Loteamentos
e Incorporação
Av. Higienópolis, 70
Londrina - PR
Segunda à sexta-feira
8h - 18h | Sáb 8h - 12h
Atendimento
(43) 3373-7979

DIY: Conheça 5 formas de fazer seu próprio cachepot

Materiais baratos e acessíveis podem se transformar em um lindo cachepot para a sua casa!

Você sabe a diferença entre vaso e cachepot? E as melhores formas de usar cada um? Com o modelo certo, a decoração do seu ambiente vai ganhar muito mais destaque!

Existem diversas formas de decorar seu cachepot de maneiras incríveis. E o melhor é que você mesmo pode fazer em casa! DIY é tudo que a gente precisa pra repaginar nossa casa gastando bem pouquinho, não é mesmo?

Olha só o charme que eles dão para o ambiente!

 

Decoração com Cachepot

Os cachepôs dão um toque todo especial para a decoração. (Foto: CasaDicor)

 

Diversos tipos de Cachepot para decoração

Existe uma infinidade de maneiras de fazer seu próprio cachepot! (Foto: A casa que minha vó queria)

 

Afinal, o que é vaso e o que é cachepot?

Você já deve ter ouvido falar muito nesses dois termos para coisas parecidas e é normal gerar confusão sobre o que é cada um e o que diferencia o vaso do cachepot. Afinal, o que é um e o que é outro?

Vaso é uma peça utilizada como recipiente para muitas coisas, como alimentos, bebidas, vegetais, etc. Neste paralelo com os cachepôs, falaremos dos vasos comuns, aqueles que utilizamos para colocar flores e outras plantas. Exatamente pra isso, ele possui um orifício na parte de baixo que possibilita a drenagem da água na rega das plantas.

O cachepot se diferencia do vaso de plantas justamente nisso, porque ele não tem esse furinho no fundo. O objetivo não é abrigar plantas, mas sim o vaso! Em resumo é isso: o cachepot é um suporte para o vaso.

Mas para que precisaríamos de um suporte pro vaso? Para decorar! É claro que muitos vasos já são utilizados como peças decorativas, algumas muito bonitas por sinal! Mas nem sempre os preços são acessíveis.

Além disso, os vasos comuns não são esteticamente tão bonitos, né? São simples, normalmente de cor única, que quase sempre é preta ou aquele marrom cerâmico. Nada atrativos!

A vantagem de usar o cachepot é que ele, além de poder ser colocado diretamente sobre superfícies que não podem ser molhadas, como em bancadas de madeira e no chão, por exemplo, ainda servem como lindos elementos decorativos!

Eles fazem uma diferença e tanto, não é? Se você não acredita, certamente vai se surpreender com o efeito que eles causam.

Vamos ver juntos?

 

1 – Cachepot feito com pregador de roupas

Sabia que dá pra fazer um cachepot bem lindo utilizando as coisas que você tem em casa mesmo? Tudo o que nós vamos precisar é de pregadores de roupa e uma lata. E isso não é uma pegadinha!

Parece até engraçado falando o quanto esse modelo é simples. Mas a realidade é que ele é muito fácil de fazer, não gasta praticamente nada e ainda fica uma graça!

 

Cachepot feito com pregador de roupas

Bonito e muito prático, os cachepôs de prendedor são uma alternativa barata e que vale a pena! (Foto: Fusca Rosa)

 

Sabe aquelas latinhas redondas de atum em conserva? Então, pode ser uma dessas mesmo. Ou se quiser um cachepot maior, pode optar por latas de outros produtos, fica a seu critério. Quanto maior a lata, mais prendedores serão necessários, ok?

Remova toda a tampa e demais partes de alumínio que possam machucar no manuseio, lave bem e coloque os prendedores ao redor da circunferência, presos à lata. Dê toda a volta até que os prendedores se encontrem.

 

Cachepot feito com pregador de roupas

Pouco trabalho e muito resultado, não é mesmo? (Foto: O que fazer com…)

 

O ideal é utilizar os prendedores de madeira, mas você pode testar outros tipos se quiser. A sua decoração é você quem faz! Uma outra ideia que é maravilhosa é utilizar tinta spray na lata e nos prendedores, dando uma cor nova ao cachepot!

 

Cachepot com pregador e flores

Simplicidade e criatividade para dar vida aos cachepôs caseiros. (Foto: Pinterest – casa.com.br)

 

Cachepot com cabolinha

Improvise com latinhas e prendedores! Fica ou não fica uma graça? (Foto: O que fazer com…)

 

Genial, né? Simples, prático e original!

Vamos inovar ainda mais? Então dá uma olhadinha no nosso próximo modelo!

