Loteamentos
e Incorporação
Av. Higienópolis, 70
Londrina - PR
Segunda à sexta-feira
8h - 18h | Sáb 8h - 12h
Atendimento
(43) 3373-7979
19 jun 2017

10 Receitas doces e salgadas de milho com gosto de Festa Junina

Dando sequência à nossa série junina, estas receitas com milho vão conquistar você!

Continuando a nossa série especial sobre Festa Junina, hoje nós iremos conhecer receitas sobre o ingrediente mais versátil da temporada, o milho! E é quase impossível não lembrar dele nessa época que, aliás, é uma das mais deliciosas do ano!

O milho é um alimento super saudável, cheio de nutrientes, rico em proteínas, amido, fibras, zinco, fósforo e muitas vitaminas, além de conter um baixo índice de gordura. Para completar, o cereal ainda é uma poderosa fonte de carboidratos e, por isso, um ótimo fornecedor de energia para o corpo.

Mas nem precisa fazer muita propaganda das propriedades nutricionais do milho, porque, só pelo sabor, ele já se vende sozinho, não é mesmo? São inúmeras formas de fazer e preparos distintos entre doces e salgados que são de dar água na boca!

Então vamos ao que interessa, sem mais delongas: receitas com milho que vão deixar sua festa junina ainda mais gostosa!

Prepare o carderninho de receitas para uma seleção toda especial sobre o milho! Bora?

 

1 – Torta Cremosa de Milho Verde

Pra iniciar essa seleção de delícias com milho, uma receita simples e que vai bem a qualquer hora: Torta Cremosa de Milho Verde! Seja no café da manhã, como complemento nas refeições ou simplesmente para beliscar como aperitivo, essa torta vai conquistar todo mundo!

Receitas doces e salgadas de milho com gosto de Festa Junina

Deu vontade só de olhar? Aprenda como fazer essa torta maravilhosa! (Foto: Entretenimento Band)

 

Anote os ingredientes:

  • 2 xícaras e 1/2 (chá) defarinha de trigo
  • 150g margarina
  • 1 xícara e 1/4(chá) leite
  • 1 ovo
  • 3 latas de milho verde
  • 1 cebola pequena picada
  • 1 queijo parmesão ralado
  • 2 xícaras de margarina
  • sal a gosto
  • pimenta-do-reino a gosto

Vamos começar pela massa, ok? Junte numa tigela 150g de margarina, ¼ xícara de leite, o ovo e o sal, misturando em seguida, aos poucos, a farinha. Com as mãos, vá mexendo e modelando toda a mistura até que se torne uma massa homogênea.

Quando a massa atingir esse ponto, junte tudo e faça uma grande bola. Reserve para utilizarmos mais tarde. Enquanto isso, vamos ao recheio!

Bata 2 latas de milho e 1 xícara de água da conserva das latas no liquidificador até que fique com a textura de um purê. Em seguida, peneire e reserve também.

Numa panela, refogue a cebola com o restante da margarina, adicione 3 colheres de sopa de farinha de trigo e um xícara de leite. Por conta da farinha, esta mistura precisa ser misturada rapidamente, senão vai empelotar, então precisa ser ágil nessa etapa.

Junte ao preparado da panela o purê, o milho restante sem a água da conserva e o queijo. Tempere a gosto com sal e pimenta e deixe cozinhar em fogo baixo até que engrosse. Enquanto isso, hora de preparar a forma.

Primeiramente, pré-aqueça o forno em 200ºC. Em uma forma de fundo removível, espalhe a massa sobre todas as superfícies, incluindo as laterais, e derrame o recheio sobre ela. Leve ao forno por cerca de 40 minutos até dourar.

Pronto! É só deixar esfriar um pouco e aí saborear essa delícia quando quiser!

Torta cremosa de milho verde

Esta receita de torta de milho é cremosa e cheia de sabor! (Foto: Manga com Pimenta)

 

2 – Creme de Milho

Uma ótima opção para os dias mais frios, comuns nesta época do ano e nas festas juninas, é o Creme de Milho, porque nos deixa bem aquecidos. Além de ser uma receita maravilhosa, olha só:

Receita - Creme de milho verde

O creme de milho é uma ótima indicação para o inverno. (Foto: Tempero Alternativo)

 

Ingredientes:

  • 1 lata de milho
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • ½ xícara (chá) de leite
  • 1 tablete de caldo de legumes
  • 1 cebola média ralada
  • 1 lata de creme de leite
  • 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
  • Sal e pimenta a gosto

Um detalhe bacana dos cremes e caldos é que geralmente eles não são muito complicados de fazer, não é verdade? Além de práticos, são bem saborosos! Para fazer esta receita, também é simples.

