Loteamentos
e Incorporação
Av. Higienópolis, 70
Londrina - PR
Segunda à sexta-feira
8h - 18h | Sáb 8h - 12h
Atendimento
(43) 3373-7979

Aprenda a plantar pimenta em vasos para ter em casa

Conheça as condições ideais para o plantio e o passo a passo para cultivar pimentas caseiras.

Como plantar pimenta em vasos

Quer saber como plantar pimenta em vasos? Então essas dicas são pra você! (Foto: Sabiá Alimentos)

 

A pimenta é um alimento riquíssimo em nutrientes que trazem inúmeros benefícios para a saúde, como o emagrecimento, combate a diabetes e outras doenças graves. E justamente porque ela faz tão bem para a saúde, que precisamos incluir mais vezes no cardápio!

Mas pra quem tem uma vida urbana corrida, às vezes é difícil lembrar de comprar alimentos mais saudáveis e que nem sempre estão no cotidiano. Pra resolver esse problema e ainda ter um alimento sempre fresco, sem conservantes e agrotóxicos, que tal plantar a própria pimenta?

Com um pouco de planejamento e os cuidados necessários, é possível cultivar a pimenteira em vasos dentro de casa, mesmo morando num lugar pequeno. Esse e outros alimentos podem crescer perfeitamente nesses locais se receberem as condições ideais de cultivo.

Quer saber como? A gente mostra!

 

Condições para um bom plantio de pimenta

Antes de qualquer coisa, é importante conhecer algumas preferências da família das pimentas, como as melhores condições climáticas, tipo de solo, intensidade de luz necessária e frequência de regas.

Como sabemos, existem várias espécies de pimentas, umas mais ardidas e outras mais suaves, às vezes até sem pungência alguma, que são as chamadas pimentas doces. É o caso do pimentão, por exemplo, que não é adocicado, mas não tem sabor picante.

Escolha qual espécie é a sua preferida para consumir, porque como o objetivo é melhorar a qualidade alimentar, precisa ser um sabor que você goste de comer. Conheça as variedades para saber o grau de pungência de cada uma, porque é fácil se afeiçoar ao sabor suave da pimenta biquinho, mas não é todo mundo que aguenta o ardido da pimenta malagueta!

Pimenteiro de pimenta biquinho

A pimenta biquinho é uma das mais consumidas em aperitivos e até mesmo in natura por não ser picante. (Foto: Doce Quotidiano)

 

Antes de plantar, conheça as principais variedades de pimenta e seus diversos benefícios para a saúde, isso certamente vai ajudar a definir qual espécie cultivar.

Pimenteiro Caiena ou Cayenne

O consumo da pimenta caiena ou cayenne é ótimo para saúde e muito indicado para o controle glicêmico de diabéticos. (Foto: Plantei)

 

Independentemente do tipo de pimenta escolhido, algumas informações para o plantio servem para todas:

 

Temperatura:

As pimenteiras são calorentas! Com algumas exceções que toleram temperaturas um pouco mais amenas, as pimentas em geral amam o calor! Em temperaturas entre 16ºC e 35ºC, elas germinam e crescem mais rápido, fortes e saudáveis.

Isso é de fundamental importância para definir a época do plantio, que deve acontecer em períodos quentes, como o início do verão. Quanto mais frio, mais as sementes demoram a germinar. Acima de 20ºC elas já se desenvolvem bem, atingindo melhores níveis na faixa dos 30ºC graus.

Ou seja, se você mora numa região de invernos mais duradouros e rigorosos, nada de plantar pimenta nessas épocas! O fruto não sobrevive a geadas e longos períodos de frio, então programe-se para o calor.

 

Luminosidade:

Um outro fator importante é a luminosidade do local. Você pode plantar em vasos dentro de casa sem maiores problemas, mas é fundamental garantir que a pimenteira receba luz natural por boa parte do dia, justamente porque ela gosta de calor. Então quanto mais sol, melhor!

Pimenteiro Malagueta

A pimenta malagueta é uma das mais utilizadas na culinária brasileira, com sabor forte e picante. Cultive a sua em vasos que recebam bastante luz e calor. (Foto: Olhar Ecológico)

 

Regas:

Pelo fato das pimentas gostarem de sol e calor, as regas precisam ser feitas com frequência, caso contrário a terra secará rapidamente. Mantenha o solo úmido, mas cuidado: jamais deixe encharcado, porque isso apodrece as raízes.

 

Solo:

O solo precisa ser fértil, drenado e com um pH neutro, mas a pimenteira costuma ser resistente e tolera solos com pH entre 4,5 e 8. Mas uma terra leve e rica em matéria orgânica pode ser facilmente trabalhada em vasos, fique tranquilo!

Vamos saber logo como fazer isso!

 

Plantando a pimenta em vasos

Para obter as sementes, é possível comprar em botânicas e lojas especializadas ou retirar do interior da própria pimenta, cortando-a ao meio, extraindo algumas sementes, lavando e secando. Deixe as sementes secarem por 2 ou 3 dias no sol e depois siga para o preparo da terra.

Aqui há duas opções: plantar as sementes diretamente no vaso em que a pimenteira ficará em definitivo ou fazer uma sementeira em vaso pequeno, pode ser até mesmo um copo de plástico descartável.

Pimenteiro sementeira

Quando a planta começar a brotar, é hora de removê-la dos sementeiros para um vaso maior. (Foto: Pomar e Horta em Vasos)

 

Caso opte pela sementeira, plante cerca de 1 a 2 cm abaixo da superfície em terra fofa e fértil, faça as regas regulares e espere germinar. Quando atingir mais ou menos 10 cm de altura e brotarem as primeiras folhinhas, transporte para o vaso definitivo.

