Loteamentos
e Incorporação
Av. Higienópolis, 70
Londrina - PR
Segunda à sexta-feira
8h - 18h | Sáb 8h - 12h
Atendimento
(43) 3373-7979
21 maio 2018

Conheça as Mais Belas Praias de Búzios – RJ

Praias paradisíacas com águas cristalinas em Búzios estão entre as mais bonitas do Brasil.

 

As mais praias mais bonitas de Búzios

As mais praias mais bonitas de Búzios (Foto: Idas e Vindas de Loh)

 

Búzios, no litoral do RJ, é um verdadeiro paraíso de águas transparentes e paisagens de tirar o fôlego! Quem conhece a chamada Costa Verde fluminense sabe que a exuberância das praias dessa região impressiona!

Situada a cerca de 170km da capital, Búzios está pertinho de Paraty, Angra dos Reis e Ilhabela, famosos destinos de turistas, celebridades, amantes do ecoturismo e admiradores da natureza, que vêm de todos os lugares para conferir de perto todos esses encantos naturais.

Búzios é uma península de apenas 8km de extensão, mas conta com uma beleza sem tamanho. Entre a recortada paisagem, há pequenas e grandes praias que exibem uma natureza de fazer brilhar os olhos, sendo umas mais selvagens e outras mais populares e bem urbanizadas.

Claro que escolher as praias mais belas em meio a tantas paisagens exuberantes é um desafio dos grandes, mas algumas delas se destacam por motivos que vamos explorar mais detalhadamente a seguir.

Para conhecer as melhores praias de Búzios e porque elas são tão maravilhosas, vem com a gente!

 

Praia da Tartaruga, o mais Belo Pôr-do-Sol de Búzios

Começamos nossa lista com uma das praias mais queridinhas dos turistas. A Praia da Tartaruga costuma ser muito procurada pelos visitantes, apesar de não ser muito urbanizada. É um lugar que carrega um forte registro de natureza mais selvagem, bem preservada.

A cristalinidade das águas da Praia da Tartaruga impressionam. (Foto: O Globo)

A cristalinidade das águas da Praia da Tartaruga impressionam. (Foto: O Globo)

 

De águas muito calmas e extrema transparência, o local favorece atividades como nado e mergulho com snorkel, já que é possível visualizar com nitidez toda a beleza subaquática. A calmaria do mar possibilita também um dia tranquilo para curtir com as crianças e em família.

Praia da Tartaruga - Buzios - RJ

A Praia da Tartaruga é muito procurada por quem gosta de mergulhar e descobrir os encantos que existem debaixo d’água. (Foto: Wikipedia)

 

Apesar de bastante procurada, há poucas opções de suporte ao turista, com algumas lanchonetes e quiosques na praia. O acesso facilita um pouco a boa visitação do público, que pode chegar de carro a partir do centro em apenas 5 minutos, ou através de uma caminhada de cerca de 20 minutos.

Com um cenário tão encantador assim, é natural que a Tartaruga seja rota de embarcações como lanchas e iates que param estrategicamente para apreciar a paisagem e se refrescar nas águas geladas desta praia.

Para completar esse visual inesquecível, a Praia da Tartaruga conta com o mais belo e famoso pôr-do-sol de toda a península: vale a pena contemplar o crepúsculo de frente para esse mar azul e exuberante, concorda?

Praia em Buzios - Rio de Janeiro

A Praia da Tartaruga promove uma intensa e fantástica conexão com a natureza. (Foto: Ricardo Junior)

 

As Águas Calmas da Praia da Ferradura

A Praia da Ferradura ganhou esse curioso nome por conta do formato típico de sua orla semi circular. Como é uma das mais próximas ao centro da cidade, o acesso é muito fácil e, por isso, é uma das mais populares de Búzios.

Praia da Ferradura em Búzios - RJ

O formato característico da orla semelhante a uma ferradura deu o nome a esta bela praia. (Foto: Meu RJ)

 

Se você gosta de tranquilidade e só quer curtir um dia calmo, levar as crianças pra brincar sem muitas preocupações e relaxar de frente para um mar de cores impressionantes, precisa conhecer a Ferradura!

O formato semi anelar impede a formação de ventos fortes e torna as águas tão calmas quanto em uma piscina. Dá pra aproveitar bem isso através dos pedalinhos disponíveis para aluguel e também dos divertidos passeios de banana boat de que a praia dispõe.

Os bares, quiosques e lanchonetes presentes ao longo de toda a orla deixam a Praia da Ferradura ainda mais convidativa e aconchegante, já que há um ótimo suporte de atendimento aos turistas e visitantes no local.

