Loteamentos
e Incorporação
Av. Higienópolis, 70
Londrina - PR
Segunda à sexta-feira
8h - 18h | Sáb 8h - 12h
Atendimento
(43) 3373-7979
[aps-social id="2"]
20 abr 2017

Receitas deliciosas para aproveitar os ovos de chocolate da Páscoa

Está sobrando chocolate em casa? Veja como utilizar as sobras dos ovos de Páscoa em receitas de dar água na boca!

 

Como aproveitar os ovos de páscoa

Ovos sobrando? Vem ver como dar um jeito nisso! (Foto: Governo do RN)

 

Depois que termina a Páscoa, o que resulta são vários e vários chocolates, não é? Ovos, bombons e inúmeras barras que a gente ganha ou compra simplesmente ficam acumulando até conseguirmos dar conta de tudo.

Além disso, quem tem crianças naquela fase de ser louca pelos brinquedos e surpresas dos ovos, mas nem tanto pelo chocolate, sabe o quanto acaba sobrando.

Enquanto o chocolate não termina, ele vai envelhecendo e perdendo aquele sabor gostoso e a textura crocante de quando é novo. Às vezes pode até ser que nem dê tempo de ficar ruim, mas comer o chocolate sempre do mesmo jeito acaba enjoando.

Pra dar um jeito nessa situação, uma boa ideia é aproveitar o que restou do chocolate em outras receitas! Assim ninguém enjoa, o produto é melhor utilizado e não sobra aquele monte de ovos e barras ficando velhas e perdendo qualidade.

Pensando nisso, trouxemos algumas dicas e receitas com chocolate que vão utilizar tudo que sobrou e ainda te deixar com água na boca!

Mas se na sua casa todo mundo adora um doce e não sobrou nada da Páscoa, então corre pro mercado comprar os ovos que estão quebrados e em liquidação, sendo vendidos super em conta, e aproveita pra fazer essas sobremesas incríveis também!

Dá uma olhada no que separamos pra você!

 

Torta de Limão com ganache de chocolate

Torta de Limão com ganache de chocolate

Deu vontade só de olhar? Então vem aprender como fazer! (Foto: Tudo Gostoso)

 

Essa receita é ideal para utilizar o chocolate branco que restou, porque como faremos um ganache branco e adicionaremos suco de limão, o sabor doce acentuado do chocolate equilibrará com a acidez na medida certa do fruto.

Como é mais doce do que o tradicional, o chocolate branco puro pode se tornar um pouco enjoativo para quem não gosta muito dessa variação e aí sobra em casa. Mas o casamento do chocolate branco com o limão é irresistível justamente porque resolve esse problema do doce.

Então vamos descobrir logo como fazer essa delícia!

Para uma massa bem crocante e gostosa, vamos precisar de:

  • 200 g de bolacha maizena triturada no liquidificador
  • 120 g de margarina
  • 1 colher de sopa de raspas de limão

O ganache será o recheio principal da nossa torta. Para ele, os ingredientes são:

  • 200 g de chocolate branco picado
  • 1/2 lata de creme de leite sem soro
  • 1/4 de xícara de suco de limão coado
  • Raspas de limão a gosto

Por fim, a mousse de limão dará a leveza na sobremesa. Precisaremos de:

  • 1 lata de leite condensado
  • 1/2 lata de creme de leite com soro
  • 1/2 xícara de suco de limão
  • Raspas de limão a gosto
  • 2 claras batidas em neve
  • 1 envelope de gelatina em pó sem sabor
  • 3 colheres de água fria

Vamos iniciar o procedimento pela massa, porque como ela precisa ir ao forno, poderá esfriar enquanto as outras partes da receita serão feitas. Em um processador ou liquidificador, triture bem a bolacha até que fique como uma farofa.

Coloque a bolacha triturada, as raspas de limão e a margarina numa tigela, misturando com a mão até que fique tudo bem homogêneo.

Aplique a massa sobre uma forma de fundo removível, apertando bem com os dedos ou com a parte de baixo de uma colher para que a base da torta fique bem firme e não desmorone depois.

Com a massa pronta, leve ao forno médio por 10 a 15 minutos para dourar e reserve. Enquanto isso, vamos ao ganache!

A primeira etapa para um obter uma consistência cremosa é derreter o chocolate no micro-ondas ou em banho-maria. Lembra quando falamos dos processos de temperagem do chocolate para fazer ovos de Páscoa caseiros?

