Loteamentos
e Incorporação
Av. Higienópolis, 70
Londrina - PR
Segunda à sexta-feira
8h - 18h | Sáb 8h - 12h
Atendimento
(43) 3373-7979
[aps-social id="2"]

DIY: 5 Formas de fazer jogo americano com praticidade e beleza

Conheça cinco maneiras para criar um jogo americano utilizando diferentes materiais e investindo pouco!

Jogo americano estampado para mesa de jantar

Uma das coisas que mais chamam a atenção numa casa é uma mesa bonita e organizada, não é mesmo? Não só o móvel em si, mas os acessórios dão um toque todo especial para a decoração. Um componente que faz toda a diferença é o jogo americano!

Pode observar, ele é que vai dar o estilo pra mesa de jantar. Pode ser clássico, com cores neutras e seguindo uma linha mais elegante, por exemplo, ou utilizar cores mais vivas e estampas, acompanhando uma tendência mais moderna e casual.

Mas se você está com o bolso apertado e não pode investir muito em decoração nesse momento, temos uma solução bem interessante: que tal montar seu próprio jogo americano? No estilo DIY, existem várias formas práticas e baratas de fazer! E eles ficam lindos, olha só:

Jogo americano com tecido azul

Com um simples tecido compondo o jogo americano, a decoração se transforma! (Foto: Michele Mayrink)

Jogo americano estilo com estampa

O formato do jogo é livre e pode ser adaptado a qualquer estilo de mesa, inclusive as redondas. (Foto: Pinterest – Blauss Maison)

Jogo americano liso ou estampado com flores

Liso ou estampado, seu jogo americano vai ficar uma graça! (Foto: Colocando a mesa com charme)

Numa combinação de elementos com jogo de jantar, sousplat, velas e castiçais, eles ficam incríveis e complementam de forma perfeita o visual da mesa!

Quer aprender a fazer? Então vem que a gente mostra como!

Como fazer jogo americano com tecido

São vários os materiais que podemos trabalhar pra fazer nosso próprio jogo americano. O mais comum de se utilizar é o tecido, que dá pra lavar quando sujar, além de poder dobrar e caber em qualquer cantinho.

A estrutura é simples: material no formato desejado e de tamanho suficiente para fazer frente e verso do jogo. O uso de uma manta acrílica ou feltro para enchimento também é uma opção, mas fica a seu critério.

Primeiramente escolha o modelo de sua preferência. Os mais comuns são os jogos quadriculados, mas existem aqueles redondos, acompanhando o formato do prato, que são lindíssimos também.

Jogos feitos em formato redondo são uma opção elegante e cheia de personalidade! (Foto: Minha Casa Minha Lida)

Jogos feitos em formato redondo são uma opção elegante e cheia de personalidade! (Foto: Minha Casa Minha Lida)

Jogo americano com estampa listrada

A estampa da peça pode combinar com outros elementos da decoração, formando uma composição de muito bom gosto! (Foto: Koisas de Madame)

A estampa da peça pode combinar com outros elementos da decoração, formando uma composição de muito bom gosto! (Foto: Koisas de Madame)

Veja qual modelo favorece a sua decoração e o espaço que você dispõe na mesa pra utilizar o jogo americano. E aí, mãos à obra!

Vamos pro passo a passo? Você vai precisar de:

  1. Tecidos de sua preferência (estampado ou liso)
  2. Feltro
  3. Tesoura
  4. Fita Métrica
  5. Máquina de costura ou linha e agulha

Primeiramente, meça dois pedaços de tecido do mesmo tamanho, uma para a parte de cima e outra que ficará embaixo.

Esses tecidos podem até ser de estampas diferentes, não precisam necessariamente ser uniformes. Vai do que a sua criatividade e a decoração do ambiente permitirem!

Uma ideia é usar a parte de cima estampada e a parte de baixo lisa de cor única, de preferência uma coloração que esteja presente na estampa. Assim, um complementa o outro e combinam entre si!

Ainda falando de cores, uma outra sugestão é optar por tons escuros para a face de baixo, onde o jogo ficará em contato direto com a mesa. Encarde menos e tem menores chances de manchar, o que vai preservar por mais tempo a peça.

