Loteamentos
e Incorporação
Av. Higienópolis, 70
Londrina - PR
Segunda à sexta-feira
8h - 18h | Sáb 8h - 12h
Atendimento
(43) 3373-7979

Os 15 melhores restaurantes para comer em Paraty – RJ

Classificada pela UNESCO como Cidade Criativa de Gastronomia.

São restaurantes de comida típica litorânea com frutos do mar, além de diversos outros tipos de culinária, das mais simples às mais requintadas.

Paraty é, de fato, um lugar encantador com restaurantes incríveis para passear com a família e amigos. Além de todas as belezas naturais de praias, matas e ilhas admiráveis, a cidade conta com extrema riqueza cultural, histórica e gastronômica.

Exatamente por esses fatores, a UNESCO concedeu a Paraty o título de Cidade Criativa para Gastronomia, um título de reconhecimento a um local que se apoia em práticas inovadoras para promover a participação social na cultura, indústria criativa, políticas de desenvolvimento e sustentabilidade urbana.

Ao todo, a UNESCO incluiu, ao longo de 13 anos, 180 cidades na Rede Criativa, subdivididas em temas como design, literatura, filme, música, artesanato e arte popular. Fazem parte da lista as cidades brasileiras de João Pessoa (Artesanato e Cultura), Santos (Filme), Salvador (Música), Curitiba e Brasília (Design), Belém, Florianópolis e, agora, Paraty (Gastronomia).

O título concedido pela UNESCO é tido como um verdadeiro prêmio de reconhecimento e honra ao mérito. A cidade fluminense é muito conhecida pela Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP), um dos maiores eventos destinado à cultura internacional que traz grande público todos os anos.

Para quem vai até Paraty conhecer a cidade ou já mora no local, boas opções não faltam. O público pode se deliciar com incríveis preparos de pratos e sobremesas de dar água na boca e, acredite, é difícil escolher o melhor.

Como a cidade respira cultura e diversidade de públicos e preferências, em Paraty é possível encontrar barzinhos à beira mar, cantinas italianas, choperias com música ao vivo, bistrôs de alta gastronomia, pasteis de feira, quiosques de açaí e pescados absolutamente incríveis.

Para ajudar nesta complicada tarefa de conhecer os melhores locais em meio a um reduto gastronômico de primeira como é Paraty, nós selecionamos 15 restaurantes de destaque que não podem faltar no seu roteiro pela cidade!

 

1 – Restaurante Banana da Terra

Um dos mais prestigiados restaurantes de Paraty é o restaurante Banana da Terra que, como o nome já adianta, elabora pratos com banana da terra numa composição perfeita com outros elementos da cozinha caiçara indígena regional.

A harmonização é simplesmente divina. São moquecas, tortas, frutos do mar e outros pratos que levam preparos extremamente cuidadosos e feitos com perfeição. A criatividade de mesclar sabores e texturas deu à Chef Ana Bueno as melhores avaliações em um restaurante de identidade forte e única.

Restaurante Banana da Terra - Paraty - RJ

O Banana da Terra prioriza o sabor através de temperos e preparos elaborados com perfeição. (Foto: Pousadinhas)

 

O Arroz Negro com camarões flambados na cachaça, um dos mais aclamados pratos do restaurante, leva em sua composição abobrinhas, azeite com pimenta rosa e cachaça paratiense, um dos grandes diferenciais da receita.

O menu é repleto de boas sugestões. Entre os pratos principais estão a Posta de robalo com crosta de pimenta e palmito pupunha, o Robalo grelhado sobre cama de banana da terra e o Gratinado de aipim com peixe e camarões, regado a leite de coco, gengibre, abacaxi e pimenta.

Para sobremesa, a casa conta com delícias como a Torta quente de banana com calda de vinho do Porto, farofa de castanha de caju e sorvete de canela, o Sonho de aipim recheado de goiabada e catupiry e sorvete de goiaba e também a mousse de chocolate Callebaut com cubos de torta de chocolate e purê de frutas vermelhas.

Restaurante Banana da Terra - Paraty - RJ

As sobremesas são cuidadosamente preparadas com a criatividade dos elementos. (Foto: Restaurante Banana da Terra)

 

Além dessas receitas, há um excelente cardápio variado com opções vegetarianas, filés, frutos do mar e pescados que podem ser saboreados como entradas e pratos principais. Para fechar, há ainda outras combinações inusitadas em sobremesas fantásticas.

Uma das explicações para tamanha qualidade na culinária desenvolvida pelo restaurante é uma horta própria de 1000 m² que fornece cebolinha, coentro, batata-doce, salsinha, rúcula, manjericão e outras hortaliças sempre fresquinhas para o preparo dos pratos.