Dessa vez não precisaremos procurar a temperatura ideal, porque os chocolates já estão temperados, mas os cuidados na hora de derreter precisam ser tomados.

Se optar por banho-maria, basta encher uma panela com água e colocar o chocolate numa vasilha sobre a panela, para que o calor vindo da água derreta sem queimar o produto.

Para o derretimento no micro-ondas, é recomendável picar em pedaços bem pequenos para facilitar o aquecimento. Coloque numa vasilha e, de 30 em 30 segundos, abra e mexa o chocolate para uma melhor distribuição do calor, já que o micro-ondas aquece de fora para dentro.

Isso vai evitar que o chocolate queime ou fique com a textura prejudicada para a sobremesa. Feito esse procedimento, adicione o creme de leite sem soro, o suco de limão coado e as raspas. Reserve também para seguirmos para o próximo passo, a mousse.

Bata no liquidificador o leite condensado juntamente com o creme de leite, o suco de limão, as raspas e a gelatina já dissolvida em água. Em seguida, misture delicadamente as claras em neve para dar aquela textura aerada e suave da mousse.

Feito isso, hora de montar a torta! Ainda sem desenformar, despeje o ganache sobre a massa e em seguida coloque a mousse por cima. Finalize a apresentação com algumas raspas de limão. Se quiser, suspiros também ficam uma delícia!

Deixe gelar por pelo menos duas horas na geladeira e depois desenforme, removendo o fundo da assadeira. É de dar água na boca e ninguém vai enjoar de comer o chocolate, pode ter certeza!

 

 

A torta de limão com ganache de chocolate conquista todos os paladares

A torta de limão com ganache de chocolate conquista todos os paladares! (Foto: Duas Amigas Mil Receitas)

 

E os ovos de chocolate meio amargo, já pensou no que pode fazer com eles? Dá uma olhada então!

 

Crepes recheados com chocolate meio amargo

Como o chocolate meio amargo, aquelas variações com cacau 70% e sabores mais fortes não são os preferidos e mais comuns entre o gosto popular, às vezes acaba sobrando da Páscoa ou demora um pouco mais pra comer do que os demais.

Mas apesar de menos consumidos, os chocolates meio amargo são mais saudáveis, mais puros e contém menos açúcar. Exatamente por isso eles se tornam elementos-chave em sobremesas com chocolate, sabia?

Por serem menos adocicados, combinam perfeitamente com receitas que vão mais açúcar do que o que já tem no chocolate. Pra aproveitar as sobras desse coringa da culinária doce, uma ótima dica é fazer crepes recheados!

 

Aproveitando Ovos de Chocolate

Por não ser tão doce quanto os demais, o chocolate meio amargo é muito recomendado em receitas culinárias. (Foto: Gelaguela)

 

Vamos precisar de:

  • 1 xícara de leite
  • 1 ovo
  • 1 xícara de farinha de trigo com fermento
  • 160g de chocolate meio amargo

Poucos ingredientes pra ficar ainda mais fácil de fazer!

Primeiramente, misture na farinha o ovo, o leite, uma xícara de água e mexa tudo até que vire uma massa homogênea. Vai ficar um pouco líquida, mas é assim mesmo, não se assuste.

Depois, unte uma frigideira com um pouquinho de margarina e aqueça, despejando uma pequena concha da massa em seguida. É importante que não haja exagero na quantia colocada na frigideira porque caso seja muito, a massa não vai assar por dentro.

Quando o crepe começar a fazer pequenos furos em toda a massa, inclusive no centro, vire para assar o outro lado. Deixe dourar e desligue o fogo. Hora de rechear!

O ideal é comer o crepe quentinho, então já deixe previamente o chocolate derretido em banho-maria ou no micro-ondas, conforme explicamos anteriormente. Enquanto termina de assar o crepe, reaqueça o chocolate apenas para que o recheio fique quente.

Espalhe sobre a massa, feche o crepe em triângulo ou em quadrado e seu crepe estará pronto!

Aqui entram várias sugestões. Você pode finalizar polvilhando açúcar de confeiteiro, incrementar o recheio com nutella, frutas picadas e etc. Morango e banana combinam muito bem com o chocolate, então essa é uma aposta que dá certo!

Como o crepe é um alimento leve, é excelente para ser servido no café da manhã e no lanche da tarde entre refeições. Essa receita rende 4 porções, o que é ideal para esses momentos. Delicioso e simples de fazer! Que tal?

