Loteamentos
e Incorporação
Av. Higienópolis, 70
Londrina - PR
Segunda à sexta-feira
8h - 18h | Sáb 8h - 12h
Atendimento
(43) 3373-7979

DIY: Como fazer um criado-mudo utilizando banquinhos

Cadeiras, bancos e banquetas podem ser restaurados e reaproveitados para dar lugar a lindos criados-mudos.

 

Customização: como fazer um criado mudo decorado

Já pensou em ter uma decoração criativa como essas? Veja como é fácil! (Foto: Blog Casinha Arrumada)

 

Criado-mudo é aquela peça que não costuma receber muito destaque na decoração do quarto, não é mesmo? Mas só quando a gente não tem um é que notamos a falta que ele faz!

Isso porque é uma peça super útil, onde podemos colocar tudo que precisamos bem pertinho da cama. E ter que levantar toda vez que precisa guardar um livro, um copo d’água ou o celular, por exemplo, dá uma preguiça, né?

Pra darmos o devido valor que ele merece, nesse DIY vamos mostrar várias dicas de como ter um criado-mudo lindo, barato e totalmente original!

Sabe aquelas banquetas e cadeiras esquecidas, sem uso e desgastadas pelo tempo? É exatamente o que a gente precisa pra fazer criados simplesmente fantásticos!

Curtiu a ideia? Olha só que fácil!

 

Decida a decoração de acordo com o ambiente

A primeira dica pra reaproveitar bem o material é adequá-lo a sua decoração. Se o seu quarto tem um estilo mais moderno, casual, então seu criado-mudo precisa acompanhar a tendência.

Já se a linha da sua casa for mais retrô ou clássica, os detalhes da personalização da peça precisam ter uma cara mais vintage e elegante.

 

Criado-mudo vintage, retrô e moderno

Seu criado-mudo deve seguir a decoração do ambiente. (Foto: Rascunhos de Ítala)

 

Cadeiras de diversos estilos viram criados-mudos

Cadeiras de diversos estilos se transformam incríveis criados-mudos (Foto: Niina Secrets)

 

Como restaurar o banquinho ou cadeira

Atenção: antes de iniciar qualquer procedimento de restauração, verifique se as cadeiras e banquetas estão com a estrutura firme, porque a ideia é justamente que elas suportem um pouco de peso.

Analise o material com que elas são feitas. Se for madeira, pode até ser velha, mas não pode estar podre, oca ou ter sinais de corrosão por cupins e outros fatores.

É necessário ter cuidado com produtos feitos de ferro também, observe se não há enferrujamento na peça. Todas as precauções devem ser tomadas para um resultado perfeito, ok?

Após a conferência da qualidade do material, iniciamos o processo de restauração propriamente dito. É necessário primeiro já ter em mente o que você pretende fazer com o objeto.

Se o seu objetivo é dar uma nova cor ao banquinho, verifique se a peça está envernizada. Se sim, lixe bem para remover todo o verniz e fixar a nova tinta. Mesmo que o banquinho não tenha verniz, é bom lixar para remover imperfeições e pequenas farpas que possam machucar na hora de manusear.

Mas claro que se a ideia for manter a cor natural, lixar a superfície removerá a tinta, então o procedimento só vale em caso de mudança de coloração da peça, certo?

A próxima etapa é decidir como personalizar o criado-mudo. Aí entramos no terreno da criatividade e é ela quem manda!

Você pode pintar seu banquinho com a cor de sua escolha, envelopar com tecido, papel contact, fitas adesivas e até mesmo com tricô! As possibilidades são muitas:

 

Criado-mudo com decoração em tricô

Um pequeno detalhe em tricô dá a peça uma decoração diferenciada. (Foto: Blog Patrícia Melo)

 

Banquinho restaurado vira criado-mudo

Um simples banquinho comum pode ser restaurado e transformado num objeto de muito bom gosto. (Foto: Luxe4home)

 

Se você segue a linha mais vintage, pode utilizar a peça com os detalhes mais gastos, tintura velha e até mesmo com pequenas lascas no material. Isso contribui para a ornamentação do objeto e vai dar uma cara especial pra sua decoração.

 

Criado-mudo vintage feito com cadeiras

Cadeiras antigas podem ser utilizadas para a decoração retrô do ambiente. (Foto: Tainarheder)

 

Criado-mudo feito com banqueta

Os criados feitos com banquetas ganham um toque de charme feitos em estilo antigo. (Blog: Rascunhos de Ítala)

 

Para preservar a pintura e dar um efeito mais brilhoso, uma ideia é passar uma camada de verniz ou tintas metálicas em spray, que dão um resultado maravilhoso!

 

Criado-mudo pintado com tinta metálica

O efeito da tinta metálica confirma o tom vintage da peça, cheia de personalidade! (Foto: Barbaragrigatti)

 

O formato da peça também pode ser aproveitado! Banquetas mais altas, por exemplo, ganham uma prateleira utilizando o apoio da parte de baixo do objeto. Uma tábua de madeira já cria esse efeito, mas se quiser, é possível incrementar ainda mais com barbantes, cordas, cortiça e etc.

 

Criado-mudo feito com banquinho e cordas

Com cordas é possível criar pequenas prateleiras no novo criado-mudo. (Foto: Haus)

 

Prateleiras no criado-mudo feito com banquinho

Até mesmo uma tábua de madeira se transforma numa prateleira para guardar os pertences da peça (Foto: Haus)

 

cadeiras e banquetas mais baixas podem ter a altura ideal pra colocar os pertences, tornando-se um criado-mudo perfeito. Se o banco for comprido, é possível dar várias utilidades, tendo um espaço maior pra guardar os objetos.