Definitivamente, é um lugar para esquecer do horário e aproveitar ao máximo tudo que ele pode oferecer!

Praia da Ferradura - Búzios - RJ

De águas calmas e transparentes, a Praia da Ferradura é um lugar para as crianças brincarem e os adultos relaxarem. (Foto: Youtube – Click Buzios)

 

Praia da Ferradurinha, Paraíso Natural em Búzios

Apesar do nome semelhante, a Ferradurinha é uma praia não tão próxima à Ferradura, estando mais nos arredores da Praia de Geribá, que é um outro paraíso do qual falaremos já já. Antes, vamos explorar um pouco mais esse lugar que mais parece ser um pedacinho do Céu.

Da mesma forma que a “irmã mais velha”, a Ferradurinha também teve o seu nome devido ao formato de sua orla, mas conta com dimensões bem menores. Esta praia tem uma pequena faixa de areia e preserva uma natureza mais rústica e sem grandes interferências urbanas.

Praia da Ferradurinha - Buzios - RJ

A Praia da Ferradurinha conta com um visual mais integrado à natureza rústica e preservada. (Foto: La Pedrera)

 

O mar chama a atenção pela cristalinidade de suas águas e pela variedade de tons azuis gradativos que permitem até mesmo a visualização das rochas e vegetações submersas. As areias claras e o verde da mata nativa que margeiam a praia contrastam e completam o cenário deslumbrante da Ferradurinha.

Por apresentar boas condições para a prática de esportes de aventura, esta é uma das praias mais procuradas por quem curte snorkel, mergulho, caiaque e também stand up paddle (SUP), havendo, inclusive, locais para o aluguel de equipamentos.

O acesso à Ferradurinha não é dos mais fáceis, sendo necessário pegar uma estrada a partir da Praia de Geribá, que é a mais próxima de lá. Não há lugares por perto também para deixar o carro, apenas alguns estacionamentos um pouco afastados.

Por ser um pouco mais reservada, a Ferradurinha não conta com muitos estabelecimentos de apoio ao turista, então é sempre bom se preparar com alguns lanchinhos, petiscos, água e outras bebidas se a proposta for o passar o dia por lá, ok?

Apesar dessas relativas dificuldades, a Praia da Ferradurinha é uma das mais belas de toda a Armação de Búzios, então vale a pena conhecer!

Praia da Ferradurinha em Búzios

O mar na Ferradurinha é incrivelmente limpo e favorece a prática de mergulho e outros esportes subaquáticos. (Foto: Monique Renne)

 

O Agito e o Movimento da Praia de Geribá

Geribá, pertinho da praia da Ferradurinha, é bem mais ampla e movimentada do que a vizinha. São 2km de faixa de areia, mar aberto, ondas, vento e muitos barzinhos, restaurantes e quiosques que margeiam toda a orla.

Praia da Ferradurinha - Búzios - RJ

Geribá é uma das praias mais extensas de Búzios, contando com trechos mais calmos e mais movimentados. (Foto: Blog Hoteis)

 

Toda essa estrutura urbana e a boa localização de Geribá fazem com que esta seja uma das praias mais populares em Búzios, sendo bastante frequentada pelos banhistas durante o dia e muito procurada pelos visitantes para curtir o agito dos bares à noite.

Geribá é mesmo um local encantador. Por ser relativamente grande, conta com pontos de maré um pouco mais calma, mas a formação sem grandes encostas e morros permite vento o suficiente para levantar boas ondas. Ou seja, um paraíso para os surfistas e praticantes de esportes de aventura.

Além do surf, stand up paddle, caiaque, windsurf e wakeboard são as preferências dos aventureiros em Geribá. Se a ideia for apenas curtir o visual, os quiosques à beira-mar podem servir drinks e outras bebidas para quem deseja relaxar e apreciar a vista com tranquilidade.

Geribá - Praia de Búzios - RJ

À beira-mar, há muitos quiosques e estabelecimentos que tornam a Praia de Geribá ainda mais aconchegante. (Foto: Monique Renne)

 

Definitivamente, quem passa por Búzios precisa conhecer Geribá. Uma praia tipicamente urbana, com muita estrutura, opções de lazer, descanso e um visual inesquecível!

