DIY: 5 passos para criar móveis utilizando Carretel de Madeira
Quem é que não quer decorar a casa gastando pouco e com muita criatividade? Este é um princípio básico do DIY, um estilo de vida onde podemos criar e fazer tudo por conta própria, reaproveitando materiais e reutilizando o Carretel de Madeira.
E nem é preciso dizer que o resultado é totalmente único e maravilhoso, né? A ideia de aproveitar utensílios e peças para dar vida a algo novo é, além de bela e econômica, extremamente sustentável. Ou seja, só coisa boa!
Um objeto muito versátil e que possibilita a criação de diversos tipos de peças e móveis é o carretel de bobina, sabia? Pode parecer estranho, mas aquela enorme roda de madeira que embala fios e cordas pode se transformar em móveis inimagináveis!
Mesas de centro, poltronas, pufes, estantes para livros, porta-utensílios e diversos elementos decorativos são feitos com o design interessante e criativo do carretel de madeira. E o melhor é que além de criar tudo isso, ele é barato e de fácil acesso.
Os carreteis geralmente podem ser encontrados em lojas de materiais elétricos, onde há comercialização de fios, cabos, cordas e prestações de serviço ligadas a esses materiais. Nas fábricas e depósitos é comum ter carreteis sobrando de bobinas que foram utilizadas e a madeira foi devolvida.
Além disso, pela internet é possível encontrar a preços acessíveis carreteis de diferentes tamanhos, com medidas que variam de 0,65m a 2,70 m de diâmetro. Isso significa que dá pra criar muita coisa!
Pra entender melhor como fazer por conta própria um móvel assim, vamos mostrar com detalhes o passo a passo como criar uma mesa de centro e uma estante para livros feita com o carretel de madeira.
Você vai se surpreender com o resultado, pode apostar!
1 – Separe os materiais necessários
Para termos uma mesa de centro assim, precisaremos de algumas ferramentas e materiais:
- 1 carretel de bobina
- 1 lixa para madeira
- 1 lata de tinta para madeira à base de água ou solvente da cor de sua preferência
- 4 rodinhas de 5cm
- Pincel ou rolo de tinta, martelo e parafusos
2 – Cuidados antes de iniciar o trabalho
Uma questão importante a ser observada antes de qualquer trabalho manual artesanal, sobretudo em projetos DIY, são os cuidados na hora de desempenhar as tarefas. A madeira, por exemplo, é um material que carece de atenção na hora do manuseio.
Objetos de madeira, principalmente os antigos e em mal estado de conservação costumam soltar farpas, ter pedaços podres, estar sujos e até mesmo ter pregos e parafusos fixados na peça.
Faça uma análise do material com bastante atenção antes de executar qualquer tarefa, certificando-se de que não há algo que possa machucar e ferir quando for manuseado, ok? Caso a madeira tenha partes podres, descarte o material.
Proteja-se com luvas de borracha e é interessante também passar um pano úmido ao longo de toda a superfície da madeira para remover a sujeira mais grosseira antes de seguirmos ao próximo passo ↓
3 – Lixe o Carretel
Para aproveitar materiais de madeira já utilizada ou que não estejam em bom estado de conservação, depois de já analisada a peça, é imprescindível dar uma boa lixada neles! Isto vai restaurar bem o produto, removendo sujeiras, farpas, ondulações e possíveis defeitos na superfície do objeto.
Além disso, lixar a madeira vai dar um novo visual à peça, como se deixasse novinho em folha. E é justamente o que queremos, né? Algo novo!
Tomando cuidado para não se machucar, lixe bem por todas as faces. Feito isso, passe um pano úmido para retirar todo o pó restante sobre a peça.
Um detalhe aqui é para o caso de o carretel ser novo e não precisar de muitos reparos. Se ele estiver assim, uma dica legal é passar betume líquido após lixar. Isto dará à madeira um ar mais rústico, ressaltando a beleza da peça. Mas tudo depende do estilo da decoração que você optar!
4 – Pinte o Carretel
Se a ideia é fugir do rústico e ir para uma tendência mais despojada e casual, pintar o carretel em tons fortes e alegres é uma boa sugestão! Vermelho e amarelo, por exemplo, destacam o objeto e projetam uma decoração mais leve e divertida.
Escolhas decorativas feitas e com o carretel pronto para uso, vamos ao acabamento! Com a ajuda de um pincel ou rolo para tinta, pinte toda a madeira com a cor escolhida, inclusive nas partes internas. Cubra o chão com jornais ou qualquer outro material que preserve o piso e a mobília ao redor, se tiver.
Utilizando a tinta à base de água o processo de secagem é mais rápido, mas é bom reforçar a pintura depois passando mais uma demão, ok? Já a tinta à base de solvente fixa melhor, mas leva cerca de uns 2 dias para secar completamente.
Uma outra ideia legal é, depois de seco, passar uma camada de verniz sobre o móvel. Isso fará com que dê mais brilho e deixe a peça ainda mais bem acabada e bonita!
5 – Parafuse as Rodinhas
Quando a tinta estiver totalmente seca, parafuse o jogo de rodinhas na parte debaixo do carretel em quatro pontos equidistantes para dar mobilidade ao móvel e mais conforto e praticidade a ele.
As rodinhas podem ser de plástico pretas ou coloridas, tanto faz. Veja o que combina mais com a cor do móvel! Uma sugestão de bom gosto é utilizar as rodinhas de silicone transparentes, que além de serem bonitas e neutras, preservam o piso de riscos e outras marcas que possam ser feitas na hora de deslocar a mesa.
Pode parecer que as rodas não tenham muita influência no visual do objeto, mas um simples detalhe acaba fazendo a diferença no resultado final.
Prontinho! Uma mesa nova, bonita, barata e cheia de personalidade!