O tamanho padrão do jogo americano retangular é de 46 cm x 37 cm, mas como dissemos, depende do formato escolhido, então fique livre pra recortar o tanto que precisar, ok?

Una os tecidos de modo que a parte de cima e a de baixo fiquem voltadas uma para a outra, e coloque o feltro de mesmo tamanho sobre uma das faces.

Se você quiser, pode recortar o feltro um pouquinho menor do que o diâmetro dos tecidos, mas pouca coisa, cerca de 1cm a menos é suficiente. Aí é hora de costurar!

Nem todo mundo tem máquina de costura em casa, mas não se preocupe porque esse processo pode ser feito à mão com linha e agulha. Apesar de um pouco mais trabalhoso, o resultado também fica ótimo!

Com os tecidos e o feltro sobrepostos da forma descrita, costure na máquina deixando uma margem de cerca de 5 cm. Aqui é necessário deixar uma abertura sem coser, por onde viraremos os tecidos que estão do avesso depois. Algo entre 7 e 15 cm é suficiente.

Revire os tecidos através da abertura e costure novamente ao redor, deixando menos espaço entre a linha e a borda dessa vez, pode ser aproximadamente 2 cm de margem. Faça todo o entorno e está pronto!

Se quiser complementar, dá pra colocar alguns enfeites bonitinhos como costurar um bolso pra colocar talheres ou finalizar a decoração com detalhes em renda ou crochê. Fica um charme!

Jogo americano com tecido jeans para mesa de jantar

O uso do jeans é uma tendência bastante moderna e dá aquele toque casual para a decoração! (Foto: Table Tips)

Jogo americano com tecido trabalhado

Tecidos já trabalhados conferem um certo charme à peça, que ganha uma personalidade mais clássica. (Foto: Lolahome)

Tecido customizado para jogo americano

A customização do tecido fica por conta da sua criatividade! Misturar cores e estampas é interessante para dar vida ao jogo, com ares mais divertidos. (Foto: Cultura Mix)

A customização do tecido fica por conta da sua criatividade! Misturar cores e estampas é interessante para dar vida ao jogo, com ares mais divertidos. (Foto: Cultura Mix)

Tá, mas e quem não tem máquina e também não tem lá muita intimidade com as agulhas? Se você está pensando isso, não se preocupe.

Primeiro porque dá pra fazer esse mesmo processo utilizando cola no lugar da costura, o acabamento não fica tão bonito quanto, mas fica satisfatório! Segundo porque, além dessa, tem várias outras formas de fazer um jogo americano bem lindo e prático!

Vem ver um jeito ainda mais fácil de fazer!

Artesanato: confira também…

Jogo americano feito com couro: simplicidade com muito charme!

Se você acha que esse negócio de costurar com máquina ou à mão não é pra você, essa ideia vai te ganhar completamente! Isso porque nesse modelo não precisamos fazer muita coisa pra ter um resultado surpreendente.

Já viu como peças e artefatos em couro são elegantes? Dá pra aplicar esse charme todo num jogo americano, sem gastar muito, olha só:

Jogo americano feito com couro sintético

O jogo americano feito em couro sintético não tem erro, é um clássico! (Foto: Eliane Rocha)

Pra isso, é necessário comprar um pouco de tecido de couro sintético, geralmente encontrado em lojas de estofados e casas especializadas em tecidos. Compre uma metragem suficiente pra fazer quantos jogos você preferir.

Tecidos e texturas em couro para jogo americano

A variedade de cores e texturas do couro permite criar infinitas possibilidades de decoração!

Depois, com o auxílio de uma forma do tamanho desejado para o jogo americano, recorte os tecidos com tesoura. Você pode usar como molde algum jogo que você já tenha ou um outro objeto qualquer que tenha o diâmetro que você busca para a peça.

Para não correr risco de errar, é sempre bom fazer antes umas marcações com lápis no tecido para traçar uma linha com ajuda de uma régua. Aí é só cortar e está pronto!

Simples demais, né? E o resultado é maravilhoso!

