Loteamentos
e Incorporação
Av. Higienópolis, 70
Londrina - PR
Segunda à sexta-feira
8h - 18h | Sáb 8h - 12h
Atendimento
(43) 3373-7979

Terrário DIY: Modelos e Ideias Criativas para Fazer em Casa

Confira o Passo a Passo e Dicas importantes na hora de montar um Terrário!
Terrário - Modelos e Ideias criativas para casa

(Foto: Terrário DIY – Espaço casa)

 

Já ouviu falar em terrário? Esses pequenos jardins montados em recipientes de vidro são ideais para dar um toque verde para a casa, principalmente quando moramos em lugares que não dispõem de muito espaço para plantas.

Os terrários são super práticos e fáceis de fazer, possibilitando ainda inúmeros estilos de decoração com suculentas, cactos, musgos, samambaias e outras plantas de acordo com o seu gosto. Claro que nem todas elas se adaptam a esse tipo de ambiente, mas isso veremos a seguir.

Detalhes e cuidados especiais em relação à umidade e luminosidade fazem toda a diferença para quem deseja investir na decoração com terrários, mas nada de pânico! É tudo muito simples de fazer e qualquer um pode ter em casa.

No final, você verá que com um pouco de areia, terra, plantas e criatividade, é possível fazer decorações lindíssimas e ainda dar uma vida nova pra sua casa com a presença aconchegante de flores e plantinhas no lar!

Bora descobrir como fazer isso juntos? Então arregace as mangas e vamos nessa!

 

Materiais Necessários para o Terrário

Para criar esse belo jardinzinho não é preciso muita coisa, mas alguns pontos são de fundamental importância antes mesmo de iniciar esse DIY. O design do recipiente de vidro, por exemplo, interfere diretamente na escolha da planta e nos cuidados que você precisará ter com ela.

Invólucros abertos favorecem o plantio de suculentas e cactos, porque eles gostam de ambientes secos e se adaptam bem ao calor. Já os recipientes fechados, como um pote com tampa, por exemplo, é mais indicado para plantas que gostam de umidade, como os musgos.

O modelo fica a seu critério! É possível utilizar jarras, copos, potes, aquários de tamanhos variados ou qualquer outro tipo de recipiente que você tenha ou queira comprar. A ideia é que ele possa transparecer a beleza do que colocaremos no interior, ok?

Além do vidro, alguns itens de jardinagem que podem ser facilmente encontrados em floriculturas e lojas especializadas serão necessários para compor o terrário e viabilizar o crescimento e a saúde da planta escolhida.

Faça uma listinha com um pouco de cascalho branco e pedra de rio, areia, terra, carvão vegetal, a planta escolhida e alguns enfeites para jardinagem, se quiser que tenha um tom ainda mais decorativo.

Itens para fazer um Terrário em casa

Confira os principais itens para a composição do terrário. (Foto: Casa Claudia)

Com tudo em mãos, vamos ao tutorial!

 

Passo a Passo para a Elaboração do Terrário

Para iniciar esse DIY, o primeiro passo é deixar o recipiente bem limpo e pronto para a composição do terrário. Não queremos estragar o jardinzinho depois de pronto, obviamente.

Comece distribuindo uma camada de cascalho e pedras no fundo do invólucro e cubra, em seguida, com uma porção de areia. Esta etapa é bem importante, pois é ela que possibilitará a drenagem da água das regas posteriormente.

Distribua uma camada de carvão mineral por cima, para que isso ajude o solo a se manter fresco. Complemente com mais uma pequena camada de areia e então jogue uma quantidade boa de terra.

É importante, aqui, que toda essa composição ocupe somente cerca de 1/3 da altura do recipiente, porque ainda é necessário que sobre espaço para a planta crescer dentro dele, certo?

Com a terra devidamente sobreposta às pedras, areia e carvão, hora de transportar as plantinhas! Se a ideia for colocar mais de uma, certifique-se de deixar uma distância de pelo menos 2cm entre as mudas.

Um outro fator essencial aqui é analisar os tipos de plantas que estarão no mesmo terrário. Lembre-se de que elas podem até ser de espécies diferentes, desde que tenham as mesmas características de umidade e luminosidade.

Agora é só decorar! Monte o “cenário” do seu jardim da forma que achar melhor, utilizando enfeites e peças decorativas. Invista em pedrinhas de diferentes tons, areia colorida, miniaturas e o que mais preferir para deixar o terrário com a sua cara!

Passo a passo como fazer um Terrário

O passo a passo demonstra que o terrário é fácil e prático de ser feito. (Foto: Pinterest – Fall Crafts Project)

 

Como Cuidar do seu Terrário

Algumas dicas e informações importantes são fundamentais para a saúde da planta e para que o terrário se mantenha sempre bonito. Quantidade de regas, claridade e cuidados com recipientes abertos ou fechados fazem a diferença!

Como já dissemos anteriormente, terrários abertos combinam com plantas de solo mais seco, como cactos e suculentas. Portanto, não é necessário uma grande quantidade de água, eles detestam umidade!

Sendo assim, uma pequena rega a cada 3 ou 4 dias é mais do que suficiente. Evite molhar muito a terra para que não forme musgos também. O ideal é que o solo se mantenha apenas levemente úmido, jamais seco complemente.

Os terrários fechados não necessitam receber água muitas vezes porque a própria tampa faz o papel de manter a umidade interna do recipiente, além de evitar a rápida evaporação. Por isso, uma vez por semana é o indicado, sendo um ambiente propício para musgos e samambaias.

