Loteamentos
e Incorporação
Av. Higienópolis, 70
Londrina - PR
Segunda à sexta-feira
8h - 18h | Sáb 8h - 12h
Atendimento
(43) 3373-7979

Volta às aulas com economia: aprenda a customizar materiais escolares

DIY ensina como reaproveitar e personalizar cadernos e outros objetos para criar lindos materiais escolares com pouco gasto e muita criatividade.

Época de volta às aulas é complicado pro bolso, todo mundo sabe. Os materiais escolares estão cada vez mais caros e os filhos cada vez mais exigentes. São agendas, estojos e cadernos cheios de personagens de filmes, desenhos e animações que fazem brilhar os olhos das crianças e adolescentes, mas que pesam bastante no orçamento.

A solução é procurar outras alternativas que agradem aos filhos com criatividade e baixo custo. Como? Customizando o próprio material. Vem saber como!

Com materiais simples e bem baratinhos dá pra fazer muita coisa! Fitas adesivas decoradas, papel contact, folhas coloridas, cola quente e tesoura criam infinitas possibilidades de customização. Até mesmo pela internet é possível conseguir a decoração que você deseja. E o melhor, nada de confundir o material com o de outros colegas: os objetos são únicos e personalizados do seu jeito!

 

Personalize os materiais escolares

Cadernos podem ser customizados com imagens e desenhos de todas as formas. (Créditos: blog poaeglitter.com)

 

 

Agenda e bloco de notas personalizados

Materiais baratos e muita criatividade para decorar cadernos, agendas e blocos de notas. (Créditos: Nina Braz)

 

Personalizando seu caderno

Basta ir a uma papelaria qualquer para encontrar cadernos e agendas a preços exorbitantes. As capas são variadas com fotos de lugares, personagens, games, séries, etc. Mas com este DIY você mesmo pode criar uma capa do seu gosto, gastando bem pouquinho.

 

Capa de caderno personalizado

Cadernos comuns ganham capas personalizadas e ficam exclusivos com o desenho escolhido. (Créditos: Larissa Vale)

 

Colagem em capa de caderno escolar

Técnicas de diferentes colagens são utilizadas na confecção das capas. (Crédito: Bruna Munhoz)

 

Caderno decorado com fita adesiva e sulfite

Fitas adesivas e papel sulfite colorido deixam os cadernos lindos e divertidos. (Crédito: muitofacil.biz)

 

Vamos mostrar como fazer dois modelos bem práticos de customização do material. Para começar, você pode comprar um caderno simples desses mais em conta ou reaproveitar um que esteja em boas condições para dar uma cara totalmente nova pra ele. Depois disso, escolha a decoração a ser utilizada. Vamos nessa?

 

Decoração com washi tape (fitas adesivas)

Esse tipo de DIY é um dos mais fáceis de fazer, ideal para quem quer algo diferente sem ter muito trabalho. É bem simples, você só vai precisar de:

  • Fitas adesivas decoradas
  • Tesoura

A washi tape é encontrada em papelarias e livrarias a preços bem acessíveis e de diversas cores e estampas, aí é só optar pelas que forem de sua preferência.

 

Fitas adesivas decorativas - Washi Tape

Fitas adesivas decorativas (washi tape) criam infinitas possibilidades de decoração

 

Primeiramente vire o caderno com a capa para cima e, se for de espiral, retire o arame. Depois, passe a fita ao longo de toda a capa, distribuindo em faixas horizontais ou verticais, como preferir. Você pode alternar as fitas para dar um visual mais casual e moderno.

Corte com tesoura as sobras de washi tape nas extremidades da capa, deixando alguns centímetros para colar no verso. Para um melhor acabamento, passe mais uma faixa de fita adesiva no verso, encobrindo a região onde ficaram os excessos de fita. Coloque novamente o espiral.

 

Caderno personalizado com Washi Tape

Fitas adesivas de diversos temas podem ser coladas de forma alternada para personalizar o caderno.

 

Pronto! Pouco trabalho, pouco gasto e um ótimo resultado. É claro que distribuir as faixas no sentido horizontal e vertical é só uma forma de fazer. Você pode elaborar com as fitas em diagonal, cortadas em pequenos pedaços, formando um desenho, da maneira que quiser! Fica uma graça, não?

 

Personalização da capa de caderno

A washi tape é distribuída de acordo com a sua preferência para customizar a capa. (Crédito: blog confesseagora.blogspot.com.br)

 

Decoração com papel contact

Nosso segundo modelo é tão prático quanto o primeiro e fica lindo também! Nós só iremos precisar de:

  • Papel Contact
  • Tesoura
  • Régua

O papel contact é aquele que é adesivado vendido em papelarias comuns por rolo e por metro. Tem de várias estampas diferentes e não custa caro não, com cerca de 15 reais dá pra comprar 2 metros, suficiente para customizar 4 cadernos.

