DIY: decoração com caixotes é uma opção barata e inovadora
Se você sonha em ter uma casa linda gastando bem pouco, aí vai uma dica valiosa: opte por uma decoração com caixotes de feira. Reaproveitar esse tipo de material é uma ótima maneira de decorar sua casa com bom gosto e o investimento é praticamente zero: você mesmo pode fazer.
O DIY, do inglês Do it Yourself, significa “faça você mesmo” em livre tradução, e é um conceito que se refere à prática de criar ou recriar algo por conta própria. Pode ser aplicado em diversos segmentos, e um dos mais utilizados é o setor de decoração. Pagar por um profissional que fabrique um objeto ou recupere um móvel antigo e mal conservado, por exemplo, costuma sair caro. Por isso, fazer por conta própria é uma tendência que alia originalidade, bom gosto e acessibilidade. O DIY é uma alternativa perfeita para quem quer dar uma folga pro bolso sem abrir mão do estilo no design de casa.
Uma sugestão bem interessante de DIY é o uso de caixotes usados e seminovos. Eles podem ser encontrados nas feiras e negociados a preços baixos, ou até mesmo de graça com aquele amigo feirante ou estoquista do mercadinho do bairro. São facilmente adquiridos e as possibilidades são infinitas: você pode fazer desde criados-mudos e fruteiras até sapateiras e casinhas para o seu bichinho de estimação.

Caixotes de madeira são baratos e podem ser reaproveitados como móveis e objetos cheios de estilo
Para transformar seu caixote num objeto renovado como esses, você vai precisar de alguns materiais como lixas e pregos para retirar farpas e dar acabamento para a madeira. Tinta e verniz podem ser utilizados para dar um estilo contemporâneo ao objeto, mas se preferir pode também utilizar uma decoração rústica, que é uma tendência interessante e vem sendo muito utilizada no design de interiores e exteriores.
Basta procurar um caixote em que a madeira esteja boa e firme, lixar bem todas as superfícies, inclusive as arestas e os vãos entre as ripas, e passar uma camada de verniz para proteger a madeira, ou de tinta com uma cor de sua preferência. Você pode ainda colocar rodinhas nas bases do caixote, caso queira um móvel com movimentação. Uma outra sugestão é fixá-los na parede, como um móvel suspenso, ou colocar pezinhos para transformá-lo numa mesa de canto, e por aí vai.
Se o seu terreno é pequeno e a casa não comporta grandes cômodos, otimizar o espaço é fundamental. Uma ótima forma de fazer isso é através de organizadores e nichos nas paredes que servem como prateleiras e estantes pra guardar o que você precisar: louças, toalhas, livros, materiais de trabalho e estudo, etc. A sua imaginação é quem manda!

Fruteiras e sapateiras ganham um conceito simples e inovador com muito bom gosto
Coisas para guardar em casa é o que não falta, né? Principalmente quando se tem crianças. Uma boa dica é reunir os brinquedos que os filhos geralmente deixam espalhados pela casa num caixote organizador, por exemplo. Quintal e garagem também são espaços onde a gente costuma armazenar aquela baguncinha, então uma ideia legal é fixar alguns caixotes de madeira nas paredes para fazer uma estante suspensa e deixar organizado e fácil de encontrar. Simples, original e bonito!

Originalidade e criatividade no reaproveitamento dos caixotes de madeira
Se você curtiu a ideia e quer colocar em prática, é necessário ter alguns cuidados antes de transformar o caixote:
- Escolha somente os caixotes mais secos e limpe bem para proteger de fungos e bactérias na madeira.
- As caixas de feira costumam ter muitas farpas, é preciso ter cuidado ao transportá-las. Por isso, lixar bem é muito importante, inclusive entre os vãos do caixote.
- Se a ideia é fazer uma estrutura que sustente peso, como uma estante, mesa ou prateleira, por exemplo, reforce o caixote com parafusos. Procure por caixas mais fortes, você pode perguntar ao feirante quais são os tipos mais resistentes.
- Uma dica importante é passar por todo o caixote um produto anticupim, geralmente encontrado em lojas de material de construção. Isso vai ajudar a preservar a madeira.
- Antes de pintar, se a ideia não for optar por uma decoração rústica e sim por algo mais moderno, procure comprar tintas sem cheiro e proteja o chão e a mobília ao redor com jornal, para que não respingue em volta.
Trabalhar com materiais como caixotes de madeira, além de fácil e super acessível, é uma forma incrível de contribuir com o meio ambiente. Os caixotes que então seriam descartados e iriam para o lixão, podem ser recuperados e evitam gastos de mais matéria-prima para a produção de outros tipos de objetos. Uma atitude sustentável que ajuda o planeta e é cheia de criatividade e bom gosto. Genial, não?

Caixotes são reaproveitados para se transformar numa mesa de centro com requinte e simplicidade

Moderno ou rústico, seu pet vai amar o novo cantinho feito com o caixote
Outra ideia bem bacana é fazer uma cama para o seu animal de estimação. Pode ser feita de vários estilos: personalizada, com a cor que você escolher, decorada, lisa, com um estilo mais clássico ou design mais arrojado. Assim a sua casa fica de cara nova e a cama do seu “pet” também.
Curtiu a ideia e quer fazer uma caminha nova pro seu bichinho? No vídeo abaixo tem o passo a passo com todas as instruções. É simples, barato e o resultado é maravilhoso, não é?
por Camila Viol.