Loteamentos
e Incorporação
Av. Higienópolis, 70
Londrina - PR
Segunda à sexta-feira
8h - 18h | Sáb 8h - 12h
Atendimento
(43) 3373-7979
[aps-social id="2"]

Combata gripes e resfriados com a ação poderosa do gengibre

Pegou gripe? Saiba como o gengibre pode ajudar contra essa e outras doenças!

O gengibre combate a gripe e resfriados

O gengibre pode ser um poderoso aliado no combate à gripe e resfriados. (Foto: Corpo Mente Saúde)

 

Com a chegada do outono, as temperaturas caem e é comum aparecerem os costumeiros sintomas de gripe e resfriados. De repente, o nariz começa a escorrer, a garganta coça, surgem os primeiros espirros e o corpo começa a incomodar.

Isso tudo está intimamente ligado com o ar seco, que favorece a propagação de vírus e bactérias, e com o sistema imunológico, nosso defensor contra ameaças externas. Quando o resfriado pega de jeito, um outro defensor pode ajudar: o gengibre!

Além de ter ação antioxidante e ser um anti-inflamatório natural, o gengibre tem diversos benefícios que fortalecem nosso sistema imunológico, prevenindo e combatendo doenças, além de favorecer até mesmo a perda de peso e estimular a libido.

Pra reduzir todos esses sintomas chatos de gripes e resfriados, vamos descobrir como o gengibre pode ajudar!

 

Chá de gengibre para combater a gripe

Quando os mais antigos diziam pra beber chá de gengibre porque era bom pra gripe, eles estavam certos! O gengibre é repleto de substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias, em especial o gingerol, que é o responsável por aquele sabor tipicamente ardido dele.

Além disso, componentes como o cálcio e o ferro, presentes em abundância no gengibre, fortalecem o sistema imunológico e ajudam a proteger o corpo de doenças virais, como a gripe.

O gengibre é um termogênico, assim como a pimenta, e por isso ele acelera o nosso metabolismo, gerando mais gasto energético para a célula. Resultado disso é aquele calorão de quando a gente come algo mais picante!

Esse calor todo é liberado pelo corpo na hora do consumo e, para dias frios e quando estamos resfriados, não há nada melhor do que se esquentar, né? Além de melhorar a saúde, o gengibre nos mantém mais aquecidos!

Para completar, ele ainda tem uma forte ação anti-histamínica, que desobstrui as vias aéreas, descongestionando o nariz e permitindo uma respiração mais livre. Ou seja, um único produto natural é capaz de agir de diversas formas no organismo para evitar e aliviar os sintomas da gripe.

Claro que somente o consumo de gengibre não é suficiente para conter o vírus, mas ele ajuda a prevenir e fortalecer o organismo. Em épocas de temperaturas mais amenas, todo cuidado é pouco para não adoecer, não é verdade?

Se mesmo assim a gripe te pegar de jeito, que tal um chazinho para melhorar logo?

Chá de gengibre e limão combate a gripe

Chá de gengibre com mel e limão é uma ótima pedida para melhorar logo dos sintomas da gripe. (Foto: Canal – Dieta na Prática)

 

Para fazer o chá, é bem simples. Vamos conhecer primeiramente a receita tradicional do chá, que é feita somente com gengibre e água.

Coloque 1 litro de água para ferver e, enquanto isso, corte o gengibre in natura em rodelas. Em seguida, adicione-o à agua fervente, tampando a panela e deixando em fogo baixo. Mantenha assim de 5 a 10 minutos, acrescentando mel ou açúcar mascavo a gosto para adoçar.

Caso não queira, pode consumir natural ou com adoçante, que pode ser incluído na hora de beber. Passado este tempo, desligue o fogo. É importante não esquentar demais o gengibre para que não perca suas propriedades.

Feito isso, coe e está pronto pra beber! A versão tradicional é muito saudável, mas há outras receitas que incluem ingredientes que também favorecem no combate à gripe e resfriados, como o limão.

