Loteamentos
e Incorporação
Av. Higienópolis, 70
Londrina - PR
Segunda à sexta-feira
8h - 18h | Sáb 8h - 12h
Atendimento
(43) 3373-7979
[aps-social id="2"]

DIY: Saiba como fazer lindos anéis de guardanapo

Porta Guardanapos: selecionamos 3 modelos simples, práticos e bonitos para você impressionar qualquer pessoa!

Como é bom chegar num lugar ou receber convidados com uma mesa posta bem linda, né? Os convidados se sentem valorizados e o anfitrião lisonjeado, todo mundo fica feliz! Às vezes, a gente pode ter aquela impressão de que organizar uma mesa dessas fica caro, mas não precisa ser assim.

Alguns itens específicos podem parecer meros detalhes, mas são justamente eles que realçam a beleza da mesa e fazem a diferença no resultado final. O segredo está nisso, não deixar que estes itens passem despercebidos. É o caso dos anéis de guardanapo!

Anéis ou prendedores de guardanapos são aqueles suportes que mantém o guardanapo enrolado ou com alguma dobradura especial sobre o prato, dando um ar muito mais elegante e requintado para a mesa.

Em festas, confraternizações, jantares, casamentos e outros eventos eles costumam ser muito utilizados para dar este efeito interessante e sofisticado. Até mesmo em jantares mais informais eles vão bem, porque existem diversos modelos que se adequam à decoração.

Infelizmente, quando comprados em lojas especializadas eles geralmente não saem muito em conta, ainda mais quando o objetivo é utilizá-los em eventos para muitas pessoas. Comprar várias unidades pode sair caro!

Uma ótima saída é fazer por conta própria, já pensou nisso? Os anéis de guardanapo podem ser feitos de maneira prática e com materiais baratos. O resultado é um item bonito, sofisticado e bem econômico, olha só:

Anéis de Guardanapo

Os anéis de guardanapo dão um ar sofisticado e refinado à mesa. (Foto: VIX)

 

Quer aprender a fazer um desses? Então se liga nas dicas desse DIY! Separamos 3 modelos de anéis de guardanapo fáceis e práticos de fazer!

 

1 – Anel de Guardanapo feito com Argola de Pérolas e Strass

Nosso primeiro estilo de prendedor de guardanapo só utiliza em sua composição três materiais e um pouquinho de paciência. Como trabalharemos com pequenas pedras de strass, a delicadeza da ornamentação requer esse cuidado.

Mas acredite, todo mundo consegue fazer! Vamos aos materiais?

  • Argola de metal dourada;
  • Pérolas número 13;
  • Strass;
  • Cola adesiva instantânea;
  • Basecol (cola para strass).

De início, vale esclarecer alguns detalhes:

  • O diâmetro da argola de metal depende do tamanho do guardanapo. Se for aquele de pano, convencional, uma argola de aproximadamente 4 cm é suficiente.
  • A pedrinha de strass vai depender do tamanho da pérola, porque ela só será usada para dar acabamento. Logo veremos o passo a passo pra entender melhor, ok?
  • A Basecol não necessariamente precisa ser utilizada. Ela costuma ser mais indicada para a colagem do strass e demora cerca de 4 horas pra fixar por completo, mas essa função pode ser feita pela própria cola adesiva de forma bem mais rápida, então fica a seu critério.

Recados dados, vamos ao passo a passo!

Prendedor de Guardanapos

O passo a passo mostra que fazer o prendedor de guardanapos é simples e fácil! (Foto: We share Ideas)

 

Primeiramente, abra a argola forçando um pouco as extremidades e passe uma gota de cola numa das pontas. Encaixe a pérola através do furinho na superfície e pressione para que fixe bem. Em seguida, repita a operação na outra extremidade.

Finalizado isso, você perceberá que o furo na pérola do lado oposto ao que foi encaixado na argola ficará aparente, então precisamos dar um acabamento para ele. Os detalhes darão charme à peça e é aí que entram as pedras de strass.

Aplique no furo da pérola e nas bordas do furo um pouquinho de cola (adesiva instantânea ou basecol, a que preferir) e, em seguida, encaixe a parte pontiaguda do strass nesta cavidade. A parte brilhosa deve ficar pra fora, dando destaque ao anel de guardanapo. Faça isso nas duas pérolas.

Como as pedras de strass são pequenas, às vezes é um pouco trabalhoso de fazer elas se encaixarem no furo da pérola e acabam escapando para os lados, virando, caindo, ou seja, exige um pouco de paciência!

Para ajudar nisso, uma dica legal é usar um palitinho para sustentar e fixar a pedra sobre a pérola. Essa opção é bem válida até mesmo por segurança, porque quando trabalhamos com cola, ainda mais essas de alta fixação, é preciso muita cautela para não grudar nas mãos e em outras partes do corpo.

