Loteamentos
e Incorporação
Av. Higienópolis, 70
Londrina - PR
Segunda à sexta-feira
8h - 18h | Sáb 8h - 12h
Atendimento
(43) 3373-7979
[aps-social id="2"]
28 jun 2017

Receitas com amendoim que vão deixar sua Festa Junina ainda mais especial

Na última parte da nossa série, confira receitas feitas com amendoim para sua festa junina ficar completa!

Junho está quase terminando e a nossa série especial de festas juninas também. Hoje encerramos a saga de receitas deliciosas desta época com um ingrediente pra lá de especial: o amendoim!

Não é porque a temporada de festas de junho está acabando que a gente não pode desfrutar desses quitutes maravilhosos em outras datas, não é mesmo? Exatamente por isso que trouxemos toda semana uma lista especial de alguns ingredientes típicos com diversos tipos de preparo. É pra er feliz o ano todo!

Pra encerrar com chave de ouro, selecionamos receitas deliciosas feitas com amendoim, tanto doces quanto salgadas, pra conquistar todos os paladares. Porque festa junina sem paçoquinha e pé de moleque não existe, não é mesmo?

Então separe o avental e prepare as bandeirolas: hoje a festa junina será na cozinha de casa!

 

1 – Paçoca de Amendoim

Pra abrir a lista de receitas com amendoim, vamos ensinar três versões de um doce que é super tradicional nas festas juninas e não pode faltar: a paçoca! Tem gente que gosta dela mais compacta em pedaços, há os que preferem numa consistência mais porosa e leve (rolha) e tem quem aprecie mais cremosa, como um doce de colher.

Para não ter briga, vamos falar dos três estilos para fazer o que for de sua preferência ou os três, se quiser!

Vamos iniciar pela versão tradicional, uma das mais antigas, que é muito gostosa, por sinal. Para esta receita de Paçoca de Amendoim Tradicional, nós vamos precisar de:

  • ½ kg de amendoim torrado, sem casca e sem pele;
  • 400 g de bolacha maisena quebrada em pedaços pequenos;
  • 2 latas de leite condensado;
  • 1 colher (sopa) de achocolatado em pó;

Primeiramente, bata no liquidificador o amendoim e a bolacha até que fique tudo bem triturado. Passe para uma tigela e inclua o leite condensado e o achocolatado. Mexa bastante até que fique bem misturado, como um creme espesso de amendoim.

Ao atingir esse ponto, distribua a massa cremosa sobre uma forma e leve à geladeira por 10 a 15 minutos, apenas para resfriar. Retire e corte em quadrados ou retângulos.

Pronto! Uma receita bem simples de fazer, que tem a cara e o sabor das festas juninas tradicionais!

Receita: como fazer paçoca

Festa Junina sem paçoca não dá, né? (Foto: Tudo Gostoso)

 

Nossa segunda receita de paçoca é aquela mais fofinha, leve, aerada, sabe? Geralmente ela é conhecida comercialmente como Paçoca Rolha. É a sua preferida? Então vamos logo saber como faz!

Ingredientes:

  • ½ kg de amendoim torrado, sem casca e sem pele;
  • 1 xícara (chá) de farinha de milho;
  • 2 xícaras (chá) de açúcar;
  • 1 colher (café) de sal.

Bata no liquidificador ou processador todos os ingredientes até que se torne uma farofa de amendoim. Quanto mais fina, mais ela terá aquela consistência leve tão gostosa. Feito isso, coloque em pequenas formas ou até mesmo copos descartáveis.

Amasse bastante, modelando e deixando a farinha bem compacta na forma, para que ela adquira o formato desejado. Depois é só desenformar e se deliciar!

Receita: Paçoca rolha tradicional

Mais leve e bastante aerada, a Paçoca Rolha é um clássico junino. (Foto: Tempero Alternativo)

 

Vamos falar agora de uma versão menos tradicional, mas tão gostosa quanto? A Paçoca Cremosa de Colher é de dar água na boca!

Para ela nós iremos precisar de:

  • 500g amendoim sem pele tostado
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 ½ xícara de leite
  • 1 colher (sopa) manteiga
  • 1 creme de leite sem soro
  • amendoim moído para decorar

Primeiro, pique o amendoim em pedaços grandes e separe uma parte para utilizar na apresentação quando finalizarmos, ok?

