Loteamentos
e Incorporação
Av. Higienópolis, 70
Londrina - PR
Segunda à sexta-feira
8h - 18h | Sáb 8h - 12h
Atendimento
(43) 3373-7979
[aps-social id="2"]
27 jul 2017

Fondue: 10 Deliciosas receitas para fazer em casa

Fondue – Opções doces e salgadas, receitas que vão do tradicional ao inusitado vão deixar você com água na boca!

Época de frio e a gente logo pensa em todas aquelas delícias de comer no inverno, né? Sem dúvida, uma das mais lembradas nesse período são os tradicionais fondues, que são tidos como um prato típico de frio.

As receitas mais feitas e lembradas costumam ser aquelas convencionais de carne, queijo e chocolate. Mas existem muitos outros sabores de fondues e variações deliciosas destas três receitas mais conhecidas, sabia?

Em alguns lugares há, até mesmo, restaurantes que fazem a chamada “sequência de fondue”, oferecendo vários sabores por um preço fixo, como se fosse um rodízio. Uma delícia!

Como, infelizmente, nem sempre a gente pode ir nesses restaurantes, trouxemos 10 receitas incríveis de fondues para fazer em casa e ficar bem aquecidos nas noites geladas. E, principalmente, pra ninguém passar vontade!

Selecionamos opções doces e salgadas, tradicionais e inusitadas para agradar e surpreender todos os gostos e paladares, olha só!

 

1 – Fondue de Queijo Caseiro Original

Para iniciar nossa empreitada gastronômica, vamos começar com uma receita tradicional e muito apreciada pelos amantes de fondue: o Fondue de Queijo Original! É sempre bom iniciarmos pelo clássico para depois desbravarmos novos sabores, né?

Fondue com queijo caseiro original

O Fondue de Queijo é um clássico que não pode faltar nas noites frias. (Foto: M de Mulher)

 

Então anote aí, para esta receita precisaremos de:

  • 600g de queijo (pode dividir em até 3 tipos de queijo. Fica como sugestão: emmental, gruyère e comté, mas pode usar outros, se preferir)
  • meio dente de alho
  • 200ml de vinho branco seco
  • noz-moscada a gosto
  • cubinhos de pão com casca grossa (tipo italiano)

A receita é simples e tradicional. Primeiramente rale os queijos e reserve. Em seguida, escolha uma panela para fazer o fondue que caiba sobre o réchaud depois, então não pode ser muito grande. Se você tiver em casa um aparelho de fondue, melhor ainda.

Esfregue o alho pelas laterais e pelo fundo da panela e adicione o vinho branco, levando ao fogo baixo até ferver. Quando atingir esse ponto, coloque o queijo ralado aos poucos, mexendo rapidamente com uma colher de pau.

Atenção para este momento, porque é um detalhe importante no procedimento. Mexa sempre e com agilidade, até que o queijo derreta por completo. Caso isso não seja feito desta forma, é possível que o queijo grude e ganhe uma consistência emborrachada e grudenta no lugar daquele creme gostoso que conhecemos.

Após o queijo dissolver completamente no vinho e obter uma textura cremosa, inclua a noz-moscada e misture. Feito isso, é só levar a panela ao réchaud e servir com cubinhos de pão! Rápido e delicioso!

É importante que o fogo do réchaud já esteja aceso quando levar a panela até ele, para que não dê tempo do creme esfriar e endurecer. Outro detalhe é o tipo do pão. A sugestão pelo pão italiano é por conta da casca grossa, mais consistente na hora de passar no creme e permanecer firme. Se quiser utilizar outros tipos de pão, fique à vontade, vai do seu gosto!

Seja como for, certamente esta receita é um sucesso!

 

2 – Fondue de Carne ao Vinho

Seguindo ainda a linha mais famosa e costumeira das receitas de fondue, vamos falar de uma bem tradicional com um toque a mais de sutileza e sabor: o Fondue de Carne ao Vinho! O prato feito apenas com carne é delicioso, mas o vinho é um diferencial, vamos conferir?

Os ingredientes são:

  • 1 cebola cortada ao meio
  • 2 dentes de alho amassados
  • 1 caldo de carne
  • 500g de filé mignon
  • 1 garrafa de vinho tinto seco

A execução é bem simples, o que é um estímulo a mais na hora de fazer. O primeiro passo é cortar os filé mignon em cubos e colocar numa travessa para servir na hora de apreciar o fondue. Vamos à mistura onde a carne será feita posteriormente.

