Loteamentos
e Incorporação
Av. Higienópolis, 70
Londrina - PR
Segunda à sexta-feira
8h - 18h | Sáb 8h - 12h
Atendimento
(43) 3373-7979

10 Benefícios e propriedades do tomate para uma vida saudável

Conheça substâncias e modos de ação do tomate no organismo que favorecem a saúde e previnem doenças.

Todo mundo sabe que frutas e legumes fazem muito bem para a saúde devido às tantas propriedades nutritivas que eles contêm. O que talvez nem todo mundo saiba é onde e para que eles agem no nosso organismo.

O tomate é um exemplo clássico disso. Você sabia que o consumo regular dele auxilia a prevenir o câncer? E que ele faz bem para o coração, rim, diabetes e combate outras doenças? O tomate tem esses e outros vários benefícios que você precisa conhecer!

 

Benefícios e vantagens em consumir tomate

Já conhece as vantagens de consumir tomate? (Foto: Senhor Tanquinho)

 

O motivador principal dessa boa ação do tomate no organismo é o licopeno, um agente antioxidante e anticancerígeno que ajuda a impedir os danos causados às células pelos radicais livres.

É justamente essa substância que dá a coloração avermelhada tão bonita ao tomate e a outras frutas, como melancia e goiaba, por exemplo. Frutas? Sim! O tomate é uma fruta e não um legume, como muita gente pensa.

Por ser um fruto rico e saboroso, o tomate é muito utilizado nas mais comuns dietas que buscam perda de peso, até as mais famosas, como a Dieta Mediterrânea, que promove longevidade e evita doenças cardiovasculares.

E aí, vamos descobrir um pouco mais sobre esse mundo saudável e incrível desse poderoso alimento?

Trouxemos 10 benefícios do consumo de tomate que vão surpreender você!

 

1 – Um rico alimento para prevenção do câncer

Vários estudos realizados mostram que o licopeno, o antioxidante do qual acabamos de falar, age diretamente na prevenção ao câncer, reduzindo a ação dos radicais livres.

O tomate é riquíssimo em licopeno, o que prova que consumir doses generosas desse fruto é uma boa medida para prevenir vários tipos de câncer, sendo os principais deles o câncer de pulmão, pâncreas e próstata.

Há várias pesquisas que apontam a ação direta do licopeno na próstata, o que deve ser visto com otimismo e atenção pelos homens, que, através do consumo do tomate, podem ajudar a evitar a doença.

 

O licopeno ajudar a evitar o câncer

O licopeno, encontrado em abundância no tomate, ajuda a evitar a incidência de vários tipos de câncer. (Foto: Agência Alagoas)

 

Uma curiosidade que corrobora com as pesquisas é o fato de que os países com menores índices de Câncer de Próstata no mundo são justamente Grécia e Turquia, locais em que o tomate é inserido na culinária em grandes quantidades.

Esta é uma razão bem valiosa para consumir mais desse fruto no nosso dia a dia, né? Mas ainda tem muitas outras, olha só!

 

2 – Redução de colesterol e dos riscos de doenças do coração

Um outro benefício incrível do tomate é que, através do licopeno, Vitamina C e outras substâncias antioxidantes há uma melhora significativa para a saúde do coração. A explicação é que esses nutrientes transportam mais oxigênio à corrente sanguínea, otimizando as vias circulatórias.

Com um melhor fluxo de sangue nas correntes, doenças coronárias podem ser evitadas porque os índices de gordura no sangue são reduzidos. Além de diminuir os riscos de infarto e de procedimentos de revascularização como ponte de safena e angioplastia, as propriedades do tomate regularizam os níveis de triglicerídeos e do LDL, o chamado “colesterol mau”.

Da mesma forma, o ácido fólico e a niacina, também presentes no tomate, são substâncias capazes de auxiliar na prevenção de doenças cardiovasculares.

 

Tomate melhora a saúde do coração

As propriedades do tomate são essenciais para a promover a boa saúde do coração. (Foto: Hypeness)

 

Tomate é saúde, gente! Além de prevenir o câncer e melhorar a saúde do coração, olha só o que mais ele pode fazer por nós!