Outro diferencial é o ambiente. O local é absolutamente encantador, com o charme dos casarões antigos em estilo colonial e seus janelões. Os móveis rústicos trazem uma atmosfera elegante e acolhedora que reforçam a tradição histórica do local.

Banana da Terra - Paraty - RJ

Tradição e beleza na arquitetura colonial do Restaurante Banana da Terra. (Foto: Original Miles)

 

Restaurante Banana da Terra - Paraty - RJ

Por dentro, requinte e aconchego num ambiente que tem como prioridade o bem estar de sua clientela. (Foto: Original Miles)

 

Pode-se dizer que o Banana da Terra é uma surpresa de sabores e preparos. Um lugar que definitivamente você precisa conhecer!

 

Horário de atendimento:

Segundas, quartas e quintas: 18h às 24h

Sexta, sábado, domingo e feriados: 12h às 16h e 19h às 24h

Endereço:

Rua Dr. Samuel Costa, 198 – Centro Histórico – Paraty – RJ

Telefone:

Tel. (24) 3371-1725

Banana da Terra – Site e Facebook:

Visite o site do restaurante!

Tem Facebook? Dê uma olhada na página do restaurante Banana da Terra

 

2 – Restaurante Quintal das Letras

Também explorando a culinária caiçara, o restaurante Quintal das Letras proporciona uma viagem aos sabores da terra, adotando o estilo “farm-to-table” com a proposta de servir produtos sempre frescos diretamente da horta da Fazenda Bananal e promover sustentabilidade.

E esse objetivo é cuidadosamente observado à risca. Desde a estrutura do ambiente, arquitetura, mobília, iluminação, circulação de ar, até a gastronomia propriamente dita. O Quintal se situa lado a lado à Pousada Literária, local oficial da FLIP. Ou seja, bom gosto e cultura são prioridades!

A responsabilidade ambiental começa se projetando nos materiais utilizados na restauração de um dos casarões mais antigos de Paraty: teto de palha de dendê, aproveitamento de luz natural, mobília feita com madeira certificada e ambiente extremamente arejado através de grandes porta e janelas.

Além da parte interna, há uma área ao ar livre muito agradável que permite sentir até mesmo a brisa que vem do mar. Um convite e tanto para uma refeição de qualidade, não?

Restaurante Quintal das Letras - Paraty - RJ

Toda a estrutura do Quintal das Letras foi pensada priorizando o meio ambiente e a sustentabilidade do espaço. (Foto: Viagem e Turismo)

 

Quintal das Letras - Paraty - RJ

Na área externa, uma agradável varanda convida a bons momentos no restaurante. (Foto: Destemperados)

 

Restaurante Quintal das Letras - Paraty - RJ

Dos menores aos maiores detalhes, a organização e estruturação do Quintal das Letras foi planejada com minúcia e perfeição. (Foto: Viagem e Turismo)

 

Falando da culinária em si, o Quintal das Letras explora um menu variado e cheio de boas surpresas na composição de seus pratos. Se Paraty recebeu o título de Cidade Criativa para Gastronomia, certamente o Quintal contribui significativamente para isso.

O cardápio reúne opções interessantíssimas como o shot de abóbora com chantilly e mascarpone, fava tonka e cebolinha. O ceviche de peixe com salada de batata baroa é um dos maiores atrativos do menu, feito com pimenta dedo de moça, cebolinha e condimentos que dão tempero e sabor inigualável à iguaria.

Como prato principal, a barriga de Porco Pururuca com caramelo de shoyo e laranja acompanhada de farofa e chantilly de feijão supera expectativas. Da mesma forma, o Robalo em crosta de banana com gratinado de raízes, molho de ervas e limão alegra o paladar!

Quintal das Letras - Paraty - RJ

Com um menu criativo e variado, os pratos da casa conquistam o paladar dos clientes. (Foto: Viagem e Turismo)

 

Quintal das Letras - Paraty - RJ

A apresentação é sempre um show à parte nos pratos do Quintal das Letras! (Foto: Claudia Mascarenhas)

 

O preparo de frutos do mar e as sobremesas são outros destaques da casa. O restaurante proporciona uma experiência fantástica com a Pannacota de iogurte e chocolate branco e a Torta de Cupuaçu, aipim e coco, além de outros doces que prezam pelo sabor e pertencem a uma gastronomia requintada e muito aclamada.

Não dá pra perder, né?

 

Horário de atendimento:

Todos os dias das 12h às 23h

Endereço:

Rua do Comércio (Ten. Francisco Antônio), 362 – Centro Histórico – Paraty – RJ

Telefone:

Tel. (24) 3371-1568

Quintal das Letras – Site e Facebook:

Visite o site do restaurante!