Leve ao fogo na panela de fondue a cebola, o alho amassado, o caldo e o vinho até que o líquido ferva. Coloque a panela no réchaud e, utilizando os garfos do aparelho de fondue, espete os cubos de carne e deixe fritar no vinho.

Para acompanhar, é interessante fazer alguns molhos que complementam bem o sabor da carne, como um molho de ervas, queijo, alho ou rosé. Para ajudar na sugestão, vamos aprender a fazer um dos molhos, o rosé, que apesar de simples é bem gostoso!

Utilize 100g de ketchup, 150g de maionese, 10g de açúcar e ½ dose de conhaque. Misture tudo até que se torne um creme de coloração rosada totalmente homogêneo e pronto. Sirva gelado na hora do fondue, fica uma delícia junto com a carne!

Monte uma mesa bem bonita com o aparelho de fondue, pratinhos, os molhos, a travessa de carnes e torradas para acompanhar. Tudo isso regado a um bom vinho para degustar vai muito bem, né?

 

3 – Fondue de Chocolate Tradicional

Mais uma receita super saborosa e clássica de fondue é o de chocolate, já partindo para a sessão de doces e sobremesas. O Fondue de Chocolate fecha com chave de ouro uma reunião de boas conversas entre amigos, casais e família.

Fondue de chocolate tradicional

O delicioso Fondue de Chocolate agrada em qualquer época do ano. (Foto: Lugarzinhos Especiais)

 

Para esta receita precisaremos de:

  • ⅔ de xícara de creme de leite fresco
  • 75g de chocolate meio amargo
  • 75g de chocolate ao leite
  • 2 bananas
  • 400g de morangos limpos

Antes de começarmos a falar do modo de preparo, é importante frisar que as frutas mencionadas são apenas sugestões de acompanhamento. Fique à vontade para incluir outras variações de frutas que agradem: kiwi, maçã, pera e uva são outras combinações que vão muito bem com o chocolate!

Primeiramente pique todas as frutas em pequenos cubos ou rodelas de modo que possam ser espetadas pelo garfinho depois. Distribua as frutas picadas em várias travessas que irão à mesa na hora de comer.

Em seguida, pique bem os chocolates e derreta em banho-maria ou no micro-ondas, mas neste caso tome cuidado para que não queime. Para isso, pause o micro-ondas de 30 em 30 segundos e mexa bem para distribuir o calor até que se derreta por completo.

Após esta etapa, adicione o creme de leite na panela, mantendo em fogo baixo, e misture bem até que se torne um creme bonito e homogêneo. Leve a panela ao réchaud, e aí é só se deliciar com as frutas mergulhadas no chocolate!

Uma dica para quem gosta de um sabor menos doce é colocar só o chocolate meio amargo, dobrando a quantidade. Para quem tem restrição de açúcar, é possível substituir os chocolates pela versão ao leite diet, que também fica maravilhosa.

O importante é não ficar sem essa delícia, não é mesmo?

 

4 – Fondue de Queijo Brie

Saindo um pouco das receitas mais convencionais, vamos aprofundar um pouco na inovação dos sabores! Já sabemos que o fondue de queijo tradicional, feito com vinho branco, é extremamente saboroso, mas essa versão vai conquistar ainda mais.

O queijo Brie tem uma textura macia, cremosa por dentro e um sabor característico e marcante. Exatamente por ter essa condição pastosa e macia, é possível utilizá-lo para fazer uma versão incrível de Fondue de Queijo Brie.

Fondue de Queijo Brie

Muita delicadeza, requinte e elegância no delicioso Fondue de Queijo Brie. (Foto: Drops das Dez)

 

Para fazer é necessário poucos ingredientes, porque o próprio queijo já é o creme que apreciaremos, sem necessitar de algo a mais para dar consistência e cremosidade. Sendo assim, precisaremos de:

  • 1 peça inteira de queijo Brie
  • Mel a gosto
  • Folhas de tomilho a gosto
  • Torradas ou pão italiano (acompanhamento)

Para fazer, mais fácil, impossível. Coloque a peça de queijo inteira dentro do réchaud para que derreta. Conforme o derretimento for acontecendo, o creme vai se formando numa textura de dar água na boca!