 

2 – Cachepot feito com caixa de papelão

Seguindo muito bem a linha DIY, vamos aproveitar algum objeto sem uso que temos em casa e transformar em algo totalmente novo, útil e bonito. É exatamente o caso das caixas de papelão que iriam para o lixo, mas darão lugar a um lindo cachepot na sua decoração.

 

Cachepot feito com papel

Diversos tipos de papeis podem se transformar em incríveis cachepôs! (Foto: Linguagem e Afins)

 

Você pode usar a caixa que preferir, do tamanho mais indicado para o vaso que você for utilizar, ok? Aqui, para o nosso exemplo, usaremos caixinhas de panetone, porque elas têm um formato já padronizado, não muito grande, quadriculado.

Para este passo a passo, só iremos precisar de:

  • Caixa de papel/papelão
  • Cola quente
  • Papel EVA
  • Tesoura

A primeira etapa é recortar todas as abas da caixa, deixando-a destampada. Em seguida, coloque a caixa deitada sobre o papel EVA e marque com lápis e régua as medidas de todas as laterais da caixa, deixando 2 cm a mais na parte aberta, onde retiramos as abas.

Recorte o formato demarcado e meça sobre a lateral da caixa de panetone. Se estiver com a medida perfeita, utilize essa mesma forma para as demais laterais traçando sobre o EVA as dimensões.

Com a caixa em pé, trace no papel a medida do fundo e recorte também. Agora vamos transformar o recipiente do panetone em um cachepot totalmente original!

Espalhe a cola quente por todas as bordas da caixa e cole cada lateral recortada e o fundo. Com aquela sobra de 2cm a mais que deixamos para a abertura, vire para dentro da caixa fazendo uma espécie de borda. Assim seu cachepot ganhará um acabamento melhor.

 

Cachepot feito com caixa de panetone

A caixinha de panetone vai ganhar cara nova e muita utilidade! (Foto: Seu lixo…meu luxo!)

 

Sua peça está pronta para uso! É claro que se quiser investir mais na decoração do objeto, pode customizar o EVA da forma que preferir. Tintas, tecidos, estampas e adesivos caem muito bem, além da opção pelo papel em cores vibrantes.

Se o objetivo for um ambiente mais clássico, busque cores sóbrias e neutras. O branco e o preto dão certo com tudo, então se quiser apostar numa decoração sem erro, opte por tons similares.

É claro que por estarmos trabalhando com papel ou papelão, não dá pra utilizar esse modelo de forma suspensa, porque o material não suportaria o peso do vaso se estivesse pendurado. Então opte pelo uso do cachepot diretamente no chão, numa mesa ou bancada.

Inovar é a palavra! Que tal o resultado?

 

Cachepot feito com papel e tecido

Envolvendo o cachepot de papel em tecido, temos uma peça totalmente nova, não é mesmo? (Foto:Dulcineias e Madalenas)

 

Cachepot feito com papel crepom

Use e abuse da criatividade! O papel crepom colorido dá vida e destaque às plantinhas! (Foto: Minha casa minha cara)

 

Falando em inovação, quer mais uma ideia super criativa? Olha o que vem por aí!

 

3 – Cachepot de garrafa pet

Mais uma sugestão que faz uso somente da nossa paciência e boa vontade em deixar tudo lindinho é esse modelo de cachepot feito com garrafa pet. Seguindo a linha de artesanato, você mesmo pode fazer em casa reciclando garrafas e decorando!

E o melhor é que o elemento principal para esse cachepot é um material bem acessível, que geralmente a gente já tem em casa e consegue juntar guardando as embalagens por um prazo curto de tempo.

Aquelas garrafas de refrigerante e água podem facilmente se transformar em apoio para os seus vasos de uma forma bem criativa e bonita. Vamos aprender como!

Primeiramente, lave e seque bem a garrafa pet. Em seguida, com a ajuda de uma tesoura ou estilete, corte na metade da embalagem, ou na altura que preferir que seja o seu cachepot. Se quiser mais baixinho, recorte na parte de baixo, se o vaso for maior, corte acima da altura do rótulo. Você escolhe, ok?

Apenas observe para não recortar torto e não deixar pequenas farpinhas do plástico saindo da garrafa. Corte bem rente para um acabamento lisinho e bonito!

Só com isso seu cachepot já estaria pronto, mas vamos investir mais? Para mudar realmente o seu objeto e dar cara nova a ele, vamos decorar a garrafa e dar muito mais charme à peça.

Uma sugestão é pintar toda a embalagem das cores que preferir, mesclar tons neutros com coloridos, passar cor única como fundo e estampar por cima com imagens diversas, desenhar carinhas de animais ou o que você quiser.

Olha só que graça!

