Loteamentos
e Incorporação
Av. Higienópolis, 70
Londrina - PR
Segunda à sexta-feira
8h - 18h | Sáb 8h - 12h
Atendimento
(43) 3373-7979
[aps-social id="2"]

Como Organizar uma Lavanderia Pequena de Forma Simples

Confira 30 ideias geniais que vão deixar sua lavanderia linda e organizada!

A Lavanderia quase sempre é aquele cantinho “largado” da casa, onde a gente desempenha tarefas não muito agradáveis, não é mesmo? Isso acaba se refletindo na decoração e na organização deste espaço.

Às vezes o ambiente é pequeno, posicionado aos fundos da casa e, por esse e outros motivos, não damos muito valor a ele. As “baguncinhas” cotidianas geralmente vão direto pra lá na falta de um depósito ou lugar mais propício.

Mas com um pouco de planejamento e algumas boas dicas é possível reorganizar esses espaço, fazendo com que ele se torne um local bonito, funcional e agradável!

Lavanderia pequena e organizada

Parece difícil ter uma lavanderia bonita e organizada? Essas dicas vão facilitar a sua vida! (Foto: Casinha Arrumada)

 

Vamos conferir formas práticas para organizar o espaço a partir de materiais simples e fáceis de adquirir como escadas, cestos, painéis, ganchos e afins.

Você vai ver que com o bom uso de alguns poucos elementos, a sua área de serviço ou lavanderia vai ganhar mais espaço e funcionalidade!

 

Ganchos e Pregos ajudam a organizar Utensílios

Se um dos seus grandes problemas na sua lavanderia é o pouco espaço que ela oferece, é necessário adequar e adaptar moveis, eletrodomésticos e objetos. Para isso, utilizar as paredes pode ser uma ótima solução para os problemas!

Pendurar utensílios na vertical, além de dar passagem para desempenhar as tarefas na hora da limpeza, deixa o caminho livre e organiza de uma forma bem prática os serviços do dia a dia.

Ganchos e pregos podem servir de sustentação para pendurar cabos de vassouras, rodo, baldes, cestos, tábua de passar, produtos de limpeza e o que mais você preferir. Os objetos estarão sempre à mão sem atrapalhar o vai-e-vem da faxina.

Ganchos para organizar a lavanderia

Ganchos pregados na parede ou fixados com adesivos auxiliam na hora de pendurar objetos que tomam espaço da área de serviço. (Foto: Blog Mara)

 

Ganchos para organizar a lavanderia

Suportes, cestos, prendedores e pequenos nichos são a solução perfeita para ordenar os materiais domésticos em ambientes menores. (Foto: Hometeka)

 

Os ganchos são super fáceis de encontrar e podem ser de diversos estilos e tamanhos. Além disso, suportam pesos de diferentes intensidades de acordo com as especificações, mesmo quando não são pregados e utilizam a função adesiva para colar na parede.

Caso a opção seja por pregos, eles também podem ser utilizados sem comprometer a estética do ambiente. Para isso, uma ideia é pintar com tinta colorida, aplicando cores que ornem com o restante da decoração.

O resultado é prático, funcional e muito organizado!

Ganchos para organizar a lavanderia

Os utensílios de limpeza estão tomando muito espaço na lavanderia? Pendura que resolve! (Foto: Homestyle Magazine)

 

Nichos e cestos para sua Lavanderia

Uma das melhores formas de manter a lavanderia organizada é conseguindo um espaço determinado para cada coisa. Tudo no seu devido lugar, para que a bagunça não se generalize.

Roupas para lavar, materiais de limpeza, utensílios de faxina e outros produtos podem ser alocados em nichos e cestos estrategicamente colocados para facilitar a vida de quem vai desempenhar as tarefas na área de serviço.

Uma boa ideia é utilizar dois cestos de roupa suja, por exemplo. Um para roupas coloridas, outro para roupas claras e brancas. Na hora de lavar, facilita muito a vida! Deixar tudo previamente colocado em lugares determinados poupa tempo e mantém organizado também.

Nichos e cestos para separar objetos

Separar tudo em nichos e etiquetar é uma forma prática e funcional de organizar os pertences do dia a dia. (Foto: Revista Donna)

 

Os nichos contribuem também com a decoração, tornando o espaço ainda mais bonito. (Foto: Muito Chique)

 

Nichos e cestos para lavanderia

Os nichos contribuem também com a decoração, tornando o espaço ainda mais bonito. (Foto: Muito Chique)

 

Nichos e cestos para organizar a lavanderia

Seja um ambiente clássico ou moderno, é possível utilizar de bons artifícios para separar e ordenar o espaço na lavanderia. (Foto: Detalhes Mágicos)

 

Outra sugestão interessante é o uso dos nichos nas paredes, porque mais uma vez podemos verticalizar a decoração e liberar espaço de uso comum da área de serviço. Os famosos caixotes de madeira são baratos e podem ser muito bem utilizados para este fim.

