Loteamentos
e Incorporação
Av. Higienópolis, 70
Londrina - PR
Segunda à sexta-feira
8h - 18h | Sáb 8h - 12h
Atendimento
(43) 3373-7979

DIY: Como decorar e organizar o banheiro de forma prática e bonita

Objetos antigos e sem uso podem ser reaproveitados com praticidade e beleza para transformar seu banheiro.

Banheiro é aquele cantinho da casa que a gente geralmente não liga muito, né? Como é um lugar que costumamos ficar pouco, acaba meio esquecido, apagado, feio. Mas não precisa ser assim.

No DIY de hoje vamos dar dicas práticas e lindas para repaginar seu banheiro reaproveitando e utilizando objetos antigos e sem uso. E o melhor, sem gastar muito!

Pra ter uma casa bonita, o banheiro não pode ficar de fora, né? Então, vem comigo!

 

1 – Como recuperar um espelho antigo para o banheiro

Uma das ideias mais geniais para quem pratica o DIY é reutilizar aquelas coisinhas que a gente quase não usa e estão esquecidas em casa ou que até mesmo iriam para o lixo. Esses objetos que já estão meio feínhos e seriam descartados são justamente os que vão transformar o seu ambiente!

Por exemplo, sabe aquele espelho velho que você já enjoou e está cheio de imperfeições? Não precisa se desfazer dele e desembolsar um dinheiro que não pode ser gasto agora. O que a gente faz com ele então? Recupera!
Além de restaurado e transformado em algo totalmente novo, ele vai deixar sua decoração incrível! Aqui utilizaremos como exemplo um espelho comum, antigo, daqueles redondos. Olha só como é simples:

 

Espelhos antigos recuperados

Espelhos antigos podem ser recuperados deixando sua decoração com muito estilo. Confira o antes e depois! (Via: Beautiful Matters)

 

Primeiramente, passe uma camada de tinta da cor de sua preferência. Objetos de madeira natural ou ferro geralmente já têm uma coloração mais escura, então pintá-los com tinta clara destaca bem a mudança ocorrida.

Para o contraste na peça antiga, passe uma tinta clara e, se quiser, um pouco de verniz para dar brilho e reforçar a durabilidade da pintura.

Depois de seco, hora de trabalhar nas imperfeições da peça. Espelhos antigos costumam apresentar pequenos defeitos, esses detalhes que aparecem nos cantinhos, devido ao tempo de uso.

Para cobrir as falhas, há algumas alternativas bem interessantes. Você pode colar ao redor do espelho um pedaço de corda, por exemplo, como uma espécie de moldura.

Seu acabamento vai ganhar um ar mais clássico e elegante, mesmo com simplicidade!

 

Espelho decorado com cordas

Com apenas cola quente e corda, seu espelho restaurado vai ficar incrível!

 

Outra ideia é colar sobre o espelho adesivos decorados de sua preferência. A parte adesivada ficará somente nas bordas para esconder as imperfeições, mas o efeito será o emoldurado no espelho. Olha que bacana!

 

Moldura para espelho com adesivos

O adesivo pode ser colado sobre a moldura velha ou diretamente no espelho. Transforme seu banheiro!

 

Esses adesivos não custam caro e têm diversas estampas, então você pode dar à sua peça o estilo que quiser, tanto moderno, quanto clássico. Inclusive tem alguns que simulam aqueles azulejos pastilhados que são uma graça no banheiro, sabe? Fica incrível!

 

Moldura de espelho com fita washi tape

Fita adesiva como a washi tape também reproduz um excelente resultado na restauração do espelho. (Via: abeautifulmess)

 

Assim como os adesivos, dá pra colar fitas decorativas de várias cores e estampas, pra dar mais cor ao seu banheiro! Outra ideia é fixar nas bordas do espelho pedrinhas, brilhantes, conchas de praia e o que mais você preferir.