Tem Facebook? Dê uma olhada na página do Quintal das Letras na Pousada Literária de Paraty

 

3 – Margarida Café

Já são 15 anos deste que é um dos melhores restaurantes de Paraty, apresentando uma gastronomia sofisticada, especializada e muito variada. A exemplo do menu, todo o ambiente sugere uma diversidade de espaços, atendendo muito bem às preferências dos clientes.

Adega climatizada, padaria gourmet, jardim de inverno, forno à lenha e uma estrutura charmosa e agradável é o que oferece o Margarida Café, que conta com alguns diferenciais de muita qualidade.

Restaurante Margarida Café - Paraty - RJ

Diferentes e agradáveis espaços compõem a ótima estrutura do Margarida Café. (Foto: Paraty Tours)

 

Todas as massas, assim como os pães, são feitos na própria padaria gourmet do restaurante, utilizando produtos importados e de primeira linha que dão um toque especial às receitas. É dessa forma que a casa conquista seu público servindo deliciosas pizzas com mais de 30 variedades de sabores.

Pães e massas no restaurante Margarida em Paraty

Pães e massas são feitos no próprio estabelecimento e estão sempre quentes e fresquinhos! (Foto: Margarida Café)

 

Para o almoço, o chef Paulo Renato prepara especialmente dois pratos sendo sempre um de peixe e um de carne em receitas contemporâneas com um leve e sutil toque internacional.

Margarida Café em Paraty - RJ

Camarões Grelhados com Risoto de Aspargos Frescos é uma das várias e excelentes opções da casa. (Foto: Trilhas e Aventuras)

 

Já para as noites paratienses, uma das melhores sugestões é uma reunião entre amigos e com aquela companhia especial para desfrutar de um bom vinho no Margarida Café. São mais de 320 rótulos nacionais e internacionais dos melhores vinhos alocados numa adega climatizada com capacidade para 2500 garrafas.

O restaurante ainda dispõe de agenda para eventos como festas de casamento, convenções, confraternizações e afins, contando com uma tecnologia de alta qualidade através de um grande painel digital e outras aplicações multimídia.

Para celebrar pratos de alta gastronomia, uma programação diária de música ao vivo acontece para dar um toque a mais de alegria, leveza e bem estar ao ambiente. Pra completar, o Margarida Café é Pet Friendly, então bichinhos (pets) são muito bem vindos. É simplesmente imperdível!

 

Horário de atendimento:

Padaria: Todos os dias a partir das 7h

Restaurante: Todos os dias das 12h às 23h

Endereço:

Praça do Chafariz, Centro Histórico – Paraty – RJ

Telefone:

Tel. (24) 3371-2441

Margarida Café – Site e Facebook:

Visite o site da Margarida Café!

Tem Facebook? Dê uma olhada na página do Café

 

 

4 – Restaurante Bartholomeu

No coração de Paraty,  localizado no centro histórico da cidade, está o Restaurante Bartholomeu – Cozinha Primitiva, especializado nos mais variados preparos de carnes e no sabor dos frutos do mar.

Restaurante Bartholomeu em Paraty - RJ

O Restaurante Bartholmeu conta com todo o charme das construções tipicamente colonais do município histórico. (Foto: Paraty)

 

Num menu requintado e inusitado, o renomado Chef Alexandre Righetti proporciona uma expericência diferenciada e singular com ingredientes típicos da culinária caiçara como a banana-da-terra, o aipim e o palmito pupunha, cuidadosamente articulados à gastronomia clássica francesa com o toque peculiar da escola tailandesa. Verdadeiramente, uma cozinha criativa!

Um dos grandes diferenciais da casa é a forma com que as carnes são preparadas, feitas em forno à lenha, preservando, assim, todo o sabor, textura e qualidade dos cortes. Entre eles, carnes nobres como Prime Rib Angus, Picanha, Filé Mignon e outras especialidades podem ser saboreadas em diversos e surpreendentes preparos.

Para acompanhar o requinte do cardápio, a casa oferece uma incrível carta de vinhos, entre rótulos nacionais e importados, que oferecem as mais diferentes notas de sabor para complementar perfeitamente o prato escolhido.

Além dos vinhos, há cervejas artesanais e outros drinks que podem ser degustados  junto a um agradável som ao vivo de frente para praça central, ao ar livre ou na parte interna do restaurante, que conta com uma decoração bela e aconchegante.

Restaurante Barthô em Paraty - RJ

No Barthô é assim: música ao vivo para dar o toque perfeito a um ambiente tranquilo, romântico e muito agradável. (Foto: Paraty)

 

Restaurante Bartholomeu em Paraty - RJ

A decoração rústica da arquitetura colonial foi utilizada e cuidadosamente preparada para trasmitir uma sensação acolhedora e confortável aos clientes enquanto saboreiam o delicioso menu do Barthô. (Foto: Chambres d’hotês)

 

Horário de atendimento:

Segunda a Quinta-feira das 18h às 23h

Sexta a domingo das 12h às 16h30 e 19h às 24h

Endereço:

Rua Comendador José Luiz, 281, Centro Histórico – Paraty – RJ.

