Loteamentos
e Incorporação
Av. Higienópolis, 70
Londrina - PR
Segunda à sexta-feira
8h - 18h | Sáb 8h - 12h
Atendimento
(43) 3373-7979
[aps-social id="2"]

Como reconhecer os sintomas e formas de tratamento do câncer de próstata

Novembro é o mês de maior mobilização na campanha de combate ao câncer de próstata e a principal arma nesta luta é a conscientização sobre a doença. Infelizmente a busca por informações ainda é pouca, e na maioria das vezes essa falta de interesse se dá pelo preconceito sobre o tema. É aí que mora o perigo.

O câncer de próstata é um dos maiores vilões entre as doenças que atingem o sexo masculino, matando um homem a cada 40 minutos no Brasil. De acordo com o INCA (Instituto Nacional de Câncer), a doença ocupa o segundo lugar entre os tipos de câncer mais comuns entre os homens, causando mais de 13 mil mortes por ano, perdendo apenas para o câncer de pele.

A estatística é alarmante quando consideramos que os cuidados para um diagnóstico precoce da doença são simples e podem salvar a vida do paciente.  Quando diagnosticado em fase inicial, o câncer tem 90% de chances de ser curado, de acordo com o Instituto Lado a Lado pela Vida, pioneiro nesta campanha.

 

Instituto Lado a Lado pela Vida - Combate ao Câncer de Próstata

O Instituto Lado a Lado pela Vida alerta sobre o câncer de próstata e os cuidados com a saúde do homem

 

A campanha de conscientização – Novembro Azul

Devido às estatísticas preocupantes da doença, a campanha Novembro Azul é realizada anualmente com o objetivo de conscientização e informação dos homens, nos moldes da campanha Outubro Rosa, realizada no mês anterior, direcionada ao público feminino e aos cuidados sobre o câncer de mama. Ações e atividades de orientação sobre o câncer e a saúde do homem estão sendo desenvolvidas ao longo de todo o mês, além de distribuição de material informativo da campanha a respeito de dúvidas, sintomas e formas de tratamento da doença.

O câncer de próstata atinge, em sua maioria, homens a partir de 50 anos, ou a partir de 45, se houver casos de ocorrência do câncer na família. Se você é homem e está nessa faixa etária, deve procurar um médico urologista ou o posto de saúde da sua região e fazer o exame para diagnóstico periodicamente. Infelizmente ainda não é possível prevenir a doença, mas o diagnóstico precoce é de fundamental importância, porque possibilita uma grande chance de cura e sucesso no tratamento.

 

Diagnósticos: saiba quais são os exames preventivos

O principal meio para o diagnóstico do câncer de próstata é através dos exames de sangue, para avaliação do PSA, e do exame de toque retal que, ao contrário do que possa parecer, é simples, indolor e muito rápido: cerca de apenas 10 segundos são suficientes. É através do toque que o médico especialista poderá perceber qualquer alteração de volume, textura e sensibilidade na próstata do paciente, possibilitando uma análise mais criteriosa em caso de alterações.

Muitos homens se recusam a realizar o exame por receio de que sua masculinidade seja colocada em questão. Saúde é questão de honra! Não realizar o exame pode ocasionar a descoberta da doença já em estágio avançado, reduzindo severamente as chances de cura e podendo levar à morte.

Empresas de todos os ramos como construtoras, fábricas, agências de telecomunicações e entretenimento aderiram ao movimento Novembro Azul, dedicado à conscientização e arrecadação de fundos na luta contra o câncer de próstata. O Tubarão, Londrina Esporte Clube, também se manifestou a favor do movimento através de suas redes sociais.

Da mesma forma, a Loteadora HF Urbanismo reconhece a campanha como de extrema importância para a saúde de seus colaboradores, de todos os homens e também da comunidade em geral, por isso faz questão de aderir e oferecer todo o apoio à campanha.

 

Novembro Azul 2016 - Campanha LEC - Londrina Esporte Clube

O LEC aderiu à campanha Novembro Azul na luta contra o câncer de próstata

 

Próstata: os fatores de risco da doença

A próstata é uma glândula que produz parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozoides, liberado durante o ato sexual. Entre os principais fatores de risco para o desenvolvimento do câncer de próstata estão a idade (acima de 50 anos), a hereditariedade (ocorrência da doença na família), a cor da pele (homens negros têm uma predisposição maior ao desenvolvimento do câncer), e os hábitos de vida e alimentação (obesidade e sedentarismo podem aumentar o risco da doença).  Independentemente dos fatores apontados, nada substitui a eficácia do exame de toque retal.

Alguns sintomas são suspeitos e merecem atenção especial como: dor durante a passagem da urina, problemas em conseguir ou manter a ereção, dor nos testículos e sangramento pela uretra. Na ocorrência ou não de qualquer tipo de sintoma, ir regularmente ao médico é a melhor forma de se proteger.

 

A importância do exame do Câncer de Próstata

 

Em Londrina, os exames podem ser realizados de forma gratuita para homens acima de 50 anos e a partir de 45 se apresentarem fatores de risco à doença, nas UBS (Unidade Básica de Saúde). Basta comparecer ao posto de saúde da sua região para realização do exame, que será agendado e feito integralmente através do SUS.

Para dúvidas e informações, a Secretaria da Saúde de Londrina está localizada na Av. Theodoro Victorelli, 103 – Jardim Helena e atende das 08:00 às 18:00 em dias úteis, ou através da Ouvidoria pelos telefones (43) 3375-0001 e 0800 400 1234.

Não deixe que o preconceito tire seus melhores momentos! Dê um toque na sua consciência e encare essa batalha de frente. Homem que é homem se cuida!

 

por Camila Viol.

Fontes: Instituto Lado a Lado pela Vida | INCA – Instituto Nacional de Câncer | Secretaria da Saúde

AVISO