Loteamentos
e Incorporação
Av. Higienópolis, 70
Londrina - PR
Segunda à sexta-feira
8h - 18h | Sáb 8h - 12h
Atendimento
(43) 3373-7979

DIY: Decore as Paredes de Forma Barata e Criativa

Confira ideias para renovar e personalizar as paredes do ambiente sem gastar muito.

Quem curte decoração é assim: sempre acha que pode melhorar alguma coisa. Móveis, utensílios, prateleiras, lustres, peças para banheiro e se duvidar até nas paredes a gente quer mexer. Paredes? E por que não?

Um lugar cheio de paredes brancas lisas, sem quadros e sem cores acaba ficando com um ar meio sem graça. Aí resta investir muito em elementos decorativos que cumpram esse papel pra dar vida ao ambiente.

Quando a gente não está em condições de gastar com tintas que mudem a cara do lugar, o jeito é fazer por conta própria a decoração das paredes e transformá-las por completo!

Nesse DIY vamos apresentar soluções baratas e fáceis de fazer que vão renovar suas paredes e dar aquele up no estilo do ambiente. Preparados? Então vamos nessa!

 

Inove com Tecidos!

Com apenas tecido e cola branca é possível decorar uma parede e deixar de um jeito totalmente novo! Escolha a estampa de sua preferência, meça o tamanho, o formato desejado e cole!

O ideal é escolher uma das paredes do ambiente e destacá-las das demais. Decorar todas elas nem sempre é uma boa porque pode sobrecarregar com muita informação no mesmo lugar. Mas claro que tudo depende do estilo do cômodo e de como você quer decorá-lo.

Então vamos ao passo a passo! Nós vamos precisar de:

  • trena
  • tecido
  • cola comum
  • pincel
  • régua
  • estilete

Com ajuda da trena, meça bem o tamanho da parede para ver quanto tecido será necessário. É bom deixar uma sobra de uns 3 cm pra melhorar o acabamento final. Em seguida, prepare a cola diluindo na água na proporção de 3 medidas para 1 de cola.

Utilizando o pincel ou um rolo de pintura, pincele a cola sobre a parede no sentido de cima para baixo. Cole o tecido esticando bem e com ajuda da régua para alisar e não deixar pequenas sobras. Para esta etapa é interessante contar com a ajuda de alguém: enquanto um cola, o outro passa a régua para já ir alisando.

Deixe secar por algumas horas e, ao final, corte as sobras do tecido com um estilete, deixando bem rente aos limites da parede. Isso dará um acabamento mais bonito, como se a parede tivesse sido pintada.

Antes de colar o tecido sobre a parede, é legal passar com ferro para deixar bem alisado, sem vincos e marcas. Fica uma graça e o gasto é baixíssimo!

 

Parece com tecido estampado

Dê destaque à sua parede utilizando um tecido de outra cor. (Foto: Morando sem Grana)

 

Tecido para parede estampado

Escolha os tecidos de sua preferência e renove o ambiente! (Foto: Mania de Decoração)

 

Tecido para parede estampado no corredor

O tecido dá um toque diferenciado às paredes brancas do corredor. (Foto: Pinterest – Minha Casa Minha Cara)

 

Vem conferir mais uma dica que vai deixar suas paredes incríveis!

Pratos só para comer? Claro que não!

Uma outra ideia bem bacana e talvez até mais em conta que os tecidos é pendurar pratos na parede!

 

Parede decorada com pratos coloridos

Que tal uma decoração de parede feita com pratos? (Foto: Diycore)

 

O único detalhe importante deste modelo é o suporte para fixar o prato. Temos duas opções: comprar um pronto pela internet ou em lojas de utensílios domésticos (cada um custa cerca de 5 a 20 reais, dependendo do tamanho do prato) ou confeccionar o seu próprio suporte.