 

Crepes recheados com chocolate meio amargo

Combinar frutas com chocolate vai bem, né? (Foto: Guia da Semana)

 

Aproveitando ovos de chocolate para fazer crepes

A massa fininha e leve do crepe entra numa sintonia perfeita com o chocolate derretido e a textura das frutas! (Foto: Vix)

 

Olha só mais uma dica pra aproveitar bem o chocolate meio amargo!

 

Trufas de Chocolate com Pimenta

Já faz alguns bons anos que a novela Chocolate com Pimenta foi ao ar, mas certamente você deve se recordar de como esse nome despertou o interesse das pessoas, porque até então ninguém conhecia essa combinação do doce com o picante.

Mas você chegou a experimentar essa mistura de sabores? A pimenta traz um toque de calor e intensidade em meio ao doce e suave sabor do chocolate. Um casamento inusitado e maravilhoso!

Se você ainda não provou, agora é a hora!

 

Trufas de chocolate com pimenta

A mistura do chocolate com a pimenta é uma verdadeira explosão de sabor! (Foto: O Globo)

 

Os ingredientes para essa receita são:

  • 200g de chocolate meio amargo
  • 300g de nata ou creme de leite fresco
  • 1 colher (chá) de pimenta cayena
  • 1 colher (sopa) de mel
  • cacau em pó

Primeiramente, misture a nata ou creme de leite, a pimenta e o mel e leve ao fogo baixo até ferver, depois desligue o fogo. Pique o chocolate e adicione ao creme da panela, mexendo para que derreta por completo.

Retire da panela e leve à geladeira por cerca de 3 horas para endurecer. Depois que estiver bem firme, faça bolinhas com pequenas porções e role no cacau em pó, como se fosse um brigadeiro.

Essa receita rende cerca de 30 trufas que podem ser saboreadas a qualquer hora do dia, como junto com o cafezinho, no meio da tarde ou quando bate aquela vontade doida de um doce após o almoço e a gente não pode abusar!

 

Trufas de chocolate com pimenta

Trufas de chocolate com pimenta além de deliciosas, rendem bastante! (Foto: Tudo Gostoso)

 

 

Trufas de chocolate feito com sobras de ovos de páscoa

Já provou essa cominação deliciosamente inusitada? Vale a pena! (Foto: Guia da Semana)

 

Uma boa sugestão é pegar pequenas caixas ou embalagens, colocar algumas trufas dentro e presentar alguém. Um carinho que todo mundo vai amar receber!

Outra coisa que todo mundo vai amar é a nossa próxima dica. Olha o que vem por aí!

 

Fondue de Chocolate

Fondue de chocolate

Que tal uma receita simples e muito gostosa? (Foto: Receitas Culinárias)

 

Talvez, de todas as receitas, essa seja a mais prática. O fondue é um prato ideal para o nosso propósito, porque ele aproveita não só um tipo de chocolate, mas dois: o ao leite e o meio amargo.

Há receitas em que utiliza-se só o chocolate tradicional, mas como você viu no tópico anterior, o meio amargo é o nosso coringa que vai quebrar o doce em excesso e equilibrar bem a receita, então fica a recomendação de que vale a pena incluir!

Para fazer o fondue, nós precisaremos de:

  • 100 g de chocolate meio amargo picado
  • 300 g de chocolate ao leite picado
  • 250 ml de creme de leite fresco ou creme de leite de caixinha
  • Frutas de sua preferência picadas

A parte mais trabalhosa da receita, na realidade, é picar tudo que precisa: chocolates e frutas. Feito isso, 70% do trabalho está concluído. Comece por essa etapa para finalizar com o derretimento do chocolate.

As frutas são de sua livre escolha, deixamos como sugestão uva, morango, banana, pera e kiwi, que combinam deliciosamente com o chocolate cremoso!

O mais importante é que as frutas que precisam ser picadas estejam num tamanho médio, porque precisarão ser espetadas com o garfinho depois sem que se despedacem ou fiquem muito grandes pra comer.

 

Fondue de chocolate e frutas

Utilize diversas frutas para mergulhar nessa tentação deliciosa que é o fondue! (Foto: Anna Recetas Faciles)

 

Depois de cortadas, derreta os chocolates em banho-maria e acrescente o creme de leite, misturando tudo. Após derretido, leve ao réchaud na mesa e sirva-se à vontade passando as frutas no creme!