Telefone:

Tel. (24) 3371-9624

Barthô – Site e Facebook:

Visite o site do restaurante Bartholomeu!

Tem Facebook? Dê uma olhada na página do Barthô

 

5 – Restaurante Villa Verde

O restaurante Villa Verde faz, decididamente, jus ao nome. Situado no limite do Parque Nacional da Serra da Bocaina, às margens do Rio Perequê-Açu, o Villa promove uma completa e total integração com a natureza.

O restaurante está inserido em um imenso jardim tropical em meio à mata, cercado por piscinas naturais formadas pelas águas do rio e pelo desemboque de uma cachoeira nas dependências do parque. Por isso, o restaurante oferece a possibilidade de mergulhos refrescantes nos dias mais quentes, que é um dos grandes diferenciais do local.

Restaurante Villa Verde em Paraty - RJ

O restaurante ganha ainda mais charme envolto pelos belíssimos tons verdes do Parque Nacional da Serra da Bocaina. (Foto: Villa Verde Paraty)

 

Villa Verde restaurante em Paraty - RJ

Um almoço com essa vista em meio à natureza ganha um sabor ainda mais especial, não é mesmo? (Foto: Villa Verde Paraty)

 

Na parte gastronômica, o Villa Verde surpreende ainda mais. O cardápio compreende massas italianas, risotos, peixes, carnes e aves, além de deliciosas entradas e sobremesas. O grande destaque do menu fica por conta do Ossobuco de Vitela com risoto de açafrão, um verdadeiro deleite para o paladar!

O Ravioli recheado com abóbora na manteiga e sálvia, o Risoto à Milanese e os talharins Pomodorini e Gamberi também são excelentes pedidas para quem deseja uma refeição prazerosa e de muito sabor.

Massas e carnes no restaurante Villa Verde em Paraty - RJ

Especializado em massas e carnes, o restaurante conquista pelo sabor e preparo extremamente cuidadoso de seus pratos. (Foto: Villa Verde Paraty)

 

Completando este panorama de alta gastronomia, o cenário se complementa com o canto dos pássaros que circundam e sobrevoam o verde das árvores da belíssima Serra da Bocaina. O restaurante Villa Verde é um convite gastronômico irrecusável!

 

Horário de atendimento:

Todos os dias das 11h às 17h

Endereço:

Estrada Paraty Cunha, Km 6 – Paraty – RJ

Telefone / WhatsApp:

Tel. (24) 3371-7808 / 99224-1947

Villa Verde – Site e Facebook:

Visite o site do restaurante Villa Verde!

Tem Facebook? Dê uma olhada na página do Villa Verde

 

6 – Sancho Pança Restaurante

Se a pedida é um lugar saboroso, diferenciado e com preço justo, o Sancho Pança Restaurante é uma das melhores opções em Paraty, oferecendo um ambiente rústico e agradável aos seus clientes.

No menu há a variedade entre ótimos pratos de peixes, frutos do mar, carnes e massas. A Costela de boi no bafo é uma das sugestões que mais agrada e conquista, preparada com exatidão de critérios para que o resultado seja uma carne macia, suculenta e saborosa.

O ambiente é climatizado para satisfazer os clientes nos dias mais quentes, contando com ar condicionado e também grandes janelas que promovem uma ótima circulação de ar e vento fresco nos dias mais amenos. No frio, lareiras são acesas para manter o local quente e muito confortável.

Restaurante Sancho Pança em Paraty - RJ

Sancho Pança: boa gastronomia a preços convidativos. (Foto: Viagem e Turismo)

 

Sancho Pança em Paraty - RJ

O espaço é perfeito para um bom bate papo descontraído entre amigos e em família. (Foto: Guia do Turismo Brasil)

 

Horário de atendimento:

Segunda a terça-feira das 11h às 17h

Quinta a domingo das 11h às 17h

(Fechado às quartas-feiras)

Na alta temporada, o restaurante é aberto todos os dias das 11h às 23h

Endereço:

Estrada para Cunha, km 2,5, aproximadamente 4 km da “Ponte Branca”

Telefone:

Tel. (24) 3371-8543

Sancho Pança – Facebook e Instagram:

Visite a página do restaurante Sancho Pança

Confira também o Instagram!

 

 

7 – Bistrô Oui Paraty

Para quem busca apenas um aperitivo entre refeições, o restaurante Oui Paraty é uma pequena creperia que conta com um menu de ingredientes variados e muito saborosos. O ambiente é pequeno, como um tradicional bistrô, contando com mesas dentro e na rua, com aquele característico charme francês.