Como geralmente utiliza-se vários pratos para compor esse tipo de decoração, fica mais em conta fazer o suporte em casa, mas claro que dá um trabalhinho. Nada muito complexo, olha só:

 

Passo a passo; decoração com pratos para parede

Suporte para pendurar pratos na parede finalizado. (Foto: Oxford Porcelanas)

 

Para o suporte precisaremos de:

  • Arame de aço galvanizado de espessura 1,2 mm (para pratos de sobremesa) e 2 mm (para os demais pratos)
  • Alicate para cortar e dobrar o arame

Primeiramente corte um pedaço de arame medindo de acordo com a circunferência do prato. Quando ele completar a volta, corte e vamos trabalhar! Tire 1/3 deste pedaço e faça uma envergadura no meio dele, dobrando o meio pra fazer um formato de “v”.

Em seguida, utilizando o alicate para dobra, entorte as duas pontas do arame formando um gancho em cada ponta. Esta será a parte inferior do suporte.

 

Passo a passo: decoração com pratos para parede

(Foto: Oxford Porcelanas)

 

Com a ajuda do alicate, dobre ao meio aquele restante dos 2/3 de arame que sobraram até que as duas pontas se encontrem e em seguida faça um único ganchinho com elas, conforme fizemos na parte de baixo.

 

Passo a passo: decoração com pratos para parede

(Foto: Oxford Porcelanas)

 

Na outra extremidade, onde ficarão duas pontas, utilize uma delas para fazer o gancho onde o prego ficará encaixado depois de preso na parede. Para isso, entorte a haste primeiro para cima e depois para o lado, fazendo o formato para sustentar o prego depois.

 

Passo a passo: decoração com pratos para parede

(Foto: Oxford Porcelanas)

Com a ajuda do alicate, dobre a outra ponta que restou de modo a formar um “v” bem fechado, que se prenderá a parte inferior do suporte que fizemos no início. Está pronto!

 

Passo a passo: decoração com pratos para parede

Passo a passo: decoração com pratos para parede

 

Com um rolo de arame dá pra fazer bastante suporte, então acaba saindo bem barato. Aí é só escolher uma louça bem bonita para pendurar!

Fica ou não fica um charme?

 

Parede decorada com pratos

(Foto: O mundo de Calíope)

 

Os pratos conferem um estilo leve ao ambiente. Detalhe especial para a prateleira feita com escada, casando com a criatividade da decoração! Quer ver outras ideias, confira nossa seleção de ideias de prateleiras inusitadas.

 

Parede decorada com louças

Combine o modelo das louças com a parede! Demais, não? (Foto: Oxford Porcelanas)

 

Parede decorada com pratos

Os pratos conferem destaque às paredes de coloração única ao fundo. (Foto: Diycore)

 

Lindo, né? E tem muita ideia boa pela frente!

 

Invista em Estampas e Figuras Variadas

O que dá o contraste em paredes brancas e lisas são justamente as cores e adereços com estampas e afins. Se o seu negócio é mudar com praticidade, invista numa decoração colorida com fitas adesivas e papel contact.

Procure na internet ou em papelarias as suas imagens preferidas. Pode conter desenhos definidos, arte abstrata ou simplesmente uma estampa comum. E todas elas ficam lindas!

 

Paredes decoradas com papel contact

Parece papel de parede, mas não é! (Foto: Pinterest – Incentivo Criativo)

 

É como se o papel contact substituísse um papel de parede! Se você utilizar dois tipos diferentes o efeito é ainda mais legal! Dá pra imitar azulejos, colocar um estampado e um liso, uma cor clara e uma escura, e por aí vai. O resultado é interessante, não é?

 

Parede decorada com papel contact estilo azulejos

A combinação certa do papel contact pode sugerir a ideia de azulejos. Que tal? (Foto: Pinterest – Casinha Arrumada)

 

Parede decorada com papel contact colorido

Dê mais cor e vida às paredes da sua casa sem precisar de tinta! (Foto: Pinterest – Grudado)

 

Parede com papel contact forma geométrca

Confira o antes e o depois da aplicação do papel contact. Repaginado, não? (Foto: Blah! Blog)

 

Se optar pelas fitas adesivas, deixe sua imaginação guiar! Nesse caso, você pode aplicar washi tapes coloridas e mesclar as cores, fazer os formatos de sua preferência, listras em tons gradativos, etc. Nesse território, você é quem manda!