 

Cachepot feito com garrafa de gatinho

Esses cachepôs de gatinho são ou não são um mimo? (Foto: Autossustentável)

 

Uma outra ideia é incrementar customizando a garrafa com tecido, uma decoração moderna, super alegre e bem casual.

 

Cachepot de garrafa pet

Dê um ar leve e casual para o seu ambiente utilizando os cachepôs de garrafa pet com tecidos! (Foto: Casa Abril)

 

Para fazer esse modelo com tecidos, basta escolher um estilo de sua preferência, pode ser liso ou estampado. Escolha um tamanho que seja suficiente para dar a volta na garrafa recortada e ainda sobrar cerca de uns dois dedos.

Passe cola diluída em água por toda a garrafa e vá envolvendo no tecido, como se estivesse envelopando a pet. A pequena sobra servirá para acertar bem o acabamento, não deixando que falte tecido.

Quando os tecidos se encontrarem ao redor da garrafa toda, corte o restante do excesso e cole a ponta sobre o tecido que já está na embalagem. Aí você pode usar e abusar da criatividade!

Utilize pequenos adereços como fitas, laços e pequenas flores para colar sobre o tecido. Uma outra possibilidade bem interessante é utilizar um perfurador para fazer um pequeno furo em cada lado da garrafa, por onde depois passará uma corda ou sisal que deixará seu cachepot suspenso.

Incrível, né?

 

Cachepot de gatinhos

Irresistíveis! (Foto: Pinterest – Ricota não derrete)

 

Esse modelo pode ser usado como o próprio vaso, se quiser, fazendo umas pequenas alterações por conta da drenagem de água necessária às plantinhas. Falamos disso no DIY de mini hortas, passa lá pra ficar por dentro de todos os detalhes!

Mas se a sua aposta é uma decoração chique e elegante, inspire-se ainda mais no modelo a seguir!

 

4 – Cachepot de madeira

O cachepot de madeira, além de ser lindo, é um clássico da decoração. Isso porque a madeira é um material que dá certo com praticamente todos os estilos, basta adaptá-la.

Se você busca algo mais moderno, utilize a madeira colorida em tons vivos! Um acabamento em verniz brilhoso também acompanha bem o estilo casual. Mas se a sua casa tiver características mais rústicas, opte pela madeira natural com uma coloração mais fosca, o resultado é incrível.

Os cachepôs de madeira seguem a mesma linha da decoração do ambiente. Podemos fazê-lo suspenso, pra dar um charme a mais pras flores, ou utilizando caixotes de feira, pallets, colocar rodinhas para dar mobilidade, no caso de plantas maiores, enfim, são várias sugestões!

 

Cachepot de madeira para parede

A madeira confere uma decoração bonita e requintada ao ambiente. (Foto: Uol)

 

Vamos descrever o passo a passo de um cachepot mais simples, mas que servirá de base para outros mais elaborados e de maiores proporções que você queira fazer, ok?

Para este modelo básico, precisaremos de:

  • Madeira de pallet
  • Base incolor para artesanato
  • Cola branca ou cola para madeira
  • Pregos e martelo
  • Betume
  • Lixa 150 para madeira

O bom de usar o pallet é que é uma madeira geralmente que vai para descarte, então é uma boa forma de reutilizar materiais e ajudar o meio ambiente. Sustentabilidade é super importante, né?

Precisaremos dividir o pallet em 5 ripas, que serão duas peças maiores, uma intermediária e duas pequenas. As medidas são:

  • 1 Peça de 20cm x 9cm x 2cm
  • 2 Peças de 24cm x 9cm x 2cm
  • 2 Peças de 9cm x 9cm x 2cm

Se quiser fazer um cachepot maior ou menor, fica a seu critério, apenas mantenha as proporções que vai dar certinho, tá?

Corte as ripas nas medidas mencionadas com uma serra elétrica ou serrote, sempre tomando muito cuidado com as ferramentas. Em seguida, lixe bem cada parte para que não fiquem farpas na madeira e também para um acabamento mais limpo e bonito.

Feito isso, hora de montar nosso cachepot! Utilize a peça intermediária como fundo, as ripas menores serão as laterais e as outras duas partes maiores completando as paredes em aberto. Una todas as peças formando uma espécie de caixa retangular.

Cole as ripas em cada encaixe e em seguida pregue com o martelo para dar ainda mais consistência. O acabamento do nosso cachepot será feito com o betume, primeiramente, que é o que vai dar um visual mais rústico para a peça, devido à coloração escura.

Depois que estiver seco, passe novamente a lixa em todas as superfícies, retirando o excesso do betume e deixando um aspecto “gasto” à madeira, que é justamente o que dá o acabamento que estamos buscando.