Em seguida, leve ao fogo baixo o leite, o leite condensado e a manteiga e mexa até que engrosse a ponto de desgrudar do fundo da panela. Quando isso acontecer, desligue o fogo e misture o amendoim picado e o creme de leite.

Mexa bem e coloque em copinhos individuais, acrescentando em cima, por fim, o amendoim reservado para dar um melhor acabamento ao doce. Pode ser servido quente ou frio, do jeito que preferir. Irresistível!

Receita: Paçoca de colher cremosa

Quer inovar e surpreender? A Paçoca Cremosa de Colher vai conquistar seus convidados! (Foto: Isabela)

 

2 – Pé de Moleque

Outro doce que é a cara das festas juninas e é super tradicional é o Pé de Moleque! Sabe como fazer?

Anote os ingredientes:

  • 1/2 kg de amendoim torrado e descascado
  • 1/2 kg de açúcar
  • 1 lata de leite condensado
  • 3 colheres (sopa) de margarina

Leve ao fogo o amendoim, o açúcar e a manteiga, mexendo até que se torne uma calda. Neste ponto, inclua também o leite condensado e mexa até que atinja o ponto de brigadeiro, desgrudando do fundo da panela.

Unte com manteiga uma superfície lisa e espalhe a calda de amendoim por cima, deixando lá até que esfrie completamente. Lembra quando falamos da receita de cocada de milho? O procedimento é da mesma forma.

Depois que estiver frio e endurecido, corte em pedaços e aproveite!

Receita: Pé de moleque crocante

O crocante Pé de Moleque é um verdadeiro clássico que não pode faltar nas festas juninas! (Foto: Gourmet Virtual)

 

A receita da cocada de milho e outras delícias, inclusive a famosa canjica com amendoim, você confere na nossa publicação especial de receitas com milho, segunda da série de festas juninas. Dá uma conferida lá depois!

 

3 – Pé de Moça

E se tem Pé de Moleque, não pode faltar o Pé de Moça, não é verdade? A diferença de um para o outro é que o segundo é um tanto mais cremoso e macio. Vamos ver como faz!

Para esta receita precisaremos de:

  • 2 xícaras (chá) de açúcar
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 xícara (chá) de amendoim torrado
  • 1 colher (sopa) de margarina
  • ½ colher (sopa) bicarbonato de sódio

O modo de preparo é bem semelhante ao do Pé de Moleque, iniciando pela calda de amendoim feita com o açúcar. Quando atingir o ponto certo, coloque o leite condensado e a margarina, mexendo sempre até que o creme se solte do fundo da panela.

Assim que isso acontecer, desligue o fogo e acrescente o bicarbonato, batendo com rapidez. Agilidade nessa hora, ok? Feito isso, espalhe sobre uma superfície untada, nivelando com uma espátula para deixar a massa com espessura de mesmo tamanho.

Quando esfriar por completo, corte em pedaços quadrados ou retangulares e está pronto para servir!

Receita: Pé de moça

Macio e saboroso, o Pé de Moça é um doce tradicionalmente irresistível! (Foto: Flamboesa)

 

4 – Biscoito de Amendoim

Que tal falar de uma receita que dá pra fazer em qualquer época do ano e em qualquer momento? Esses Biscoitinhos de Amendoim são uma ótima pedida!

Os ingredientes são:

  • 500 gramas de amendoim cru
  • 2 xícaras (chá) de açúcar
  • 2 unidades de ovo
  • 1 colher (sopa) de fermento químico

Para fazer, bata no liquidificador o amendoim com casca a ponto de triturar, mas antes que atinja o ponto da paçoca rolha, ou seja, antes que se torne farinha. Passe tudo para uma tigela e adicione os ovos, um de cada vez.

A cada ovo colocado, mexa com uma colher de pau e, em seguida, junte o fermento peneirado e o açúcar, mexendo até que se torne uma massa bonita e homogênea. Agora é só modelar os biscoitos!

Para isso, unte as mãos com margarina e faça os biscoitos com o formato que preferir. Coloque para assar numa forma que também esteja untada e leve ao forno médio até dourar. Depois é só desenformar enquanto está morno e pronto!