 

Bistrô Oui Paraty - RJ

O Oui Paraty é um típico e charmoso bistrô francês que oferece crepes doces e salgados de dar água na boca! (Foto: Uma Senhora Viagem)

 

Os crepes tradicionais são chamados de “galletes” e são servidos com salada e mostarda dijon, tudo feito com o maior capricho pelo chef Patrick Louis. Entre os sabores de recheio, há deliciosas e inusitadas combinações como frango com pinhão, batata com toucinho, cordeiro, abobrinha, cogumelos e etc.

Restaurante e Bistrô Oui Paraty - RJ

Carregando toda a influência francesa, as galletes trazem o sabor dos queijos europeus, presunto cozido e aquela saladinha que dá o toque de leveza ideal ao prato. (Foto: Despachadas)

 

Carregando toda a influência francesa, as galletes trazem o sabor dos queijos europeus, presunto cozido e aquela saladinha que dá o toque de leveza ideal ao prato. (Foto: Despachadas)

Entre as excelentes sugestões do bistrô Oui Paraty estão a gallete Tradição, feita com presunto cozido, ovos mexidos queijo gruyere, e a Tradição Mais, que leva presunto cozido, queijo gruyere, gema mole e champignon ao alho e tomate fresco. De salivar, não?

Além dos tradicionais, há crepes que fazem sucesso para a hora da sobremesa e sempre que bate aquela vontade de comer um doce gostoso. Entre as opções, pasta de amêndoas com castanha de caju, chocolate meio amargo, nutella, caramelo e outras delícias.

Então já sabe, quando a pedida for por uma refeição leve, a creperia Oui Paraty conta com um sensacional crepe de massa levinha e muito sabor!

 

Horário de atendimento:

Quarta a sexta-feira das 15h30 às 23h

Sábado e Domingo das 11h30 às 23h30

(Fechado às segundas e terças-feiras)

Endereço:

Rua Santa Rita, 190 – Centro Histórico – Paraty – RJ

Telefone:

Tel. (24) 2122-2311

Oui Paraty – Facebook:

Tem Facebook? Dê uma olhada na página do Oui Paraty

 

8 – Voilà! Bistrô

O Voilà Bistrô é um cantinho de Paris praticamente escondido e secreto em Paraty. Localizado junto à Pousada Caminho do Ouro, o bistrô abriga todo o charme tipicamente francês, com pequenas dimensões, poucas mesas e muito requinte.

São apenas 7 mesas destinadas a proporcionar o melhor da gastronomia para clientes exigentes em sabor e paladar. A atmosfera do ambiente é toda romântica, sendo um lugar muito indicado a casais em momentos especiais como bodas e pedidos de noivado e casamento.

Voilà Bistrô em Paraty - RJ

O Voilà! é um verdadeiro pedacinho da França no litoral fluminense. (Foto: Catraca Livre)

 

Para preservar esse ambiente que inspira romance, o bistrô não recebe grandes grupos de pessoas nem pessoas com idade abaixo de 12 anos. O objetivo é que os clientes tenham momentos tranquilos e agradáveis num restaurante que prioriza bem estar e uma gastronomia sofisticada.

No menu, peixes, carnes, frutos do mar, risotos e massas com um refinamento internacional. E não estamos falando no sentido figurado. O Voilà foi considerado desde 2013 até o ano passado, 2016, o melhor restaurante do Brasil e o oitavo melhor restaurante do mundo pelo Traveler’s Choice Restaurantes.

Restaurante Voilà Bistrô em Paraty

O Voilà! é um verdadeiro pedacinho da França no litoral fluminense. (Foto: Catraca Livre)

 

Voilà Bistrô em Paraty - RJ

A culinária francesa é evidenciada de forma extraordinária nos pratos renomados do Voilà Bistrô. (Foto: Catraca Livre)

 

O resultado é obtido de acordo com a quantidade e a qualidade de avaliações que o restaurante tem nos 12 meses anteriores à apuração. A perfeição na elaboração dos pratos do Voilà Bistrô reflete o padrão de qualidade internacional.

Por ser muito restrito e ter altíssima procura, é importante reservar uma mesa para conhecer o local. As reservas são feitas através de um voucher de confirmação solicitado via email pelo endereço: [email protected]

 

Horário de atendimento:

Terça-feira das 12h às 15h.

Quarta a sexta-feira das 12h às 15h e 19h às 22h.

Sábado das 12h às 16h.

Domingo das 12h às 15h30

Quinta a Sábado – 19h às 22h.

(Fechado às segundas-feiras).

Endereço:

Estrada Paraty – Cunha km 4 – Ponte Branca – Paraty – RJ .

Telefone:

Tel. (24) 3371-6548.

Voilà! Bistrô – Facebook e Site:

Visite a página do restaurante Voilà! Bistrô.

Confira também o site do restaurante!

