Loteamentos
e Incorporação
Av. Higienópolis, 70
Londrina - PR
Segunda à sexta-feira
8h - 18h | Sáb 8h - 12h
Atendimento
(43) 3373-7979

Paraty teve a Candidatura ao Título de Patrimônio da Humanidade Aceita pela Unesco

Paraty concorre como paisagem cultural e natural

RIO — A cidade de Paraty teve a candidatura ao título de Patrimônio da Humanidade aceita pela Unesco nesta quinta-feira. Esta é terceira vez que o sítio é apresentado como candidato, mas, segundo o Iphan, é a primeira ocasião em que ele concorre como um sítio misto, por seu excepcional valor cultural e natural.

“O trabalho técnico do Iphan resgatou a importância de Paraty e suas paisagens preservadas, na relação histórica com suas rotas singulares para o mar e para a terra, onde comunidades tradicionais seguem em seu ambiente nativo. O projeto expressa uma visão conjunta das políticas de preservação do patrimônio cultural e natural do Brasil”, disse em nota a presidente do Iphan, Kátia Bogéa.

De acordo com o Iphan, o dossiê de candidatura, documento que apresenta as informações históricas e dados relevantes que compõem o sítio, foi elaborado numa parceria entre o órgão e o Ministério do Meio Ambiente. Caso seja aprovado, será a primeira vez que o Brasil terá um sítio misto a ser inscrito na Lista do Patrimônio Mundial.

Aniversário de Paraty - Rio de Janeiro

Com 351 anos de história, a cidade tem passado e futuro para encantar a qualquer pessoa.

 

O próximo passo acontecerá em setembro, quando será realizada uma visita técnica da Missão de Avaliação de especialistas do Conselho Internacional de Monumentos e Sítos (Icomos), órgão assessor da Unesco. A expectativa é que Paraty seja reconhecida pelo Comitê do Patrimônio Mundial em 2019. Ano passado, Paraty recebeu da Unesco, o título internacional de Cidade Criativa para a Gastronomia.

 

Rio já é Patrimônio

No ano passado, o Cais do Valongo, na região portuária do Rio, foi reconhecido como Patrimônio Cultural da Humanidade. A cidade do Rio, inclusive, já possui o título desde julho de 2012 a cidade do Rio. Foi a primeira do mundo a receber o prêmio pelo conjunto da paisagem.

 

Fonte: O Globo