Loteamentos
e Incorporação
Av. Higienópolis, 70
Londrina - PR
Segunda à sexta-feira
8h - 18h | Sáb 8h - 12h
Atendimento
(43) 3373-7979
[aps-social id="2"]

DIY: Como fazer Sousplat utilizando materiais baratos

Papelão, tecido, cordas e outros materiais podem criar incríveis Sousplat que vão deixar sua mesa maravilhosa!

E aí, pessoal, vamos continuar nossa missão de deixar a casa linda gastando bem pouco?

Em uma das publicações anteriores falamos sobre como fazer o jogo americano de diversas formas pra dar aquele charme na mesa! No DIY de hoje vamos complementar essa ideia mostrando como fazer lindos sousplats!

Sabe o que é isso? Sousplat é um nome francês que significa “prato de baixo” e são aqueles apoios que vão embaixo dos pratos e que transformam uma mesa de jantar comum em uma mesa elegante e maravilhosa!

Tanto é que os lugares onde mais se usam sousplats são em eventos especiais, formaturas, casamentos e etc, porque ele dá um diferencial na decoração.

Mas justamente por dar esse toque especial no acabamento é que os sousplats não precisam ser utilizados só em festas de gala. Dá pra usar em jantares de família, aniversários, almoço de Páscoa, Natal e inclusive no dia-a-dia.

Isso porque existem diversos tipos de materiais e formas de fazer que podem combinar perfeitamente com o estilo da sua casa!

Tudo depende da decoração do ambiente e do impacto visual que você quer causar. Se o objetivo é dar uma impressão mais moderna e casual, pode optar por uma composição mais colorida e leve. Se a ideia for puxar mais pro fino e elegante, escolha tons neutros, sóbrios e variações clássicas.

 

Sousplat feito com tecido - Verde Tiffany

O sousplat feito em tecido dá um charme especial à composição da mesa a partir do tom sobre tom.

 

Sousplat com tons clássicos para a mesa de jantar

Utilizando tons clássicos e a decoração certa, o sousplat traz elegância e muito bom gosto ao ambiente. (Foto: Detalhes Mágicos)

 

Sousplat feito com tecido para decoração

A combinação de cores e organização dos elementos ganha ainda mais destaque com o uso do Sousplat, não é mesmo? (Foto: Blog da Mariah)

 

Muita gente costuma recorrer ao uso dos sousplats pra dar aquela incrementada na decoração da mesa, mas se espanta com o preço na hora de comprar. Cada peça custa cerca de 15 a 20 reais e aí pra montar uma mesa com mais de 5 lugares, por exemplo, a brincadeira não sai barata.

Isso sem falar de um evento, né? Já pensou fazer uma confraternização de fim de ano, por exemplo, e comprar um sousplat pra cada participante? Não tem a menor condição pra quem está com o orçamento um pouco mais apertado.

Uma outra opção é alugar, mas, dependendo do número de pessoas no evento, acaba ficando caro também, porque o custo do aluguel é cerca de 5 a 10 reais por peça. E aí, aquela ideia de deixar a mesa com uma decoração impecável vai por água abaixo.

Pra resolver o problema deixando a mesa linda e gastando quase nada, a solução é fazer os próprios sousplats com materiais que vão sair bem em conta!

Quer aprender a fazer vários tipos pra usar em diferentes ocasiões? Então vem que a gente mostra como!

 

Sousplat de tecido e papelão dá um ar despojado e casual à decoração

Já falamos anteriormente em outras publicações da versatilidade do uso do papelão e do quanto ele é acessível para ser adquirido. Barato, prático, fácil de trabalhar e pode se transformar em mil coisas, basta ter criatividade!

É claro que o sousplat não poderia ficar de fora! E engana-se quem acha que não dá pra fazer uma peça elegante e de bom gosto com esse tipo de material. Nós vamos mostrar que dá pra fazer uma decoração linda usando um simples papelão!

Nossa primeira dica é uma que usamos e abusamos no DIY de jogo americano utilizando papelão e tecidos.

Aliás, fizemos até um passo a passo mostrando como fazer esse jogo super fofo com o papelão e que fica uma graça na decoração da mesa. Corre lá pra conferir essa e outras dicas do DIY!

 

Sousplat feito com papelão e tecido

Com papelão e tecido é possível criar infinitas possibilidades incríveis! (Foto: Blog da Maria Fernanda)

 

Da mesma forma que no jogo americano, só vamos precisar de pedaços de papelão, cola, tecido de sua preferência e outros apetrechos de decoração que você queira incluir, como tintas, adesivos, fitas e etc.

Vamos fazer juntos? Olha só como é simples!