Uma dica importante é guardar os biscoitos em potes bem fechados ou herméticos para preservar por mais tempo a crocância e o sabor. Quanto mais exposto e mais contato com o ar, mais rápido ele murchará, ok?

Outra dica gostosa é adicionar uma pitada de canela por cima dos biscoitos. Delícia, né?

Receita: Biscoito de Amendoim

Os Biscoitinhos de Amendoim são uma delícia para comer a qualquer hora! (Foto: Come-se Blogger)

5 – Manteiga de Amendoim

Você já ouviu falar em Manteiga de Amendoim? Ela é muito conhecida nos filmes americanos, a chamada peanut butter, que é aquela pasta cremosa com sabor de amendoim. Essa é uma das delícias que a gente vê nos filmes e morre de vontade de comer.

Pra acabar com essa vontade e não ter que correr até o mercado mais próximo rezando pra encontrar, uma boa ideia é poder fazer em casa. Como? A gente mostra!

Para esta receita nós precisaremos de:

  • 2 Xícaras (chá) de Amendoim torrado sem sal
  • 2 Colheres (sopa) de Óleo (milho, amendoim, canola ou coco)
  • 2 Colheres (sopa) de Açúcar
  • ½ Colher (chá) de Sal

Para fazer, bata no liquidificador primeiramente uma colher de óleo, o amendoim, o sal e todo o açúcar utilizando a função “pulsar”.

Se você notar que o liquidificador está triturando com dificuldades, possivelmente é devido a alguns amendoins que podem estar emperrados, então sempre que isso acontecer, pare de bater, mexa um pouco com uma colher e depois retome o batimento.

Aos poucos, inclua mais uma colher de óleo e continue batendo da mesma forma até que a mistura adquira uma consistência cremosa e pastosa.

Uma informação importante é sempre parar quando perceber que há dificuldade enquanto bate, porque forçar demais pode queimar o liquidificador. Se tiver um processador de alimentos, é uma boa, porque ele é mais resistente e efetivo nessa função.

Triturar o amendoim requer calma, porque nosso objetivo é transformá-lo num creme. Então precisa ter paciência, ok?

Prove para testar o sabor! Caso você goste da manteiga de amendoim um pouco mais adocicada, coloque mais açúcar e vá experimentando. Uma boa dica é utilizar mel ou adoçante no lugar do açúcar, já que o creme já é bastante gorduroso devido ao óleo e ao próprio amendoim.

Depois de preparado, coloque num pote e conserve em geladeira. Uma receita deliciosa para apreciar no café da manhã, da tarde, numa sobremesa, no pão e do jeito que preferir!

Receita: Manteiga de Amendoim

Produzir a própria manteiga de amendoim em casa é tudo que nós queremos! (Foto: Segredos do Mundo)

 

6 – Mousse de Chocolate e Amendoim

Se o objetivo é uma sobremesa leve e com todo o sabor característico do amendoim, a suave e deliciosa Mousse de Chocolate e Amendoim traz tudo isso, além de ser simples de fazer!

Os ingredientes são:

  • 400 g de chocolate ao leite picado
  • 1 lata de creme de leite sem soro
  • 3 claras em neve
  • 2 xícaras (chá) de amendoim tostado e picado

Para iniciar, derreta o chocolate no micro-ondas ou em banho-maria, sempre tomando o cuidado para não queimar, caso opte pelo micro-ondas. Mexa de 30 em 30 segundos para distribuir o calor e evitar isso, ok?

Após derretido, inclua o creme de leite e o amendoim e misture tudo. Com delicadeza, acrescente as claras em neve e mexa suavemente para que elas se misturem proporcionando a textura aerada da mousse.

Coloque em pequenas taças individuais ou numa travessa e leve à geladeira para refrigerar e firmar. Quando isso acontecer, adicione alguns amendoins triturados sem pele por cima para decorar e dar aquele toque final ao sabor.

Leve, suave e muito saboroso!