Primeiro, no liquidificador, bata o milho e o leite e reserve. O próximo passo é direto na panela. Refogue a cebola na manteiga, acrescente a farinha e mexa rapidamente, da mesma forma que fizemos na receita anterior.

Adicione então o milho batido e mexa bastante até que dissolva por completo e se torne um creme. Tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar por aproximadamente 10 minutos em fogo baixo. Por fim, acrescente o creme de leite para dar ainda mais cremosidade.

Para complementar o sabor e o acabamento do prato, um pouco de salsinha e queijo ralado polvilhados por cima vai muito bem!

Receita - Creme de milho verde

Todo o sabor do milho pode ser apreciado neste creme suave e gostoso. (Foto: Amando Cozinhar)

 

Quer conhecer outros cremes deliciosos para este inverno? Dá uma conferida na nossa publicação especial sobre receitas de sopas e cremes para aquecer nestes dias frios!

 

3 – Cuscuz de Milho

Para esta receita, o milho será nosso astro, o principal ingrediente. Vamos aprender a fazer um saboroso Cuscuz de Milho!

Cuscuz de milho verde

Neste cuscuz, o milho é a grande estrela do prato! (Foto: Guia da Cozinha)

 

Para isto, você vai precisar de:

  • ½ pacote de flocão de milho (250g)
  • 1 colher (sopa) rasa de polvilho doce (7g)
  • 1 pitada de sal
  • 1 e ¼ de xícara (chá) de água (150ml)
  • Margarina

O procedimento inicia misturando o flocão, o polvilho, o sal e a água até que fique um pouco úmido. Feito isso, deixe a mistura descansar por 15 minutos.

Aqueça água numa cuscuzeira pequena e coloque o preparado sem compactar, nivelando a massa. Com a panela tampada, deixe cozinhar por mais 15 minutos aproximadamente. Na dúvida do ponto, faça o teste do palito: se sair limpo, está pronto.

Desenforme e sirva bem quente com a margarina: simples e delicioso!

Adicione um pouco de margarina para aperfeiçoar ainda mais o sabor do cuscuz de milho. (Foto: Pitadinha)

 

4 – Pamonha caseira de Milho Verde

É claro que um clássico junino como este não poderia faltar na nossa lista: a tradicional (e sensacional!) pamonha de milho! É um pouco trabalhosa e o tempo de preparo não é muito rápido, mas o resultado vale a pena.

Tanto para a receita doce quanto para a salgada, o procedimento inicial é o mesmo, então antes de falarmos dos ingredientes, vamos conhecer o modo de preparo das pamonhas.

Já no primeiro passo temos um detalhe importante. As palhas que envolvem as espigas precisam ser preservadas para depois, então descasque as espigas com bastante cuidado, ok?

Ferva as palhas e deixe secar individualmente, e enquanto isso, daremos prosseguimento à parte mais trabalhosa da receita.

Corte as duas extremidades de cada espiga e limpe bem, retirando os cabelinhos do milho. Em seguida, com ajuda de um ralador grosso, rale tudo rente ao sabugo.

Caso não tenha um ralador, pode retirar os milhos com a ajuda de uma faca também, cortando o mais próximo que puder do sabugo.

O objetivo é deixar que o milho fique triturado, como se fosse milho ralado mesmo. Falaremos disso especificamente em cada receita, ok? Começando agora pela pamonha salgada!

 

Pamonha de Milho Salgada com queijo

Pamonha salgada com queijo

A pamonha salgada é um clássico do milho ainda mais saboroso com o queijo. (Foto: Guia da Cozinha)

Para esta receita, optamos por uma combinação deliciosa que é a inclusão do queijo dentro da pamonha. Depois de preparar as palhas e o milho ralado (ou ainda os grãos, caso não tenha o ralador), vamos dar seguimento à receita salgada.

