Loteamentos
e Incorporação
Av. Higienópolis, 70
Londrina - PR
Segunda à sexta-feira
8h - 18h | Sáb 8h - 12h
Atendimento
(43) 3373-7979

Outubro Rosa realiza ações de conscientização em Londrina

Alvo da campanha é o combate ao Câncer de Mama, doença que mais atinge mulheres no mundo todo.
Outubro Rosa - Campanha contra o Câncer de Mama

Outubro Rosa – Campanha contra o Câncer de Mama

 

A campanha Outubro Rosa, que alerta sobre a prevenção e conscientização do combate ao câncer de mama, já começou em todo o Brasil e Londrina está empenhada na execução de atividades e ações relacionadas à campanha.

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) já estão realizando agendamento para exames clínicos das mamas e solicitações de ultrassons e mamografias durante todo o mês de outubro, seguindo também um cronograma de ações de acordo com a localização.

Mulheres de 25 a 64 anos devem fazer o preventivo de colo de útero, sobretudo se o exame não tiver sido realizado nos últimos três anos. Constituem grupo prioritário também para a realização da mamografia as mulheres acima de 40 anos que tiverem risco familiar de câncer de mama e as de 50 a 69 anos que não tiverem histórico de incidências da doença na família.

O calendário de atividades da campanha envolve palestras, entrevistas com especialistas, exposições, entre outras programações, bem como a corrida Go Pink, uma iniciativa do Hospital do Câncer em prol da conscientização das mulheres. A corrida acontecerá no dia 08 de outubro, domingo, às 8h da manhã nas margens do Lago Igapó.

Haverá ações também nas salas de espera, através de abordagens para esclarecimentos e entrega de materiais educativos sobre prevenção, autoexame das mamas, fatores de risco e estatísticas a respeito da doença.

Outubro Rosa - Londrina - PR

(Divulgação: Uol)

 

Outubro Rosa – Dia D

A campanha concentra esforços também para o chamado Dia D, que acontecerá no dia 21/10, sábado, das 8h às 17h em todas as Unidades Básicas de Saúde da zona urbana. As UBS estarão abertas para receber mulheres que queiram fazer o preventivo e demais exames que sejam solicitados pelo médico no local.

Devido ao fato de que o câncer de colo de útero poder ter como uma de suas causas o Papilomavírus Humano (HPV), haverá imunização contra o vírus em meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos. Soropositivos de HIV/Aids entre 9 e 26 anos e transplantados também poderão receber a vacina de imunização nas UBS no Dia D.

A ação compreende também a segunda e a terceira dose contra a dengue, que estará disponível nas Unidades Básicas de Saúde no dia 21/10 para as mulheres que quiserem receber.

 

Cronograma de Ações nas UBS

A UBS Cafezal, na Zona Sul, conta com um cronograma intenso de ações relacionadas a Campanha Outubro Rosa. Com a participação do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), palestras estão sendo realizadas nos períodos da manhã e da tarde. No dia 11/10 haverá também exposição de cartazes sobre o câncer de mama e de útero a partir das 14h.

Só na Unidade do Cafezal há a oferta de 300 vagas para coleta de exames que são feitos diariamente das 7h às 19h de segunda à sexta-feira. Confira o cronograma das demais UBS em outras regiões da cidade:

UBS Novo Amparo – Abrirá agenda com horas extras para a coleta do preventivo, somando 45 vagas a mais. Haverá também entrega de panfletos explicativos nos grupos de atividade física, de saúde da coluna e de crochê.

No dia 20 de outubro, das 8h30 às 11h30, acontecerá o “Dia da Saúde no Novo Amparo”, com a realização de exame das mamas, solicitação de mamografias e ultrassonografia quando o médico considerar necessário, além de testes rápidos para hepatites B e C, HIV e sífilis.

Endereço: Avenida Prefeito Milton Ribeiro Menezes, 55. Atendimento das 7h às 19h e telefone para contato e agendamento de exames (43) 3379-0741.

UBS Maria Cecília – agenda aberta para coleta do exame preventivo de câncer de colo de útero, além de exposição de banner e materiais informativos na sala de espera, palestras para os usuários e distribuição de laços em cetim alusivos ao Outubro Rosa para todos os servidores.

Endereço: Rua Eugênio Gayon, 835, no Maria Cecilia. Para agendar horário, basta telefonar para (43) 3379-0732. A UBS funciona das 7h às 19h.

UBS Vila Nova – No dia 26 de outubro, das 8h às 12h, os profissionais da UBS vão até a empresa Sávio Sorvetes e Planet. No local, eles conversarão com as pessoas sobre a importância dos exames e farão o agendamento para o exame clínico das mamas e coletas de preventivo para as mulheres.

Endereço: Rua Cabo Verde, 150. O telefone para contato é (43) 3379-0771.