Para finalizar, passe uma camada de verniz incolor fosco para dar mais durabilidade ao objeto, preservá-lo por mais tempo e também complementar o acabamento rústico do cachepot.

Prontinho! Sua peça rústica está linda e já pode ser utilizada para colocar aquele vaso sem graça, feinho e mudar a cara do seu ambiente!

 

Cachepot feito com madeira de demolição

Que tal esse cachepot feito com madeira de demolição? Maravilhoso! (Foto: Elo 7)

 

Cachepot de carriola

Seja criativo e invista na decoração! Essa carriola deu um chame especial, não deu?

 

Uma outra sugestão, aproveitando essa mesma ideia, é utilizar ripas de madeira um pouco mais finas e montar uma espécie de caixote de feira. Nesse caso, como as tiras de pallet seriam um pouco mais estreitas, o fundo não ficaria fechado, mas sim com vãos entre uma ripa e outra.

E aí é só ir fazendo uma sequência com as madeiras sobrepostas até atingir o tamanho que você queira, dessa forma:

 

Cachepot feito com pallet

Utilizando pallets e caixotes de madeira você deixa sua casa linda e ainda ajuda o planeta. Demais, né? (Foto: Orquidário Recanto das Flores)

 

Finalize amarrando duas tiras de corda, uma em cada lado do cachepot, e pendure no teto, num pilar ou em algo que permita que o objeto fique suspenso. Parafusar na parede também é uma ideia bem legal! Lindo né?

 

Cachepot suspenso de madeira

Suspensos ou sobre superfícies, seus cachepôs de madeira ficarão incríveis! (Foto: Elo 7)

 

O vídeo abaixo é bem explicativo sobre como fazer o cachepot de madeira rústico, olha só:

 

DIY – Cachepot rústico para plantas em madeira reciclada

 

A partir desse modelo certamente você conseguirá fazer outros ainda maiores e mais ousados!

Mas se você não tem as ferramentas pra fazer um desses na sua casa, não se preocupe! Que tal aprendermos um modelo bem fofo e que está super em alta?

 

5 – Cachepot feito de tecido

Esse estilo é um tanto mais trabalhoso e requer paciência, mas fique tranquilo, não é nada impossível de ser feito, e o resultado vale a pena! O cachepot feito de tecido confere um ar mais leve e despojado para a sua casa, ideal para ressaltar as cores e a alegria das plantinhas.

Já mostramos aqui anteriormente como fazer jogos americanos e sousplats com tecidos e esse modelo segue a mesma linha de produção e um jeito de confeccionar parecido. Se você tentou fazer aqueles, pode acreditar que esse não será um bicho de sete cabeças!

O cachepot feito de tecido pode guardar desde as menores flores até as grandonas, sempre fazendo prevalecer um ambiente cheio de vida e muito, muito acolhedor.

 

Diversos cachepôs em tecido

De diversas formas e tamanhos, os cachepôs feitos em tecido conferem muito charme ao ambiente! (Foto: Danielle Noce)

 

Além de ser usado como suporte para os vasos, dá pra adaptar para outras coisas como organizadores, porta-trecos e o que mais você quiser guardar neles.

Nosso passo a passo agora será em vídeo para expressar melhor os detalhes e o modo de fazer. Então, dá o play e confira!

 

DIY: Cachepot em tecido sem costura

 

Bacana, né? E as ideias e inspirações não param por aí, olha só o diferencial incrível que o cachepot de tecido confere à decoração do ambiente!

 

Utilize um tecido neutro e um estampado na confecção do cachepot para este efeito elegante e de muito bom gosto. (Foto: Jardim das Ideias)

Utilize um tecido neutro e um estampado na confecção do cachepot para este efeito elegante e de muito bom gosto. (Foto: Jardim das Ideias)

 

 

Cachepot feito com Jeans

O tecido jeans está em uso e vai muito bem nos cachepôs também, não é mesmo? (Foto: A casa que minha vó queria)

 

Cachepot feito com tecidos coloridos e estampado

Mesclar cores e estampas deixam sua decoração divertida e muito agradável! (Foto: Bagunças e Memórias)

 

Cachepot em tecido listrado

Um toque de sutileza pode fazer toda a diferença para o seu cachepot. Inove! (Foto: Casa doce Casa)

 

É um mais lindo que o outro!

E aí, já decidiu qual combina mais com a sua casa? Então separe os materiais e mãos à obra!

Com esses cachepôs, sua decoração certamente vai ganhar um toque todo especial!

 

por Camila Viol.

Fontes: Só Projetos | Minha Casa Minha Cara | A Casa que a minha Vó Queria | Casa Abril