Primeiro, anote os ingredientes:

  • 10 espigas de milho
  • 10 tiras de queijo qualho
  • 200 ml de óleo
  • 1 colher de sopa de sal
  • 1 pitada de açúcar

A quantidade de espigas fica a seu critério, vai depender de quantas pessoas você pretende servir e do tamanho da sua vontade! Esta receita rende cerca de 10 porções, para ter uma ideia.

Para fazer o creme do milho que vai rechear as pamonhas, coloque no liquidificador o milho e bata para triturar bem. Em seguida, coe numa tigela. O óleo precisa estar quente, então aqueça e adicione ao milho, juntamente com o sal e o açúcar. Mexa tudo com uma colher de pau.

O toque final da receita se dá por conta da inclusão do queijo. Insira os filetes do queijo coalho no meio de cada pamonha, dentro do creme de milho. Agora, vamos para a segunda etapa importante da receita! Este procedimento será feito também no caso da pamonha doce, ok?

Dobrando as palhas ao meio, costure dos dois lados formando uma espécie de saquinho, onde depositaremos o creme feito com o milho. Com o barbante, amarre a ponta que ficou aberta. Agora só falta cozinhar este preparado.

Numa panela, coloque água e deixe ferver. Quando isso acontecer, mergulhe os travesseirinhos de pamonha e deixe por cerca de 1h a 1h30min. Sim, é demorado! Mas as pamonhas precisam estar bem cozidas.

Após este tempo de cozimento, retire as pamonhas com uma escumadeira e deixe escorrer. É de dar água na boca! E pra salivar ainda mais, que tal uma receita doce de sobremesa?

 

Pamonha de Milho Doce

Pamonha de milho doce

Na versão doce, a pamonha conquista ainda mais! (Foto: Guia da Cozinha)

 

Para esta delícia, vamos precisar de:

  • 6 espigas de milho grandes
  • 1/2 xícara (chá) de açúcar
  • 1/2 xícara (chá) de leite de coco
  • 1 pitada de sal

Lembrando que a quantidade de espigas fica a seu critério, ok? Faça todo o procedimento inicial e aí já vamos falar direto do creme que vai rechear a pamonha.

No liquidificador, bata o milho (caso não tenha ralador), juntamente com o açúcar, o leite de coco e o sal, formando uma mistura cremosa. Faça as trouxinhas com as palhas e despeje dentro o creme batido.

Deixe cozinhar, da mesma forma mostrada na receita salgada e aí é só se deliciar!

E já que estamos falando de doce, vem que tem muita coisa boa pela frente!

 

5 – Curau de Milho

Outro grande clássico das festas juninas que não poderia ficar de fora é o delicioso Cural de Milho! Este tipo de receita é aquela que desperta boas memórias e saudades, com cara de vó, sabe?

Curau de milho

O curau é uma sobremesa que transmite amor e carinho pelo sabor (Foto: Natue)

 

O modo de preparo é simples, anote os ingredientes:

  • 4 espigas de milho verde
  • 1 vidro de leite de coco
  • 1 xícara e 1/2 de leite
  • 1 colher de margarina
  • 1 lata de leite condensado
  • Canela em pó para polvilhar
  • 1 pitada de sal

A primeira parte desta receita é bem semelhante ao preparo das pamonhas, retirando todo o milho das espigas com ajuda de uma faca e batendo no liquidificador. Aqui, incluiremos também o leite para bater junto.

Em seguida, leve ao fogo esta mistura adicionando todos os demais ingredientes, menos a canela. Permaneça mexendo o creme até que engrosse. Feito isso, basta retirar da panela e colocar numa travessa grande ou em pequenas individuais.

Polvilhe a canela por cima e prontinho!

Curau de milho verde com cravo e canela

Cravo e canela complementam com chave de ouro o sabor delicioso do curau. (Foto: Chão Goiano)

 

6 – Canjica

Falar em festa junina e não lembrar de canjica é praticamente impossível, né? É que a canjica é praticamente um ícone desta época do ano e não dá pra ficar sem. Não vamos romper a tradição!

