Loteamentos
e Incorporação
Av. Higienópolis, 70
Londrina - PR
Segunda à sexta-feira
8h - 18h | Sáb 8h - 12h
Atendimento
(43) 3373-7979
[aps-social id="2"]

Outubro Rosa em Londrina – Unidades de Saúde fazem campanha de prevenção do Câncer de Mama

Durante todo o mês de outubro, as Unidades Básicas de Saúde da rede municipal vão realizar diversas ações para estimular a prevenção ao câncer de colo de útero e de mama. O objetivo do Outubro Rosa é chamar a atenção para o combate e a conscientização sobre os tipos de câncer e incentivar as mulheres a fazerem o autoexame.

Das 7 às 19horas, as mulheres poderão realizar o preventivo ginecológico e o exame clínico de mamas, além de agendarem, quando necessários, exames de ultrassonografia e de mamografia. Aquelas na faixa etária de 25 a 64 anos fazem parte do grupo prioritário para a realização do preventivo de colo de útero, principalmente as que não realizam o exame há mais de três anos. Já a mamografia é indicada para mulheres acima de 40 anos, quando há risco familiar, e, especificamente, na faixa dos 50 a 69 anos, quando não houver.

 

Outubro Rosa - Todos contra o Câncer de Mama.

Outubro Rosa – Pare, pense, examine e cuide-se!

 

A recomendação é que as mulheres tentem agendar a realização de mamografias na mesma semana em que solicitarem o exame, pois elas sairão do agendamento com a guia de realização do procedimento em mãos. Os agendamentos podem ser feitos conforme o cronograma de rotina de cada unidade.

No primeiro dia da campanha Outubro Rosa, realizado no sábado (24 de setembro), mais de 1.500 coletas de exame preventivo de câncer de colo de útero foram feitas na rede municipal de saúde.

 

Cronograma de ações nas UBS

Milton Gavetti: agenda extra para realização do preventivo, toda quarta e quinta-feira à tarde. Além de que nos dias 17 e 24 de outubro e nos dias 7 e 21 do mesmo mês, será no período da manhã.

Vila Ricardo: três dias a mais, durante a semana, está sendo feita a coleta de exames. Nas quartas e quintas-feiras, a coleta é feita de manhã e desde segunda-feira (3), há atendimento extra nas segundas, terças e quintas-feiras, no período da tarde.

Novo Amparo: realização de coleta de exames nas segundas-feiras e quintas-feiras, à tarde, e nas quartas-feiras, de manhã. Busca ativa para agendamento de exames preventivos e abertura de agenda extra para acolhimento de participantes das palestras sobre Saúde da Mulher, realizadas pela Associação Mãos Estendidas, em parceria com a unidade de saúde e a Unimed.

Vivi Xavier: abertura de 80 vagas extras para preventivo, durante o horário de expediente; convites dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) para a realização de mamografias; distribuição de material informativo e palestras com os ACS na recepção da unidade.

Aquiles Stenghel: oferta de 120 exames extras de preventivo e mamografias; e parceria do NASF com a Universidade Estadual de Londrina, em que médicos da Residência da Saúde da Mulher farão a divulgação da prevenção do câncer de colo de útero e mama nos grupos da unidade. Haverá também o intensificação da atualização do Bolsa Família.

Confira o cronograma completo, acesse o site da Prefeitura de Londrina.

AVISO