 

Espelho decorado com conchas

Os novos espelhos podem ter o estilo que você preferir. Além de linda, a peça fica exclusiva! (Via: elblogdediy)

 

O resultado é simplesmente fantástico! Um espelho novo, custo praticamente zero e banheiro repaginado. Uma ótima dica para o lavabo ou banheiro social da casa, não é mesmo?

 

2 – Utilizar potes de vidro para guardar utilidades

Uma solução super simples pra dar um up no banheiro é aproveitar potes, como aqueles de conserva de produtos (palmito, azeitona, picles e etc.) ou até mesmo esses vidros de maionese.

Dentro deles dá pra guardar muita coisa que a gente usa no dia a dia e geralmente deixa jogado pelos cantos, em cima da pia, no fundo do armário. Cotonetes, algodão e outras utilidades ficarão lindos e organizados nos potinhos!

 

Potes organizadores para banheiro

Potinhos que iriam para o lixo podem ser reaproveitados como ótimos organizadores para banheiro.

 

Uma das formas de decorar é utilizando aquelas mesmas fitinhas adesivas que comentamos agora há pouco, as washi tapes. Você pode passar ao redor de todo o vidro ou colar fazendo o desenho e o formato que preferir.

De um jeito ou de outro, seu pote vai ganhar muita vida sem muito esforço! É possível envelopar toda a tampa também, para combinar com os detalhes do pote. Outra opção é pintar a tampa com a cor de sua preferência.

Pra complementar o acabamento, uma sugestão é colocar um puxador na tampa do pote que dará mais praticidade e charme ao objeto. Se você não quiser comprar um e fazer o seu por conta própria, uma ideia bem simples e prática é utilizar rolha de cortiça.

É só cortar a rolha ao meio, em duas partes, e colar na tampa do seu pote. Depois, pinte, pra ficar uma decoração mais colorida e divertida. Bacana, né? Aliás, a rolha é um material super versátil pra trabalhar, porque dá pra fazer mil coisas com elas!

Como são baratinhas e muitas vezes temos na nossa própria casa quando guardamos as que sobram das garrafas de vinho, é possível produzir diversas decorações gastando praticamente nada! Gostou? Dá uma olhada nesse DIY pra ver quanta coisa legal dá pra criar com as rolhas!

 

Decoração para banheiro com potes e fitas

As fitas decorativas e os puxadores dão charme e renovam por completo os objetos. (Via: Better Homes and Gardens)

 

Antes de iniciar o trabalho de personalização da peça, escolha bem o formato e o tamanho do recipiente, para que se adeque ao que você pretende guardar dentro.

Se o pote for muito grande, por exemplo, ou a abertura muito estreita, não fica prático pegar os objetos que estarão no fundo dele, então planeje antes para que saia tudo perfeito, ok?

 

3 – Como organizar espaço em uma bancada pequena

Esta é uma preocupação que a maioria das pessoas têm: pouco espaço, principalmente no banheiro. Então, a melhor solução é organizar direitinho o ambiente e otimizar esse espaço!

Nessas ocasiões, geralmente não temos lugar pra colocar os utensílios de higiene, seja dentro da cabine para banho, seja na pia. Aliás, às vezes nem bancada tem, é só a cuba da pia, né? Para resolver isso, alguns nichos e organizadores são perfeitos para o ambiente!

A primeira ideia é explorar ao máximo as paredes do banheiro. Com alguns objetos é possível criar organizadores verticais e horizontais, onde os utensílios para banho serão colocados.

Sabe aquelas espécies de “vasinhos” metálicos que usamos pra por plantas? Eles dão um ótimo suporte para cremes, pentes, escovas de cabelo, chapinhas elétricas e afins. Se não quiser usar o cachepot de metal pode substituir pelo material de sua preferência.

Basta prendê-los a uma barra na parede ou algum suporte que pode ser até mesmo o toalheiro. Criativo e muito prático, né?

 

Potes organizadores para parede do banheiro

Objetos simples ganham funcionalidade, otimizando o espaço do banheiro (Via: Digs Digs)

 

É simples e fácil de fazer! E o melhor é que você salva bastante espaço no ambiente, sem precisar deixar tudo espalhado pelo chão ou enchendo os armários.