 

3 – Ação direta para prevenir a Hipertensão arterial

Ainda nessa mesma linha de prevenção às doenças do coração e de melhora nas vias circulatórias, o tomate ainda contribui consideravelmente para a prevenir a hipertensão.

Se você tem pressão alta, o tomate é um alimento valiosíssimo! Isso porque ele fornece potássio ao organismo, uma das substâncias principais para a regularização da pressão sanguínea.

 

Tomate combate a hipertensão

Consumir tomate regularmente contribui para normalizar a pressão arterial. (Foto: Inspire Saúde)

 

O potássio atua diretamente na dilatação dos vasos, favorecendo alívio e controle da pressão. Além de auxiliar na redução e prevenção da pressão alta, a substância ajuda a prevenir outras doenças como artrites, derrames e problemas digestivos.

Você imaginava todos esses benefícios num único alimento? Então se prepara que tem muito mais!

 

4 – Redução e controle do Diabetes

Quem tem diabetes ou conhece alguém que tenha sabe o quanto é difícil manter os níveis de açúcar equilibrados no organismo. Isso porque o pâncreas começa a produzir de forma insuficiente a insulina, responsável por normalizar esses níveis.

 

Consumir tomate ajuda a normalizar os índices glicêmicos

O tomate é um dos alimentos mais benéficos na regularização dos índices glicêmicos. (Foto: Kangen do Brasil)

 

O diabetes é uma das doenças que atingem mais pessoas no mundo atualmente, sendo os hábitos alimentares e o sedentarismo os maiores causadores da disfunção. As estatísticas são alarmantes, então é de se preocupar e fazer algo a respeito.

Nós só não imaginávamos que num alimento tão próximo e comum do nosso cotidiano poderíamos encontrar substâncias que ajudam tanto no controle e combate ao diabetes! O tomate tem um mineral chamado Cromo, que age justamente no controle dos níveis de açúcar, ajudando a regularizá-los.

Se um dos vilões que propiciam a doença são os maus hábitos alimentares, passou da hora de incluir mais tomate no nosso cardápio, não é mesmo?

 

5 – Consumo de tomate é mais saúde para a pele e cabelos

 

O tomate auxilia na beleza e saúde da pele e dos cabelos

Você sabia que o tomate auxilia na beleza e saúde da pele e dos cabelos? (Foto: Beleza umComo)

 

A nossa pele e os cabelos basicamente ficam bonitos e saudáveis devido à presença de vitaminas e nutrientes no organismo. A vitamina A age diretamente no fortalecimento e brilho dos fios, e o licopeno, por ser um antioxidante, trabalha na proteção da pele contra raios solares, erupções cutâneas e outros fatores externos.

E advinha só? O tomate tem esses dois elementos de sobra em sua composição natural! A prova disso é que vários produtos estéticos usam os nutrientes do tomate em suas fórmulas.

O licopeno do tomate protege a sensibilidade da pele, evitando a formação de rugas, linhas de expressão e os inconvenientes “pés de galinha” que surgem ao redor dos olhos com o envelhecimento e a exposição frequente ao sol.

Além disso, ele é capaz de minimizar os poros, o que favorece a redução da incidência de acnes como cravos e espinhas, além de curar essas erupções e queimaduras da pele.

O fruto é tão poderoso que reúne em si próprio os principais fatores para pele e cabelos saudáveis! É claro que os produtos quimicamente elaborados têm suas propriedades particulares, mas se temos a possibilidade de utilizar algo natural para contribuir no processo, por que não?

 

6 – Prevenção e combate de inflamações

Por ter uma infinidade de substâncias antioxidantes, a começar pela principal delas, o licopeno, o tomate é um poderoso anti-inflamatório natural e ajuda a conter e combater processos inflamatórios que possam acontecer.

Essa capacidade de curar pequenas erupções cutâneas, conforme falamos no item anterior, é a mesma que age também nos órgãos do corpo, auxiliando na prevenção de doenças crônicas, como Mal de Alzheimer, osteoporose, câncer, entre outras.

Você já ouviu falar que o tomate é um “soro” para o corpo? É exatamente isso! Ele age de forma a compensar e equilibrar nosso metabolismo quando algo não anda bem.

Isso mostra que o tomate tem propriedades que agem no organismo por inteiro, desde as menores inflamações até a prevenção e combate a graves doenças. Um alimento completo!

