Loteamentos
e Incorporação
Av. Higienópolis, 70
Londrina - PR
Segunda à sexta-feira
8h - 18h | Sáb 8h - 12h
Atendimento
(43) 3373-7979

DIY: Aprenda Como Fazer Lâmpadas Decorativas

Lâmpadas antigas e queimadas podem dar lugar a incríveis peças decorativas!

Ideias novas para decorar são sempre bem vindas! E quando a gente reaproveita objetos que iriam para descarte fica melhor ainda, não é verdade? O projeto sai econômico, personalizado, bonito e super original!

Se você se identificou com esse tipo de trabalho, então se liga na dica de hoje! Sabe aquelas lâmpadas que já estão queimadas e não servem pra mais nada? Pois elas podem originar coisas lindas para a decoração.

Vamos mostrar certinho todo o passo a passo para aproveitar esse tipo de material, os cuidados que se tem que ter com ele e explorar um pouquinho de tudo que as lâmpadas podem criar. E não é difícil, não, viu?

Com os devidos cuidados a serem tomados, o resultado pode ser surpreendente, olha só:

Como fazer Lâmpadas Decorativas

As lâmpadas podem ser reaproveitadas com beleza e muita criatividade! (Foto: As Tagarelas)

 

Você pode optar por trabalhar com ela intacta, sem remover a parte elétrica da lâmpada, só para pintar e transformar num elemento decorativo bem diferenciado, ou pode criar algo aproveitando a cavidade interior do objeto.

Vamos falar um pouquinho dos dois modelos, ok?

 

Decorando o Interior das Lâmpadas

Este modelo de decoração com lâmpadas é mais trabalhoso, obviamente, porque requer algumas precauções no manuseio e na execução. As lâmpadas são de vidro, então é preciso ter muito cuidado para não quebrar e se machucar.

Antes de iniciar qualquer atividade, certifique-se de utilizar alguns materiais de proteção como luvas de tecidos ou uma boa quantidade de panos com várias camadas enroladas para que os cacos não cortem as mãos caso a lâmpada se quebre.

Para decorar a parte de dentro da lâmpada, será necessário remover o fundo dela, onde fica o bocal que se liga à rede elétrica. Vale lembrar que manteremos o bocal, apenas vamos remover o que está no interior dele.

Primeiro, separe as ferramentas:

  • Alicate
  • Chave de fenda ou tesoura
  • Lâmpadas

As lâmpadas podem ser novas, velhas, usadas, queimadas, como você preferir para utilizar nesse projeto. A quantidade também fica ao seu critério, utilize quantas você quiser decorar! Vamos ao passo a passo?

A primeira etapa é remover o metal que fica por cima da ponta da lâmpada, uma espécie de revestimento redondo que parece uma tampinha. Enrole bem a lâmpada num tecido, coloque as luvas e, com o alicate, retire esse lacre de metal.

Quando o lacre sair, você notará que há uma parte preta por baixo que é um pouco mais firme e protege o interior da lâmpada. Precisaremos remover esse material também! Com o próprio alicate, force um pouco sobre essa parte, puxando para quebrar em pequenos pedaços.

Passo a passo: Lâmpadas Decorativas

Confira o passo a passo para abrir o fundo da lâmpada antes de decorar. (Foto: Decoradornet)

 

Quando terminar de estilhaçar essa parte preta, com a ajuda da chave de fenda ou tesoura, empurre o material que fica na camada mais interna da lâmpada, que é o que faz a condução elétrica propriamente dita.

Remova todo esse material para deixar a circunferência do bocal completamente livre e possibilite a passagem da decoração que será colocada depois. Mais uma vez, cuidado com os pequenos e vários estilhaços minúsculos que se formarão, ok?

Faça o descarte desse material quebrado nos lugares corretos, enrolados em jornais, pequenas caixas ou qualquer outro que não ofereça riscos para quem for recolher depois. Feito isso, sua lâmpada estará pronta para ser decorada!

Vaso feito com Lâmpada

Pequenos vasos e terrários podem ser feitos com a cavidade interior das lâmpadas. (Foto: Canal Coisas da Crise)

 

As opções de decoração na parte de dentro da lâmpada são várias, uma mais linda que a outra! Você pode colocar água para fazer um mini vasinho para plantas, incluir botões coloridos, pequenas pedras, miçangas, fitas de várias cores, glitter para dar muito brilho e por aí vai!

Uma ideia bem legal é transformar um jogo de lâmpadas em porta tempero! Para isso, é necessário remover também o bocal e adquirir pequenas rolhas para vedar a abertura da lâmpada.

Lave muito bem e adicione os temperos de sua preferência! Super diferente, né?

Lâmpada Porta Temperos

As lâmpadas podem dar lugar a um suporte para temperos criativo e exclusivo. (Foto: Mania de Decoração)

 

Note que como as lâmpadas têm curvaturas no formato, é interessante providenciar um suporte para acomodar o jogo de temperos. Uma madeira simples com orifícios no tamanho das circunferências da lâmpada é suficiente para dar beleza e funcionalidade ao jogo.