Coloque um fio de mel sobre a peça e salpique as folhas de tomilho por cima. Corte o pão em rodelas ou deixe torradinhas à disposição de acompanhamento. O pão tipo italiano vai muito bem com este tipo de queijo, assim como as baguetes.

O sabor é inexplicável! A mistura do sabor característico do Brie com o doce do mel é um casamento perfeito na boca. Combine ao Fondue um bom champanhe ou um vinho branco. O requinte da receita pede um acompanhamento assim!

Esta é uma receita diferenciada que não é barata, sejamos francos. Mas no caso de uma noite romântica, por exemplo, esse prato é a pedida ideal. Para uma ocasião especial, vale muito a pena!

 

5 – Fondue de Coxinha com Creme de Queijo

Fondue é uma receita originária da França que conquistou os brasileiros, mas o que ninguém contava é que nós poderíamos criar versões inusitadas da iguaria. A criatividade brasileira realmente não tem limites e eis que o inacreditável surgiu: o Fondue de Coxinha!

É difícil encontrar quem não goste desse salgado tipicamente brasileiro, não é mesmo? Seja recheado com frango, carne, queijo e outros sabores, ele é sempre muito bem aceito em qualquer lugar. É claro que combinado ao fondue não seria diferente. Então chega de papo e vamos logo aprender a fazer!

Fondue de coxinha com creme de queijo

Misturar coxinha e fondue de queijo é uma ideia inusitada que deu muito certo! (Foto: Curta Mais)

 

Para esta receita, precisaremos de ingredientes para duas etapas: a coxinha e o creme de queijo. Vamos começar pela massa da coxinha, já que esta é também a primeira etapa do procedimento.

Para a massa, vamos utilizar:

  • 50 g de margarina
  • 1/2 xícara (chá) de caldo de frango
  • 1 xícara (chá) de leite
  • 100 g de creme de leite
  • 2 1/2 (chá) de farinha de trigo
  • 1/4 xícara (chá) de leite (montagem)
  • 1/2 xícara (chá) de farinha de rosca (montagem)
  • Óleo para fritar

Estas quantidades rendem até 35 porções, então coxinha é o que não vai faltar. Claro que não podemos esquecer do recheio, né? Anote os ingredientes:

  • 50 g de margarina
  • 1 cebola média ralada
  • 250 g de frango cozido desfiado
  • 50 g de massa de tomate
  • 1 colher (sopa) de farinha de trigo
  • 1 pitada de pimenta-do-reino
  • 1/4 xícara (chá) de salsinha picada
  • Sal a gosto

Esta é uma receita trabalhosa, mas vale a pena o esforço. Como as coxinhas precisarão estar congeladas antes de fritar, recomenda-se que a massa seja feita pelo menos um dia antes de servir o fondue, então programe-se, ok?

Para fazer a massa, primeiramente aqueça a margarina e adicione o caldo de frango, o leite, o creme de leite e aguarde o ponto de fervura. Quanto ferver, adicione a farinha toda de uma vez e permaneça mexendo.

Com a massa consistente, retire do fogo e sove, alisando bem e depois aguarde amornar. Aí é só envolver em papel filme e reservar. Vamos para o recheio?

Para ele, comece derretendo a margarina para refogar a cebola e o frango desfiado. Em seguida, adicione a massa de tomate e a salsinha, temperando o preparado a gosto. Feito isso, acrescente aos poucos a farinha de trigo e vá mexendo até que engrosse. Recheio preparado!

Para a montagem do salgado, pegue pequenas porções da massa, coloque um pouco de recheio no meio e modele em formato de coxinha. Passe na farinha de rosca, molhe no leite e passe novamente na farinha de rosca. Depois disso, congele. Quase pronto!

Na noite do fondue, deixe tudo preparado para receber os amigos, aquela companhia agradável ou simplesmente reunir a família para um momento bem gostoso. Ainda com as coxinhas congeladas, prepare o creme de queijo.

Os ingredientes são:

  • 2 xícaras (chá) de requeijão sem amido
  • 1 xícara (chá) de vinho branco seco

Basta misturar o requeijão e o vinho numa panela e leve ao fogo para aquecer, mexendo sempre. Se quiser substituir por catupiry, o sucesso também é garantido, viu? Feito isso, desligue o fogo e siga para o preparo das coxinhas.