Escolha o tema e a estampa de sua preferência para depois medir a capa do caderno com a régua. Recorte exatamente a mesma medida de papel contact duas vezes: uma pra capa da frente e uma pra de trás.

Se você não sentir segurança na medida e achar que pode faltar para cobrir completamente a capa, meça o tamanho deixando uma pequena sobra, depois basta fixá-la no verso da capa e cobrir o acabamento com fita, como fizemos no primeiro modelo.

Feito isso, retire a parte não adesivada do papel e cole o adesivo sobre a capa com a ajuda da régua, para que não fiquem aquelas bolhinhas de ar. Faça o mesmo trabalho na capa traseira e fim. Prático, rápido, barato e super bacana!

 

Capa de caderno personalizado com papel contact

Cadernos ganham charme e personalidade com os diferentes temas de papel contact. (Crédito: Gabriela Charbe)

 

Capa decorado cmo papel contact rosa

Adesivos e outros adereços colados sobre o papel contact complementam a customização do material. (Crédito: Débora Santhyago)

 

E as ideias não param por aí, você pode personalizar as capas com papel EVA, sulfite, tecido e até mesmo embalagem de presente! Este vídeo do canal da Fiama Pereira ensina o passo a passo para customizar seu caderno e ainda dá um monte de ideias bacanas, olha só:

 

 

E aí, curtiu? Como a decoração é livre, você pode baixar gratuitamente da internet o que você quiser pra decorar. No vídeo vimos a customização com emojis, mas é possível colar adesivos ou imprimir e colar na capa do caderno fotos de momentos especiais, wallpapers, imagens dos seus conteúdos preferidos de filmes, bandas, animais, publicações de redes sociais e o que mais sua imaginação quiser!

 

Materiais escolares em geral

Vimos que uma infinidade de coisas podem ser feitas para customizar cadernos e agendas. Mas a criatividade não tem limites, dá para personalizar vários outros materiais escolares.

Um item que é bastante utilizado para demarcar pontos importantes de um livro ou caderno são os marcadores de páginas. Eles podem ser feitos com diferentes recortes de papeis, origami, downloads de imagens da web ou até mesmo customizando clips comuns. Olha só como ficam lindos!

 

Clips de papel personalizados com papel,, botões e laços

Papeis, botões e laços dão cor e vida aos clips comuns, fixando a decoração com cola quente na parte superior.

 

Colagens em clips personalizado

Imagens retiradas da internet podem ser impressas e recortadas para customizar os clips. (Créditos: fazendodiy.blogspot.com.br)

 

Pregador de papel personalizado

Basta colar diferentes fitas adesivas na base dos pregadores de papel para que fiquem lindos e personalizados. (Créditos: Jacqueline Santos)

 

Lápis e canetas são objetos que geralmente as pessoas compram novos, até porque é super fácil perder ou emprestar para aquele amigo que jamais vai devolver. A menos que não seja uma caneta qualquer, não é mesmo?

Se o seu material está um pouco desgastado ou simplesmente sem uso e esquecido num canto, é hora de dar cara nova a ele invés de comprar outro. Até mesmo as fitas que sobrarem da customização dos cadernos podem servir pra personalizar os materiais escolares.

 

Lápis personalizado com Washi Tape - fita adesiva

Basta envelopar lápis e canetas com washi tape para transformar os objetos com simplicidade e criatividade.

 

Outra ideia que faz a diferença é o uso de pedrinhas como o strass, brilhantes e pérolas artificiais. Com um pouco de cola para fixar as pedras, é possível fazer a decoração que você quiser no objeto, com muita criatividade e bom gosto!

 

Canetas personalizadas com pedras

Pedras coloridas e strass podem ser colados nos materiais para customizar a decoração. (Créditos: Caroline Souza)

 

Para quem gosta de muito brilho, a dica é retirar o revestimento da caneta, passar cola em volta do tinteiro, colocar novamente o invólucro e despejar um pouco de glitter por dentro, espalhando bem a purpurina para que fixe na cola da caneta. Fica uma graça!

 

Canetas personalizadas com brilho

Canetas comuns ganham charme e brilho com glitter por dentro. (Créditos: blog gostoueuquefiz.blogspot.com.br)

 

 

Até estojos podem ser feitos por você mesmo. E nem precisam ser costurados, se não quiser. Basta utilizar um tecido feltro, zíper, cola quente e tesoura. O formato você escolhe, são inúmeras possibilidades! A Carla Sant’Anna ensina no vídeo abaixo como fazer o estojo em formato de donut, aquelas rosquinhas, sabe? Olha só que bacana:

 

 

Legal, né? Essa é uma forma bem interessante de economizar e fazer materiais escolares lindos pros seus filhos. Da até pra pedir a ajuda deles na hora de fazer, porque além de auxiliar, eles se divertem e deixam os objetos no gosto deles. Então, mãos à obra e boa diversão!

 

por Camila Viol.