A pintura em cores fortes e marcantes alegram o ambiente conferindo uma decoração casual e moderna. (Foto: Homens da Casa)
Este tipo de peça vai muito bem como mesa de centro ou de canto em áreas externas, cozinhas, escritórios, salas de estar e até mesmo de TV, servindo como apoio para colocar copos, pratos e aquelas delícias que a gente ama degustar na frente da TV.

A opção pelo material em tom natural gera um efeito rústico e muito charmoso! (Foto: Blog Superdivas)

Que tal este modelo de carretel com acabamentos em sisal e vidro? Super elegante! (Foto: Pinterest – Beatriz13out)

Invista no design do móvel! Deixe a criatividade ditar as regras, customizando o carretel ao seu estilo. (Foto: Pinterest – Portal Coisas de Vó)
Uma excelente forma de usar o carretel também é como estante para livros. E para isso, só é necessário uma pequena adaptação, olha só!
Estante para livros feita com Carretel de Madeira
Estar em contato com os livros é um dos principais estímulos à leitura. Parece obvio, mas às vezes a gente se cobra que lê pouco e nem percebe que o livro mais próximo está entulhado dentro de alguma caixa velha esquecida no armário, não é mesmo?
Quanto mais acessível é o livro, mais ele vai despertar a vontade de ler! E isto é importantíssimo para adultos e crianças, quanto maior for o estímulo, melhor. Livro é cultura, gente!
Uma boa forma de estimular a leitura é trazer os livros pra perto, num lugar onde todo mundo possa escolher e pegar o livro que quiser a qualquer momento. E temos a solução perfeita pra isso.
Adaptando pequenas coisas na mesa feita com o carretel, é possível criar uma estante para livros! Seria uma espécie de cantinho para leitura ambulante. A criançada adora!
Vamos ver logo como fazer isso!
Os materiais para a estante são exatamente os mesmos que utilizamos para fazer a mesa, mas como agora será necessário fazer pequenas divisórias para apoiar os livros, vamos incluir também um cabo de vassoura ou pequenas toras de madeira de mesmo tamanho, ok?
Inicie o processo da mesma forma que o primeiro, lixando todas as superfícies do carretel. Para quem já trabalhou com os caixotes de madeira, não haverá dificuldades com isso, porque o trabalho com o carretel segue a mesma linha.
Feito isso, escolha uma tinta da cor de sua preferência e passe somente na parte de dentro do carretel, deixando a tampa superior para ser pintada depois. A ordem precisa ser esta por conta da inclusão das divisórias, que serão pregadas entre a base de cima e a base inferior.
Caso a superfície de cima da mesinha fosse pintada antes de incluir as divisórias, os pregos ficariam aparentes sobre a pintura. Este é um detalhe pequeno, mas faz a diferença no acabamento. Então, vamos às divisórias!
Para fazê-las, vamos precisar de pedaços de madeira iguais e que tenham o tamanho exato entre a base superior e a base inferior do carretel, ligando uma à outra. A divisória pode ser feita com tábuas de madeira ou até mesmo com um cabo de vassoura, partindo em partes iguais.