Canjica - Receita para festa Junina

A canjica é uma das receitas mais tradicionais das festas juninas. (Foto: Receitas Nestlé)

 

Precisaremos de:

  • 500 g de canjica branca
  • 1 vidro de leite de coco
  • 50 g de coco ralado úmido e adoçado
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 litro de leite
  • Canela em pó a gosto
  • 8 colheres de sopa de açúcar

O prepara da canjica é um pouco demorado porque antes de efetivamente preparamos é preciso deixá-la de molho na água com o açúcar por cerca de 4 horas. Depois, cozinhe na pressão com 2 litros de água até que fique macia, aproximadamente 20 minutos.

Feito isso, coloque a canjica cozida numa panela e leve ao fogo junto com o leite, o leite de coco, o condensado e o coco ralado por 10 minutos até ferver, mexendo sempre para não grudar.

Finalize com a canela por cima e aproveite esta delícia super cremosa! Uma dica bem gostosa também é colocar amendoim triturado na receita, fica maravilhoso!

Canjica para festa Junina

Com ou seu amendoim, a canjica é um dos doces mais gostosos da temporada junina! (Foto: TV Sol Comunidade)

 

7 – Bolo de Milho com Goiabada

Não dá pra passar esta época sem bolo de milho, não é mesmo? A receita tradicional é deliciosa, principalmente quando está quente com uma pitada de margarina.

Trouxemos aqui uma versão tão deliciosa quanto que você precisa experimentar: o Bolo de Milho com Goiabada é um casamento perfeito no paladar! Vamos aprender?

Bolo de milho verde com goiabada

A combinação do milho com a goiabada é simplesmente incrível! (Foto: Áurea Alimentos)

 

Os ingredientes são:

  • 1 lata de milho verde escorrido
  • 3 ovos
  • 4 colheres (sopa) de manteiga
  • 1 xícara (chá) de açúcar (e mais um pouco para polvilhar)
  • 1/2 xícara (chá) de leite
  • 1 xícara (chá) de fubá
  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo
  • 1 colher (sopa) de fermento químico
  • 1 xícara (chá) de goiabada cortada em cubos pequenos
  • 1 colher (sopa) de farinha de trigo
  • 1 colher (sopa) de amido de milho
  • canela para polvilhar

O primeiro passo é bater no liquidificador o milho, os ovos, o açúcar e o leite por cerca de 2 minutos e, em seguida, passe tudo para um refratário. Acrescente à mistura o fubá, a farinha e o fermento e mexa tudo.

Misture os cubinhos de goiabada em 1 colher de farinha e uma colher de amido. Inclua a goiabada na mistura feita com os demais ingredientes. Unte uma assadeira com farinha e despeje a massa sobre ela.

Pré-aqueça o forno e asse em fogo médio por aproximadamente 40 minutos. Por fim, depois de assado, polvilhe açúcar por cima e um pouco de canela. É o toque final no sabor!

Cupcake - Bolo de milho verde com goiabada

Feito no tamanho tradicional ou como pequenos cupcakes, o bolo de Milho com Goiabada surpreende e conquista! (Foto: Tastemade)

 

8 – Cocadinhas de Milho Verde

Esta é uma outra receita que vem de um clássico, as famosas cocadas baianas. Esta versão traz o milho para dar um charme todo especial e diferenciado às tradicionais cocadinhas.

Cocada de milho verde

Já tinha ouvido falar nas deliciosas cocadas de milho? (Foto: M de Mulher)

 

Uma receita fácil de fazer e que rende bastante! Anote os ingredientes:

  • 1 lata de leite condensado
  • 1 lata de milho verde escorrido
  • 3 e 1/2 xícara (chá) de açúcar
  • 200 g de coco

Comece batendo no liquidificador o milho com o leite condensado. Em seguida, numa panela coloque o açúcar, o coco e o creme batido, e leve ao fogo baixo, mexendo sempre até engrossar.

Quando aparecer o fundo da panela enquanto estiver mexendo, desligue o fogo e despeje sobre uma superfície lisa untada com manteiga, nivelando o creme com uma espátula.

Deixe esfriar completamente antes de cortar! Uma dica para o ponto do corte é deixar de um dia para o outro o creme sobre a superfície, e só então fatiar a cocada. Faça retângulos médios e aí é só apreciar este doce incrível!

Cocadinhas de milho verde

Coco com milho não tem como dar errado, não é mesmo? (Foto: Guia da Cozinha)

 

9 – Sorvete de Milho Verde

Uma coisa boa na vida é ter sempre à mão aquela comida gostosa na hora que bate a vontade, né? Essa é uma das vantagens do sorvete, que pode ser feito em casa e deixar para consumir por bastante tempo, sempre que quisermos.