 

Criado-mudo horizontal em madeira

Bancos mais compridos também se transformam em criados-mudos com muito espaço e utilidade (Foto: Haus)

 

Criado-mudo: Banco pequeno em madeira

Pequenos bancos e banquetas tornam-se ótimos criados e mesinhas de apoio. (Foto: look.com)

 

Se você dispuser de duas banquetas de tamanhos distintos sobrando, da pra criar um jogo bem legal colocando um embaixo do outro. Mais espaço no criado-mudo e uma decoração super original! Outra ideia é fazer com mesinhas invés de bancos também, olha só:

 

Jogo de bancos e mesinhas viram criado-mudo

A composição de dois bancos ou mesinhas cria um jogo lindo e criativo, não é mesmo? (Foto: Haus)

 

Além das mesas e banquinhos, um material que cria infinitas possibilidades de decoração é o caixote de madeira. Já falamos dele aqui outras vezes e é claro que em relação ao criado-mudo não poderia ser diferente.

As caixas de madeira, essas de feira mesmo, podem ser reaproveitadas e customizadas de um jeito lindo que dará uma cara nova a sua decoração. Como criados elas também ficam uma graça!

 

Criado-mudo feito com caixotes

Restaurando caixotes de madeira, dá pra criar uma decoração super original! (Foto: Blog da Madeira Usada)

 

Criado-mudo feito com caixas, caixotes e paletes

São infinitas possibilidades de utilização de caixas e pallets de madeira. (Foto: SOS Solteiros)

 

 

Quer saber mais sobre como criar móveis e objetos utilizando caixotes de feira? Corre lá no DIY que fizemos sobre isso que está cheio de dicas e ideias de decorações baratas e bonitas!

 

Como fazer um criado-mudo com banquinho

Pra demonstrar bem, nada melhor que um passo a passo, né?

Existem várias formas de fazer um criado-mudo com banquinhos, então separamos um estilo mais moderno e alegre pro ambiente, com bastante cor! Vamos lá?

 

Banquinho restaurado vira criado-mudo

Confira o antes e o depois de um banquinho transformado em criado-mudo. Quer saber como? (Foto: Paula Stephania)

 

Você vai precisar de:

  • Lixa
  • Tinta para artesanato das cores de sua preferência
  • Veniz fixador
  • Cola para madeira
  • Cadarço
  • Pincéis
  • Imagem de sua escolha para decorar
  • Banquinho de madeira

 

O primeiro passo é lixar bem a sua cadeira ou banqueta para remover o verniz ou a decoração antiga da peça. A ideia é transformá-la por completo!

Em seguida, com a ajuda dos pincéis ou um rolinho, se preferir, pinte todo o objeto com tinta branca. Duas camadas é o suficiente, depois deixe secar.

Com a tinta branca seca, faça a decoração que preferir! Você pode pintar de outra cor a parte de cima do móvel, assim como os detalhes e os pés do criado-mudo. Escolha as cores que mais combinam com o estilo do seu quarto!

Naquelas barrinhas que dividem e fazem o suporte dos pés da banqueta, passe o cadarço de uma extremidade a outra, formando uma espécie de prateleira. Prenda bem e não deixe vãos entre uma faixa e outra do cadarço.

Esse espaço servirá como um apoio para o que você quiser colocar! Pode ser livros e outros materiais de seu interesse.

Pra complementar a decoração, escolha uma imagem para colar na superfície do criado. Uma ideia é baixar da internet um desenho que você goste, ou até mesmo uma foto que você tenha ou possa imprimir num tamanho compatível ao assento do banco.

Uma outra sugestão é retirar de livros de colorir, revistas e gibis, desenhos de sua preferência, recortando e colando em cima da banqueta. Espalhe bem a cola para que não danifique o papel que será fixado.

Para finalizar, passe uma camada de spray com verniz fixador e está pronto! Um criado-mudo novinho em folha sem precisar investir muito! Incrível, não?

A blogueira Paula Stephânia ensina a fazer um desse jeitinho, olha só que lindo que fica!

 

DIY: Banquinho vira criado-mudo com estampa do livro Jardim Secreto

 

O novo móvel pode guardar objetos como o celular, aquele livro que você gosta de ler antes de dormir, a luminária, uma garrafa com água, óculos, relógio, despertador e outros acessórios.

Você pode decorar da forma que preferir, colocando flores, porta-retratos, artigos de maquiagem e tudo que achar útil ter por perto.

Um criado-mudo não precisa ser só mais um móvel qualquer, né? Com essas ideias, seu quarto vai ganhar uma peça incrível, útil e muito bem aproveitada!

 

por Camila Viol.

 

Fontes: Gazeta do Povo | Remobília | Cerâmica Burguina

COMUNICADO

Prezado Cliente,

A HF Urbanismo está ao seu lado para enfrentar o novo coronavirus (COVID-19) e a insegurança causada pela pandemia.

Esteja atento às dicas de prevenção, pois o momento agora é de conscientização e muito em breve será de superação. Queremos que você tenha certeza de que pode contar com a HF Urbanismo para manter seu investimento / sonho sem que isso se torne uma preocupação.

Por isso, você está recebendo este comunicado para ficar ciente de que a HF Urbanismo estará enfrentando essa situação junto com você e lhe concederá desconto de 10% (dez por cento), para pagamentos pontuais, no valor do próximo vencimento/parcela, bastando para tanto que faça contato através dos seguintes meios:

Email: [email protected]; [email protected];
Telefones (43) 3373-7979 e (43) 3323-6963

Acaso tenha perdido o vencimento da parcela deste mês, mas queira manter seu pagamento em dia, entre em contato para negociar a situação. A equipe da HF Urbanismo segue totalmente à disposição para quaisquer esclarecimentos.

Atenciosamente.
Data 25/03/2020.
HF Urbanismo.