Para fazer o Sousplat, vamos precisar de:

  • Placa de papelão 0,80 x 1,00m
  • Cola branca
  • Pincel/Brocha
  • Tesoura ou estilete
  • Tecido de algodão ou chita
  • Folhas de EVA ou cartolina

Essa placa de papelão pode ser comprada ou você pode pegar de caixas que você tenha em casa mesmo, desde que estejam em bom estado, sem amassados e dobras, ok? O bom do papelão é isso, é super fácil de conseguir!

Pra começar, recorte um molde redondo acompanhando o formato de um prato, mas com um diâmetro maior, para que o prato fique por cima e não encubra completamente o sousplat. Para ter uma referência, o padrão é de 35cm de diâmetro.

Feito isso, passe cola em um dos lados da placa, ao logo de toda a face. Fixe esse lado sobre o tecido e certifique-se de espalhar bem o pano para que não fiquem marcas ou vincos.

 

Sousplat com tecido e papelão

Com ajuda de um pincel ou rolinho, passe cola no lado do papelão em que será fixado o tecido depois. Foto: (Até o Dia do Casamento)

 

É importante que o tecido fique bem lisinho em cima do papelão, então se quiser passar o tecido com ferro antes, é uma boa dica! Depois é só colar e esperar secar bem.

Aí entramos na parte do acabamento. Depois de seco, recorte o tecido com cerca de 4cm sobrando da borda do papelão e vire a sobra para dentro, no verso da placa que ficou sem tecido.

Para ficar com um visual mais bonito, use o papel EVA ou a cartolina para cobrir a sobra do tecido recortando e colando uma circunferência de tamanho suficiente para cobrir quase toda a área, deixando uma pequena margem à mostra do tecido.

Caso opte por não utilizar o papel no verso, é só cortar o tecido bem rente ao papelão, acompanhando a margem da placa.

O uso desse tipo de acabamento é opcional, mas a sugestão fica por conta do fato dele deixar o sousplat mais espesso e firme na mesa, evitando que deslize. Além de que fica muito mais bonito, não é?

 

Sousplat e acabamento feito com cartolina

O acabamento feito com cartolina ou EVA, além de ser antiderrapante, dá um diferencial lindo para o sousplat. (Foto: Blog da Maria Fernanda)

 

Decoração com Sousplat para a mesa de jantar

Mesa branca, copos coloridos, guardanapo de pano e sousplat decorado: brinque com as cores para uma decoração alegre e divertida! (Foto: Casando sem Grana)

 

E é isso, nada mais do que isso! O sousplat está prontinho para complementar a decoração da mesa, destacar a louça e os elementos que compõem o visual e dar aquela cara nova pra sua sala de jantar!

Pra dar uma diversificada no estilo, vamos conhecer um outro modelo de sousplat mais clássico pra utilizar em eventos um pouco menos casuais? Tem pra todos os gostos!

 

Sousplat feito de saco de estopa

Quem imaginaria que um material baratinho e comum como o saco de estopa criaria um resultado tão lindo quando aplicado ao sousplat? Olha que maravilhoso!

 

Sousplat feito com tecido de linho

A fibra de linho na composição do sousplat dá um ar elegante e charmoso. (Foto: Elo 7)

 

E pra fazer um desses não é complicado não, viu? Só precisamos do tecido de estopa, água e polvilho! Vamos mais uma vez de passo a passo?

A primeira coisa a fazer é recortar o saco de estopa no tamanho desejado para fazer o sousplat. Pra isso, utilize um que você tenha ou um molde no tamanho desejado. Pode utilizar a mesma técnica aplicada no tecido do modelo anterior e fazer naquele diâmetro, se quiser.

A sugestão aqui é recortar dois pedaços do tecido para a confecção de uma peça, porque assim podemos sobrepor um ao outro e deixar o sousplat mais grosso e melhor acabado.

Na segunda etapa iremos fazer uma espécie de cola que usaremos para passar sobre as estopas depois. Para isso, misture 4 colheres de sopa de polvilho com 200ml de água e mexa bastante para não empelotar.

Depois que estiver bem misturado, leve ao fogo e deixe engrossar até que fique um líquido espesso meio transparente. Vai ficar bem grudento, mas é esse o objetivo!

Despeje a cola sobre as duas estopas sobrepostas, espalhando bem para pegar toda a extensão da superfície dos tecidos. Cuidado apenas com o local escolhido para essa parte do procedimento: faça isso sobre uma superfície lisa que não tenha problema em sujar, ok?

Esse grude é justamente o que precisamos para que a estopa endureça e fique bem firme, então o segredo desse modelo está nesta etapa de colagem. Depois disso, é só esperar secar bem, o que costuma demorar algumas horas, então tenha paciência.

Mas a espera vale o resultado! Olha só que lindo os novos sousplats para o seu jogo de jantar!