Jogo americano com couro sintético

Prático, bonito e fácil de limpar, o couro é um excelente material para utilizar na decoração. (Foto: Paloma Soares)

Por ser feito em couro sintético, basta passar um pano para higienizá-lo depois do uso, não precisa nem lavar!

Para quem tem um pouco mais de intimidade com as agulhas, dá pra fazer o procedimento que usamos com o tecido no couro também. É só cortar dois pedaços de mesmo diâmetro, unir as faces e costurar.

Isso vai deixar o jogo um pouco mais espesso e dar uma melhorada no acabamento também, mas dá pra usar com uma só face tranquilamente, ele só vai ficar mais molinho.

Quer saber um outro material pra criar um jogo americano bem prático? Olha só!

Cortiça – prática, barata e muito útil

Uma outra opção de material que utiliza o mesmo processo de confecção é a cortiça. Já tinha imaginado um jogo americano feito assim?

Pois a cortiça é um componente barato, acessível, versátil e muito indicado para esses fins porque é um ótimo isolante térmico, ou seja, conduz pouco calor. Então colocar um prato em cima ou até mesmo uma panela (no caso de fazer um descansa panelas) não vai armazenar as altas temperaturas desses objetos.

Jogo americano feito com cortiça

Utilizar cortiça é uma ótima pedida para criar seu jogo americano! (Foto: Colocando a mesa com charme)

Basta comprar uma quantidade suficiente para confecção da peça e cortá-la no formato e tamanho de sua preferência. Faça o traçado sobre a cortiça com lápis e régua, e depois recorte com tesoura ou um estilete.

Para dar acabamento, a indicação é pintar com tinta a superfície da forma que preferir. Pode ser uma decoração com flores, pássaros, cachorro, frutas, temática…sua imaginação é quem manda!

Olha que legal esse jogo em formato de bandeira da Inglaterra!

Jogo americano com estampa da Inglaterra

Aproveitando o formato da bandeira, o jogo americano foi personalizado com as cores inglesas. (Foto: Do sofá)

Outro material que segue o mesmo procedimento são aqueles tecidos emborrachados, sabe? É só recortar a quantidade desejada e decorar do jeito que preferir, personalizando do seu jeito. Imagens coladas por cima, fitas e desenhos adesivos são uma boa pedida!

Seguindo essa mesma linha de customizar o próprio jogo americano, dá pra fazer um bem legal de madeira! Vem saber mais!

Como fazer e personalizar um Jogo Americano de madeira

Assim como a cortiça, a madeira é um ótimo material para elaborar um jogo americano, porque é um bom isolante e não acumula o calor do prato. Além disso, da mesma forma que o couro, é bem fácil de limpar.

Pra fazer um jogo de madeira, o trabalho é um pouco mais criterioso.  Requer mais cuidado, porque exige o manuseio da serra para cortar a madeira, então se não tiver muito acostumado, peça ajuda, ok?

Escolha pedaços de madeira não muito espessos e, com o auxílio da serra, corte as toras no tamanho e formato de sua preferência. Depois de cortadas, fica por conta da sua criatividade!

Você pode pintar com uma tinta de cor da sua escolha e depois de seco colar imagens adesivadas por cima, por exemplo. Uma outra ideia é utilizar somente o contorno de uma imagem, pintar por dentro com tinta e depois, ao retirar o molde, você terá um desenho lindo de cor diferente da madeira decorando a face de cima do seu jogo!

Na hora de finalizar, passe um spray de verniz sobre a peça para dar brilho e durabilidade ao acabamento. Fica incrível!

Jogo americano com tabuas de madeira

Uma ideia um pouco mais simples é utilizar tábuas de madeira e complementar a decoração com outros elementos. Lindo, né? (Foto: Casa & Decor)

Reforçando nosso projeto DIY, que tal trabalharmos com um material básico que podemos ter dentro de casa pra fazer nosso jogo americano bem em conta?

Corre que tem mais um passo a passo!

Confira como fazer um Jogo Americano prático e fácil com papelão

Até papelão dá pra reaproveitar no DIY? Claro que dá! Papelão é um material super fácil de encontrar, nos mercados a gente consegue até de graça.

