Loteamentos
e Incorporação
Av. Higienópolis, 70
Londrina - PR
Segunda à sexta-feira
8h - 18h | Sáb 8h - 12h
Atendimento
(43) 3373-7979
[aps-social id="2"]

As melhores cidades para fazer um roteiro de inverno inesquecível

Não é muito fã do inverno? Esses lugares vão fazer você mudar de ideia!

 

Que tal um roteiro de inverno no Brasil?

O frio chegou com tudo neste início de junho e com ele vem aquela vontade enorme de curtir lugares charmosos, queijo, vinho, fondue, boa gastronomia e tudo o que as baixas temperaturas podem nos oferecer.

É claro que nem todo mundo gosta de frio. Alguns não veem a hora do verão voltar, trazendo de volta aquele calorzinho gostoso. Mas já que o inverno é inevitável, o melhor a fazer é desfrutar de tudo que se pode fazer de bom quando os termômetros caem.

Para colaborar com isso, este mês vem acompanhado de um feriado prolongado, Corpus Christi, no dia 15, concedendo 4 dias de trégua na rotina atribulada. E o que fazer? Escolha um lugar bem bonito, faça as malas e aproveite para cair na estrada!

Algumas cidades brasileiras podem ser classificadas como excelentes destinos de inverno por oferecerem ótima estrutura e muita cordialidade para receber os turistas que desejam apreciar as belezas do frio.

Achava que o Brasil era só praia, calor e clima tropical? De jeito nenhum! Em alguns lugares o inverno é tão rigoroso que chega a trazer neve, acompanhada de temperaturas negativas. Vale a pena conhecer e se encantar com esses destinos!

Selecionamos as melhores cidades brasileiras para curtir o frio em grande estilo!

 

1 – Urubici (SC)

Localizada nas Serras Catarinenses, próximo a São Joaquim e Urupema, Urubici é uma cidade bem pequena, de poucos habitantes, mas muito acolhedora. Por ser um dos lugares mais gelados do país, é um destino muito procurado nas estações mais frias do ano.

Não é raro de se deparar com temperaturas abaixo de zero por lá, e a neve não chega mais a ser uma grande surpresa, embora seja sempre o foco principal dos turistas. Como é uma região serrana, aquele ar gelado das montanhas está sempre presente, mesmo em períodos de maior calor.

Cidades para passar o inverno - Urubici - SC

Urubici, nas Serras Catarinenses, é um lugar de natureza exuberante e muito frio! (Foto: Chef Moniz)

 

Mas, apesar de receber milhares de turistas todos os anos, Urubici permanece com um típico clima de cidade pacata, simples, com ares campestres e tranquilos, daquelas que mantêm os hábitos antigos do interior.

Trânsito calmo, comércio local, vacas pastando em campos próximos às ruas. Urubici preserva o que há de mais rico nos costumes e na natureza, que é de uma exuberância impressionante. Os mochileiros e praticantes de esportes de aventura que o digam!

Cercada por vegetação nativa das serras, a cidade catarinense tem seus maiores atrativos em mirantes e cachoeiras, em especial o Morro da Igreja e a Pedra Furada, onde é tão alto que é possível avistar o mar há mais de 100km de lá. Pois então imagine o vento e o frio!

Cidades para passar o inverno - Urubici - SC

A Pedra Furada é um dos grandes e belos atrativos de Urubici, propiciando uma paisagem de tirar o fôlego! (Foto: Vida de Turista)

 

Aliado a isso tudo, há na cidade uma hospitaleira estrutura turística, com um Centro de Atendimento que oferece mapas e informações, além de pousadas acolhedoras e uma gastronomia baseada em produções locais de muita qualidade e sabor.

Para quem curte frio e natureza, Urubici é certamente um local que precisa estar no roteiro!

 

2 – Campos do Jordão (SP)

Se a sua preferência são programas um pouco mais requintados e aconchegantes no frio, Campos do Jordão é o destino dos sonhos. Conhecida como a Suíça brasileira, a cidade se localiza na Serra da Mantiqueira, interior do estado de São Paulo.

 

Cidades para passar o inverno - Campos do Jordão - SP

Campos do Jordão é um pedacinho da Suiça no Brasil. (Foto: Viajei Bonito)

 

E a cidade faz jus à fama. Com todo o charme das cidades europeias, a arquitetura, a gastronomia e a vasta programação cultural de Campos de Jordão impressionam, levando milhares de turistas à região.

Sede do maior Festival Internacional de Inverno da América Latina, a cidade serrana inspira vida cultural, artística e romance. O agito de Campos do Jordão passa longe da tranquilidade das pequenas cidades do interior e traz a pluralidade de bares, bistrôs, restaurantes e casas noturnas.

