Loteamentos
e Incorporação
Av. Higienópolis, 70
Londrina - PR
Segunda à sexta-feira
8h - 18h | Sáb 8h - 12h
Atendimento
(43) 3373-7979
[aps-social id="2"]
06 jan 2017

Contratação de estagiários movimenta mercado de trabalho

Numa época em que se fala muito em crise financeira e desemprego, ter boas perspectivas pro futuro pode parecer coisa de sonhador, ainda mais para os jovens que estão finalizando a vida acadêmica e precisam ser inseridos no mercado de trabalho. Mas no meio de tantas incertezas, estagiar numa boa empresa aparece como uma luz no fim do túnel.

O estágio é, atualmente, mais que uma porta de entrada para o mercado. É a grande oportunidade de jovens e alunos graduandos e de ensino técnico aprenderem mais sobre rotinas de trabalho, convívio em equipe, tarefas administrativas e, principalmente, responsabilidade financeira e valores pessoais.

Este é exatamente o caso de Gabriel dos Santos, Matheus Vilar, Lucas Kaibara e Eliakin Silva. Os quatro jovens assumiram postos no programa de estágio oferecido pela HF Urbanismo e desempenharam atividades diversificadas ao longo de todo o projeto. Ao final, o resultado não poderia ter sido melhor, tanto para eles, quanto para a empresa.

 

Gabriel, Matheus, Lucas e Eliakin puderam aprender com o gerente de TI Célio no programa de estágio.

Gabriel, Matheus, Lucas e Eliakin puderam aprender com o gerente de TI Célio no programa de estágio.

 

Os estagiários ocuparam cargos no Departamento Pessoal, Compras, Administrativo e Financeiro, e puderam conhecer de perto como é a rotina trabalhista. Para Eliakin Silva, trabalhar na HF Urbanismo foi uma ótima experiência: “Foi meu primeiro contato com o mercado de trabalho e me mostrou como é fazer parte de uma grande empresa. Além disso, pude me desenvolver pessoal e profissionalmente, tendo agora uma maior visão sobre o setor administrativo.”, analisa.

Para a HF Urbanismo, o programa tem fundamental importância porque confere capacitação para o mercado de trabalho, além de dar a oportunidade de vivenciar as rotinas de cada departamento e como é trabalhar em uma empresa no segmento de loteamentos.

Responsável pela supervisão dos estagiários da HF Urbanismo, Gabriel M. de Oliveira considera uma experiência gratificante poder participar da iniciação dos profissionais: “Todos os estagiários que estiveram conosco neste ano de 2016 demonstraram grande capacidade de aprendizagem e a dedicação ao trabalho necessária para se integrarem bem à nossa equipe.”, declara.

 

Se o mercado financeiro está em crise, uma das soluções irremediáveis é reduzir custos. Para evitar demissões em massa e redução de jornadas e salários, a contratação de estagiários vem como uma boa alternativa para manter a qualidade com uma receita menor.

É claro que estágio não é sinônimo de mão de obra barata. Patrões e empregadores sabem que há uma lei que protege e regulamenta os direitos do estagiário: o objetivo é aprender com acompanhamento e supervisão, através de uma carga horária reduzida e salário compatível, tudo dentro dos parâmetros legais.

Além disso, vários empreendedores têm visto com bons olhos a implantação de um programa de estágio em sua grade de atividades porque eles trazem “novo sangue” à empresa. A reestruturação não se restringe à base financeira: os estagiários chegam com novas ideias, propostas e inovações que modernizam e mudam a “cara da empresa”.

Um outro fator a ser pontuado é que, para as companhias, há uma grande vantagem em trabalhar com estagiários porque não existem certos “vícios” no ambiente de trabalho. O profissional formado e de longa carreira, embora já esteja bem adaptado ao meio, carrega alguns costumes que nem sempre favorecem a produtividade da empresa. Já os estagiários podem ser instruídos e orientados desde o início, aumentando ainda mais o potencial profissional de cada um.

 

Colaboradores comemoram com estagiários na HF Urbanismo

Colaboradores e estagiários se reuniram para festejar o sucesso do programa de estágio da HF Urbanismo.

 

Um dos jovens participantes do programa, Matheus Vilar, reconhece como o projeto auxilia a conquistar novas responsabilidades: “Foram meses de muito aprendizado no meu primeiro emprego. Demorei um pouco para me adaptar, mas os funcionários me ajudaram muito e até encontrei novas amizades importantes.”.

Ao longo de todo o programa, houve uma excelente troca de experiências. Assim como os jovens absorveram os ensinamentos dos funcionários mais antigos, os colaboradores da HF Urbanismo também aprenderam com os estagiários e buscaram entender sobre a visão e ritmo de trabalho dessa geração. “Agradeço muito pela experiência e oportunidade, tive a primeira noção de como funciona uma empresa nesse tempo e por isso sou grato a todos vocês, sucesso!”, conclui Matheus.

 

Os estagiários cumpriram as metas e surpreenderam. Mais do que isso, puderam ir além da experiência profissional e do conhecimento a cerca das atividades de trabalho. Foram criados vínculos de amizade com os colaboradores, coordenadores e diretores, gerando um ambiente agradável e amistoso entre funcionários e estagiários.

O profissional inserido ao programa de estágio Lucas Kaibara acredita que trabalhar na empresa foi uma experiência sensacional: “Muitas coisas que eu aprendi vou poder levar para o resto da minha vida.  Agradeço a Deus pela oportunidade de poder trabalhar na HF Urbanismo e agradeço também o apoio e suporte que eu tive de todos os funcionários da empresa. Muito obrigado!”.

O programa terminou, mas certamente os resultados serão permanentes. Mais do que um estágio profissional, o programa conferiu oportunidades, valores e lições de vida a cada um deles.

por Camila Viol.

AVISO