Com uma pequena restaurada, as caixas de feira se transformam por completo, dando lugar a móveis impressionantes. Quer saber um pouco mais sobre elas? Confira o nosso DIY especial sobre os caixotes de feira e veja como eles podem transformar a decoração!

Nicho feito com caixote

Os caixotes podem ser restaurados e customizados de diversas maneiras para ganhar novas e inusitadas funções. (Foto: Coisinhas da Suzy)

 

Além deles, pequenos baldes ou latas também são ótimos nichos para guardar os produtos de limpeza, separar prendedores de roupa e etc. Uma possibilidade, inclusive, é etiquetar cada nicho com o que ele guarda, porque fica mais bem dividido e prático de trabalhar no dia a dia.

Para colaborar com a estética dos nichos, é muito importante dar um toque a mais na customização do objeto. Latas e baldes precisam estar em bom estado, primeiramente, e um pouco de cor sempre cai bem par dar o diferencial da peça.

Incremente o objeto com pintura, laços, fitas, adesivos e o que você preferir para dar charme aos nichos. Verifique também os contrastes do ambiente: se as paredes forem claras, uma dica bacana é destacar as peças com outras cores que acompanhem a mobília e o eletro do local.

Um pouquinho de atenção aos detalhes faz maravilhas no final!

Nichos para lavanderia feitos com Baldes

Pequenos baldes pendurados e separados por artigos distintos conquistam pela simplicidade e efetividade na hora de organizar. (Foto: Construção e Decoração de Casas)

 

Nichos para lavanderia pequena

Os nichos dão um toque de charme e beleza ao ambiente, não é mesmo? (Foto: Erika Karpuk)

 

Cesto rústico para lavanderia pequena

Cestos rústicos colaboram de forma discreta e bela para a organização e decoração da lavanderia. (Foto: Casa de Valentina)

 

Prateleiras para aproveitar bem as paredes

Outra forma de utilizar bem o pouco espaço e ainda manter tudo organizado é aproveitando as paredes com prateleiras e armários. Os armários nem sempre cabem em qualquer cantinho, mas as prateleiras podem aproveitar diretamente as próprias paredes.

Prateleira para lavanderia pequena

Por se utilizarem somente das paredes, as prateleiras economizam espaço e ainda tornam a decoração do espaço mais bonita. (Foto: Habitissimo)

 

Materiais que ocupam espaço podem ser alocados diretamente na estrutura vertical conferida pelas prateleiras, onde é possível depositar não apenas os produtos do dia a dia como sabão em pó, alvejantes, limpa-vidros, amaciantes e etc, como também podem servir para pendurar outros objetos.

Para isso, basta utilizar prateleiras vazadas, em formato de grade. Assim, cabides podem ser apoiados e pendurados nas próprias bancadas suspensas para organizar melhor as roupas passadas e até mesmo que ainda estejam secando.

Prateleira de ferro para lavanderia

As prateleiras feitas com materiais vazados promovem mais facilidade na organização da área, permitindo até mesmo que alguns objetos sejam pendurados em sua estrutura. (Foto: Siana)

 

Lavanderia com prateleira e baldes

A mesma ideia de utilização dos nichos pode perfeitamente ser adaptada ao uso das prateleiras, tornando o ambiente prático e adaptável. (Foto: Blog Mara)

 

Sobre as prateleiras, também dá pra colocar os cestos de roupas ou os baldes com prendedores e outros utensílios de limpeza. Que tal?

Funcionalidade na lavanderia é questão de prioridade! (Foto: Fika a Dika)

 

Lavanderia organizada com prateleiras

Uma prateleira bem organizada com os elementos necessários ao dia a dia fica uma graça, não é verdade? (Foto: Dicas de Beleza)

 

Escadas e objetos que ajudam a otimizar o espaço

Muitas vezes nem é necessário gastar rios de dinheiro projetando e comprando uma mobília específica para o ambiente. Nem sempre estamos na melhor condição financeira, não é mesmo? E às vezes o que a gente mais quer é improvisar e dar um toque personalizado na decoração.

Essa é a essência do DIY, projetos que fazemos por conta própria seja por economia, seja pelo gosto do trabalho artesanal e pela criatividade das ideias. Sendo assim, porque não improvisar também na decoração da área de serviço?

Uma escada, por exemplo, pode ser bem mais do que um utensílio para subir e descer. Ela pode funcionar muito bem como uma espécie de varal suspenso ou prateleira vazada para pendurar roupas, cabides, cestos e o que você preferir!