Cidades para passar o inverno - Campos do Jordão - SP

A vida noturna de Campos do Jordão é agitada e cheia de opções de gastronomia e lazer. (Foto: Portal de Tecnologia)

 

Além disso, grandes redes hoteleiras, lojas de grifes famosas e a gastronomia renomada fazem de Campos de Jordão um recanto de elegância, requinte e bom gosto, agradando os mais variados públicos.

Tudo isso, combinado ao frio do mais alto município brasileiro, com mais de 1600m de altitude, torna Campos de Jordão um dos lugares mais charmosos do país, cheio de encantos e cercado pelas belezas naturais da Serra da Mantiqueira.

 

3 – Bento Gonçalves (RS)

Se frio combina com vinho, Bento Gonçalves é o lugar perfeito para o inverno! Conhecida como a Capital brasileira de Vinhos, a produção da cidade ultrapassa a marca de 12 milhões de garrafas por ano.

Cidades para passar o inverno - Bento Gonçalves - RS

A produção de vinhos em larga escala é um dos pontos fortes da economia de Bento Gonçalves, atraindo também milhares de turistas às vinícolas. (Foto: Viagem e Turismo)

 

São várias vinícolas que podem ser visitadas para apreciar bons vinhos na região do Vale dos Vinhedos, além da cidade oferecer excelentes restaurantes, sobretudo as cantinas italianas, que servem galetos espetaculares!

A imigração europeia é um marco forte do local, fato que pode ser observado através da arquitetura em Bento Gonçalves com todo o charme das construções alemãs, polonesas e italianas.

Uma cidade de gente acolhedora, muito voltada ao setor agrícola e, em especial, às produções de vinho. Não dá pra perder um passeio desses, né?

Cidades para passar o inverno - Bento Gonçalves - RS

Bento Gonçalves tem um dos invernos mais charmosos do sul do país. (Foto: Portovan Turismo)

 

4 – Petrópolis (RJ)

Engana-se quem pensa que o Rio de Janeiro é só terra quente e litoral com muito samba e água de coco. Petrópolis, a 68km da capital, é um recanto histórico, cultural e envolto às temperaturas mais amenas em meio à serra.

Cidades para passar o inverno - Petrópolis - RJ

O Palácio Quitandinha, em Petrópolis, é um dos grandes atrativos da cidade, famosa por suas construções históricas. (Foto: Wikipedia)

 

Justamente por oferecer um clima mais ameno durante o verão, a região foi procurada por Dom Pedro II na tentativa de fugir do forte calor do Rio de Janeiro. Lá ele ergueu um palácio onde se hospedava, o que deu à Petrópolis, mais tarde, o título de “Cidade Imperial”.

O luxuoso Palácio de 1843 hoje abriga o famoso Museu Imperial e pode ser visitado pelos turistas do mundo todo, que fazem um passeio pela história.

Cidades para passar o inverno - Petrópolis - RJ

A antiga mansão que hospedava Dom Pedro II hoje abriga o incrível Museu Imperial. (Foto: Viagem e Turismo)

 

Além disso, há outros atrativos históricos na cidade, como o Palácio de Cristal e a Casa de Santos Dumont, bem como outros pontos turísticos interessantíssimos.

No quesito gastronômico, Petrópolis é um prato cheio! Restaurantes estrelados e bem qualificados pelo Guia Quatro Rodas têm suas portas abertas para atender uma clientela ávida por bons pratos e apaixonados pelo frio serrano.

A cidade inspira romance! Hoteis de qualidade voltados para os casais apaixonados não faltam, assim como boas redes hoteleiras trabalham com todo empenho para satisfazer turistas solitários ou acompanhados por toda a família neste lugar encantador.

Petrópolis certamente será um passeio que vai ficar marcado na história e na sua memória!

 

5 – Gramado (RS)

Quando se pensa em inverno, um dos destinos mais lembrados, talvez o mais, é Gramado, no Rio Grande do Sul. A cidade é totalmente voltada ao turismo, principalmente nas regiões mais frias do ano, que é quando a possibilidade de neve e temperaturas negativas é eminente por lá.

Cidades para passar o inverno - Gramado - RS

Invernos rigorosos trazem neve e encanto aos visitantes de Gramado. (Foto: Planos de Viagem)

 

Com uma estrutura diferenciada e um charme absolutamente encantador, Gramado oferece aos seus visitantes atrações surpreendentes, como o Mini Mundo, o Museu Super Carros, o Hollywood Dream Cars e o Lago Negro, com uma paisagem tipicamente alemã.