Receita: Mousse de chocolate com Amendoim

A Mousse de Chocolate com Amendoim tem toda a suavidade e sabor das melhores sobremesas. (Foto: Cláudia)

 

7 – Rosquinhas de Amendoim e Chocolate

Vamos para mais uma receita de amendoim com chocolate porque essa combinação é sucesso garantido! A delícia da vez são as incríveis Rosquinhas recheadas com amendoim e cobertura de chocolate. Dá vontade de comer só de imaginar, né?

Para esta receita, você vai precisar de:

  • 3 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 1 tablete de fermento biológico (15 g)
  • 1 colher (sobremesa) de açúcar
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • 1 xícara (chá) de água morna
  • 1 ovo
  • 150 g de chocolate ao leite ralado
  • 2 xícaras (chá) de amendoim triturado grosseiramente
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 colher (sopa) de margarina
  • 1/2 xícara (chá) de leite

O modo de preparo aqui exige um pouco mais de trabalho, porque vamos ter que fazer a massa das roscas primeiro. Mas o resultado compensa qualquer esforço, pode apostar!

Para a massa, comece misturando a farinha, o fermento diluído no açúcar, a manteiga, a água e o ovo numa tigela. Com as mãos, misture e amasse até que se torne uma massa em ponto de soltar das mãos.

Deixe descansar coberta até que ganhe volume e dobre de tamanho. Enquanto isso, vamos ao recheio!

Leve ao fogo médio o amendoim, o leite condensado, a margarina e o leite, mexendo sempre até que que atinja o ponto de brigadeiro, desgrudando do fundo da panela. Quando esfriar completamente e a massa já estiver pronta, hora de rechear nossas rosquinhas.

Abra a massa com um rolo e corte 2 retângulos iguais. Sobre um dos lados, coloque o creme feito na panela e espalhe pela massa. Cubra com o outro retângulo, como se fosse um sanduiche, e polvilhe o chocolate ralado por cima.

Faça um grande rolo com as duas massas, no sentido de rocambole, e corte em fatias. Reserve tudo numa assadeira untada por cerca de 15 minutos. Enquanto isso, pré-aqueça o forno em 200º C.

Leve a assadeira ao forno e deixe assar até dourar, aproximadamente 25 minutos. As rosquinhas estão prontas! Agora é só preparar o café e aproveitar!

Receita: Rosquinha de Amendoim com chocolate

É impossível resistir à delícia que é a rosquinha de amendoim com chocolate! (Foto: Cláudia)

 

8 – Frango Xadrez com Amendoim

Um clássico da culinária é o Frango Xadrez, um presente da cozinha oriental para o mundo inteiro. Que tal dar uma leve abrasileirada na receita com o toque sutil e peculiar do amendoim?

Anote os ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva
  • 2 cebolas médias cortadas em cubos
  • 2 dentes de alho esmagados
  • 500 g de filé de frango sem pele cortado em cubos
  • Sal a gosto
  • 1 pimentão verde cortado em cubos
  • 1 pimentão vermelho cortado em cubos
  • 1 pimentão amarelo cortado em cubos
  • 1 xícara (chá) de cogumelos em conserva cortados ao meio
  • 1/4 de xícara de molho shoyu
  • 1 colher (sopa) de maisena
  • 1/2 xícara (chá) de água
  • 2 colheres (sopa) de amendoim torrado

Esta é uma receita cheia de sabores e temperos que você precisa provar!

Comece refogando a cebola e o alho em uma colher de azeite e, quando dourar, reserve num prato. Utilizando a mesma panela, coloque mais uma colher de azeite e refogue os pimentões e os cogumelos por aproximadamente 5 minutos, temperando com sal. Retire e coloque num outro prato.

Mais uma vez na mesma panela, refogue o frango até dourar e aí acrescente os demais ingredientes dos outros dois pratos. Mexa tudo com uma colher de pau e deixe em fogo médio por cerca de dois minutos.

Numa xícara, coloque a maisena, a água e o molho shoyo, misturando bem os três. Adicione o molho aos ingredientes da panela e mexa até que o caldo engrosse, se tornando um molho espesso.

Por fim, passe tudo para uma travessa e espalhe os amendoins em cima, o que dará um toque crocante e um contraste bem interessante ao Frango Xadrez. Sirva bem quente e está prontinho!