 

Tomate ajuda a desintoxicar o corpo

Os antioxidantes presentes no tomate desintoxicam o corpo e previnem inflamações. (Foto: Vapza)

 

7 – Um trunfo para as dietas que buscam perda de peso

Todo mundo que busca eliminar o excesso de peso e deseja readequar a alimentação sabe que precisa incluir saladas no cardápio. O que nem todo mundo sabe é que um dos maiores aliados das dietas é o tomate!

E a explicação não está somente na riqueza de nutrientes dele. Um tomate comum costuma ter apenas 20 calorias, o que representa muito pouco perto de outros alimentos. Isso significa que incluir o tomate nas refeições é suficiente para saciar sem engordar nem consumir excessos de calorias!

O que gera a sensação de saciedade são as fibras do tomate, que evitam aquele apetite típico de quando já estamos alimentados o suficiente, mas ainda queremos comer mais. A sensação de fome também é reduzida devido ao mesmo fator, evitando comer sem necessidade em momentos aleatórios do dia.

Então, já sabe, se quiser emagrecer, inclua os tomates na dieta alimentar! Não precisa necessariamente ser consumido apenas como salada: uma sopa de tomates é uma ótima sugestão de prato saboroso e com baixo teor calórico!

 

Tomate: dica saudável e deliciosa para dietas equilibradas e perda de peso

Deu água na boca? A sopa de tomates pode ser uma dica saudável e deliciosa para dietas equilibradas e perda de peso! (Foto: Healthy)

 

Que tal aliar uma dieta rica em nutrientes e com poucas calorias ao ganho de massa muscular?

 

8 – Estímulo à formação de massa muscular

Além de propiciar a eliminação de gorduras, o tomate favorece a formação de massa muscular, que é tão importante para nós! Um objetivo saudável é perder a massa gorda e adquirir músculos, a chamada massa magra.

O tomate, mais uma vez, é um grande aliado nessa causa, fornecendo um componente chamado tomatidina, uma molécula que evita a atrofia dos músculos e estimula o crescimento muscular.

Essa substância é tão favorável à síntese proteica que o consumo de tomates é recomendado por fisiculturistas, indicando para isso os tomates mais verdes, que concentram uma quantidade maior de tomatidina que os maduros.

Outra recomendação eficaz para o ganho e reparo da massa muscular é o suco de tomate, rico nessa e outras propriedades.

 

Suco de tomate contribui para o aumento da massa muscular

Consumir suco de tomate é uma dica para aproveitar bem todos os nutrientes do fruto e adquirir massa muscular. (Foto: Aditivos Ingredientes)

 

Quem diria que um alimento poderia ter tantos benefícios, não é? Calma que ainda não acabou!

 

9 – Um poderoso complexo vitamínico

Sabe esses compostos vitamínicos que a gente toma em suplementos e afins? Às vezes nós pagamos uma nota por eles sem saber que um único alimento pode concentrar uma grande variedade de vitaminas e sais minerais.

 

O tomate reúne diversos tipos de nutrientes importantes ao nosso metabolismo

O tomate reúne diversos tipos de nutrientes importantes ao nosso metabolismo. (Foto: Blog Viva Bem)

 

Claro que o tomate não supre tudo o que o nosso organismo necessita diariamente para se manter saudável, mas certamente ele contribui muito para isso. São diversos nutrientes importantíssimos como as Vitaminas A, C e minerais como o Magnésio e o Potássio.

Inclusive o magnésio é fundamental para o fortalecimento dos músculos e ossos, assim como a tomatidina. Já o potássio, que geralmente é mais lembrado por estar presente na banana, age diretamente na transmissão nervosa e para a contração muscular, evitando as dolorosas câimbras.

Toda essa variedade nutritiva influencia positivamente o nosso organismo, favorecendo o fortalecimento da imunidade e nos tornando menos vulneráveis e suscetíveis a doenças.

Com o metabolismo forte e protegido, nossa saúde certamente será ótima!

E pra fechar nossa lista de benefícios, vamos ao último, mas não menos importante?

 

10 – Prevenção e combate ao cálculo renal

Já ouviu falar em cálculo renal? São aquelas pedrinhas calcificadas que se originam do funcionamento irregular do rim, geralmente causadas por uma dieta sobrecarregada de sódio e outros condimentos.