Cidades para passar o inverno - Gramado - RS

Rodeado por uma paisagem deslumbrante, o Lago Negro é um dos pontos turísticos mais procurados e belos em Gramado. (Foto: Mapa do Mundo)

 

Aliás, a cidade é toda influenciada pela cultura europeia, com casas no clássico estilo alemão enxaimel, e uma vasta produção de chocolates, herança suíça para a região. O fondue aproveita muito bem o produto local e aquece os visitantes, que podem apreciar uma gastronomia de primeira linha.

Cidades para passar o inverno - Gramado - RS

Casas e prédios de Gramado refletem, com muito charme, os traços característicos da arquitetura alemã. (Foto: Pinterest – Mobilize)

 

Os cafés coloniais, fartos e deliciosos, também são muito procurados na cidade, assim como as cantinas italianas. Se você gosta de comer bem, Gramado é um roteiro imperdível, assim como a vizinha famosa, Canela.

 

6 – Canela (RS)

Apesar de menos badalada que Gramado, a cidade de Canela, nas Serras Gaúchas, é um passeio praticamente obrigatório aos apaixonados por frio. Mais calma e rodeada por uma natureza exuberante, Canela tem o típico ar gelado das montanhas acompanhado pelo verde vivo e forte das matas.

Cidades para passar o inverno - Canela - RS

A riqueza da vegetação nativa em Canela é deslumbrante! (Foto: Rodosoft)

 

E natureza é o que não falta! O município abriga a maior queda d’água do Rio Grande do Sul, a Cascata do Caracol, uma cachoeira de fazer brilhar os olhos. Além deste, outros pontos turísticos como o Parque da Ferradura e a Catedral de Pedra atraem visitantes o ano todo.

Cidades para passar o inverno - Canela - RS

Canela, região serrana gaúcha, é uma cidade tranquila e extremamente aconchegante. (Foto: Viagens e Caminhos)

 

Mas é no inverno que Canela ganha seu maior charme e se torna um dos mais procurados destinos do Brasil. A variedade expressiva de restaurantes estrelados, cafés, arquitetura italiana e um típico e agradável clima do campo conquistam por completo os turistas.

Se você se programar para ir até Canela, não deixe de passar por Gramado e Bento Gonçalves e fazer um tour completo pelas geladas, mas encantadoras, Serras Gaúchas!

 

7 – Monte Verde (MG)

Um outro destino maravilhoso em meio à natureza é Monte Verde, na Serra da Mantiqueira, em Minas Gerais. Localizada num lugar de bastante altitude, a 1554 metros, a região serrana é um verdadeiro retiro para quem quer sossego do agito, admirar belas paisagens e desfrutar de uma hospedagem acolhedora.

Cidades para passar o inverno - Monte Verde - MG

As lindas paisagens de Monte Verde costumam amanhecer esbranquiçadas nas manhãs geladas da serra. (Foto: Pousadas em Monte Verde)

 

As grandes faixas de área verde e campos naturais favorecem a prática de esportes de aventura, como o arvorismo e off-road de quadricículos. A Pedra Redonda e o Chapéu do Bispo, pontos turísticos da cidade, não podem deixar de ser visitados!

Para quem não tem todo esse espírito aventureiro, Monte Verde se revela um cidade cheia de atrativos, principalmente aos casais. Inspirados pelo clima de romance, os hotéis e pousadas locais são bem estruturados com quartos que oferecem lareiras e até mesmo banheiras de hidromassagem.

Cidades para passar o inverno - Monte Verde - MG

Hoteis e pousadas de Monte Verde investiram em infraestrutura para atender com qualidade os visitantes da região. (Foto: Pousadinhas)

 

A gastronomia do local também merece ser destacada: vinhos, fondues e sopas deliciosas fazem a alegria dos turistas, que podem apreciar pratos quentes e fazer das baixas temperaturas de Monte Verde um detalhe que torna o ambiente ainda mais agradável.

 

8 – São Joaquim (SC)

Próxima a Urubici e tão pacata quanto, a pequena São Joaquim é bem movimentada nos meses em que as temperaturas caem. Situada nas Serras Catarinenses, com frequência o termômetro passa de zero graus e a tão aguardada neve aparece, para a alegria dos turistas.

Dependendo da intensidade da massa de ar polar, a cidade fica coberta de neve, levando os visitantes a se divertirem com bonecos de neve, brincadeiras com pequenas bolas de gelo e apreciação do espetáculo da natureza em temperaturas congelantes. Vale a pena conferir!

Cidades para passar o inverno - São Joaquim - SC

Parece o inverno europeu, mas é só São Joaquim em dias de muito frio! (Foto: Descomplicando)

Além de ser um dos destinos mais gelados do país, São Joaquim oferece uma boa cartilha de vinhos, já que a cidade é responsável por uma produção significativa da bebida e também de frutas como a maçã, em especial.

