Loteamentos
e Incorporação
Av. Higienópolis, 70
Londrina - PR
Segunda à sexta-feira
8h - 18h | Sáb 8h - 12h
Atendimento
(43) 3373-7979

Como Fazer Vasos de Cactos e Suculentas com Cápsulas de Café?

Vaso feito com Capsula de Café

(Foto: Pinterest)

 

Já pensou em reaproveitar cápsulas de café como vasinhos para cactos e suculentas? As cafeteiras que utilizam esse tipo de procedimento com cápsulas possuem raros locais para descarte e reciclagem, infelizmente, fazendo com que o destino desses objetos seja diretamente o lixo.

Mas reaproveitar é preciso! Além de ser econômico e inteligente, é uma prática sustentável, então o planeta e o meio ambiente agradecem. Quem tem essas máquinas de café expresso em casa muitas vezes nem imagina quanta coisa dá pra fazer com elas!

Nosso projeto DIY de hoje vai mostrar passo a passo como fazer lindos vasinhos que vão ficar um charme feito com as cápsulas! Os mini vasos de cactos e suculentas podem ser pendurados em grades, fixados na geladeira através de imã, suspensos por corda, barbante, arame e outros materiais, além de inúmeras outras possibilidades.

É possível, também, reaproveitar as cápsulas para fazer objetos decorativos, luminárias, acessórios, enfeites de natal e o que mais sua criatividade permitir. Então, se você não sabe o que fazer com elas depois do café, a gente ajuda com as dicas!

 

Cuidados com a Cápsula

Antes de preparar nossos vasinhos, vale esclarecer que existem tipos diferentes de cápsulas, já que cada máquina tem a sua em específico. Algumas são de alumínio, como as da Nespresso, por exemplo, e outras são de plástico, como as da Dolce Gusto.

O tipo de material interfere diretamente no trabalho a ser feito, afinal, o alumínio é muito mais resistente que o plástico e exige um cuidado maior na hora de manusear. Dá pra fazer os vasinhos com ambos os tipos, mas para evitar problemas vamos dar algumas dicas sobre as cápsulas, ok?

Se a sua máquina utilizar cápsulas de alumínio, não tem problema. O material desse tipo de produto é bem mole e flexível, então fique tranquilo que não é muito difícil de trabalhar com ele.

Um detalhe importante em relação ao alumínio é na hora de abrir e higienizar a cápsula. É muito importante utilizar proteção para as mãos, como luvas de borracha, porque o alumínio machuca. Como ele precisará ser furado embaixo para a drenagem da água do vasinho, as rebarbas do material podem ferir realmente, então todo o cuidado é pouco.

Em relação às capsulas de plástico, o procedimento é bem mais simples, porque elas já vêm furadinhas embaixo, o que deixa tudo muito mais fácil. Esse mesmo furo servirá para a passagem de água das plantinhas depois, então não tem segredo.

Com essas informações em mente, vamos ao passo a passo do nosso vasinho!

 

Materiais necessários

  • Cápsulas de café vazias
  • Estilete
  • Alicate
  • Luvas de borracha
  • Lixa comum, fita dupla-face e imã (opcional)

 

Preparando o Vaso com a Cápsula de Café

O primeiro passo é abrir e limpar a cápsula, então aqui já entram aqueles cuidados especiais que acabamos de citar, certo? Com ajuda de um estilete, retire completamente a película que veda a cápsula.

Lave para remover toda a borra do café restante no interior do invólucro e depois remova a base que se encontra no fundo da cápsula, se for a de plástico. As cápsulas da Dolce Gusto têm uma proteção de alumínio na parte inferior, então utilize o alicate para forçar a base para dentro através do furinho que está abaixo.

Preparando o Vaso com a Cápsula de Café

Na hora de remover a base interna da cápsula de plástico, utilize um alicate para tirar todo o alumínio de dentro. (Foto: Simplichique)

 

Empurrando a base com o alicate pelo buraco, o papel alumínio vai erguer um pouco pelo lado interno da cápsula. Puxe e remova esse material até que a base saia junto com ele. O procedimento é bem simples, então não se preocupe!

Removida completamente a base, vamos fazer uma breve interrupção para dar algumas ideias! Se você gosta de customizar e personalizar objetos, é possível brincar um pouco com as cápsulas para deixá-las do jeito que você preferir.

Uma ideia bacana é pintar as embalagens com tinta spray da cor de sua escolha e enfeitar com outros adornos, como adesivo ou fita adesiva decorativa. A tinta leva um tempo pra secar completamente, então customize as cápsulas antes de iniciar o procedimento, certo?

Caso prefira manter as cores originais, as cápsulas de café variam de acordo com o sabor e têm cores diversificadas, sobretudo as de alumínio, então vai ficar bonito de qualquer forma!

Vaso com Capsula de Café

As cápsulas podem ser utilizadas em sua coloração natural ou podem ser customizadas de acordo com o seu gosto! (Foto: Elo 7)

 

Voltando ao passo a passo, após deixar as embalagens bem limpas é hora de transformá-las efetivamente em vasos!