Essas pedras podem se deslocar do rim pelo canal da uretra e, acredite, isso dói demais! As cólicas são intensas e esse tipo de dor é classificada como uma das piores dores orgânicas. Ou seja, faça o que puder para evitá-la!

 

 

O tomate combate e previne o cálculo renal

Cólica renal? Alguns alimentos podem ajudar na prevenção! (Foto: Saúde Beleza e Bem Estar)

 

É claro que o nosso fruto “super-herói” pode ajudar no combate ao cálculo renal. Primeiro por conta das substâncias antioxidantes que estão por toda parte nos tomates, que auxiliam a desintoxicar e purificar o organismo e o rim.

Segundo porque o tomate é um alimento altamente diurético, o que aumenta a eliminação de líquidos e o trabalho de filtragem dos rins.

No entanto, o tomate também é rico em potássio, como já citamos anteriormente, e essa é uma das principais propriedades causadoras de cálculos renais. Então, se você já tem histórico de pedra nos rins, tome cuidado com o potássio, ok? A recomendação é um consumo moderado.

Como tudo na vida, é preciso dosar e equilibrar. Até mesmo nas coisas consideradas boas, o excesso não é a melhor indicação. Por isso é importante se conhecer, ir ao médico periodicamente, consultar um nutricionista e verificar o que o seu organismo está pedindo ou não.

O tomate é um fruto riquíssimo em nutrientes com uma infinidade de benefícios. Se não houver restrições ao seu consumo, inclua na dieta e melhore a qualidade de vida sua e da sua família!

Dicas valiosas para a alimentação:

 

Dicas para o consumo adequado

Para uma melhor ingestão e consumo do tomate, algumas dicas são bem válidas!

Como nosso hábito mais comum é o de consumir esse fruto cru em saladas, procure manter a casca. É nela que se encontram as fibras do tomate, então remover a casca é perder nutrientes.

Obviamente, para manter a casca é necessário lavar bem antes, para que não restem agrotóxicos e outras impurezas no alimento, ok? Utilize vinagre ou água sanitária para desintoxicar o produto.

Outra dica bem importante para aproveitar as propriedades do tomate, em especial o licopeno, é o molho. Quando levado ao fogo, o calor libera o licopeno, que age diretamente no organismo. O mesmo ocorre para o extrato de tomate também.

Mesmo os produtos comercializados são ricos em licopeno, mas uma sugestão super interessante e saudável é fazer o próprio molho de tomate em casa, livre de conservantes, sódio e agrotóxicos.

Para facilitar, já deixamos aqui uma receita bem simples e gostosa!

Anote aí, os ingredientes são:

  • 2 quilos de tomate maduro cortado ao meio sem sementes
  • 6 colheres de sopa de azeite de oliva
  • 1 cebola pequena picada
  • 2 dentes de alho amassados
  • sal e manjericão a gosto

Para fazer, primeiramente pique os tomates em cubo. Em seguida, refogue a cebola e o alho no azeite, acrescentando o tomate em fogo baixo por 15 minutos. Coloque o sal e o manjericão a gosto, de acordo com a sua preferência de tempero. Não esqueça que o sal contém muito sódio, então cuidado com a quantidade!

Para finalizar, acrescente uma leve pitada de açúcar durante o cozimento para tirar a acidez e equilibrar os sabores.

Seu molho caseiro está pronto para ser utilizado em qualquer receita, podendo inclusive ser congelado para outros momentos. Fácil e saudável, né?

 

O tomate é um alimento essencial para a nossa saúde e deve ser consumido regularmente

O tomate é um alimento essencial para a nossa saúde e deve ser consumido regularmente! (Foto: Dr. Juliano Pimentel)

 

Saúde acima de tudo! Confira também…

 

O tomate é só um alimento que estamos conhecendo melhor. Imagine só quantos produtos nos fazem bem e estamos deixando de consumir por falta de conhecimento!

Agora que já conhecemos alguns dos benefícios do consumo deste fruto incrível, não dá pra deixar ele de fora do nosso cardápio, não é mesmo?

 

por Camila Viol.

 

Fontes: Segredos para uma Vida Longa | Tudoela | Mundo Boa Forma | Saúde – Abril