Acredite se quiser, mas é só isso! O trabalho está feito e olha só que resultado incrível:

Prendedor de guardanapo - Anel Pérola

A decoração, com os prendedores, se torna simples e elegante, não? (Foto: Elo7)

 

Este é um item que além de belíssimo, é fácil de fazer e muito barato. Os materiais podem ser encontrados em lojas de produtos artesanais e as miçangas, argolas e afins são compradas por quilo.

Uma ótima oportunidade para ter vários porta guardanapos e utilizar tanto no dia-a-dia em jantares informais um pouco mais elaborados como recepção de amigos, ceias de Natal, Ano Novo e em aniversários, até eventos mais elegantes como festas de casamento.

Vamos conhecer mais um modelo pra esse tipo de ocasião?

 

2 – Anel de Guardanapo Rústico

Para fazer um estilo um pouco mais rústico e ainda assim aproveitar as pérolas que utilizamos no primeiro modelo, vamos precisar de um pouco de juta e cola quente. Faremos em formato de anel para facilitar ainda mais o trabalho.

Os materiais são:

  • Tiras de juta de 20×40 cm
  • Miçangas de pérolas
  • Cola quente

Só pelos materiais deu pra perceber que se trata de algo bem simples também, né? Tão fácil quanto o primeiro, talvez um pouco mais demorado de fazer por utilizar mais pérolas na elaboração.

As miçangas podem ser uniformes ou diferentes em tamanho e cor, isso fica a seu critério. O que podemos garantir é que aplicando pérolas iguais ou variadas, o resultado fica lindo do mesmo jeito.

Então, vamos ao passo a passo!

Comece recortando a juta em tiras de 20×40 cm. Essa medida será suficiente para fazer anéis para guardanapos convencionais de pano. Se tiver dúvidas, tire a prova medindo o tecido antes de recortá-lo para que não fique muito grande ou pequeno.

Tiras feitas, hora de decorar os porta guardanapos! No sentido do comprimento, aplique as pérolas na borda fixando uma a uma com cola quente. Você pode customizar ao seu modo, fazendo linhas paralelas às bordas do tecido ou trabalhando um pouco mais na disposição das pérolas.

É importante deixar um espaço vago, sem miçangas, nas duas extremidades do tecido, onde eles se encontram. Nesse espaço, espalhe um pouco de cola quente e feche o anel, colando um tecido ao outro. Uma outra boa ideia também é costurar com linha para unir as duas pontas.

E é isso! Fácil, prático e olha como fica uma graça:

Anel Rústico - Porta Guardanapo

A juta confere rusticidade à peça, que se equilibra perfeitamente com o toque de delicadeza das pérolas! (Foto: casamentos.com)

 

Vamos ver uma outra sugestão para um estilo de decoração mais leve e despojado?

 

3 – Anel de Guardanapo com Flores

Se você gosta daquele clima mais leve e descontraído, certamente vai amar nosso próximo modelo! Este é um estilo que é simplesmente a cara do verão, com flores, cor e muita vida. E pra fazer, assim como os outros, é super prático.

Precisaremos de:

  • Anéis metálicos ou de arame
  • Flores pequenas de sua preferência (pode ser artificial)
  • Fita adesiva

Em relação às flores, escolha um arranjo que tenha cores que ornem com o restante da decoração e que contrastem com os demais elementos da mesa. Por exemplo, se o guardanapo for claro e liso, opte por flores mais coloridas que fiquem destacadas.

Mais importante do que a cor, nesse caso, é o tamanho do arranjo. Flores que tenham um formato muito grande vão acabar tomando um espaço maior do que devem e atrapalhando a decoração do prato e da mesa.

Não podemos esquecer de que os anéis de guardanapos são detalhes e cumprem uma função de auxiliares na decoração, certo? Fazem a diferença, é claro, mas são auxiliares. Então, já sabe, flores pequenas para uma decoração delicada.

Comece separando pequenos ramos do arranjo para enrolar nas argolas. Não precisa de muitas flores para isso, apenas o suficiente para cobrir a meia lua frontal, já que a parte que ficará encostada no prato não precisa estar encoberta pelas flores.

Enrole cuidadosamente os cabinhos de flor no anel e em seguida passe a fita adesiva para fixar o arranjo sobre a argola e também esconder o arame. Essa fita pode ser estampada ou de uma cor neutra, mas caso opte pela estampada, cuidado com o excesso de informações.

Coloque os guardanapos enrolados por dentro e pronto! Uma decoração leve, delicada e que alegra qualquer ambiente!

Anel com Flores para guardanapo

Para momentos mais descontraídos e muita cor, opte pela sutileza das flores num pequeno arranjo sobre os guardanapos. (Foto: Casa de Valentina)

 

4 – Dicas e sugestões

Trouxemos aqui 3 modelos de anéis de guardanapo: um mais clássico, um rústico e um casual. Se você quiser, pode reproduzir os três modelos para formar jogos e utilizar de acordo com a ocasião mais adequada.