 

9 – Restaurante Le Gite d’Indaiatuba

Para os apaixonados por culinária francesa, Paraty oferece mais uma incrível e deliciosa opção. O restaurante Le Gite d’Indaiatuba traz em seus pratos uma das gastronomias típicas mais aclamadas no mundo com um toque mineirinho pra lá de brasileiro.

O casamento das duas culinárias é resultado de uma combinação de vida entre um francês e uma mineira, casal que comanda a casa. E, assim como na vida, a fusão na cozinha e nos temperos também deu muito certo.

Restaurante Le Gite d’Indaiatuba

O Le Gite d’Indaiatuba inova em sabores, temperos, gastronomia e apresentação. (Foto: Comendo por Aí)

 

O contraste sensacional de sabores se dá num menu variado e absolutamente delicioso. O Camarões Red Hot é um dos carros-chefes, que traz um preparo peculiar dos camarões servidos com risoto de mangas.

Robalo ao molho de gengibre e manga, ceviche, tarte tartin, ravióli de taioba, filé ao molho de vinho e outras saborosas iguarias fazem parte de um cardápio diferenciado e que compensa esforços para se chegar ao local.

O Le Gite d’Indaiatuba fica em plena Serra da Bocaina, em meio a muito verde e próximo a uma cachoeira deslumbrante. A estrada que leva até o local é asfaltada, mas não muito bem sinalizada, então informações prévias e atenção ao dirigir são essenciais.

Porém, o trajeto vale a pena ao chegar e se deparar com uma paisagem maravilhosa e toda essa natureza que cerca o restaurante. É possível até mesmo dar um mergulho nas águas refrescantes da cachoeira enquanto aguarda o pedido.

Que tranquilidade, né?

Le Gite d’Indaiatuba

Paz, sossego, integração com a natureza e boa gastronomia. Esta é a proposta do Le Gite d’Indaiatuba para que seus clientes tenham bons momentos. (Foto: Viagem e Turismo)

 

Horário de atendimento:

segunda, quarta e domingo, das 13h30 às 20h30h.

Endereço:

Acesso pelo km 562 da BR-101 p/ Angra dos Reis, Estr. p/ Graúna (Sertão de Indaiatiba).

Telefone:

Tel. (24) 9999-9923

Le Gite d’Indaiatuba – Facebook e Site:

Visite a página do restaurante Le Gite d’Indaiatuba

Confira também o site do restaurante!

 

10 – Restaurante Punto Divino

Mudando um pouco da França para a Itália, que é outra apaixonante escola gastronômica no mundo todo, Paraty abriga uma das cantinas mais agradáveis e aconchegantes da região. O Punto Divino é um restaurante que preza pela tradição das massas italianas de maior qualidade.

Restaurante Punto Divino em Paraty - RJ

O Punto Divino é um cantinho da Itália em Paraty que traz o melhor das cantinas de origem. (Foto: Café do Canal)

 

Fundado por dois italianos, o Punto Divino serve incríveis e deliciosas receitas típicas da Toscana e da Sicília em massas artesanais e feitas com todo o cuidado e perfeição. Os produtos são selecionados e o azeite extra virgem, o queijo parmesão e outros temperos são importados e escolhidos à dedo para dar o toque especial aos pratos.

Spaghetti Mare e Mata temperado

O Spaghetti Mare e Mata temperado com raspas de limão é um dos grandes e deliciosos atrativos da casa. (Foto: Viver pra Comer)

 

Para contribuir ainda mais com essa aconchegante e confortável atmosfera, o restaurante possui uma agradável varanda com árvores que possibilita sentir a brisa da cidade e refrescar os dias mais quentes.

Uma seleta programação musical abrilhanta ainda mais as noites no restaurante Punto Divino, ocasião ideal para apreciar um bom vinho e ter ótimos momentos em casal, entre amigos e com a família.

 

Horário de atendimento:

Todos os dias das 12h às 24h

Endereço:

Rua Marechal Deodoro, 129, Centro Histórico, Paraty – RJ

Telefone:

Tel. (24) 3371-1348

Punto Divino – Facebook:

Visite a página do restaurante Punto Divino!

 

11 – Restaurante Caminho do Ouro

O restaurante Caminho do Ouro traz em si, como o próprio nome sugere, um pouco da deliciosa e especial culinária de Minas Gerais. O restaurante e a cozinha são de propriedade de um casal de mineiros que soube imprimir com maestria o sabor típico de sua terra no menu.

Uma das coisas que mais impressiona no cardápio e na culinária da Chef Ronara é a ousadia na combinação acertada de sabores e temperos. Pratos como o Gratinado de mandioca com molho de jabuticaba ou o Camarão ao molho de limão galego e fruta da pupunha são exemplares que deram à chef uma identidade marcante e um reconhecido merecimento.

