Loteamentos
e Incorporação
Av. Higienópolis, 70
Londrina - PR
Segunda à sexta-feira
8h - 18h | Sáb 8h - 12h
Atendimento
(43) 3373-7979

DIY: 5 passos para criar móveis utilizando Carretel de Madeira

Mesas, estantes e objetos decorativos podem ser feitos aproveitando toda a versatilidade com o Carretel de Bobina!

Quem é que não quer decorar a casa gastando pouco e com muita criatividade? Este é um princípio básico do DIY, um estilo de vida onde podemos criar e fazer tudo por conta própria, reaproveitando materiais e reutilizando o Carretel de Madeira.

E nem é preciso dizer que o resultado é totalmente único e maravilhoso, né? A ideia de aproveitar utensílios e peças para dar vida a algo novo é, além de bela e econômica, extremamente sustentável. Ou seja, só coisa boa!

Um objeto muito versátil e que possibilita a criação de diversos tipos de peças e móveis é o carretel de bobina, sabia? Pode parecer estranho, mas aquela enorme roda de madeira que embala fios e cordas pode se transformar em móveis inimagináveis!

Mesas de centro, poltronas, pufes, estantes para livros, porta-utensílios e diversos elementos decorativos são feitos com o design interessante e criativo do carretel de madeira. E o melhor é que além de criar tudo isso, ele é barato e de fácil acesso.

Os carreteis geralmente podem ser encontrados em lojas de materiais elétricos, onde há comercialização de fios, cabos, cordas e prestações de serviço ligadas a esses materiais. Nas fábricas e depósitos é comum ter carreteis sobrando de bobinas que foram utilizadas e a madeira foi devolvida.

Além disso, pela internet é possível encontrar a preços acessíveis carreteis de diferentes tamanhos, com medidas que variam de 0,65m a 2,70 m de diâmetro. Isso significa que dá pra criar muita coisa!

Pra entender melhor como fazer por conta própria um móvel assim, vamos mostrar com detalhes o passo a passo como criar uma mesa de centro e uma estante para livros feita com o carretel de madeira.

Você vai se surpreender com o resultado, pode apostar!

 

DIY: Mesa feita com Carretel de Madeira

Quer ter um desses em casa? Então confira o passo a passo! (Foto: Vai Com Tudo)

 

1 – Separe os materiais necessários

Para termos uma mesa de centro assim, precisaremos de algumas ferramentas e materiais:

  • 1 carretel de bobina
  • 1 lixa para madeira
  • 1 lata de tinta para madeira à base de água ou solvente da cor de sua preferência
  • 4 rodinhas de 5cm
  • Pincel ou rolo de tinta, martelo e parafusos

 

2 – Cuidados antes de iniciar o trabalho

Uma questão importante a ser observada antes de qualquer trabalho manual artesanal, sobretudo em projetos DIY, são os cuidados na hora de desempenhar as tarefas. A madeira, por exemplo, é um material que carece de atenção na hora do manuseio.

Objetos de madeira, principalmente os antigos e em mal estado de conservação costumam soltar farpas, ter pedaços podres, estar sujos e até mesmo ter pregos e parafusos fixados na peça.

Faça uma análise do material com bastante atenção antes de executar qualquer tarefa, certificando-se de que não há algo que possa machucar e ferir quando for manuseado, ok? Caso a madeira tenha partes podres, descarte o material.

Proteja-se com luvas de borracha e é interessante também passar um pano úmido ao longo de toda a superfície da madeira para remover a sujeira mais grosseira antes de seguirmos ao próximo passo 

 

3 – Lixe o Carretel

Para aproveitar materiais de madeira já utilizada ou que não estejam em bom estado de conservação, depois de já analisada a peça, é imprescindível dar uma boa lixada neles! Isto vai restaurar bem o produto, removendo sujeiras, farpas, ondulações e possíveis defeitos na superfície do objeto.

Além disso, lixar a madeira vai dar um novo visual à peça, como se deixasse novinho em folha. E é justamente o que queremos, né? Algo novo!

Tomando cuidado para não se machucar, lixe bem por todas as faces. Feito isso, passe um pano úmido para retirar todo o pó restante sobre a peça.

Um detalhe aqui é para o caso de o carretel ser novo e não precisar de muitos reparos. Se ele estiver assim, uma dica legal é passar betume líquido após lixar. Isto dará à madeira um ar mais rústico, ressaltando a beleza da peça. Mas tudo depende do estilo da decoração que você optar!

 

4 – Pinte o Carretel

Se a ideia é fugir do rústico e ir para uma tendência mais despojada e casual, pintar o carretel em tons fortes e alegres é uma boa sugestão! Vermelho e amarelo, por exemplo, destacam o objeto e projetam uma decoração mais leve e divertida.