Aqueça o óleo em temperatura média e frite as coxinhas até que fiquem douradas. Reaqueça novamente o creme e leve ao réchaud com o fogareiro já aceso. Para as coxinhas, utilize palitinhos de churrasco para espetar e passar no creme. Boa diversão!

 

6 – Fondue de Camarão

E que tal continuarmos com as inovações deliciosas? A que trouxemos agora é uma combinação que só pode ficar boa: Fondue de Camarão! Essa é a opção perfeita para quem gosta do fondue de carne, mas quer variar um pouco.

A receita segue os mesmos moldes do fondue feito com o filé mignon, mas nesse caso substituindo a proteína por um fruto do mar. Aí é só escolher boas e deliciosas opções de molho para complementar o prato! Vamos ver como fazer?

Fondue de Camarão

Pensando em dar uma variada no preparo do fondue? O camarão pode ser uma ótima alternativa! (Foto: Metropolitana FM)

 

Para o preparo do camarão, nós vamos precisar de:

  • 240g de camarão crus
  • 50g de farinha de rosca
  • 2 ovos
  • 30g de farinha de trigo
  • Sal e pimenta a gosto

Depois falaremos do molho, ok? Primeiro, comecemos pelos camarões. Misture os ovos, o sal e a pimenta e, em seguida, passe os camarões limpos na farinha de trigo, na mistura de ovos e na farinha de novo.

Dessa forma, faremos os camarões empanados na hora do fondue. Coloque tudo numa travessa e leve à mesa, enchendo a panela do réchaud com óleo. Depois de bem quente, basta fritar, espetando os camarões em palitinhos ou direto no garfo de fondue.

Para acompanhar, há várias opções de molhos super saborosos, como um bom molho à base de mostarda, o rosé (que falamos há pouco), um molho tártaro ou um delicioso molho de catupiry, que é uma combinação perfeita com o camarão empanado.

Pra fazer esse complemento delicioso, só é necessário 30g de queijo catupiry, 30g de queijo allouette e sal a gosto. Misture todos os ingredientes, tempere à sua maneira e leve à mesa para mergulhar os espetinhos! Uma verdadeira delícia!

 

7 – Fondue de Oreo

Vamos partir para a parte da sobremesa de vez? Fondue doce é uma paixão nacional e pouca gente dispensa, assim como a bolacha Oreo, que todo mundo ama. Então, bora reunir essas duas paixões num só lugar com uma receita fantástica de Fondue de Oreo!

Fondue de Oreo

Não tem como não cair de amores por esse sensacional Fondue de Oreo! (Foto: Drops das Dez)

 

Para fazer essa versão, é necessário elaborar um creme feito a partir da bolacha, como uma espécie de brigadeiro. Os ingredientes para ele são:

  • 1 lata de leite condensado
  • 1 colher de sopa de manteiga sem sal
  • Oreo a gosto
  • Morango e Uvas

A quantidade de Oreo a ser utilizada fica a seu critério, ok? Para facilitar nos parâmetros da receita, vamos tomar por base cerca de um pacote de bolacha. Comece abrindo uma a uma e retirando o recheio com uma faca.

Triture bem a bolacha em processador ou liquidificador para misturarmos depois ao brigadeiro. Fica como se fosse uma farofa do biscoito. Se quiser deixar alguns pedaços maiores também, fica a seu critério. Reserve para adicionarmos depois ao creme.

Para o brigadeiro, faremos praticamente o mesmo procedimento do tradicional: misture o leite condensado, a manteiga e os recheios, mexendo até levantar fervura. Quando estiver naquele ponto de desgrudar da panela, acrescente a farofa da bolacha e misture.

Leve ao réchaud o creme de Oreo e mergulhe as frutas picadas. Sugerimos a combinação de morango e uvas, mas bananas também vão muito bem, além de outras frutas que sejam de sua preferência! De dar água na boca, não é mesmo?

 

8 – Fondue de Nutella

Outro ingrediente queridinho dos apreciadores de um bom doce é a Nutella e outros cremes de avelã similares. Que tal então um Fondue de Nutella? Invenção boa é sempre bem-vinda!