À frente do Caminho de Ouro, o casal de mineiros consegue traduzir em seu cardápio toda a riqueza e requinte da culinária brasileira através de pãezinhos caseiros servidos como couvert, Lombo de robalo assado com crosta de manjericão e do delicioso Risoto de camarão com aspargos.

O restaurante não surpreende só pela gastronomia contemporânea memorável. O ambiente é composto por uma decoração leve, descontraída e criativa, assim como a culinária protagonizada pela Chef Ronara.

Obras de arte de artistas plásticos de Paraty são evidenciadas e decoram as paredes do restaurante Caminho do Ouro. A mobília também é um dos destaques do espaço, contando com sofás e poltronas confortáveis e charmosas espalhadas pelo recinto.

Restaurante Caminho do Ouro em Paraty - RJ

O objetivo do Caminho do Ouro é levar aos seus clientes momentos de satisfação gastronômica em um ambiente confortável e acolhedor. (Foto: TripAdvisor)

Em resumo, tudo convida a essa experiência única e prazerosa pelos sabores do restaurante Caminho do Ouro!

 

Horário de atendimento:

Segunda a sábado, das 19h à 24h

Endereço:

R. Dr. Samuel Costa, 236 – Centro Histórico, Paraty – RJ

Telefone:

Tel. (24) 3371-1689

Caminho do Ouro – Facebook e Site:

Visite a página do restaurante Caminho do Ouro

Confira também o site!

 

12 – Restaurante Refúgio

O restaurante Refúgio é, como o próprio nome evidencia, um local de resguardo em meio às belezas naturais de Paraty. Localizado em frente ao cais, a casa é um convite romântico para boa gastronomia em um ambiente intimista e aconchegante.

Restaurante romântico em Paraty

O requinte na bela decoração é um convite aos olhos de quem conhece o Restaurante Refúgio. (Foto: Guia da Semana)

 

Restaurante Refúgio em Paraty - RJ

Na área externa, uma vista admirável da praia e do belíssimo mar de Paraty. (Foto: Blog da Carol Chicorsqui)

 

A especialidade da cozinha são os frutos do mar, com destaque especial para o Polvo à Provençal e o Camarão Casadinho. O menu variado traz outras deliciosas opções como massas e carnes para a apreciação dos mais variados gostos.

O ambiente é um diferencial à parte. Com uma decoração charmosa e iluminação à luz de velas, o restaurante conta com uma belíssima vista pro mar e uma agradável brisa marítima que deixam o local ainda mais acolhedor.

É ou não é inspirador?

Refúgio restaurante em Paraty - PR

A distribuição de luzes e cores em conjunto com as árvores e plantas que envolvem o restaurante dão ainda mais charme ao ambiente. (Foto: Refugio Restaurante)

 

Horário de atendimento:

Todos os dias das 12h às 23h

Endereço:

Praça da Bandeira, casa 01 – Loja 05, em frente ao Cais do Porto, Paraty – RJ.

Telefone:

Tel. (24) 3371-2447

Refúgio – Facebook e Site:

Tem Facebook? Visite a página do restaurante Refúgio.

Confira também o site!

 

13 – Balacobacco Beach Bar e Restaurante

Se o seu objetivo é curtir sombra, brisa e o sossego à beira-mar fazendo uma deliciosa refeição, uma ótima pedida é o restaraunte Balacobacco Beach Bar, no Jabaquara. A ideia é servir pratos com a cara e o tempero do litoral!

Contando com um menu variado, o bar oferece petiscos, pratos e drinks que são de dar água na boca! O visual na praia, de frente para o mar, completa essa agradável e relaxante experiência gastronômica.

Balacobacco Beach Bar e Restaurante

Que tal fazer uma deliciosa refeição com esse visual? (Foto: Blog Apaixonados por Viagens)

 

Pratos com frutos do mar fazem sucesso no restaurante, sempre muito bem preparados e com ingredientes de qualidade: Salmão ao Molho de Maracujá, Filé de Peixe ao Molho de Ervas, Bolinho de Bacalhau, Lula ao Molho, além de risotos, massas e grelhados.

Situado na Praia do Jabaquara, o Balacobacco conta com uma estrutura tipicamente praiana de quiosque com redes, espreguiçadeiras e sofás para quem deseja aproveitar o momento de descanso e interação com a natureza da melhor forma possível.

Balacobacco Beach Bar e Restaurante

O Balacobacco é o ambiente ideal para relaxar e curtir momentos agradáveis na praia! (Foto: Balacobacco Beach)

 

O bar tem como objetivo a satisfação do cliente, promovendo bons momentos a partir deste cenário paradisíaco com vista para o oceano e a simplicidade do pé na areia, aliado a refeições de qualidade e sabor.