Se o caso for a ausência da bancada da pia, não tem problema, podemos improvisar uma. Como? De um jeito bem baratinho e mega chamoso!

 

Prateleiras com organizadores para banheiro

Prateleiras com organizadores podem ser feitas facilmente pra resolver a falta de espaço na pia. (Via: Shelterness)

 

Com uma tábua de madeira de tamanho médio presa à parede dá pra criar uma espécie de prateleira, certo? Mas pra dar aquele ar inovador que estamos procurando, a sugestão é fazer algumas aberturas na madeira para abrigar pequenos potes ou porta-trecos.

Olha só o passo a passo:

Primeiramente, meça o diâmetro das peças que serão colocadas na prateleira. É preciso medir no meio da circunferência do objeto para caber certinho depois, sem sobrar espaço, ok? Feito isso, fure a prateleira com uma serra copo.

Para dar um acabamento melhor, é interessante pintar a peça com as cores que combinem com a sua decoração. Mas se tiver dúvida do que combina mais, o branco é clássico, vai nele que não tem erro.

Parafuse a prateleira na parede, coloque os vasinhos no respectivo espaço e aí é só organizar as coisas do seu jeito! Uma decoração bonita e muito funcional, né?

Mais uma ótima ideia para arranjar espaço em banheiros pequenos é a utilização de nichos nas paredes. Eles podem ser feitos de diversas formas e materiais, um mais lindo que o outro!

Uma maneira de fazer um nicho maravilhoso e bem usual é utilizar gavetas. Pode ser uma que esteja sem uso, uma gaveta comum de tamanho médio. Mas certifique-se de que o material esteja bom e resistente primeiro, ok?

Se a peça já tiver divisórias, maravilha! Se não tiver, basta incluir uma ou duas prateleiras na parte interna que resulta numa organização bacana. Sugestão para acabamento: cole por dentro um adesivo decorado ou papel contact da estampa de sua preferência.

Quando a gaveta for fixada na parede, essa decoração colorida no fundo vai fazer a diferença no seu nicho! Esse tipo de material é barato e rende bastante, então compensa comprar. Aí é só organizar seus pertences da maneira que preferir.

 

Gavetas viram nichos de paredes

As gavetas são transformadas em nichos que vão bem em qualquer lugar, inclusive nos banheiros. Criativo, né? (Via: mania de decoração)

 

Caixotes e pallets de madeira também podem ser transformados em nichos incríveis. Aliás, já falamos diversas vezes da utilidade dessas preciosidades por aqui. Dá pra fazer uma infinidade de coisas, desde móveis domésticos até mini hortas!

Se o seu problema é um armário pequeno ou a falta de uma bancada, como já falamos anteriormente, os caixotes podem resolver essa questão.

Empilhando um sobre o outro, torna-se uma ótima estante para guardar os utensílios de higiene da família inteira, olha só:

 

Decoração para banheiro com caixotes em madeira

Os caixotes podem ser customizados, dando vida nova à decoração. (Via: vivadecora)

 

Posicionando de outras formas e até mesmo fixando na parede, temos um gabinete pra guardar toalhas, papel higiênico e demais apetrechos de banheiro. Bem prático!

 

Caixotes decorados para banheiro

Os caixotes tem infinitas funcionalidades, além de serem acessíveis e baratinhos!

 

Lembrando sempre que antes de usar as caixas, é necessário prepará-las lixando bem e verificando a qualidade da madeira. Quer saber como deixar seu caixote customizado e lindo? Esse DIY te ensina!

 

4 – Como utilizar plantas e flores para decoração no banheiro

Ter plantas e flores nos ambientes significa mais vida na nossa casa, não é mesmo? No banheiro e no lavabo não é diferente, as plantinhas dão cor, vida, deixam o local mais arejado e eliminam mal cheiros, ou seja, só vantagens!

 

Banheiro decorado com vasos de flores

Um simples vaso de flor muda completamente a cara do ambiente. (Via: Emme Interiores)

 

Mas alguns cuidados precisam ser tomados antes de distribuir os vasinhos nos toaletes, porque cada planta tem um comportamento. Umas se adaptam melhor ao frio, outras precisam de menos água e por aí vai.