Escolhas decorativas feitas e com o carretel pronto para uso, vamos ao acabamento! Com a ajuda de um pincel ou rolo para tinta, pinte toda a madeira com a cor escolhida, inclusive nas partes internas. Cubra o chão com jornais ou qualquer outro material que preserve o piso e a mobília ao redor, se tiver.

Utilizando a tinta à base de água o processo de secagem é mais rápido, mas é bom reforçar a pintura depois passando mais uma demão, ok? Já a tinta à base de solvente fixa melhor, mas leva cerca de uns 2 dias para secar completamente.

Uma outra ideia legal é, depois de seco, passar uma camada de verniz sobre o móvel. Isso fará com que dê mais brilho e deixe a peça ainda mais bem acabada e bonita!

 

5 – Parafuse as Rodinhas

Quando a tinta estiver totalmente seca, parafuse o jogo de rodinhas na parte debaixo do carretel em quatro pontos equidistantes para dar mobilidade ao móvel e mais conforto e praticidade a ele.

As rodinhas podem ser de plástico pretas ou coloridas, tanto faz. Veja o que combina mais com a cor do móvel! Uma sugestão de bom gosto é utilizar as rodinhas de silicone transparentes, que além de serem bonitas e neutras, preservam o piso de riscos e outras marcas que possam ser feitas na hora de deslocar a mesa.

Pode parecer que as rodas não tenham muita influência no visual do objeto, mas um simples detalhe acaba fazendo a diferença no resultado final.

Prontinho! Uma mesa nova, bonita, barata e cheia de personalidade!

DIY: Mesa vermelha feita com Carretel de Madeira

A pintura em cores fortes e marcantes alegram o ambiente conferindo uma decoração casual e moderna. (Foto: Homens da Casa)

 

Este tipo de peça vai muito bem como mesa de centro ou de canto em áreas externas, cozinhas, escritórios, salas de estar e até mesmo de TV, servindo como apoio para colocar copos, pratos e aquelas delícias que a gente ama degustar na frente da TV.

DIY: Mesa rústica feita com Carretel de Madeira

A opção pelo material em tom natural gera um efeito rústico e muito charmoso! (Foto: Blog Superdivas)

 

DIY: Mesa de centro com Vidro e Sisal

Que tal este modelo de carretel com acabamentos em sisal e vidro? Super elegante! (Foto: Pinterest – Beatriz13out)

 

DIY: Mesa feito com carretel de madeira

Pintado ou natural, os carreteis dão vida a móveis belos e personalizados! (Foto: Joia de Casa)

 

DIY: Sala decorada com carretel de madeira

A integração dos carreteis com a decoração do ambiente é perfeita e cheia de charme! (Foto: Mptres)

 

DIY: Mesa personalizada feita com Carretel de madeira

Invista no design do móvel! Deixe a criatividade ditar as regras, customizando o carretel ao seu estilo. (Foto: Pinterest – Portal Coisas de Vó)

 

Uma excelente forma de usar o carretel também é como estante para livros. E para isso, só é necessário uma pequena adaptação, olha só!

 

Estante para livros feita com Carretel de Madeira

Estar em contato com os livros é um dos principais estímulos à leitura. Parece obvio, mas às vezes a gente se cobra que lê pouco e nem percebe que o livro mais próximo está entulhado dentro de alguma caixa velha esquecida no armário, não é mesmo?

Quanto mais acessível é o livro, mais ele vai despertar a vontade de ler! E isto é importantíssimo para adultos e crianças, quanto maior for o estímulo, melhor. Livro é cultura, gente!

Uma boa forma de estimular a leitura é trazer os livros pra perto, num lugar onde todo mundo possa escolher e pegar o livro que quiser a qualquer momento. E temos a solução perfeita pra isso.

Adaptando pequenas coisas na mesa feita com o carretel, é possível criar uma estante para livros! Seria uma espécie de cantinho para leitura ambulante. A criançada adora!

DIY: Mesa de centro feito com Carretel

Mesa de apoio ou prateleira para livros? Os dois! (Foto: Pinterest – Caminhando Por Onde For)

 

Vamos ver logo como fazer isso!

Os materiais para a estante são exatamente os mesmos que utilizamos para fazer a mesa, mas como agora será necessário fazer pequenas divisórias para apoiar os livros, vamos incluir também um cabo de vassoura ou pequenas toras de madeira de mesmo tamanho, ok?