Defina onde será colocada cada divisória, medindo a circunferência para que as demais sejam colocadas em pontos equidistantes, dando equilíbrio e coerência ao móvel. Em seguida, lixe e pinte as divisórias da mesma forma que a estante.
Quando a tinta já estiver seca, pregue as divisórias nos lugares pré-definidos, tomando cuidado para não se machucar. Embaixo da base inferior, adicione 4 rodinhas para que a estante ganhe leveza depois que os livros forem inseridos.
Finalize pintando a tampa de cima do carretel e pronto! Se achar interessante, fica legal passar uma demão de verniz sobre a mesa para que ela ganhe mais brilho e proteja melhor a tintura também.
Coloque os livros em cada repartição e boa leitura!

Adaptando pequenas partes de madeira entre o carretel, a mesa ganha divisórias para armazenar livros e outros objetos de sua preferência. (Foto: Portal Terra)

Um cantinho da leitura para as crianças feito com um carretel de bobina é a solução barata e bonita que queremos! (Foto: Pinterest)

Charme e praticidade ao móvel com rodinhas acopladas que dão mobilidade à mesa para levar onde quiser! (Foto: Pinterest – Etsy)
Como deu pra notar, restaurando um carretel de bobina dá pra criar objetos lindos. A mesa de centro ou de leitura são opções super interessantes que abrem caminhos para inúmeras outras possibilidades!
Para inspirar ainda mais a decoração feita com esse tipo de material, confira outros modelos de móveis e objetos decorativos que os carretéis podem criar!

Inove com uma adega inserida no carretel de madeira, feita com a simplicidade dos canos em PVC. Genial! (Foto: Whimsy and Wood)

Para criar pufes a partir dos carreteis, basta colar espumas sobre a superfície da madeira e revesti-la com tecido para o acabamento do estofado. (Foto: Get Ninjas)

Até mesmo poltronas e sofás podem ser feitos com os carreteis, conferindo um charme rústico e especial ao ambiente. (Foto: Fika a Dika)

Feitos de madeira e bastante resistentes, os carreteis são muito indicados para o uso externo na decoração! (Foto: Paulo Partax)

Apenas uma cobertura feita em vidro é suficiente para dar ainda mais beleza à peça. Uma graça, não? (Foto: Pinterest – Arrumadíssimo)

O carretel de madeira pode ser um ótimo aliado da decoração externa, gerando incríveis composições em jardins e quintais. (Foto: SustentArqui)

O design do próprio carretel pode ser aproveitado, já que muitos deles contam com alguns furinhos e buracos nas superfícies da madeiras. Aí, é só improvisar! (Foto: Joia de Casa)

Com um corte diferenciado na madeira do carretel e algumas adaptações, poltronas belas e com muita personalidade ganham vida! (Foto: Get Ninjas)
por Camila Viol.
Fontes: Homens da Casa | Vivendo a Vida a Dois | Sustentar Aqui | Joia de Casa | Diy Decoração