 

Sousplat feito com estopa

Incrementando alguns elementos de mesmo material do sousplat, como o anel de guardanapo, a decoração ganha coerência e elegância! (Foto: Elo 7)

 

Como o material é bem barato, o custo benefício para essas peças vale muito a pena, assim como o papelão.

Aliás, uma outra sugestão é unir esses dois materiais e fazer um sousplat encapando um papel pardo sobre o papelão e colando a estopa por cima! Um acabamento e tanto, né?

Agora, se você está procurando algo mais rústico e fácil de fazer, precisa conhecer o próximo modelo de sousplat!

 

Cordas dão lugar a um incrível sousplat feito à mão

Um ambiente pode ter a cara que você quiser. A decoração da sua casa ou do seu evento só depende das suas escolhas! Então se a sua opção é um estilo mais rústico, vai gostar dessa dica.

Com poucos materiais bem baratinhos, este modelo utiliza a simplicidade de uma corda de sisal para dar vida a um lindo sousplat! E sem muito esforço, o que é melhor!

 

Sousplat feito com corda

O sousplat feito em corda não dá muito trabalho para ser feito e apresenta um resultado fantástico! (Foto: Projetos Habitíssimo)

 

Providencie um rolo de corda do tamanho de sua preferência, 10 metros são suficientes para fazer um jogo de duas peças pequenas ou uma de tamanho padrão, então veja primeiro quantos você pretende fazer.

Somente corda e cola quente são os itens necessários para fazermos nosso sousplat rústico. Com tudo preparado, mãos a obra!

Primeiramente, enrole a ponta da corda pra dentro como se fizesse uma pequena volta e aperte ao máximo nesse espaço que será o miolo do sousplat.

É importante amassar bem e não deixar vãos nesse ponto para que a peça não fique danificada com “buracos” no meio. Enrole a corda dando voltas sobre ela mesma até que atinja um tamanho que seja satisfatório ao seu planejamento.

Enquanto estiver enrolando, passe a cola quente para que ela já vá se fixando sobre ela mesma e não corra o risco de ficar com espaços no meio e perca a firmeza.

 

Como fazer Sousplat com corda

Enrole a corda e passe cola quente sobre ela até que fique do tamanho ideal para o seu jogo de sousplats. (Foto: Vida de Casado)

 

Verifique também, enquanto realiza esse processo de colagem, se o formato está ficando circular, como o padrão de um sousplat. Cuidado para que a corda não tome a forma oval na hora de enrolar.

Quando o sousplat tiver o tamanho desejado, é só aguardar secar e remover qualquer resíduo de cola que tenha restado sobre a corda. Fácil, rústico, útil e lindo!

Pra não restar dúvidas sobre o procedimento, confira no vídeo abaixo como fazer de forma prática essa peça com corda:

 

DIY – Como fazer Sousplat de corda

Este modelo é ideal para mesas de todos os tipos de madeira, com verniz, restaurada, madeira de demolição, colorida e etc. Dá pra usar também em eventos mais campestres, casas em sítios, churrascos e ares rurais. É ou não é incrível?

 

Sousplat feito com corda

Simples, rústico e de muito bom gosto! (Foto: Vida de Casado)

 

Além das ideias que demos pra fazer seu próprio Sousplat, é possível comprar placas de MDF pra utilizar como moldes ou customizá-las e deixar do seu gosto. É uma opção barata e bem viável, além de ter como deixar com a sua cara também.

Como são feitas de madeira, é fácil de personalizar com tintas diferentes, sprays, papel contact, revestir com crochê, renda ou tecido e o que mais sua imaginação mandar!

 

Sousplat feito com pérolas

Placas de MDF podem ser customizadas e ganhar uma decoração fantástica! Que tal essa feita com colagem de pérolas? (Foto: Pinterest)

 

Sousplat feito em Crochê

O sousplat feito manualmente de crochê é inspirador! (Foto: Tabletips)

 

Sousplat feito com fibra e palha

Fibra natural e palha também podem render lindos sousplats! Repare na beleza do jogo de cores. (Foto: Casa Abril)

 

Com os Sousplats prontinhos e o jogo americano que falamos no post anterior, você vai arrasar na decoração! Aí é só caprichar bem na composição dos elementos na hora de arrumar a mesa!

Combine cores, faça contrastes, tom sobre tom, utilize bem o espaço, invista na organização de acessórios como anéis de guardanapos, taças, descansa panelas e louças. Tenho certeza que o visual da sua decoração será um sucesso!

Tudo que a gente faz com carinho e amor sai bem feito. Então, vale a pena tentar!

Com criatividade e dedicação, sua mesa posta vai ficar um arraso.

 

por Camila Viol.

 

Fontes: Até o dia do casamento | Casando sem grana | Lápis de Noiva

AVISO