Fondue de Nutella

Todo o sabor da avelã misturado à suavidade das frutas é o que o Fondue de Nutella traz ao paladar. (Foto: Blog Verdade Feminina)

 

Pra fazer esta receita, vamos precisar de:

  • 1 caixa de creme de leite
  • 50g de chocolate meio amargo
  • 4 colheres de sopa de Nutella
  • bananas e morangos cortados em rodelas

Leve ao fogo médio o creme de leite, o chocolate picado e a Nutella para que o chocolate derreta, misturando bem. É possível fazer este procedimento normalmente no micro-ondas também, sempre tomando o cuidado para não queimar.

Após adquirir aquela textura cremosa de fazer salivar, leve ao réchaud e sirva com as frutas picadas. Uma dica bacana é incluir uma pequena dose de licor de Amarula ou de conhaque no creme, dando um toque diferenciado e bem saboroso ao brigadeiro.

Bom, Nutella, chocolate é frutas não tem como dar errado, né?

 

9 – Fondue de Doce de Leite

E as boas ideias não param por aí! Diretamente da argentina, o Fondue de Doce de Leite é uma sobremesa que vai fazer a diferença na sua mesa. E é bom demais, gente!

Fondue de Doce de Leite

A cremosidade do Fondue de Doce de Leite deixa qualquer um com água na boca! (Foto: Cuecas na Cozinha)

 

Como o doce de leite costuma ter um sabor bem forte e adocicado, alguns detalhes são importantes na receita para suavizar o creme. Vamos aos ingredientes!

  • 400 g de doce de leite
  • 4 colheres (sopa) de creme de leite
  • 5 bananas
  • 3 maçãs
  • 1 limão

O primeiro passo é sempre adiantar os preparativos de acompanhamento. Pique as maçãs e corte as bananas em rodela, espremendo o suco de meio limão sobre as maçãs para que não pretejem enquanto o creme é feito.

Leve ao fogo o creme de leite e o doce de leite, mexendo sempre até que adquira uma consistência mais pastosa, mas bem cremosa. O creme de leite suaviza o sabor acentuado do doce de leite, deixando o creme na medida certa e equilibrado.

Quando começar a borbulhar, sirva imediatamente no réchaud, porque ele deve ser servido bem quente. Uma ideia é servir com as frutas, mas se você é daqueles com DNA de formiguinha e adora um doce, experimente comer com cubinhos de brownie ou outras guloseimas.

 

10 – Fondue Romeu e Julieta

Para fechar nossa seleção especial de receitas de fondues, selecionamos uma com um toque bem abrasileirado e que é sucesso garantido: o Fondue Romeu e Julieta, de queijo com goiabada!

Esta receita tem aquele gostinho especial da combinação do doce com salgado, ao melhor estilo mineiro, sabe? Anote os ingredientes!

  • 500g de goiabada
  • 1 caixa de creme de leite
  • 1 xícara de água
  • 1 dose de cachaça (opcional)
  • Cubinhos de queijo canastra ou minas (acompanhamento)

Para fazer esta delícia, derreta a goiabada na água em fogo médio e em seguida, acrescente o creme de leite. Misture bem e adicione a dose de cachaça para equilibrar o sabor e reduzir o doce da goiabada. Isso evitará que o sabor fique enjoativo. Aí é só aquecer bastante e pronto!

Super fácil de fazer e muito prático, né? Sirva com os cubos de queijo, mergulhando no creme de goiabada. O casamento de queijo e goiabada nunca sai de moda e na versão Fondue fica ainda melhor!

Fondue de Romeu e Julieta

Sabor de queijo com docinho! O Fondue Romeu e Julieta traz o casamento perfeito entre o queijo e a goiabada. (Foto: Blog Receita e Preparo)

 

Prepare a mesa, invista na decoração, nos acompanhamentos, separe aquele vinho especial e escolha os seus Fondues preferidos. Tudo perfeito para ter uma noite agradável com os amigos e a família, não é mesmo?

Além de deliciosos, fondue é o prato ideal para aquecer as noites geladas de inverno! Então, aproveite a época, as dicas e bom apetite!

 

por Camila Viol.

Fontes: Dicas de Mulher | Drops da Dez | Revista Marie Claire | GNT – Globo

AVISO