Inicie o processo da mesma forma que o primeiro, lixando todas as superfícies do carretel. Para quem já trabalhou com os caixotes de madeira, não haverá dificuldades com isso, porque o trabalho com o carretel segue a mesma linha.

Feito isso, escolha uma tinta da cor de sua preferência e passe somente na parte de dentro do carretel, deixando a tampa superior para ser pintada depois. A ordem precisa ser esta por conta da inclusão das divisórias, que serão pregadas entre a base de cima e a base inferior.

Caso a superfície de cima da mesinha fosse pintada antes de incluir as divisórias, os pregos ficariam aparentes sobre a pintura. Este é um detalhe pequeno, mas faz a diferença no acabamento. Então, vamos às divisórias!

Para fazê-las, vamos precisar de pedaços de madeira iguais e que tenham o tamanho exato entre a base superior e a base inferior do carretel, ligando uma à outra. A divisória pode ser feita com tábuas de madeira ou até mesmo com um cabo de vassoura, partindo em partes iguais.

Defina onde será colocada cada divisória, medindo a circunferência para que as demais sejam colocadas em pontos equidistantes, dando equilíbrio e coerência ao móvel. Em seguida, lixe e pinte as divisórias da mesma forma que a estante.

Quando a tinta já estiver seca, pregue as divisórias nos lugares pré-definidos, tomando cuidado para não se machucar. Embaixo da base inferior, adicione 4 rodinhas para que a estante ganhe leveza depois que os livros forem inseridos.

Finalize pintando a tampa de cima do carretel e pronto! Se achar interessante, fica legal passar uma demão de verniz sobre a mesa para que ela ganhe mais brilho e proteja melhor a tintura também.

Coloque os livros em cada repartição e boa leitura!

DIY: Mesa de centro feito com Carretel de Madeira

O resultado final do DIY é beleza, economia e muita criatividade! (Foto: Mptres)

 

DIY: Carretel de Madeira verde

Adaptando pequenas partes de madeira entre o carretel, a mesa ganha divisórias para armazenar livros e outros objetos de sua preferência. (Foto: Portal Terra)

 

DIY: Mesa de canto feito com carretel de madeira

Um cantinho da leitura para as crianças feito com um carretel de bobina é a solução barata e bonita que queremos! (Foto: Pinterest)

 

DIY: Carretel de madeira

Charme e praticidade ao móvel com rodinhas acopladas que dão mobilidade à mesa para levar onde quiser! (Foto: Pinterest – Etsy)

 

Como deu pra notar, restaurando um carretel de bobina dá pra criar objetos lindos. A mesa de centro ou de leitura são opções super interessantes que abrem caminhos para inúmeras outras possibilidades!

Para inspirar ainda mais a decoração feita com esse tipo de material, confira outros modelos de móveis e objetos decorativos que os carretéis podem criar!

DIY: Carretel de madeira

Inove com uma adega inserida no carretel de madeira, feita com a simplicidade dos canos em PVC. Genial! (Foto: Whimsy and Wood)

 

DIY: Pufe feito com Carretel de Madeira

Para criar pufes a partir dos carreteis, basta colar espumas sobre a superfície da madeira e revesti-la com tecido para o acabamento do estofado. (Foto: Get Ninjas)

 

DIY: Banco e Mesa feito com Carretel de Madeira

Até mesmo poltronas e sofás podem ser feitos com os carreteis, conferindo um charme rústico e especial ao ambiente. (Foto: Fika a Dika)

 

DIY: Mesa decorativa feito com Carretel

Feitos de madeira e bastante resistentes, os carreteis são muito indicados para o uso externo na decoração! (Foto: Paulo Partax)

 

DIY: Mesa moderna feito com Carretel de Madeira

Apenas uma cobertura feita em vidro é suficiente para dar ainda mais beleza à peça. Uma graça, não? (Foto: Pinterest – Arrumadíssimo)

 

DIY: Móveis feito com Carretel de Madeira

O carretel de madeira pode ser um ótimo aliado da decoração externa, gerando incríveis composições em jardins e quintais. (Foto: SustentArqui)

 

DIY: Mesa feito com Carretel e suporte para Cervejas

O design do próprio carretel pode ser aproveitado, já que muitos deles contam com alguns furinhos e buracos nas superfícies da madeiras. Aí, é só improvisar! (Foto: Joia de Casa)

 

DIY: Poltronas feito com Carretel de Madeira

Com um corte diferenciado na madeira do carretel e algumas adaptações, poltronas belas e com muita personalidade ganham vida! (Foto: Get Ninjas)

 

por Camila Viol.

Fontes: Homens da Casa | Vivendo a Vida a Dois | Sustentar Aqui | Joia de Casa | Diy Decoração