Loteamentos
e Incorporação
Av. Higienópolis, 70
Londrina - PR
Segunda à sexta-feira
8h - 18h | Sáb 8h - 12h
Atendimento
(43) 3373-7979

Cachoeiras e Pontos Turísticos para curtir em Londrina e região

Conheça os melhores lugares para relaxar e aproveitar a natureza na região de Londrina!

Em meio à correria das rotinas agitadas, muitas vezes a gente nem percebe que existem belos lugares pra curtir e relaxar dentro da própria cidade. Em Londrina e seus arredores, há excelentes pontos turísticos que guardam cachoeiras e muitas outras belezas naturais.

Seja para fazer uma caminhada, praticar esportes ao ar livre, brincar com os filhos ou simplesmente apreciar a natureza, Londrina está repleta de lugares para encantar turistas e moradores!

Num momento em que a população viu a necessidade de ficar fechada em casa em decorrência da pandemia do novo coronavírus, o espaço ao ar livre e a natureza tem sido cada vez mais valorizados e essenciais no dia-a-dia.

Belas cachoeiras, parques, campings e espaços recreativos estão distribuídos por toda a região para serem descobertos, oferecendo paz, relaxamento, uma dose de aventura e muita diversão! 

Espaços Recreativos e Natureza

Parque Arthur Thomas

Se você gosta de curtir a natureza em família, esta é a indicação perfeita. Inaugurado ao público em 1987, o Parque Arthur Thomas é um oásis de vegetação preservada e área verde em meio à cidade. O local é destinado à recreação e apreciação da natureza, contendo trilhas pela mata, quedas d’água, flora nativa e uma bela lagoa no centro do parque.

Sombra e água fresca para as capivaras do Parque Arthur Thomas. (Foto: Wilson Vieira)

Para as crianças, o local é ainda mais interessante. Além de desbravar a natureza, podem se surpreender com os curiosos moradores do parque: patos, capivaras, macacos e outros animais. Além disso, o local abriga o gerador da primeira hidrelétrica de Londrina, pertencente a Usina Cambé, hoje desativada e aberta à visitação dentro do Parque.

Passando por revitalização (embutir link https://www.hfurbanismo.com.br/qualidade-de-vida/prefeitura-de-londrina-promove-revitalizacao-do-parque-arthur-thomas/), o Parque Arthur Thomas teve recentemente aprovado o orçamento para promover melhorias no ambiente, que incluem, entre outras, o desassoreamento do lago central, aquisição de mais mudas e tratamento de árvores doentes.

Classificado como Unidade de Conservação, o Parque Arthur Thomas é um espaço de lazer e um recanto natural, com estrutura de banheiros, lanchonete e estacionamento. A entrada é gratuita e o horário de funcionamento é de terça a domingo, das 8h às 17h, na Rua da Natureza, nº 155.

Serviço

Endereço: Rua da Natureza, nº 155.

Telefone: (43) 3372-4781

Entrada: Gratuita.

Jardim Botânico

Destinado a pesquisas e preservação de espécies essenciais ao ecossistema, o Jardim Botânico de Londrina é uma das unidades de proteção ecológica mais importantes do Paraná.

O Jardim Botânico de Londrina mescla tranquilidade e beleza no mesmo cenário. (Foto: Londrina Convention)

Com um enorme espaço de mata nativa e nascentes de rios, o local tem livre acesso ao público e promove o lazer ambiental e o desenvolvimento sustentável de diferentes espécies de plantas silvestres.

O Jardim Botânico é o lugar ideal para quem busca paz, tranquilidade e beleza em meio caos urbano. Além de apreciar a natureza, a dica é fazer um piquenique com a família, curtir uma tarde de sol com os amigos e até mesmo fazer alongamento, yoga e caminhadas pelo parque.

Uma observação importante é que a entrada de animais é proibida no local. O Jardim Botânico é aberto ao público diariamente, das 09h às 19h. Coloque um bom tênis, leve água e aproveite a natureza!

Serviço

Endereço: Av. dos Expedicionários, 1999 – Vivendas do Arvoredo

Telefone: (43) 3324-5100

Entrada: Gratuita.

Trilhas e Cachoeiras

Se a ideia é se desligar do agito e da rotina atribulada do dia-a-dia, entrar em contato com a natureza é a melhor alternativa. A região de Londrina é cercada por belas cachoeiras que podem ser exploradas através de incríveis trilhas em meio à mata nativa.

Salto do Apucaraninha

Localizada próximo à Tamarana, o Salto do Apucaraninha é uma cachoeira de 116 metros de altura, uma das maiores do Paraná, situada dentro da reserva indígena caingangue.

O Salto do Apucaraninha impressiona com a força de sua queda de 116 metros. (Foto: Ceusnei Simão)

Para chegar ao Apucaraninha, é possível ir por Tamarana ou Lerroville, sendo necessário passar por um trecho de aproximadamente 15 km de estrada de terra, que confere um tom a mais de rusticidade e aventura ao passeio.