Geribá - Búzios - RJ

Intensamente procurada pelos visitantes, Geribá costuma ficar movimentada tanto de dia quanto à noite. (Foto: Melhores Destinos)

 

Mar das Praias da Azeda e Azedinha

Se o assunto é praia bonita, sem dúvida temos aqui um destaque. Aliás, um, não, dois! As Praias da Azeda e Azedinha são umas das mais belas do estado e estão entre as mais bonitas do Brasil. Dá pra imaginar a exuberância desse lugar?

Praia Azeda e Praia Azedinha em Búzios

As praias da Azeda e Azedinha são um dos destinos mais belos do país. (Foto: Para Viagem)

 

As duas pequenas praias se posicionam lado a lado, sendo a Azedinha um pouco menor e mais rústica, de natureza mais selvagem e muita vegetação nativa. Toda essa preservação se deve ao fato de que esta é uma Área de Proteção Ambiental, onde é proibido construir prédios e outras edificações.

Há uma única construção no local, um belo e charmoso casarão colonial, que guarda um pouco da história de Armação de Búzios. Fora dele, muita mata, o azul do céu e os diversos tons de verde de um mar simplesmente deslumbrante e tão calmo que mais parece uma piscina natural.

O verde das águas foi justamente o que deu o nome às praias da Azeda e Azedinha. A explicação é o tom verde-limão em diversas escalas, o que é, sem dúvida um diferencial que vale a pena conferir de perto!

Praia Azeda e Azedinha em Búzios

As duas praias fazem parte de uma área de preservação que mantém a beleza rústica e praticamente intocada do local. (Foto: Edesyo Moreira)

 

Além da cor exuberante, o mar das “azedas” costuma ser um pouco menos frio do que nas demais praias. A agradável temperatura e a transparência das águas permite mergulhos incríveis para visualização de peixes e até mesmo tartarugas marinhas.

Outro diferencial são as embarcações que oferecem serviços de suporte ao turista no local. Como não são permitidas quaisquer obras nos arredores, alguns barcos servem aperitivos, bebidas e dispõem também de equipamentos de mergulho, cadeiras e guarda-sois para alugar.

E é claro que todo mundo quer ir até elas pra ver ao vivo essa exuberância toda. Mas como as praias são pequenas, sobretudo a Azedinha, é comum superlotar. A restrita faixa de areia costuma ficar tomada nos períodos de alta temporada, então programe-se para chegar cedo!

O acesso até a Praia da Azeda se dá através de uma rua que parte da Praia dos Ossos, seguindo por uma escadaria de madeira que leva até a areia. Do alto da passarela já é possível avistar as duas belas irmãs, Azeda e Azedinha, lado a lado.

Não dá pra deixar esse lugar de fora do roteiro!

Praia da Azeda em Búzios - RJ

O acesso até a Praia da Azeda se dá por uma passarela, de onde é possível visualizar também a pequena e charmosa Praia da Azedinha. (Foto: Wagner Sander Delmondes)

 

Praia da Foca, Beleza Rústica e Selvagem

Se o assunto é natureza selvagem, a Praia da Foca é um cantinho peculiar em Búzios que merece a nossa atenção de forma muito especial. Esta praia é, na realidade, um minúsculo trecho de areia entre a formação de dois rochedos, o que possibilita diversos cenários num mesmo lugar.

Praia da Foca em Búzios - RJ

A pequena Praia da Foca é um belo e rústico cantinho escondido em Búzios. (Foto: Rodrigo Soldon)

 

Isso acontece porque a variação da maré ao longo do dia faz com que as rochas próximas à pequena orla fiquem encobertas em determinados momentos do dia, quando a maré sobe, e expostas em outros, quando o mar recua, formando belas piscinas naturais.

Essa inusitada condição do mar que mescla, ora momentos de força e violência, ora momentos de calma e tranquilidade, faz da Praia da Foca um dos lugares mais espetaculares para se explorar em Búzios!

Praia da Foca - Búzios - Rio de Janeiro

Em determinados momentos, as rochas da Praia da Foca ficam encobertas pela maré alta, reaparecendo no final do dia. (Foto: Rodrigo Soldon)

 

E, realmente, esta é uma praia a ser desbravada. A Foca está próxima à Praia do Forno (iremos falar dela a seguir) e o acesso, um tanto complicado, se dá por trilha não sinalizada. A estrutura turística é mínima, contando com um pequeno bar improvisado.

Mas se sobram dificuldades para chegar até lá, sobra privacidade! Na Praia da Foca é possível desfrutar de um paraíso natural inteiro reservado para poucos!