Balacobacco Beach Bar e Restaurante

A vista exuberante de frente para o mar é um dos diferenciais do Balacobacco, no Jabaquara. (Foto: Balacobacco Beach)

 

O Balacobacco Beach atende de quarta à domingo, sempre das 10h às 18h. Aproveite para curtir um momento de tranquilidade e meio a belas paisagens!

 

Horário de atendimento:

Quarta a Domingo, das 10h30 às 18h.

(Fechado às segunda e terças-feiras)

Endereço:

Av. Jabaquara, s/n, Paraty – RJ

Telefone:

Tel. (24) 3371-6038.

Balacobacco – Facebook e Site:

Tem Facebook? Visite a página do Balacobacco Beach

Confira também o site!

 

14 – Paraty 33

Se a sua aposta para a noite paratiense vai além dos bistrôs e restaurantes de gastronomia requintada e de caráter romântico, o Paraty 33 é um dos maiores points da cidade, dono de uma atmosfera única de agito e badalação.

O Paraty 33 é um bar que guarda uma gastronomia saborosa, drinks, chopes, música ao vivo, pista de dança e um agradável clima de animação típico das cidades praianas.

Como destaque no cardápio do bar, os grelhados servidos na tábua têm sabor característico do preparo em churrasqueira. A Sopa de ervilhas com roqueford também é uma deliciosa opção para aquela refeição mais leve na madrugada.

Além dos ares alegres de confraria com muito chope e cervejas, a casa ainda conta mais de 60 rótulos de vinhos armazenados em adega climatizada para o sabor na temperatura perfeita!

Atendendo e agradando a todos os gostos, o Paraty 33 é um ambiente diferenciado e cativante que está sempre pronto para conquistar todos os públicos!

Bar Paraty 33 em Paraty - RJ

O Paraty 33 oferece ampla estrutura para receber o público animado das noites de Paraty. (Foto: Guia do Turismo Brasil)

 

Bar Paraty 33

O clima de badalação e alegria toma conta do bar Paraty 33 com muita música e dança entre os clientes. (Foto: Monique Renne)

 

Horário de atendimento:

Todos os dias, inclusive feriados das 12h às 16h e a partir das 21h

Endereço:

Rua Maria Jácome de Mello, 357, Centro Histórico, Paraty – RJ

Telefone:

Tel. (24) 3371 7308 / 3371-7311 / 3371-1630

Paraty 33 – Facebook e Site:

Tem Facebook? Visite a página do Paraty 33 Balada

Confira também o site!

 

15 – Restaurante Thai Brasil

Diversificando um pouco a gama de sabores gastronômicos, o restaurante Thai Brasil traz o melhor da culinária tailandesa em Paraty, usando e abusando dos sabores marcantes típicos da escola gastronômica asiática.

Restaurante Thai Brasil em Paraty - RJ

O restaurante Thai Brasil é reconhecido pela técnica, sabor e perfeição na elaboração dos pratos. (Foto: Blue Lapis Road)

 

Restaurante Thai Brasil em Paraty

O tempero típico da culinária tailandesa do Thai mescla a força da gastronomia asiática com a sutileza nos detalhes da apresentação. (Foto: Monique Renne)

O menu conta com pratos que levam o tempero característico tailandês, com pimentas e ervas aromáticas. O Arroz refrito com carne e legumes é uma das preferências da clientela, superando expectativas sempre.

O ambiente recebe uma decoração leve e colorida, com tons fortes e alegres. A mobília permite conforto e aconchego para o desfrute de pratos preparados com zelo e perfeição.

O Thai Brasil permite uma experiência única e indescritível pelos sabores da gastronomia oriental asiática que você não pode deixar de provar!

 

Horário de atendimento:

Segunda a quinta-feira das 18h às 23h

Sexta e sábado das 18h às 24h

(Fechado aos domingos)

Endereço:

Rua do Comércio, 308 A, Centro Histórico, Paraty – RJ

Telefone:

Tel. (24) 3371-2760

Thai Brasil – Facebook e Site:

Tem Facebook? Visite a página do restaurante Thai Brasil 

Confira também o site!

 

Claro que, além desta seleta lista, há inúmeros outros restaurantes e bares em Paraty que servem um alto padrão de gastronomia e qualidade. Para conhecer, recomendamos mais do que uma simples visita à cidade, porque certamente faltará tempo para tantas opções!

Com o título concedido pela UNESCO, Paraty entra numa lista pequena e privilegiada de cidades com grande potencial em determinadas áreas como a Gastronomia. Vale a pena conhecer de perto, né?

Você vai se apaixonar por Paraty, pode apostar!

 

por Camila Viol.

Fontes: G1 – Globo | Guia da Semana | Viagem e Turismo | Voali | Veja Rio – Abril
Destemperados | Margarida Café | Ilha Kontiki | Pousada Caminho do Ouro | Restaurante Caminho do Ouro