Por isso, nada melhor do que uma receita deliciosa de Sorvete de Milho. Vamos aprender a fazer?

Sorvete de milho

Exótico e saborosíssimo: assim é o sorvete de milho verde! (Foto: Central do Sabor)

 

Os ingredientes são:

  • 5 espigas de milho verde
  • 2 latas de leite (use a medida da lata de leite condensado)
  • 5 colheres (sopa) de açúcar
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 colher (café) de essência de baunilha
  • 2 caixas de creme de leite
  • 1 pitada de sal

Esta é uma receita de média complexidade, mais pela quantidade de processos do que pela dificuldade de execução. Vale a pena tentar, o resultado é maravilhoso!

A primeira etapa consiste em bater no liquidificador os grãos de milho com o leite e, em seguida, coar com uma peneira. Passe para uma panela e mexa até engrossar, quando adquirir a textura semelhante a um mingau.

Ao atingir esse ponto, adicione uma pitada de sal e o açúcar, deixando ferver por mais alguns minutos. Feito isso, desligue o fogo e deixe esfriar completamente. Vamos para a segunda etapa da receita!

Depois de frio, leve novamente esta mistura ao liquidificador, batendo com uma lata de leite condensado e duas caixinhas de creme de leite. Finalize adicionando uma colher de essência de baunilha.

Hora de levar esse creme batido para refrigerar! Deixe no congelador por cerca de 3 horas e meia antes de irmos para a última etapa do processo.

Quando o creme já estiver devidamente refrigerado após este tempo, retire do congelador e bata mais uma vez no liquidificador para que o sorvete adquira ainda mais cremosidade. Feito isso, basta voltar ao freezer por mais 6 horas e está pronto!

Uma sobremesa leve, saborosa e que pode ser consumida quando quiser!

Sorvete de milho

O sorvete de milho é uma delícia cremosa para tomar sempre que der vontade. (Foto: Pitadinha)

 

10 – Beijinho de Milho Verde

Docinho de festa é sempre sucesso em qualquer lugar. Quem é que resiste a um bom brigadeiro, beijinho e afins? Agora imagine essas delícias todas com o sabor delicioso do milho!

Para dar esse gostinho especial para a sua festa junina, selecionamos um doce clássico numa versão de dar água na boca: Beijinho de Milho Verde!

Beijinho de milho verde

O beijinho de milho verde é um docinho que não pode faltar na sua festa junina! (Foto: Tastemade)

 

Vamos precisar de:

  • 2 latas de leite condensado
  • 1 lata de milho verde escorrida
  • 2 xícaras de coco ralado
  • 1 colher (sopa) de manteiga

O modo de preparo segue a mesma linha do beijinho de coco tradicional, com algumas pequenas modificações por conta do milho. Primeiramente, bata no liquidificador o leite condensado, o milho e o coco ralado para fazermos uma mistura cremosa.

Em seguida, coe e passe tudo para uma panela com margarina e mantenha em fogo médio até atingir o ponto de beijinho, desgrudando do fundo. Se quiser comer como um beijinho de colher, está pronto, basta deixar esfriar um pouco.

Para servir numa festa junina ou qualquer evento, é interessante fazer as bolinhas depois de frio, enrolando com as mãos e passando no coco ralado. Uma delícia!

Tá com dúvidas de como fazer? Confira neste vídeo o passo a passo do modo de preparo deste delicioso beijinho de milho verde e inspire-se para fazer em casa!

 

 

De salivar, não é mesmo? Um detalhe peculiar é a apresentação dos beijinhos, servidos em pequenos chapéus de palha. Um charme!

Com todas essas receitas, certamente sua festa junina será um sucesso!

Complemente seu cardápio junino com pratos delicioso feitos com pinhão, outro ingrediente típico da estação que ganhou uma publicação especial só pra ele, dá uma conferida!

Continue acompanhando as nossas atualizações! Nossa série especial ainda conta com mais um ingrediente delicioso: o amendoim. Não perca!

 

por Camila Viol.

Fontes: Claudia Abril | Revista Globo Rural | Vila Mulher | Taste Made | Tudo Gostoso