco do Caminho do Ouro

Passeio de Jeep pela mata atlântica no Parque Nacional da Serra da Bocaina

Passeio de Jeep pela mata atlântica no Parque Nacional da Serra da Bocaina

 

O Jeep Tour sai de Paraty com destino ao Parque Nacional da Serra da Bocaina. Percorre trilhas no meio da mata atlântica e faz visita por belíssimas cachoeiras como a Pedra Branca, ótima oportunidade para observar várias espécies de pássaros da região e ter contato direto com a flora local incluindo uma das maiores árvores da região, a “Jequitibá”.

 

» Passeio de Lancha Privativa

No passeio privativo você escolhe o horário de saída e monta seu próprio roteiro

No passeio privativo você escolhe o horário de saída e monta seu próprio roteiro

 

Paraty é conhecida internacionalmente, principalmente na Europa como uma bela cidade com vários atrativos turísticos, a região é predominada pela Mata Atlântica e devido a esta vegetação formada por montanhas, a cor verde da água cristalina e quente dá um charme a região da Costa Verde. A comodidade deste passeio privativo é que você escolhe o horário de saída e monta seu próprio roteiro com sugestão ao marinheiro.

 

» Mergulho

Práticas de mergulho fazem parte do roteiro turístico de Paraty

Práticas de mergulho fazem parte do roteiro turístico de Paraty

 

Aulas teóricas e práticas denominadas “Batismo Submarino”, acompanhado de instrutores e equipamento completo de autônomo. Tempo no fundo do mar, 30 a 45 minutos e profundidade de cinco a 10 metros. Há também opções de turismo submarino, mas somente para mergulhadores credenciados. Para a satisfação de muitos turistas existe também o curso básico que inclui equipamento completo e entrega de credencial com validade internacional.

Locais de mergulho: Ilha dos Meros, Laje dos Meros, Ilha dos Ganchos, Ilha Comprida e Ilha dos Ratos.

 

» Passeio de Caique

Passeio pela baía de Paraty em caiaques oceânicos

 

Passeio pela baía de Paraty em caiaques oceânicos, com duração de 4 horas, visitando os manguezais, praia de areia branca e ilha deserta com parada para descanso e mergulho livre.

 

» Passeio de Escuna

Passeio de escuna com destino a ilhas e praias paradisíacas em Paraty

Passeio de escuna com destino a ilhas e praias paradisíacas em Paraty

 

Um passeio inesquecível e recomendado à todos os turistas que visitam a cidade realizando roteiros pela maravilhosa baía de Paraty com duração de 4 horas. Durante o passeio é possível conhecer duas praias e duas ilhas, parando nestes locais em torno de 30 a 40 minutos em cada uma delas para relaxar, nadar, praticar o “snorkeling” ou conhecer pessoas a bordo desfrutando de um almoço delicioso (serviço opcional).

 

» Netuno Expedition – Saco do Mamanguá

Visitas as praias a lancha rápida modelo flexboat

 

A mais nova opção para explorar o que há de melhor da baía de Paraty e o Saco do Mamanguá com saídas diárias do Cais de Paraty. A lancha é um modelo flexboat tem capacidade para 29 passageiros, equipada com toldos superior e lateral, equipamentos de salvatagem, ducha de água doce, escadas de proa e popa, seguro e confortável.

 

» Trekking no Pico de Mamanguá

Trekking ao Pico do Pão de Açúcar em Paraty

Trekking ao Pico do Pão de Açúcar em Paraty

 

Prepare-se para uma vista magnífica da baía, a ida e votla por meio de uma canoa em motor o é conhecido por muitas pessoas como “Trekking ao Pico do Pão de Açúcar / Via Paraty Mirim”. O grau de dificuldade neste passeio é avançado e o roteiro começa na Praia de Paraty Mirim rumo a Praia do Cruzeiro, no Saco do Mamanguá. Existe um restaurante simples na praia, porém nesse caso é sempre importante contar com um “plano B”, sugiro levar um lanche para comer, pois não inclui almoço.

 

» Canoa Canadense no Manguezal do Mamanguá

travessia de barco a motor até o fundo do Saco do Mamanguá

 

Com saída na praia de Paraty Mirim e travessia de barco a motor até o fundo do Saco do Mamanguá. A maior parte do passeio é feito a remo em Canoas Canadenses até o interior do manguezal com destino a piscina natural.

 

» Arvorismo, Tirolesa & Rapel

Para os mais radicais localizado em um lugar com segurança em meio à natureza

 

Para os mais radicais localizado em um lugar com segurança em meio à natureza, com lanchonete de apoio, uma equipe altamente qualificada com equipamentos de qualidade sempre revisados. Dispõe de uma área de treinamento, onde um instrutor explica com clareza as atividades e as regras de segurança antes de iniciar qualquer atividade de arvorismo. Todo o percurso é diferenciado de acordo com a idade e altura.

 

» Bird Watching

Bird Watching: oportunidade para observar as aves marinhas

Bird Watching: oportunidade para observar as aves marinhas

 

Pela cidade passeio em um trecho de estrada e trilhas com subidas e descidas com duração media 5 horas em direção ao Mangue da Terra Nova onde pode-se observar as aves marinhas.

Percurso por Paraty-Cunha um trecho de estrada em sua maioria descida leve em altitudes de 1500m a 1000m com duração média de 5 horas com saída às 6:00 am.

Percurso Mambucaba com distância de Paraty 65km, passarinhada em trecho de estrada, plana, duração media 5 horas com saída às 6:00 am.

Roteiro Big Day Paraty passarinhada em trecho de estrada com altitudes que vão do nível do mar a 1500m com duração média de 13 horas sendo das 04:00 am às 05:00 pm.

O Big Day em Paraty é realizado por profissionais da observação de Aves identificaram 225 espécies, isso mostra o grande potencial e diversidade da região.

 

» Rafting

Rafting e aventuras em Paraty

Rafting e aventuras em Paraty

 

Essa é uma sugestão ideal para quem adora um dia de fortes emoções descendo as corredeiras do rio Mambucaba, de águas cristalinas em meio a uma exuberante Mata Atlântica rodeada por montanhas inserida no parque Nacional da Serra da Bocaina.

por David Camargo.

AVISO