Em relação à luminosidade, um pequeno cuidado também é fundamental. Evite manter o terrário exposto diretamente ao sol e em locais muito quentes, sobretudo se for o modelo fechado. Isso causaria um efeito similar a uma panela cozinhando as plantas, sobrecarregando também de umidade.

De tempos em tempos, recolha plantas mortas e faça podas periódicas de acordo com a necessidade, para que o terrário se mantenha sempre bonito e com as plantas vistosas e saudáveis. Com alguns poucos cuidados, o resultado pode ser surpreendente!

Confira outras ideias:

DIY - Decoração do Terrário

O design do recipiente de vidro é um dos fatores que contribui para um terrário ainda mais bonito. (Foto: Habitissimo)

 

Terrário - Como fazer passo a passo

Uma ideia bacana é decorar com miniaturas que dão personalidade ao jardinzinho. (Foto: Decor Facil)

 

Vaso aquário para fazer Terrário

Aquários tradicionais, geralmente em desuso, ganham uma ótima função dando lugar aos terrários. (Foto: Minha Casa)

 

Terrário suspenso para decoração

Uma das formas de investir nesse tipo de decoração é utilizando os terrários de forma suspensa. Um charme! (Foto: Pinterest – Wikinoticia)

 

Terrários para decoração da casa

Quando colocados em conjunto, os terrários dão um toque ainda mais interessante ao ambiente, não? (Foto: Organizzada)

 

Terrário com Cactos e Suculentas

Os terrários de cactos e suculentas não carecem de muita água e são uma ótima indicação para quem não quer ter muito trabalho com as plantinhas na decoração. (Foto:AP 202)

 

Terrário Colorido

Uma cor diferente na composição é suficiente para dar destaque e contraste ao arranjo. (Foto: Folha Vitoria)

 

Enfeites para composição do Terrário

Até mesmo pequenos enfeites e brinquedos podem ser associados ao cenário montado. (Foto: Ecoassist)

 

Terrário no Copo de Vidro

A versatilidade desse tipo de decoração permite que até um simples copo de vidro possa servir para se tornar um belo terrário. Que tal? (Foto: Pinterest – Decor Fácil)

 

Terrário moderno para parede

Se a ideia for investir um pouco mais no visual, dê bastante ênfase ao recipiente que compõe o terrário. O design pode fazer a diferença! (Foto: ImGrid)

 

Terrário em Pote de Vidro

Mas até mesmo a simplicidade dos potes comuns são capazes de gerar um resultado bem charmoso, olha só! (Foto: Ugaoo)

 

Terrário no Aquário

Os aquários maiores e modernos se transformam em terrários mais trabalhados e bem decorados. (Foto: Os Mini Mundos)

 

Lâmpada Terrário

Uma ideia linda e muito interessante é utilizar cápsulas de vidro abertas ou até mesmo lâmpadas comuns de vidro para elaborar um pequeno terrário. (Foto: Casa da Fazenda do Morumbi)

 

Terrário - Sugestão para Presente

Os terrários também podem ser uma ótima sugestão de presente e de lembranças de eventos, já tinha pensado nisso? (Foto: Por Completa)

 

Modelo de Terrário para Decoração

Dos menores aos maiores, os terrários oferecem um belíssimo diferencial para a decoração do ambiente! (Foto: Asset Project)

 

Terrário DIY - Modelo Criativo

Muita beleza e delicadeza para evidenciar todo o charme das plantas e do jardim no interior do recipiente. (Foto: La Pensadera)

 

Terrário com camada de areia

Se estiver sobrando tempo, vontade e habilidade, olha só que ideia linda essa de mesclar diversos tons de areia nas camadas do terrário! (Foto: Pinterest – Honestly WTF)

 

Terrário Colorido

Além das areias em diferentes tons, as pedras também podem ter cores distintaspara dar ainda mais charme ao terrário. (Foto: Pinterest – Construindo Minha Casa Clean)

 

Terrário rústico com Cactos

Uma boa é combinar o design rústico do recipiente com plantas que seguem essa mesma linha simples e rudimentar, como os cactos. Muita beleza e criatividade na composição do arranjo! (Foto: Blog Entre Eles)

 

Fala a verdade, dá vontade ter fazer um terrário em casa, não é mesmo? Se você gostou dessa ideia, confira também 5 dicas para montar uma mini horta dentro de casa!

Aproveite as inspirações e mãos à obra!

 

por Camila Viol.

Fontes: Lar Doce Lar | Blog Mara | Habitissimo

COMUNICADO

PROGRAMA DE REGULARIZAÇÃO DAS PARCELAS EM ATRASO

 

Com o intuito de viabilizar a acessibilidade e regularizar o pagamento das parcelas em atraso e ainda manter em dia o pagamento das parcelas vincendas, a HF URBANISMO está realizando o Programa de Regularização das Parcelas em Atraso, concedendo descontos parciais referente a multa moratória e aos juros de mora das parcelas em atraso e ainda a possibilidade de parcelamento, de acordo com o cronograma abaixo:

Mês para Adesão

% Isenção         multa e juros        à vista% Isenção          multa e juros em 10 parcelas% isenção         multa e juros em 20 parcelas
AGOSTO/202280,00%70,00%

40,00%

 

Havendo interesse em aderir ao Programa de Regularização das Parcelas em Atraso, com os benefícios acima oferecidos, deverão entrar em contato conosco para assinatura do Termo de Adesão.

Londrina, 01 de agosto de 2022.

 

HF URBANISMO