 

Parede decorada com fita adesiva

As fitas adesivas dão liberdade para criar a decoração que quiser. (Foto: Pinterest – Conversando com a Lua)

 

Uma ideia criativa, bonita e que sugere uma decoração moderna!

 

Um Bom Trabalho de Colagens Transforma sua Parede!

Pra quem gosta de aproveitar materiais e ama um trabalho de colagem, essa dica é muito boa! Ao invés de pendurar coisas ou revestir a parede com tecidos, é possível colar recortes de revistas e jornais antigos e fazer uma decoração bem descolada!

Junte material suficiente para cobrir a dimensão da parede toda e, com cola diluída em água e um pincel, faça a colagem das folhas nas paredes.

Os jornais tem a folha mais fina, então precisa ter cuidado para colar sem rasgar ou deixar marcas da cola embaixo deles. Faça o mesmo procedimento feito com tecidos, espalhando bem a cola e ajeitando com a régua.

Fica lindo! Que tal essa decoração num escritório ou sala de estudo?

 

Folha de jornal para parede

Utilizar jornais nas decoração de paredes é ou não é um diferencial? (Foto: Viva Decora)

 

Paredes decoradas com jornal

Combine outros elementos decorativos do ambiente com as paredes de jornal. Uma graça! (Foto: Cabide Masculino)

 

O mesmo trabalho pode ser feito com imagens de cartazes de filmes para uma sala de TV, por exemplo. Utilizando cartazes em preto e branco de filmes antigos o estilo vai ficar bem semelhante aos jornais.

Da mesma forma, é possível customizar a parede do quarto dos seus filhos colando pôsteres de bandas e outros artistas da preferência deles! Um estilo que certamente vai agradar aos jovens!

 

Parede decorada com folha de jornal, revista e posters

Pôsteres de séries, novelas, bandas e artistas preferidos vão fazer o gosto dos adolescentes! (Foto: Pinterest – Com Arte e Amor)

 

Falando em colar coisas, vamos falar de uma ideia linda, embora seja bem trabalhosa! Sabe aqueles papeis de bloquinhos para recado e lembretes? Eles são chamados post it, e existem de várias cores, mas o amarelo é o mais comum.

Dá pra fazer uma parede inteira deles! Grudando um sobre o outro, você pode formar desenhos e outros formatos que desejar, misturando cores e criando uma verdadeira obra de arte.

Se você tem tempo e paciência, apure seus dotes artísticos e mãos à obra, porque o resultado é surpreendente e vale a pena!

 

Parede decorada com post-it

A decoração com post it é um trabalho diferenciado e absolutamente incrível! (Foto: SOS Solteiros)

 

Quer conhecer mais uma forma de decorar as paredes de forma bem divertida? Olha só o que vem por aí.

 

Parede para Decorar e… Rabiscar!

Demos uma ideia legal pra agradar os jovens e agora vamos falar de uma que as crianças vão amar: a parede de lousa!

 

Parede estilo lousa decorada

Que tal ter uma parede que pode mudar de estilo todos os dias? (Foto: Universo Feminino)

 

É super fácil de fazer e não gasta quase nada, olha só o passo a passo!

Para este DIY, só precisaremos de:

  • papel contact fosco ou opaco
  • giz de quadro negro
  • apagador de lousa
  • tesoura
  • régua

Mais uma vez o bom e velho contact! Dá pra perceber que ele é bem útil e versátil na decoração, né? Então vamos ver como se faz esse modelo que é lindo!

Primeiramente meça a parede ou espaço que você pretende utilizar como lousa. Recorte o papel contact do tamanho mensurado e aplique sobre a parede, removendo a proteção traseira.

Cole sobre a superfície com a ajuda de uma régua para evitar a formação de pequenas bolhas. Um pano também serve, pressionando sobre o papel à medida que você for colando.

 

Aplicando papel contact na parede

Aplique o contact sobre a parede tomando o cuidado para não formar bolhas no papel. (Foto: De Apê Novo)

 

É só isso! Deixe disponível giz de cera e apagador para a criançada desenhar, escrever e se divertir na parede-lousa.