Mutirão de Teste Rápido – Do dia 16 a 19 de outubro, das 9h às 12h e das 14h às 17h, a Secretaria de Saúde também fará um mutirão de Teste Rápido para a detecção de hepatite B e C, sífilis e HIV. O exame é gratuito e ajuda no diagnóstico precoce das doenças e faz parte de um trabalho de prevenção. O procedimento leva cerca de 30 minutos, além do tempo de orientações.

 

Locais para o Teste Rápido – Detecção de Hepatite B e C, Sífilis e HIV:

Região Sul: no dia 16 de outubro, os moradores da área de abrangência das UBS do PIND e do União da Vitória poderão fazer o teste rápido.

Região Leste: no dia 17 de outubro, a ação será nas Unidades Básicas de Saúde do Lindóia e Marabá.

Região Central: no dia 18 de outubro, a intensificação da coleta dos testes rápidos acontecerá nas UBS Guanabara e CSU.

Região Oeste: no dia 18 de outubro, também serão feitos os testes rápidos nas UBS do Leonor e Alvorada.

Região Norte: no dia 19 de outubro, será a vez das UBS Aquiles e Chefe Newton.

 

Câncer, uma Doença a ser Combatida

Um mês inteiro destinado ao combate ao câncer de mama e à conscientização sobre a importância da prevenção e do autoexame faz-se mais do que necessário. O Câncer de Mama é o que mais acomete mulheres no mundo todo e é o segundo mais comum no Brasil, ficando atrás somente do câncer de pele não melanoma.

A doença nas mamas corresponde a 30% dos novos casos de câncer registrados anualmente, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA). Infelizmente, esses números não têm apresentado melhoras: os índices têm aumentado ano a ano, por isso a intensificação nas ações da campanha Outubro Rosa.

Estatísticas - Câncer de Mama Outubro Rosa

(Divulgação: Santri Sistemas)

 

Só em Londrina, no primeiro semestre de 2017, 33 mulheres faleceram em decorrência do câncer de mama e 10 devido ao câncer de colo do útero, de acordo com o Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), além dos casos de óbito por câncer no corpo de útero e de ovário.

No ano de 2016 foram registradas 56 mortes por câncer de mama e 19 por câncer no colo do útero, o que aponta um aumento nas estatísticas em termos de números dentro de um determinado período de tempo.

É importante esclarecer que esse tipo de câncer não acomete somente as mulheres. Homens também apresentam incidência da doença, porém, em menor escala, registrando 1% dos casos de câncer de mama.

Os dados alarmantes preocupam porque o câncer de mama costuma apresentar bom prognóstico: se descoberto em fase inicial e tratado de maneira adequada, há um retardo significativo na evolução do caso e grandes possibilidades de cura.

Mais do que remediar, o melhor combate à doença é o diagnóstico precoce, que pode ser feito de forma simples e efetiva através do autoexame e consultas médicas regulares.

 

Diagnóstico Precoce e Conscientização

Enfrentar um câncer pode não ser fácil, mas a prevenção é simples e pode diagnosticar precocemente a doença, resultando em grandes chances de cura. A prevenção consiste em algumas práticas comuns, conscientização e propagação da informação.

Se você é mulher e tem mais de 25 anos ou conhece mulheres que estejam nesta faixa etária, converse e divulgue sobre as formas de prevenção e conhecimento a respeito do câncer de mama e do colo do útero.

Autoexame: consiste em massagear a região dos seios com a ponta dos dedos, apalpando suavemente em movimentos circulares. É fácil, rápido e só depende de você.

Como faer o Autoexame - Câncer de Mama

(Divulgação: RPC)

 

Mamografia: Mulheres com 40 anos ou mais devem fazer o exame de mamografia anualmente, principalmente se houver casos de incidência da doença na família. A mamografia é o melhor meio para indicar qualquer alteração que necessite de maior atenção.

Como fazer a Mamografia

(Divulgação: Hospital do Câncer de Londrina)

 

Além desses dois cuidados prioritários, pratique atividades físicas regularmente, busque uma dieta mais saudável e balanceada, evite o consumo de cigarros e bebidas alcóolicas em excesso e procure manter o peso em dia.

Ter hábitos mais saudáveis e cuidar do corpo ajudam consideravelmente a diminuir a incidência de doenças e a vulnerabilidade do sistema imunológico. Além disso, é fundamental consultar periodicamente o seu ginecologista, mastologista ou um médico especialista de sua confiança.

 

Outubro Rosa 2017

 

A campanha Outubro Rosa conscientizou e ajudou mais de 3000 mulheres em Londrina no ano de 2016. Faça a sua parte, colabore com a campanha! Divulgue, converse a respeito, ilumine a fachada da sua empresa utilizando a cor rosa da campanha e use o lacinho cruzado, símbolo do Outubro Rosa.

Nós da HF Urbanismo apoiamos essa causa e lutamos por ela! E você?

Faça parte desta corrente do bem no combate ao câncer e ajude a conscientizar mulheres e homens de que alguns pequenos cuidados podem salvar vidas.

 

por Camila Viol.

Fontes: Outubro Rosa | Prefeitura de Londrina | Central da Corrida | RPC