Para fazer, repita o mesmo procedimento da primeira receita, fervendo a água e incluindo a raiz. Quando chegar o ponto de baixar o fogo e deixar o gengibre aquecendo, inclua suco de um limão ou corte-o ao meio e coloque na panela.

Adoce e aguarde o tempo de 5 a 10 minutos, desligando em seguida. Uma sugestão é incluir erva cidreira antes de coar. O chá fica bem saboroso, saudável e relaxante, combinação ideal para uma boa recuperação, não é mesmo?

Camomila, canela, hortelã, cravo e laranja também são outros ingredientes que combinam muito bem com o chá quente de gengibre, então, se quiser, pode variar as receitas, tomando cerca de 3 a 4 xícaras por dia.

Existem receitas deliciosas de chá frio ou gelado feitos com gengibre também, além de sucos feitos com abacaxi, goji berry, chá verde, entre outras combinações saudáveis, mas que devem ser evitadas em caso de gripe pelo fato de serem bebidas geladas.

Chá ou suco de gengibre faz bem para saúde

O gengibre pode ser consumido em sucos e chás gelados, se revelando um alimento versátil e poderoso para a saúde. (Foto: Minerva Foods)

 

Além disso, o gengibre pode ser incluído de diversas formas na culinária, tanto em pratos quentes como também em saladas e sobremesas! Como é uma raiz oriental, japoneses, chineses, tailandeses e outros povos asiáticos fazem uso dessa iguaria há milhares de anos.

E, cá entre nós, não é à toa que estas são culturas que reconhecidamente conquistam a longevidade. Eles sabem como se alimentar e o que faz bem! E o gengibre certamente está no cardápio dos orientais.

Pra ter uma saúde de ferro consumindo essa raiz poderosa, precisamos conhecer um pouco mais sobre as propriedades e benefícios do gengibre!

 

Benefícios do consumo de Gengibre

Auxiliar no tratamento de gripes e resfriados é só um dos muitos benefícios do gengibre. Nós vamos descobrir que a ação termogênica dele, aliada aos agentes antioxidantes e anti-inflamatórios liderados pelo gingerol, são responsáveis por inúmeras vantagens para o organismo.

Benefícios e propriedades do Gengibre

Você conhece os benefícios do gengibre para a saúde? São vários! (Foto: GreenMe)

 

Combate à doenças respiratórias

Como citamos, o gengibre é um poderoso descongestionante, promovendo melhorias consideráveis nas vias respiratórias, problemas de bronquite, asma e tosse. Por isso ele é tão bom para quando o nariz está entupido e sentimos que não conseguimos respirar bem!

 

Ação Analgésica

Além do fato de ter ação anti-inflamatória, o gengibre libera uma sensação de dormência, nos deixando levemente anestesiados, devido ao seu poderoso composto gingerol, que dá o sabor picante ao gengibre.

Isso ajuda a não sentir as dores com tanta intensidade, sendo o gengibre excelente para o tratamento de doenças dolorosas como artrite, artrose, fibromialgia, dores musculares e inflamações.

 

Proteção do sistema digestivo e do intestino

O efeito analgésico do gengibre naturalmente já reduz as dores no estômago e intestino causadas por diversos fatores mas, além disso, ele protege o sistema digestivo contra bactérias causadoras de úlceras, gastrites e até mesmo de câncer originado por elas.

O gengibre é excelente para dores de estômago e intestino

Dores estomacais e intestinais podem ser aliviadas pelo uso regular do gengibre. (Foto: MD Saúde)

 

Outro efeito da ação do gingerol é a redução considerável de náuseas, vômito e mal estar decorrentes da gravidez, quimioterapias, pós-cirurgias e em viagens. Até mesmo a simples inalação de gengibre já age no alívio das náuseas.

Além disso, o gengibre também combate gases intestinais, azia e má digestão, sendo o chá a forma mais recomendável de consumo para uma absorção mais rápida e eficaz do organismo.