Existem diversos tipos de decoração, algumas mais refinadas, clássicas e outras mais casuais, despojadas e leves. Para escolher o modelo de porta guardanapos que se encaixa melhor com os demais elementos decorativos é preciso antes fazer uma leitura do ambiente.

Um detalhe importante é a análise dos itens da mesa. Cores, estampas, louças, sousplat, jogo americano, taças e talheres precisam conversar entre si na hora da composição da mesa ideal.

Inclusive nós demos algumas dicas bem legais aqui pra fazer por conta própria o sousplat e o jogo americano de diversas formas diferentes, dá uma conferida no DIY depois!

Para a decoração da mesa, utilize guardanapos de pano se o cardápio for uma refeição com utilização de talheres, as chamadas table foods. Para os finger foods, ou seja, aperitivos e petiscos que se comem diretamente com a mão, os guardanapos de papel são mais indicados.

Em relação ao guardanapo de pano, o tecido pode ser liso ou estampado. Aqui, mais uma vez, analise se há contrastes. Louças estampadas combinam mais com guardanapos lisos, fazendo pequenas dobraduras, evidenciando mais o trabalho do prato.

Caso contrário, sendo as louças lisas, opte por um guardanapo estampado e com uma dobradura um pouco maior, destacando o espaço que ele ocupa no prato. É bacana que, caso sejam estampados, tenham elementos que façam relação com algo a mais na mesa, com o sousplat, por exemplo, ou com o jogo americano. Isso causa uma coerência visual interessante!

Por fim, os porta guardanapos seguem a mesma linha: mais discretos acompanham tecidos estampados; mais decorados são usados em caso de tecidos lisos.

Se tiver dúvidas sobre o material, anéis metálicos são clássicos e neutros, então dificilmente falham na decoração de uma bela mesa posta. Para seguir uma linha mais romântica para um evento especial, flores trazem delicadeza e um ar bem sutil na composição.

Como sempre frisamos aqui, na decoração o céu é o limite, então inspire-se e deixe a criatividade conduzir as ideias na hora de fazer seu porta guardanapos. Já vimos que não é difícil fazer, certo?

Confira outras ideias maravilhosas para elaborar seu prendedor de guardanapos!

Orquideas - Anéis de guardanapos

As argolas para cortina são ótimas para a elaboração dos prendedores, possibilitando diversas e lindas formas de customização! (Foto: Papo de Casada)

 

Anel Juta para guardanapos

As cor e a delicadeza do pequeno arranjo de flores contrasta com os tons neutros dos tecidos de estopa. (Foto: Pinterest – Miriam Rotelli)

 

Anel Rolha para guardanapos

Rolhas podem ser reaproveitadas com criatividade na hora de elaborar o prendedor de guardanapos e vários outros objetos, sabia? Conheça diversas formas de como as rolhas podem inovar e dar vida à decoração!

 

Anel com pérolas e juta

O uso de juta e algumas pedras com brilho, pérolas e cores em tons de prata e dourado conferem charme e sofisticação aos objetos decorativos. (Foto: Pinterest – Etsy)

 

Anel com corda de sisal

Que tal a simplicidade graciosa desse prendedor feito com cordas? Aprenda como decorar objetos com corda de sisal (https://www.hfurbanismo.com.br/faca-voce-mesmo-diy/como-decorar-objetos-com-corda-de-sisal/)! (Foto: Mercado Livre)

 

Anel de guardanapo feito com estopa

Com um pouco de criatividade é possível investir em diversas formas de criar por conta própria lindos modelos de anéis de guardanapo. (Foto: Balena Creative)

 

Uma pequena tarja em estampa de onça é suficiente para dar charme à mesa, contrastando com louça e guardanapos brancos e completando a coerência dos tons escuros da toalha e do sousplat. Bem pensado, não? (Foto: Até o Dia do Casamento)

 

Anel de guardanapo para festa junina

Até mesmo anéis de guardanapo personalizados e temáticos é possível criar, como essa decoração super fofa e apropriada para as festas juninas! (Foto: We love it!)

 

Anel de crochê para guardanapo

Se você tem habilidades manuais e gosta de crochê, arrisque criar anéis de guardanapo em conjunto com o jogo americano. Que tal? (Foto: Elizabeth Atelier)

 

Anel chique para guardanapo

Detalhes fazem toda a diferença na decoração de uma mesa! A combinação entre elementos auxiliares acaba gerando um resultado final admirável. (Foto: Magazine)

 

Anel e prendedor para guardanapo

Tão bonito que parece difícil recriar um prendedor de guardanapos desse num DIY, mas acredite, é possível! (Foto: Piece of Cake)

 

Lindos, né? Confira no vídeo como fazer este último modelo!

Porta Guardanapo de Flores e Pérolas

 

por Camila Viol.

Fontes: Olha Isso | Casamentos | Casa de Valentina | Beleza Tem a Ver | Poc Blog

AVISO