Banheiros são ambientes úmidos e sofrem constantemente alteração de calor, devido à oscilação entre banhos quentes e períodos de temperatura ambiente. Algumas espécies não resistem a essa variação, então não são indicadas.

Em contrapartida, alguns tipos são mais resistentes a essas condições: bromélia, bálsamo, lírio, cacto, samambaia, dracena e violeta africana são alguns deles. Antes de escolher a espécie para o seu banheiro, verifique com um paisagista as necessidades de cada uma.

Em geral, opte por plantas adaptáveis à meia-luz, porque banheiros não recebem muita luminosidade. Até mesmo por isso, procure colocar os vasos próximos a janelas, para receberem maior ventilação e luz solar.

Um outro detalhe importante na adaptação das plantas nesse tipo de ambiente é a rega. Como já há um excesso natural de umidade nos banheiros, evite regar muito as plantinhas. As suculentas, em especial, não podem receber muita água, ou sua raiz apodrece.

Verifique a terra. Se estiver completamente seca, um pouquinho de água vai bem. Isso pode ser feito uma vez por semana ou conforme a necessidade. Esse tipo de planta não é muito trabalhoso pra cuidar, basta conferir as condições ideais pra elas.

Depois de tomar todos esses cuidados, é só pensar na decoração. Vasos de cerâmica com cascalho ou pequenas pedrinhas brancas ficam um charme! O vaso pode ser de vidro também, porque dá um destaque ainda maior para ambientes fechados e pequenos como o banheiro.

 

Decoração com suculentas para banheiro

Um arranjo de suculentas sobre pedras colocado dentro de um recipiente de vidro fica simplesmente fantástico!

 

Fitas ao redor, cordas, vasos decorados, uma cama de rochas ou pedra-sabão debaixo da planta, vale o que sua imaginação mandar! Detalhe: as pedras por baixo das plantas são super indicadas porque além de bonitas, ajudam na drenagem da água do vaso.

 

Vasos decorados para banheiro

Vasinhos decorados fazem toda a diferença e ficam super charmosos, né?

 

Plantas para banheiro decorado

As plantas no banheiro renovam o ar do ambiente e eliminam mal cheiros, além de ficarem uma graça!

 

Quer mais ideias legais pra personalizar seu banheiro e dar uma cara nova pra ele? Então dá uma olhada nesse vídeo!

 

3 Dicas para decorar e organizar o banheiro – DIY

 

Bacana demais, né? Com essas dicas seu banheiro vai ganhar um charme todo especial e certamente vai deixar de ser aquele cantinho esquecido da casa! E aí, já organizou o seu?

 

por Camila Viol.

 

Fontes: Minha casa, minha cara | Simplichique | Inovar Decor e Arte | Viva Decora

COMUNICADO

Prezado Cliente,

A HF Urbanismo está ao seu lado para enfrentar o novo coronavirus (COVID-19) e a insegurança causada pela pandemia.

Esteja atento às dicas de prevenção, pois o momento agora é de conscientização e muito em breve será de superação. Queremos que você tenha certeza de que pode contar com a HF Urbanismo para manter seu investimento / sonho sem que isso se torne uma preocupação.

Por isso, você está recebendo este comunicado para ficar ciente de que a HF Urbanismo estará enfrentando essa situação junto com você e lhe concederá desconto de 10% (dez por cento), para pagamentos pontuais, no valor do próximo vencimento/parcela, bastando para tanto que faça contato através dos seguintes meios:

Email: [email protected]; [email protected];
Telefones (43) 3373-7979 e (43) 3323-6963

Acaso tenha perdido o vencimento da parcela deste mês, mas queira manter seu pagamento em dia, entre em contato para negociar a situação. A equipe da HF Urbanismo segue totalmente à disposição para quaisquer esclarecimentos.

Atenciosamente.
Data 25/03/2020.
HF Urbanismo.