Este é o mesmo caso das mudas compradas prontas. Você pode encontrá-las já crescidas nas lojas, pulando a etapa de germinação, o que economiza um bocado de tempo e trabalho. Basta transportar diretamente para o vaso em que a muda ficará e cuidar do solo, água e luz ideais.

Mas se você é daqueles que gostam de botar a mão na massa e fazer a coisa acontecer desde o início, e caso opte pelo vaso definitivo, escolha um que seja mais profundo, para que as raízes cresçam com folga.

O vaso não precisa necessariamente ser grande, um de tamanho médio já é suficiente para acomodar bem a pimenteira, até porque você mesmo pode ir podando para que ela não cresça tanto.

Vasos para plantar o pimenteiro

O tamanho do vaso deve ser proporcional ao porte da planta e ao tamanho que você pretende deixá-la crescer. (Foto: Ex Corde)

 

Com o vaso escolhido, prepare uma cama de argila expandida para auxiliar na drenagem da água, cubra com um pouco de areia ou isopor e adicione, por cima, a terra acrescida de compostagem ou adubo natural orgânico. É bem importante que o solo seja fértil, que é o vai nutrir a planta.

Passo a passo - Como plantar um pimenteiro

Itens para a elaboração do vaso para plantio doméstico de pimenta e outros cultivos. Não é difícil! (Foto: Lilou Estúdio)

 

Mantenha o vaso recebendo luz natural por pelo menos 3 horas diárias e regue todos os dias, sem exagerar para não encharcar a raiz. Para evitar que a planta tombe com o peso dos frutos, uma dica é amarrar o caule a uma estaca de madeira, fazendo com que o crescimento aconteça na vertical e não force o envergamento.

Pimenteiro, haste para crescimento

A haste apoiada e amarrada ao caule ajuda a pimenteira a crescer sem pesar sobre o caule. Que tal essa espécie amarela de Lemon Drop Hot? Linda! (Foto: Jolokias Joi)

 

Após cerca de 60 a 120 dias, dependendo da espécie, a colheita poderá ser feita. Você vai observar que primeiramente surgem pequenas flores que desabrocham, fecham e então nasce a pimenta.

Para as variedades vermelhas, quando a pimenta atingir a coloração avermelhada significa que está completamente madura, mas não há mal em colher o fruto ainda verde, se for de sua preferência.

Até mesmo por conta do processo entre plantar, germinar, brotar, crescer, dar frutos e amadurecer ser um tanto longo, as colheitas de pimenta geralmente são anuais, variando de espécie para espécie.

Da mesma forma, o grau de pungência, que é a ardência da pimenta, também muda de acordo com a sua variedade, então tome cuidado com as espécies mais picantes na hora de manusear. Pimentas mais ardidas podem ferir a pele pelo simples tato e o contato com partes mais sensíveis como olhos, nariz e boca.

Luvas para cultivo da pimenta

Em caso de pimentas mais picantes, utilize proteção ao manusear e não leve as mãos aos olhos e nariz. (Foto: Pinterest – Carolina Peters)

 

Tomando os devidos cuidados, consuma pimenta em doses moderadas diariamente, colhendo o fruto direto da sua própria horta! Uma forma bem interessante de consumir pimenta é fazendo a sua conserva, o que preserva o produto por mais tempo, além de ficar uma delícia!

Quer saber como? Dá um play no vídeo abaixo e aprenda como fazer uma conserva de pimenta Biquinho super deliciosa!

 

Como fazer conserva de Pimenta Biquinho

 

Existem vários alimentos que fazem super bem pra saúde e podem ser cultivados dentro de casa. O tomate é um deles, inclusive ele e a pimenta tem propriedades semelhantes.

Assim como o parente mais ardido e picante, ele tem uma variedade enorme de vantagens para a saúde que a gente nem imagina! Confira 10 benefícios e propriedades do tomate e descubra também como plantar tomates em vasos!

Você vai ver que o processo para o plantio dos tomates é bem parecido com o das pimentas, mas cada um tem condições ideais particulares para um desenvolvimento forte e sadio, então vale a pena conferir.

Se você ainda está preocupado com o espaço disponível para os seus cultivos, dá uma conferida nesse DIY que ensina 5 dicas para montar uma mini horta caseira por conta própria, reaproveitando latas, caixas e outros materiais bons e baratos.

Pra ter uma qualidade de vida melhor, muitas vezes é preciso um empurrãozinho, basta só começar.

Inspire-se a ter uma alimentação mais saudável plantando pimenta e outras hortaliças dentro de casa!

 

por Camila Viol.

 

Fontes: Pomar em Vasos | Cura pela Natureza | Hortas Info | Doce Quotidiano

COMUNICADO

Prezado Cliente,

A HF Urbanismo está ao seu lado para enfrentar o novo coronavirus (COVID-19) e a insegurança causada pela pandemia.

Esteja atento às dicas de prevenção, pois o momento agora é de conscientização e muito em breve será de superação. Queremos que você tenha certeza de que pode contar com a HF Urbanismo para manter seu investimento / sonho sem que isso se torne uma preocupação.

Por isso, você está recebendo este comunicado para ficar ciente de que a HF Urbanismo estará enfrentando essa situação junto com você e lhe concederá desconto de 10% (dez por cento), para pagamentos pontuais, no valor do próximo vencimento/parcela, bastando para tanto que faça contato através dos seguintes meios:

Email: [email protected]; [email protected];
Telefones (43) 3373-7979 e (43) 3323-6963

Acaso tenha perdido o vencimento da parcela deste mês, mas queira manter seu pagamento em dia, entre em contato para negociar a situação. A equipe da HF Urbanismo segue totalmente à disposição para quaisquer esclarecimentos.

Atenciosamente.
Data 25/03/2020.
HF Urbanismo.