E aí, ao invés de jogar fora aquele monte de caixa estocada entupindo nosso lixo, o que a gente faz? Reaproveita pra fazer uma peça bonita, barata e muito útil na decoração!

Pra ficar bem esclarecido vamos mostrar todo o passo a passo pra transformar o papelão feio que iria pro lixo num jogo americano bem legal.

Então, anota aí, nós vamos precisar de:

  1. caixa de papelão
  2. tecido de sua preferência
  3. pincel
  4. tesoura
  5. cola
  6. verniz spray

A primeira etapa é sempre a mesma, recorte o material no tamanho e formato desejado. Como a maioria das caixas já são quadriculadas, recorrer ao formato padrão retangular pode ser uma boa pra facilitar o trabalho.

Logo em seguida, misture a cola com um pouco de água e, com o pincel, espalhe ao longo de uma das faces do papelão. É nele que nós vamos colar o tecido escolhido pra decorar o jogo americano depois.

Para um acabamento mais perfeito, uma boa sugestão é passar o tecido com ferro antes, só pra deixar bem liso e sem imperfeições na hora de colar. Fixe sobre a cola, esticando ao máximo para evitar a formação de vincos, ok?

Feito isso, espere secar bem e depois passe uma camada de verniz spray na parte de cima. Vai ficar com um visual mais bonito e dará o diferencial final do seu jogo americano.

Pronto! Agora é só escolher uma louça bem linda que certamente vai ganhar cara nova e destaque em cima do seu jogo americano!

Jogo americano feito com tecido e papelão

Pedaços de papelão ou papeis mais grossos podem ser customizados e transformados em incríveis jogos americanos. (Foto: Sarah Assunção)

Jogo americano redondo com tecido e papelão

Recortando o papelão e encapando com tecido colado sobre ele, a peça fica cheia de chame e renova a decoração! (Foto: Casa de Retalhos)

Use e abuse dos elementos na composição da mesa!

A escolha do seu aparelho de jantar é uma parte importante para a decoração da mesa, pode apostar! Talheres de prata são sempre muito elegantes e ficam belíssimos se combinados a uma louça de cor clara.

Aliás, essa é uma outra dica muito válida na hora de decorar sua mesa e confeccionar seus jogos americanos. Se a ideia for trabalhar com tecido, opte por estampas e cores que contrastem com sua louça.

Jogo americano com tecido tom sobre tom

O tom-sobre-tom de cores é um dos diferenciais da decoração. (Foto: das Guimarães)

Jogo americano redondo moderno

Opte por contrastar tons claros e escuros para dar mais destaque aos elementos! (Foto: À mesa com charme)

No caso da madeira, se for mais escura, combina super bem com pratos brancos ou cor marfim! Já os materiais mais claros podem sem utilizados com um aparelho de jantar de tons fortes, como o marrom e o preto.

Outra sugestão para ornar a decoração dos jogos americanos com o ambiente é a coloração da mesa. O contraste entre o claro e escuro é sempre uma boa dica para dar destaque às peças!

Além dos jogos americanos, os chamados Sousplat (que são esses suportes lindos para o prato), porta guardanapos, anéis de guardanapos, descansa copos e descansa panelas são elementos que colaboram muito para a arrumação de uma mesa de jantar perfeita. E olha só, todos eles podem ser feitos através de DIY, viu?

Então fica ligadinho nas atualizações do site que logo a gente vai trazer mais ideias interessantíssimas pra deixar a decoração da sua mesa completa, linda e organizada!

E claro, gastando bem pouco e com muita criatividade sempre. Então, bora fazer o jogo americano!

Para inspirar ainda mais com ideias geniais na elaboração da sua peça, confira esse tutorial para fazer o jogo americano de tecido sem costura!

Artesanato: confira também…

Jogo americano de tecido sem costura

E aí, preparado pra deixar sua casa cada vez mais linda?

por Camila Viol.

Fontes: umCOMO | Clubinho da Costura | Como fazer em Casa | Como fazer artesanatos | DoSofá | Dani Moreno

AVISO