Mas é claro que, para contribuir com a estética do ambiente, é sempre interessante utilizar materiais bem conservados ou restaurados. Uma escada de madeira pode ser customizada com tinta e pintura para dar mais charme ao recinto.

Varal feito com escada para lavanderia

Já tinha pensado em utilizar uma escada como um varal aéreo? Criatividade e personalidade na decoração! (Foto: Decoração, Dicas e Inspirações)

 

Varal feito com escada para lavanderia

As escadas podem ser adaptadas e bem aproveitadas no ambiente tanto na horizontal quanto na vertical para pendurar cabides e estender roupas. (Foto: Ideias Decor)

 

Um outra ideia interessante é o uso das antigas sapateiras, lembra delas? Ainda podem ser encontradas à venda, mas há grandes chances de ter alguma esquecida no fundo de algum armário em casa.

As sapateiras podem ser compartimentos perfeitos para colocar os materiais de limpeza e outros utensílios de forma ordenada separadamente. Outro objeto que atua da mesma maneira são os revisteiros, muitas vezes sem uso na era digital de tablets e celulares.

Como as repartições são distribuídas em várias faixas e alturas, é possível colocar os produtos de limpeza fora do alcance das crianças e animais, por exemplo. Genial, não?

Lavanderia organizada com sapateira

Se economizar for preciso, recorra ao inusitado! Sapateiras e revisteiros podem ser colocados atrás de portas para guardar e organizar os produtos. (Foto: Idealista)

 

Painéis de Eucatex e grades

Um dos grandes problemas que deixam a lavanderia com aquele ar de bagunça é quase sempre os utensílios que ficam espalhados sobre bancadas, pias e eletrodomésticos. Pequenos objetos como sabão, luvas, escovas, pá e rodo são colocados onde der e tiram totalmente a estética bonita do espaço.

Para evitar isso de uma forma interessante, barata e organizada, é possível fixar grades na parede que funcionam como painéis vazados. Placas de Eucatex, os chamados pegboards, também são muito efetivos porque têm a superfície toda furada, onde dá pra colocar ganchos e pendurar os utensílios.

Painel de Eucatex para lavanderia

Os pegboards feitos de Eucatex são baratos, discretos e muito efetivos para a organização da área de serviço. (Foto: Imgrum)

 

Grade para parede de lavanderia

Pequenas telas vazadas podem ajudar a pendurar diversos materiais do cotidiano sem tomar espaço em armários e bancadas. (Foto: Casa Abril)

 

Até mesmo objetos maiores como vassouras, rodos e esfregões podem ser pendurados através de ganchos fixados ao painel ou grade. Isso ajuda a otimizar o espaço, utilizando a disponibilidade das paredes e deixando o caminho mais livre.

Com um pouco de organização e criatividade, dá pra transformar o ambiente num lugar bonito, funcional e atrativo para a casa, desmistificando aquela ideia de que lavanderia e a área de serviço da residência precisam ser aquele canto escondido e que não deve ser visto.

Gostou? Confira outras inspirações para valorizar a sua lavanderia!

Lavanderia organizada com cestos

Dicas simples de organização como a separação de roupas brancas e coloridas já são suficientes para surtir um ótimo resultado na organização! (Foto: Flauminc)

 

Lavanderia organizada

Aproveitar espaços perdidos como abaixo de pias, cantos e paredes são primordiais para quem conta com ambientes pequenos. (Foto: Immagine Correlata)

 

Cores e Luzes para lavanderia

Aposte em cores e luzes na hora de decorar! Repare que os detalhes em amarelo dos nichos acompanham os tons da bancada e da luminária. (Foto: Haus Decoração)

 

As pranchas de prateleiras devem ser aproveitadas dos dois lados para quem almeja salvar espaços na área de serviço. (Foto: Habitissimo)

 

Prateleira organizada para lavanderia

Até mesmo um pequeno vão entre dois móveis ou eletrodomésticos é um potencial local para guardar pertences de limpeza, impedindo que fiquem desordenados no ambiente. (Foto: Uhome)

 

Lavanderia com prateleira e cortina

Na falta de armários, uma dica para manter tudo acomodado de forma discreta na lavanderia é a aplicação de cortinas em frente às prateleiras. (Foto: Salve a Noiva)

 

Lavanderia decorada e colorida

Que tal um pouco de cor pra alegrar ambientes frios como lavanderias e áreas de serviço? Uma graça! (Foto: Revista Glamour)

 

Lavanderia organizada

Use e abuse dos nichos, cestos, gancho e prateleiras para organizar sua lavanderia! Certamente o resultado será um ambiente bonito, arrumado e muito funcional. (Foto: Habitissimo)

 

por Camila Viol.

Fontes: Blog Mara | Casa e Construção – Decoração e Projetos

AVISO