 

Problemas de garganta

A ação anti-inflamatória e analgésica do gengibre é capaz de auxiliar no tratamento de dores causadas por inflamações e infecções na garganta, muito comuns quando estamos gripados e com muita tosse.

Para rouquidão também é um poderoso aliado, porque age diretamente nas cordas vocais. Por isso, é um produto natural muito utilizado por cantores e profissionais que têm a voz como ferramenta de trabalho.

 

Favorece a perda de peso

Mais uma vez, o forte elemento gingerol aparece como uma incrível arma para favorecer o emagrecimento e o controle do apetite. Ele é capaz de acelerar o metabolismo, promovendo um maior gasto energético.

Isso significa que o corpo vai, consequentemente, queimar a gordura extra e ajudar na busca pelo peso ideal. A gente agradece, né?

O gengibre pode ajudar a emagrecer

Precisando emagrecer? O gengibre pode ajudar! (Foto: Muito Chique)

 

Conheça outros incríveis alimentos para emagrecer com saúde e entenda a forma como eles agem no organismo!

 

Aumento da libido

Como se não bastassem todos esses benefícios, o gengibre é um afrodisíaco natural, porque suas propriedades promovem um aumento espontâneo da libido. Uma dose pequena regular e diária do consumo é suficiente para estimular a libido, então inclua no seu dia-a-dia esse alimento saudável e versátil!

Além desses, ainda existem vários outros benefícios devido às propriedades tão saudáveis do gengibre, e não é à toa que ele é utilizado não somente na culinária, mas também de forma medicinal.

Já vimos algumas dessas ações terapêuticas, então que tal conhecermos um pouco mais sobre o gengibre dentro da cozinha, da panela para a mesa?

Separamos duas sugestões simplesmente deliciosas com gengibre para você fazer em casa!

 

Receitas com gengibre de dar água na boca!

Pra estimular o metabolismo com muita saúde de um jeito bem saboroso, adicione gengibre nos pratos do seu dia-a-dia. Mas se você acha que pra isso é necessário fazer um menu muito elaborado e complexo, está enganado!

Até mesmo em sopas e caldos é possível colocar uma pitada de gengibre, o que faz muito bem! E com esse tempinho frio de inverno que se aproxima, um Creme de Abóbora com gengibre é uma ótima pedida!

Receita de creme de abóbora com Gengibre

Nada melhor que um creme quente e saboroso para os dias frios e o gengibre combina muito bem com esses pratos! (Foto: Cozinhas Itatiaia)

 

Creme de Abóbora com gengibre

Para esta receita deliciosa, precisaremos de:

  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 1 cebola picada fina
  • 1 talo de aipo fatiado fino
  • 1 cenoura em cubos pequenos
  • 2 dentes de alho amassados
  • 2 colheres (café) de gengibre descascado e ralado
  • 4 xíc. de abóbora descascada e cortada em cubos
  • 5 xíc. de caldo de galinha
  • 1 pedaço de pau de canela pequeno
  • ¼ de colher (café) de noz-moscada ralada
  • ¼ de colher (café) de sal
  • 1 pitada de pimenta-do-reino moída
  • ½ xíc. de leite desnatado
  • 2 colheres (café) de limão

Para fazer, refogue na manteiga a cebola, o aipo e a cenoura. Mexa por cerca de 5 minutos até que os legumes fiquem com a consistência macia. Em seguida adicione o alho e metade do gengibre ralado, deixando cozinhar por mais 30 segundos.

Acrescente, então, a abóbora, o caldo de galinha, a canela, a noz-moscada, o sal, a pimenta e cozinhe por aproximadamente 20 minutos em fogo médio, até que a abóbora fique macia, mexendo de tempo em tempo.

Com a sopa pronta, desligue o fogo até que amorne e depois passe para o liquidificador ou processador. Despeje aos poucos, para que não transborde, e bata tudo até que se torne uma espécie de purê.

Neste ponto, volte a mistura batida para a panela e adicione o leite, o suco de limão e o restante do gengibre, deixando cozinhar por mais uns 5 minutos, apenas para que o creme fique bem quente e encorpado.