Com ajuda de uma colher, coloque um pouco de terra na cápsula e em seguida transporte as plantas dos vasos originais para os novos vasinhos. Aí é só enfeitar com um pouco de pedras para dar um charme!

Capsula de Café com pedras brancas

Incremente a decoração dos vasinhos com pedras brancas e outros adereços. (Foto: Simplichique)

 

O resultado são vasos lindinhos a partir de materiais reaproveitados!

Suculenta na Capsula de Café

Que tal esse mini vaso de suculentas feito com a cápsula? Uma graça! (Foto: Pinterest – Atelier Lya Naka)

 

Uma ideia super bacana é fixar as cápsulas de cactos e suculentas na geladeira através de imãs. Para isso, antes de transportar as plantas para o novo vaso, lixe um pouco uma parte da cápsula e utilize um pedaço de fita dupla-face para colar o imã nela. Dependendo do peso do vaso é bom reforçar com mais de um imã para não haver risco de cair, ok?

Capsula de Café na porta da geladeira

Utilize imãs para prender os vasinhos na geladeira ou superfícies metálicas. Esse tipo de decoração deixa tudo com muito mais vida e leveza! (Foto: Simplichique)

 

É possível colocar os vasos em tábuas, suportes, fixados na parede, suspensos pelo teto e outras inúmeras formas. (Foto: Canal – Reciclado Creativo)

 

Uma outra sugestão interessante é fazer um pequeno jardim com vários vasinhos, utilizando um suporte para eles, como uma grade, por exemplo. Se liga nesse vídeo que mostra todo o procedimento de forma bem detalhada para fazer os vasos com cápsulas e o suporte com a grade, olha só!

Mini Horta Jardineira Cactos com Cápsula de Café

Simples, né? É sempre bom decorar a casa com plantas e flores, porque além de ficar tudo muito mais bonito, a natureza harmoniza o ambiente, renovando as energias e dando muito mais vida ao local. Além dos vasinhos, inspire-se também a fazer um terrário por conta própria!

 

Confira outras ideias geniais para reaproveitar as cápsulas de café!

Luminária Colorida feito com Cápsulas de Café

Esta luminária toda colorida foi feita com cápsulas de alumínio amassadas. Genial, não? (Foto: Constru-Básico)

 

Luminárias com Cápsulas de Plástico

As cápsulas de plástico também podem se tornar ótimas luminárias, mas certifique-se sempre de utilizar lâmpadas frias para não superaquecer o material. (Foto: A Mãe Coruja)

 

Cápsulas de Café na Árvore de Natal

Adaptar as cápsulas aos tradicionais pisca-piscas de Natal é uma ótima forma de elaborar uma decoração mais criativa e diferenciada! (Foto: My Spirit)

 

Cortina feito com Cápsula de Café

Tem bastante cápsula sobrando? Reaproveite fazendo uma cortina divisória bem alegre e colorida! (Foto: Habitissimo)

 

Enfeites de Natal feito com Cápsula de Café

Os enfeites de natal vão ficar ainda mais graciosos com as pequenas cápsulas de café sendo reaproveitadas. (Foto: Cafeteira Três)

 

Anjo Natalino feito com Cápsula de Café

Este anjo natalino é ou não é uma fofura? (Foto: Pinterest – Cor Artesanato)

 

Colar feito com Cápsula de Café

Até mesmo colares e outros acessórios podem ser feitos a partir de arte reciclada com as cápsulas, dá pra acreditar? (Foto: Fika a Dika)

 

Chaveiro feito com Cápsula de Café

Aposte na criatividade para transformar simples cápsulas de café em diversos objetos decorativos! (Foto: Paulo Fragoso)

 

Já sabe né? Não precisa mais jogar as cápsulas de café fora e se desfazer delas se não houver pontos de reciclagem específicos. Invente e reaproveite!

 

por Camila Viol.

Fontes: Simplichique

COMUNICADO

Prezado Cliente,

A HF Urbanismo está ao seu lado para enfrentar o novo coronavirus (COVID-19) e a insegurança causada pela pandemia.

Esteja atento às dicas de prevenção, pois o momento agora é de conscientização e muito em breve será de superação. Queremos que você tenha certeza de que pode contar com a HF Urbanismo para manter seu investimento / sonho sem que isso se torne uma preocupação.

Por isso, você está recebendo este comunicado para ficar ciente de que a HF Urbanismo estará enfrentando essa situação junto com você e lhe concederá desconto de 10% (dez por cento), para pagamentos pontuais, no valor do próximo vencimento/parcela, bastando para tanto que faça contato através dos seguintes meios:

Email: [email protected]; [email protected];
Telefones (43) 3373-7979 e (43) 3323-6963

Acaso tenha perdido o vencimento da parcela deste mês, mas queira manter seu pagamento em dia, entre em contato para negociar a situação. A equipe da HF Urbanismo segue totalmente à disposição para quaisquer esclarecimentos.

Atenciosamente.
Data 25/03/2020.
HF Urbanismo.