Apreciar uma torta quentinha de maçã acompanhada de um delicioso vinho tinto nas serras catarinenses parece ser uma ótima pedida, né?

 

9 – Prudentópolis (PR)

Um pouco acima das Serras de Santa Catarina estão as belezas do Paraná, que também é um incrível destino de inverno, com baixas temperaturas, excelente gastronomia, riqueza natural e cultural. E um ótimo representante disso tudo é Prudentópolis, nos Campos Gerais.

Conhecida como a “Terra das Cachoeiras Gigantes”, faz jus ao título, porque abriga a segunda maior queda d’água do país, o Salto São Francisco, com 196 metros de altura. Esse e outros paredões de rocha e água estão escondidos num recanto que é um verdadeiro santuário da natureza.

Cidades para passar o inverno - Prudentópolis - PR

O Salto São Francisco tem paisagens de tirar o fôlego! Essa e outras grandes quedas concentram-se numa região chamada Rota das Cachoeiras em Prudentópolis. (Foto: Viagem e Turismo)

 

Só pelo turismo ecológico impressionante da região, Prudentópolis já teria vários motivos para ser visitada, mas como se não bastasse isso, ela traz em si toda a forte cultura ucraniana e polonesa vindas dos imigrantes que se instalaram por lá.

Com isso, Prudentópolis é um pedacinho da Ucrânia e da Polônia no Brasil, com pratos típicos, vestimentas, nomes, danças e arquitetura influenciada pelos frios países europeus. Para se estabelecerem no Brasil, os imigrantes precisavam de um lugar com temperaturas mais amenas que facilitassem a adaptação.

Cidades para passar o inverno - Prudentópolis - PR

As marcas da cultura ucraniana e polonesa estão presentes em toda a riqueza cultural de Prudentópolis. (Foto: Passageiro_Cwb)

 

E é isso que se encontra em Prudentópolis ao longo do ano e principalmente no inverno! Muito frio, belezas naturais, gastronomia quente e danças típicas para aquecer o corpo e se deslumbrar com os encantos dessa terra de cachoeiras imponentes!

Quer saber um pouco mais sobre o Salto São Francisco e outras impressionantes quedas? Confira as melhores e mais belas cachoeiras do Paraná e desbrave esse território!

 

10 – Curitiba (PR)

E o Paraná é realmente cheio de boas surpresas. A aproximadamente 200km de Prudentópolis está a capital do estado, Curitiba, um lugar que tem toda a fama de cidade fria com ares ingleses, de tons acinzentados. Mas Curitiba está longe de ser só chuva e neblina.

Com uma média de temperatura anual em cerca de 18ºC, Curitiba é a capital mais fria do Brasil, de clima temperado e invernos rigorosos. Exatamente por isso que a cidade oferece uma estrutura diferenciada e cheia de bons atrativos para curtir o frio e se preparar para ele.

Cidades para passar o inverno - Curitiba - PR

Curitiba mescla o charme das regiões históricas da cidade com a modernidade das grandes metrópoles, sendo um destino perfeito aos turistas! (Foto: Centro Histórico de Curitiba)

 

São diversos parques e bosques que amanhecem completamente brancos pelo orvalho e geada dos dias mais frios. O jardim botânico e outros inúmeros pontos turísticos fazem brilhar os olhos de fotógrafos e apreciadores da natureza.

Cidades para passar o inverno - Curitiba - PR

Um dos cartões postais mais exuberantes de Curitiba é o Jardim Botânico, que ganha um charme a mais nos dias frios de inverno. (Foto: Wikipedia)

 

Um dos cartões postais mais exuberantes de Curitiba é o Jardim Botânico, que ganha um charme a mais nos dias frios de inverno. (Foto: Wikipedia)

Além disso, restaurantes, pubs e bares trazem toda a variedade de opções de cardápios quentes e bebidas para esquentar, como vinhos, destilados e chocolates quentes. A programação curitibana é abrangente, incluindo natureza, shoppings e casas noturnas muito bem protegidas do frio da capital.

O charme e a pluralidade de Curitiba não podem ficar de fora do seu turismo de inverno!

O feriado está chegando, mas ainda dá tempo de programar seu roteiro com os melhores destinos para o frio. Faça as malas, se agasalhe bem e coloque o pé na estrada!

Porque o inverno é uma das estações mais bonitas do ano, basta saber aproveitar o que ele oferece de melhor, não é mesmo?

 

por Camila Viol.

 

Fontes: Viagem e Turismo – Abril | Claudia – Abril | Alugue Temporada | Tudo para viajar | Outras Terras

AVISO