Se você não dispuser de tantas lâmpadas para vários temperos, é possível criar este modelo para saleiros e pimenteiros, substituindo a rolha por uma tampa de garrafa com pequenos furos. Que tal?

Lâmpada Porta Temperos

Feitos com materiais simples e reaproveitados, saleiros e pimenteiros ganham um charme todo especial! (Foto: Bianzhile)

 

Outra sugestão muito legal é criar um pequeno terrário ou jardim suspenso, colocando um pouco de terra, pedrinhas para aquário e pequenas plantas artificiais. Olha só que ideia sensacional!

Suculenta plantada na lâmpada

Que tal um pequeno jardim desses como decoração para a casa? Uma graça! (Foto: Petiscos)

 

Lâmpada e terrário suspenso

Uma lâmpada e um pouco de pedra, plantas e barbante são suficientes para dar vida a um terrário suspenso muito charmoso! (Foto: OK Chicas)

 

Quer aprender a fazer? Dá um play no vídeo abaixo para conferir o passo a passo!

https://www.youtube.com/watch?v=vGMbk5QqjUE

 

Lindo, né? Esse terrário foi feito suspenso por barbantes, mas pode ser feito para por sobre mesas, cômodas, estantes e prateleiras, se quiser, basta providenciar um suporte como o que sugerimos para o porta temperos.

Mas se você estiver achando muito trabalho abrir a lâmpada para decorar por dentro, olha só o que dá pra fazer com ela inteira, sem mexer na estrutura!

 

Decorando o exterior da Lâmpada

Às vezes a gente não tá com muita paciência para investir numa decoração um pouco mais trabalhosa, não é verdade? Ou nem sempre temos dom e habilidade manual de sobra para mexer com materiais tão frágeis como o vidro, por exemplo.

A melhor solução para esses casos é decorar a parte externa da lâmpada através de pinturas com tinta, spray, cola, tecidos, fita adesiva e etc. É possível colorir diversas lâmpadas com cores diferentes e criar um jogo suspenso ou, também,  fazer desenhos aproveitando o formato das lâmpadas.

Os desenhos podem ser temáticos para decorar festas e datas comemorativas como Natal, Páscoa e o que você preferir!

Lâmpadas decorativas pratas e douradas

As lâmpadas podem ser decoradas e customizadas com brilho e tintas que dão um toque diferenciado! (Foto: Maistor Plus)

 

Boneco de Neve feito com Lãmpada

Como não se encantar com esses graciosos bonecos de neve feitos com lâmpadas decoradas? (Foto: E-times)

Lâmpadas personalizadas de Natal

Substitua as tradicionais bolas de natal por uma decoração exclusiva e pra lá de criativa das lâmpadas personalizadas! (Foto: Coisas da Maria)

 

Confira outras ideias para inspirar o seu DIY!

Botões coloridas em lâmpada decorativa

Para fazer essa decoração fofa, basta abrir o fundo da lâmpada e incluir alguns botões coloridos submersos em água. Que tal? (Foto: As Tagarelas)

 

Lâmpada Porta Flores

As lâmpadas podem guardar flores, transformando-se em vasos de mesa ou suspensos. (Foto: Habitissimo)

 

Copos criativos feitos com Lãmpadas

Bastante inusitada essa ideia de fazer das lâmpadas uma espécie diferenciada de copos, não? (Foto: Marcelle Souza)

 

Coração de Lâmpada

Um singelo coração colocado dentro da lâmpada ganha ainda mais romantismo para fugir do tradicional. (Foto: Lully Store)

 

Vaso feito com Lâmpada

Plantas e flores ganham destaque em vasos elaborados pela customização das lâmpadas! (Foto: Claudia)

 

Lamparina feito com Lâmpada

Transformar lâmpadas em lamparinas e luminárias (https://www.hfurbanismo.com.br/casa-e-decoracao/15-luminarias-criativas-que-vao-surpreender-voce/)? O importante é inovar! (Foto: As Tagarelas)

 

Luminária lâmpada criativa

Através de uma elaborada e criativa decoração feita na parte externa das lâmpadas, charmosos balõezinhos surgem suspensos por fios de barbante! (Foto: Apartamentoterapia)

 

Lâmpadas estilo balões

O tecido é um material interessante que pode envolver a lâmpada, originando diversas e belas formas de customização. (Foto: Pinterest – Bruna Diogo

 

Mini jardim suspenso com lâmpadas

Um mini jardim suspenso feito com as lâmpadas é ou não um charme? (Foto: Vermelha Boca)

 

E aí, gostou? Então não será mais necessário descartar as lâmpadas velhinhas. Agora elas têm lugar garantido na decoração!

 

por Camila Viol.

Fontes: Las Belas | Mania de Decoração | EKasa | As Tagarelas