Uma outra dica é utilizar como painel de recados e lembretes do dia-a-dia, com anotações como lista de mercado, contas a pagar, horário de compromissos agendados e etc.

 

Parede lousa criativa

Parede de lousa: uma maneira divertida e criativa de anotar os recados. (Foto: Pinterest – Keep CalmDIY)

 

Criativo, bonito e funcional, não?

 

Luzes para Decorar as Paredes

Uma outra sugestão bem simples de fazer e que dá vida a qualquer parede sem graça é pendurar ou prender um cordão de luzes nela. O pisca-pisca de natal, por exemplo, serve pra dar um efeito legal na parede, olha só:

 

Parede pisca-pisca

A iluminação nas paredes simplesmente transforma o ambiente! (Foto: Reflexo do Silêncio)

 

Se não quiser prender diretamente o cordão na parede, faça uma espécie de varal enrolando as lâmpadas sobre ele. Aí dá pra incrementar com fotos, bilhetes especiais, cartões postais, apetrechos que tragam boas lembranças, desenhos em cartolina e o que mais você quiser!

Iluminar é sempre uma ótima forma de decorar. Não acredita? Confira nosso post sobre 15 luminárias criativas e veja o que elas podem fazer no ambiente!

Então ilumine e personalize suas paredes, fica uma graça!

Tá disposto a investir financeiramente um pouco mais na decoração das paredes sem precisar recorrer às tintas? Confira nossa próxima dica!

 

Quadros, quadros e mais quadros!

Quadros são clássicos, não adianta. Temos várias opções pra inovar, o que é sempre muito bom, mas quem não quer fugir à tradição pode apostar nos quadros que não tem erro.

Claro que para dar vida à uma parede clara e apagada não é qualquer quadro que resolve. Se a opção for por eles, invista em tendências, estilos, cores, molduras, formatos, tamanhos, quantidade! Não precisa ser tudo tão certinho, né?

 

Paredes decoradas com quadros estilosos

Clássicos ou modernos, que estilo você prefere? (Foto: Pinterest – Para Senhoritas)

 

Paredes decoradas com quadros vintage

Um conjunto de quadros pode dar cara nova às paredes do ambiente. (Foto: Decor Facil)

 

Veja o que melhor se aplica ao seu estilo e, ao invés de utilizar os quadros pra complementar a decoração, deixe que eles sejam a decoração. Não tem uma regra definida, então use e abuse!

 

Parede com quadros retro

Que tal esses em estilo variado e retrô? (Foto: Fernanda Banderó)

 

Paredes da sala decorada com quadros

Invista na decoração da sua casa personalizando as paredes! (Foto: Histórias de Casa)

 

Agora é só escolher seu estilo preferido e personalizar sua decoração! Faça por conta própria, se quiser, o importante é deixar do seu jeito no seu gosto.

E aí? Bora dar um up nessas paredes?

 

por Camila Viol.

 

Fontes: SOS Solteiros | Morando Sem Grana | Viva Decora | Diy Decoração | Oxford Porcelanas

COMUNICADO

Prezado Cliente,

A HF Urbanismo está ao seu lado para enfrentar o novo coronavirus (COVID-19) e a insegurança causada pela pandemia.

Esteja atento às dicas de prevenção, pois o momento agora é de conscientização e muito em breve será de superação. Queremos que você tenha certeza de que pode contar com a HF Urbanismo para manter seu investimento / sonho sem que isso se torne uma preocupação.

Por isso, você está recebendo este comunicado para ficar ciente de que a HF Urbanismo estará enfrentando essa situação junto com você e lhe concederá desconto de 10% (dez por cento), para pagamentos pontuais, no valor do próximo vencimento/parcela, bastando para tanto que faça contato através dos seguintes meios:

Email: [email protected]; [email protected];
Telefones (43) 3373-7979 e (43) 3323-6963

Acaso tenha perdido o vencimento da parcela deste mês, mas queira manter seu pagamento em dia, entre em contato para negociar a situação. A equipe da HF Urbanismo segue totalmente à disposição para quaisquer esclarecimentos.

Atenciosamente.
Data 25/03/2020.
HF Urbanismo.