Mas qualquer dificuldade no trajeto vale o esforço! Posicionado em frente à imensa queda d’água do Salto, está um mirante que possibilita ao visitante tirar belas fotos e se deslumbrar com a beleza natural do lugar.

É importante frisar que o local não conta com estrutura turística, preservando a natureza intocada. Por isso, água, repelente e protetor solar são itens praticamente obrigatórios a quem decide visitar o Salto, já que o ponto mais próximo para banheiro e alimentação fica somente a cerca de 20 km de distância.

Mesmo com a precária estrutura turística, o passeio vale a pena! Admirar a altura e a força da queda em meio ao enorme paredão de rochas, diante de uma paisagem absolutamente inesquecível compensa qualquer esforço!

Para chegar até o Salto do Apucaraninha, basta entrar em contato por telefone com a FUNAI Londrina e solicitar uma autorização de acesso ao local.

Serviço

Telefone Funai Londrina: (43) 3329-3080

Camping e Cachoeiras em Tamarana

Aos aventureiros de plantão, a dica é estender um pouco mais a estadia na região e conhecer as cidades de Tamarana e Faxinal, situadas a cerca de 60 km e 100 km de Londrina, respectivamente.

Tamarana é repleta de atrações de turismo ecológico, com várias quedas d’água e pequenas cachoeiras espalhadas pela vegetação nativa da região, formando inúmeras piscinas naturais.

Para quem deseja aproveitar um pouco mais da região, a cidade ainda conta com estâncias que disponibilizam diárias e pernoites com serviços de hotelaria e camping, dispondo de estrutura de banheiros e espaço para alimentação comunitários.

As estadias nas estâncias podem incluir café da manhã a preços bem acessíveis, além da estrutura de chalés maiores que abrigam até 10 pessoas, caso o visitante prefira desfrutar a natureza de forma menos aventureira e mais confortável.

De qualquer maneira, prepare as pernas: as trilhas até as cachoeiras requerem algum esforço. É importante levar água e não esqueça do repelente! No final, um mergulho nas águas refrescantes das cachoeiras faz toda a caminhada valer a pena.

A região de Tamarana tem inúmeras cachoeiras de água cristalina cercadas de vegetação nativa. (Foto: Elias de Castro Souza)

Turismo de Aventura em Faxinal

Já a cidade de Faxinal guarda todo um catálogo de cachoeiras e cascatas dos mais variados tipos na região. São cerca de 80 quedas d’água, entre grandes e pequenas. A região é porta de entrada para o Cânion Cruzeiro, famoso por suas trilhas ecológicas.

O local é perfeito para os aventureiros de plantão. Entre águas calmas e mais agitadas, cascatas tranquilas e volumosas, a cidade se apresenta como o cenário ideal para prática de rapel, boia-cross e ciclismo entre trilhas.

Em meio ao clima quente e abafado do norte paranaense, Faxinal é um oásis de águas frias para ser desfrutado.

Com quase 50m de altura, a Cachoeira Chicão II, em Faxinal, é um cenário incrível para um dia em contato com a natureza. (Foto: Pinterest)

Vale a pena esticar um pouquinho pra ter acesso a isso tudo, não vale? Além dessas, há muitas outras atrações na região que valem a pena serem exploradas!

É importante destacar que, em razão da pandemia, alguns lugares estão operando em horários especiais ou, momentaneamente, fechados, então vale buscar as informações recém atualizadas sobre cada local antes de ir, ok?

Seja dentro da cidade ou nos arredores, estar em contato com a natureza é sempre muito bom. Vale a pena conhecer tudo o que Londrina tem para oferecer!


Por Camila Viol.

Você pode gostar
Rotas e circuitos para pedalar em Londrina e região
Governo zera impostos sobre importação de equipamentos de energia solar
Venda de lotes e terrenos dispara durante a pandemia do novo coronavírus
Ilhas de Paraty: um lugar para descobrir e se apaixonar

COMUNICADO

Prezado Cliente,

A HF Urbanismo está ao seu lado para enfrentar o novo coronavirus (COVID-19) e a insegurança causada pela pandemia.

Esteja atento às dicas de prevenção, pois o momento agora é de conscientização e muito em breve será de superação. Queremos que você tenha certeza de que pode contar com a HF Urbanismo para manter seu investimento / sonho sem que isso se torne uma preocupação.

Por isso, você está recebendo este comunicado para ficar ciente de que a HF Urbanismo estará enfrentando essa situação junto com você e lhe concederá desconto de 10% (dez por cento), para pagamentos pontuais, no valor do próximo vencimento/parcela, bastando para tanto que faça contato através dos seguintes meios:

Email: [email protected]; [email protected];
Telefones (43) 3373-7979 e (43) 3323-6963

Acaso tenha perdido o vencimento da parcela deste mês, mas queira manter seu pagamento em dia, entre em contato para negociar a situação. A equipe da HF Urbanismo segue totalmente à disposição para quaisquer esclarecimentos.

Atenciosamente.
Data 25/03/2020.
HF Urbanismo.