Praia da Foca no Litoral Carioca

Praia da Foca: um verdadeiro refúgio particular em Búzios. (Foto: Sthe on the Road)

 

Praia do Forno, As Águas Frias e Cristalinas

Ainda seguindo a linha de belas praias de natureza selvagem, a Praia do Forno é um lugar de muitas belezas naturais. Situada próxima à Praia da Foca, alguns diferenciais na paisagem chamam a atenção e valem a pena ser destacados.

A Praia do Forno é uma pequena faixa de areia, com poucas construções, mar extremamente límpido e águas bem frias. Se a Azeda e a Azedinha se destacam pela temperatura mais amena do oceano, o Forno é o contrário: estamos falando das águas mais geladas de Búzios!

Praia do Forno - Buzios no Litoral Carioca

A Praia do Forno tem um das vistas mais bonitas de todo o litoral fluminense. (Foto: Para Viagem)

 

Mas acredite, isso não é um problema. Só pelo tom cristalino do mar já valeria a pena conhecer, mas a Praia do Forno conta ainda com a exuberância de uma gruta e rochedos que dão um toque especial a esse cenário paradisíaco.

Praia do Forno - Litoral Carioca

Rochas, pedras e até uma gruta compõem o belo cenário da Praia do Forno. (Foto: Deixa de Frescura)

 

É possível registrar toda essa beleza do alto do Mirante do Forno, que possibilita uma vista panorâmica inesquecível dessa praia sensacional! A Praia do Forno está a apenas de 10 minutos do centro da cidade, então não dá pra deixar de conhecer, né?

Praia do Forno - Búzios - RJ

As belezas da Praia do Forno atraem lanchas e outras embarcações turísticas para um mergulho gelado em suas águas. (Foto: Loucos por Praia)

 

Praia João Fernandes e a Privacidade da João Fernandinho

As praias de João Fernandes e João Fernandinho fecham a nossa lista das mais belas praias de Búzios, mas talvez estejam no topo da seleção de lugares mais bonitos para conhecer de toda a região.

A Praia de João Fernandes é, não à toa, uma das mais frequentadas da orla de Búzios, tanto por brasileiros quanto por turistas estrangeiros. Famosa e badalada, João Fernandes conta com uma excelente estrutura turística, além de muitas opções de lazer.

João Fernandes, praia em Búzios no Rio de Janeiro

João Fernandes é uma das melhores praias em estrutura turística de Búzios. (Foto: Ricardo Junior)

 

As águas transparentes, calmas e relativamente mornas de João Fernandes agradam ao público e favorecem a prática de caiaque, mergulho e snorkel. Passeios de escunas e outras embarcações turísticas também fazem seu roteiro por essa região, já que a beleza desta praia é algo que merece ser apreciado.

Praia de João Fernandes na Costa Carioca

O visual deslumbrante da Praia de João Fernandes atrai turistas do mundo todo. (Foto: Por Aí Viajando de Moto)

 

Outro passeio bacana que parte de João Fernandes é o tour de buggy, que percorre um trajeto bastante interessante, passando por diversas praias e mirantes de Armação de Búzios. Essas e outras atrações fazem de João Fernandes uma das praias mais famosas e procuradas na cidade.

Se a pedida for por um pouquinho mais de tranquilidade e privacidade sem ir muito longe, a pequena praia de João Fernandinho, logo ao lado, consegue ser ainda mais bonita que a primeira!

Praia de João Fernandinho em Búzios - RJ

Para fugir um pouco do agito de João Fernandes, a praia de João Fernandinho oferece tranquilidade e sossego. (Foto: Viagem e Turismo)

 

João Fernandinho conta com muita mata nativa, natureza preservada e pouca procura, já que, por se localizar um pouco mais escondida, a maioria dos visitantes acaba se acomodando em João Fernandes.

Para chegar até este pequeno paraíso de águas cristalinas, é preciso ir pela rua ou via embarcação, não havendo acesso diretamente pela areia. Por ser mais reservada, a praia não dispõe de estrutura turística, por isso, não esqueça de levar comes e bebes!

O que não pode é deixar de conhecer esse pedacinho do Céu na Terra, né?

João Fernandinho em Búzios - RJ

A privacidade da reservada praia de João Fernandinho conquista quem está em busca de relaxar e apreciar a paisagem. (Foto: Cal Tedde)

Búzios é um verdadeiro santuário de natureza exuberante e belezas naturais! Se estiver passando pela Costa Verde, conheça também as melhores ilhas de Angra dos Reis, um lugar paradisíaco que vale a pena conferir de perto!

 

por Camila Viol.

Fontes: Quanto Custa Viajar | Guia Viagens | Casal Nomade