Essa é uma receita rápida e prática para dias mais frios, então já fica como dica para este outono e o inverno que está chegando, certo? Vai muito bem com vinho e encontros românticos também.

 

Fondue romântico com chocolate e frutas

O fondue provoca uma atmosfera romântica e muito especial aos apaixonados. (Foto: Estadão)

 

 

Claro que, em uma boa reunião de amigos e família, o fondue é super bem vindo, além de que as crianças adoram! Ocasiões não faltam para fazer essa delícia e ainda aproveitar bem as sobras dos ovos de Páscoa, né?

Pra fechar com chave de ouro, vamos conhecer uma receita que vai simplesmente aproveitar todos os tipos chocolate que tenham sobrado!

 

Brownie de Chocolate

Se depois dessa lista toda ainda tiver sobras de chocolate na sua casa, agora vai acabar! Nessa receita maravilhosa de brownies dá pra incluir todas as variações de chocolate sem medo de arriscar!

Brownies são aqueles deliciosos bolos americanos um pouco mais finos e compactos que os nossos bolos tradicionais, mas super macios e cheios de sabor. Quer saber como faz? Então vem comigo!

 

Brownie macio de chocolate

Já ouviu falar dos tradicionais brownies americanos? (Foto: Feito com Amor)

 

Os ingredientes são:

  • 1 xícara de açúcar refinado
  • 1 xícara de açúcar mascavo
  • 1 xícara de manteiga derretida
  • 2 ovos
  • 1 colher de chá de essência de baunilha
  • 1 colher de chá de sal
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 2 xícaras de sobras de ovos de páscoa

Inicie o preparo picando em vários pedaços os chocolates que tiver: pode misturar todos eles, branco, meio amargo e ao leite, sem problemas. Reserve e vamos ao procedimento da massa do brownie.

Em uma tigela, misture o açúcar mascavo e o refinado, adicionando a manteiga derretida em seguida. Mexa bem e inclua os ovos, a essência de baunilha e misture de novo. Por fim, coloque a farinha e o sal e mexa mais uma vez até que fique uma massa uniforme.

Depois disso, adicione o chocolate picado e mexa para que ele fique distribuído em meio à massa. Despeje tudo numa assadeira forrada com papel manteiga e leve ao forno por 50 minutos em temperatura de 175 graus.

 

Como preparar brownie de chocolate

Com a ajuda de uma espátula, despeje e acerte a massa sobre o papel manteiga e leve ao fogo. (Foto: Petit Gastrô)

 

Você vai notar que enquanto ele assa e doura, os pedaços de chocolate vão se derretendo por cima e deixando o brownie de dar água na boca! Quando terminar de assar, espere esfriar e fatie em quadrados.

Essa receita é ideal para um bom café da tarde e inclusive combina muito bem com os crepes recheados, viu? Dá pra fazer os dois e deixar aquela horinha do café irresistível!

Além da receita tradicional, é possível incluir outros ingredientes e recheios se quiser variar e deixá-los ainda mais deliciosos! Uma opção é acrescentar nozes, amêndoas ou castanhas para dar crocância à massa.

Você pode também colocar nutella por cima, cobertura de chocolate, frutas como morango e banana, ou ainda consumir com uma bola de sorvete de creme por cima! Todas as opções são maravilhosas, pode apostar!

 

Coberturas e frutas ao brownie

Acrescentar coberturas e frutas ao brownie são sempre boas combinações que agradam! (Foto: SAPO Lifestyle)

 

Sorvete de creme com brownie de chocolate

Colocar uma bola de sorvete sobre o brownie é um clássico que você precisa experimentar! (Foto: Vix)

 

Dúvidas no preparo? Dá um play no vídeo abaixo e confira como fazer essa receita deliciosa!

 

Ficou com vontade de preparar outras delícias? Dá até pra chamar as crianças, reunir a família e colocar a mão na massa juntos na cozinha! Dá uma olhada nessa receita maravilhosa de cookies com gotas de chocolate ao leite pra fazer com as crianças, vocês vão amar!

Agora o chocolate sobrando e envelhecendo em casa após a Páscoa certamente vai deixar de ser um problema e se tornará uma solução deliciosa!

 

por Camila Viol.

 

Fontes: Tudo Gostoso | Gourmet Viajante | GNT – Globo | Cybercook | Buzz Feed

AVISO