Seu prato está pronto para ser saboreado! Para dar um toque final no acabamento, espalhe por cima algumas sementes de abóbora torradas, fica bonito e uma delícia!

Outra sugestão é complementar com um raminho de alecrim ou folhas de hortelã, cenoura, tomate cereja ou pimenta biquinho, alimentos deliciosos e que dão um toque ainda mais colorido ao prato!

É ou não é de dar água na boca?

Receita deliciosa de creme de abóbora

O gengibre dá o toque especial no sabor desse creme de abóbora delicioso! (Foto: Guia da Semana)

 

Agora que já temos o prato principal, hora de partir para o doce!

 

Bolo de limão com gengibre e pimenta

Um bolo quentinho, saboroso e saudável é tudo que a gente quer, né? Ainda mais quando estamos gripados! Tudo que precisamos é de repouso, cama, pijama, chá de gengibre e bolo pra acompanhar.

Então essa é a dica perfeita!

Receita deliciosa de bolo de gengibre

Ficou com vontade? Vem aprender como fazer! (Foto: Pamela Brandão)

 

Os ingredientes necessários para a massa do bolo são:

  • Farinha de rosca
  • 2 colheres (sopa) de raspas de limão
  • 2 colheres (sopa) de suco de limão
  • 3 colheres (chá) de gengibre ralado
  • 3 xícara de farinha de trigo
  • 3/4 colher (chá) de bicarbonato
  • 3/4 colher (chá) de fermento em pó
  • 1 xícara de manteiga sem sal amolecida
  • 3 ovos
  • 1 xícara de buttermilk*

*Para fazer o buttermilk, coloque 1 colher (sopa) de suco de limão ou vinagre branco em um recipiente e acrescente leite até completar uma xícara. Deixe descansar por cerca de 10 minutos antes de usar.

E para a cobertura precisaremos de:

  • 1 lata de leite condensado
  • 60ml de suco de limão
  • 1 colher (sopa) de creme de leite

Inicie preparando a cobertura, misturando o limão com o leite condensado. Mexa até ficar firme e depois acrescente o creme de leite. Deixe gelar por 20 minutos e, enquanto isso, vamos à massa!

Primeiramente, misture as raspas e o suco de limão mais o gengibre numa tigela e reserve. Em uma outra tigela média, misture a farinha de trigo, o bicarbonato, o fermento e também reserve. Utilizando um terceiro refratário, bata a manteiga com o açúcar até ficar uma mistura clara e fofa. Coloque os ovos, um por vez, batendo à medida que for adicionando.

Pegue a mistura de farinha reservada e acrescente aos poucos ao refratário com ovos, alternando com o buttermilk. Bata levemente apenas para misturar, sem tirar a suavidade da massa. Finalize adicionando a mistura de limão com gengibre e mexa.

Enquanto isso, pré-aqueça o forno a 160°C e unte uma forma com farinha de rosca. Asse por aproximadamente uma hora, até ele ficar dourado. Na dúvida, faça o teste do palito ou do garfo, fazendo pequenos furos na massa e verificando se não grudarão resíduos nele.

Depois disso, é só espalhar a cobertura sobre o bolo e deixar esfriar completamente. Caso tenha optado pela forma redonda com furo no meio, espere cerca de 10 minutos depois de retirar do forno, desenforme e aí sim espalhe a cobertura.

Uma delícia para qualquer um salivar!

Receita de bolo de gengibre com cobertura

Limão e gengibre é uma combinação saborosa que vai tornar seu café da tarde ainda mais gostoso! (Foto: Quitutes da Andrea)

 

Já sabe, gengibre é bom pra gripe, pra digestão, pro intestino, pro corpo e pra vida! Um produto natural que pode prevenir e remediar, então vale a pena consumir, né?

Afinal, cuidar da saúde pode ser delicioso!

 

por Camila Viol.

 

Fontes: Plantas medicinais e fitoterapia | Tua Saúde | Melhor com saúde | Green Me | Guia da semana | Pamela Brandão

 

AVISO