Receita: Frango Xadrez com Amendoim

Um clássico da culinária aprimorado com o sabor característico e peculiar do amendoim. (Foto: Receitas sem Fronteiras)

 

9 – Creme de amendoim com camarões grelhados

Que tal partirmos para um prato um tanto mais elaborado? O Creme de Amendoim com Camarões Grelhados une o sabor e requinte dos frutos do mar com a pitada exótica dos amendoins.

Para esta receita precisaremos de:

  • 250 g de amendoim torrado
  • 6 batatas grandes descascadas
  • 250 ml de leite integral
  • 100 ml de azeite
  • 50 g de manteiga
  • Pimenta do reino a gosto
  • Sal a gosto
  • 10 g de noz moscada
  • 4 camarões grandes limpos

Vamos começar pelo creme, batendo o amendoim e triturando até que se torne uma farinha, como fizemos no preparo da paçoca rolha. Em seguida, passe para uma panela e adicione 30ml de leite para que adquira uma consistência pastosa.

Em outra panela, cozinhe as batatas até que fiquem bem macias. Amasse fazendo um purê e, depois, bata no liquidificador com mais 20ml de leite. Leve essa mistura batida para a panela onde está o amendoim e acrescente a manteiga, a noz moscada e o sal. Aos poucos, coloque o restante do leite até que se torne um creme.

Reserve este creme para darmos início ao preparo dos camarões. Tempere-os com sal e pimenta e doure numa frigideira. Vamos à montagem do prato!

Utilize uma louça funda para colocar o creme de amendoim e por cima coloque os camarões grelhados para dar o acabamento. Um pouco da farinha de amendoim salpicado sobre o caldo complementa ainda mais o sabor e a apresentação.

Gostoso e muito bonito!

Receita: Creme de Amendoim com Camarão grelhado

O Creme de Amendoim com camarões grelhados traz beleza e requinte à mesa. (Foto: Guia da Semana)

 

10 – Arroz com Shitake e Amendoim

Para finalizar nossa lista deliciosa de receitas com amendoim, uma receita saudável, fácil de fazer e super saborosa: Arroz com cogumelos Shitake e Amendoim!

Vamos aos ingredientes:

  • 2 xícaras (chá) de Arroz branco
  • 4 xícaras (chá) de água
  • 200g de cogumelo Shitake
  • 1/2 xíc. (chá) de Amendoim
  • Coentro e salsinha a gosto
  • 1 colher (sopa) de shoyo
  • 2 dentes de alho picado

Primeiramente, frite o alho no azeite e, quando estiver quase dourado, acrescente os cogumelos cortados ao meio, em duas partes. Deixe refogar por cerca de 2 minutos e aí inclua o arroz previamente lavado.

Refogue o arroz um pouco e depois cubra com água, como o procedimento comum do arroz branco. Após incluir a água, adicione uma colher de shoyo e mexa tudo para distribuir bem o sabor. Caso queira salgar mais, acrescente um pouco mais de shoyo de acordo com a sua preferência.

Como o shoyo já faz o papel do sal, não é necessário adicionar mais condimentos que salguem. Mantenha em fogo alto até que a água seque. Feito isso, desligue a chama e espalhe o amendoim torrado por cima, finalizando com o coentro e a salsinha a gosto.

Fácil, né? Um prato diferente, simples e rápido de fazer!

10.Arroz com Shitake e Amendoim

Quer praticidade e sabor? O Arroz com cogumelos e amendoim é um prato rápido e muito saboroso. (Foto: Cozinha Legal)

 

Com essas 10 receitas nós chegamos ao fim da nossa série especial de Festa Junina, com pratos e preparos deliciosos de ingredientes típicos da estação. Certamente sua festa ficará completa!

Perdeu as outras publicações da série? Não tem problema! Confira as melhores receitas feitas com pinhão e com milho, e aprenda a fazer quitutes maravilhosos de festas juninas e outros pratos de dar água na boca!

Aqui tem tudo para preparar aquele “arraiá” especial, não é mesmo? Bom apetite e boa festa!

 

por Camila Viol.

Fontes: Claudia – Abril | Guia da Semana | Vai com Tudo | M de Mulher | Receitas de Minuto | Receitas Ana Maria | Santa Helena | Cozinha Legal

AVISO