Loteamentos
e Incorporação
Av. Higienópolis, 70
Londrina - PR
Segunda à sexta-feira
8h - 18h | Sáb 8h - 12h
Atendimento
(43) 3373-7979
[aps-social id="2"]
26 jan 2017

Música e gastronomia marcam as festividades do aniversário de Apucarana

Barracas, brinquedos e um palco para shows serão montados na Praça Rui Barbosa para celebrar os 73 anos da cidade.

No próximo dia 28, Apucarana completa 73 anos de história, mas as festividades já começam a partir desta quinta, 26/01, com muita música, variedades e gastronomia. A agenda foi parcialmente divulgada pela prefeitura do município e a festa deve se concentrar na Praça Rui Barbosa. Já se programou? Vai rolar muita coisa boa!

Serão 30 barracas, sendo 24 delas pertencentes à tradicional Feira da Lua e os mais variados pratos típicos como comida mexicana, pasteis, espetinhos, lanches, batata recheada, pizza, além de doces como sorvete e churros. Aquele chopinho gelado, sucos e refrigerantes também não poderiam faltar!

Ao lado de todas essas delícias, haverá também barracas de flores, artesanato do Programa Economia Solidária e a presença da Associação Cultural e Esportiva de Apucarana (ACEA). Brinquedos como piscina de bolinhas e cama elástica estarão montados no local para fazer a alegria das crianças.

 

Praça Rui Barbosa em Apucarana

A Praça Rui Barbosa, que abriga a Catedral N. Senhora de Lourdes, será o palco das festividades do aniversário de 73 anos de Apucarana

 

Programação para o aniversário de Apucarana

A trilha sonora está garantida com os diversos shows que acontecerão a partir de hoje, ao longo de toda a noite, com artistas e bandas locais, homenageando o aniversário do município.

Hoje, 26, o espetáculo fica por conta de:

19 horas – Fernando Vieira de Vasconcelos – música pop

19h30 – Júlia Izadora – música sertaneja

20 horas – D’ Fusão – música rap gospel romântico

20h30 – Maria Clara de Souza – música gospel

21 horas – Banda Meia Treze – música rock nacional e internacional

21h30 – Cesar Neves Dueto Acústico – música autoral

As barracas, os brinquedos e o palco serão montados em frente à Catedral Nossa Senhora de Lourdes e a festa terá início a partir das 18h na quinta e na sexta-feira. Já no final de semana, as atividades começam mais cedo, a partir das 11h, e seguem o dia todo.

As festividades se encerram no dia 28, domingo, com a tradicional Prova Pedestre 28 de Janeiro que acontece todos os anos no aniversário da cidade. Neste ano ocorre a 55ª edição da maratona, que é uma das 10 mais antigas do país e um orgulho, é claro, para os apucaranenses. Vale a pena conferir!

 

Prova pedestre - Aniversário de Apucarana

A Prova Pedestre 28 de Janeiro é tradicional no aniversário da cidade, contando sempre com muitos corredores (foto: Carlos Novais)

 

O objetivo, este ano, é celebrar a data sem esbanjar recursos, já que a prioridade é a execução de obras públicas como escolas, unidades de saúde e asfalto em ruas novas e recuperadas. As informações são da Secretaria da Cultura, através do site prefeitura de Apucarana. A ideia é comemorar o aniversário pensando num futuro cada vez melhor para o município.

 

73 anos de história

Assim como as demais cidades do norte paranaense, Apucarana foi colonizada pela Companhia Inglesa de Terras Norte do Paraná e teve, até a década de 70, um grande e rápido desenvolvimento.

Por estar localizada estrategicamente na rota entre o Porto de Paranaguá/Curitiba e o Porto de Santos/São Paulo, inicialmente Apucarana evoluiu devido à atividade madeireira. Com o declínio do ciclo da madeira, desenvolveu-se uma forte indústria cafeeira e de grãos, que trouxe muita prosperidade para a região, mas a Geada Negra, em 1975, devastou a produção.

 

Marco na história de Apucarana

A linha ferroviária de Apucarana foi um importante meio de transporte de madeira e cereais na metade do século XX

 

Com a crise no setor de cereais, Apucarana passou por cerca de uma década de dificuldades econômicas e desenvolvimento estagnado. Felizmente, a solução veio com o boné. Em meados dos anos 80, a economia local voltou a se fortalecer com a indústria de brindes e bonés, tornando a cidade uma referência na produção do acessório.

 

Capital Nacional do Boné

A indústria do boné ganhou tanta força em Apucarana que já no início do século XXI, o município era responsável por uma produção de mais 2 milhões de unidades por mês, gerando milhares de empregos diretos e indiretos.

Outros setores como o cafeeiro e a indústria de produção e exportação de couro também são fortes estímulos à economia local, mas tamanho é o destaque da indústria do boné e do vestuário que Apucarana recebe com honras o título de “Capital Nacional do Boné”.

 

Aniversário de Apucarana - Capital do Boné

Referência no país, a cidade de Apucarana é conhecida como “Capital Nacional do Boné”

 

De ventos fortes e clima ameno, a Cidade Alta, como é chamada, hoje conta com uma população de mais de 130 mil habitantes, segundo o IBGEEntre descendentes de italianos, alemães, japoneses, ucranianos e outras culturas, o apucaranense é uma mescla de conhecimentos e saberes, resultando num povo gentil, simples e acolhedor.

O desenvolvimento da cidade, aliado à população hospitaleira e trabalhadora, fez com que Apucarana se tornasse um lugar cada vez mais atrativo para se viver. Com ruas calmas, natureza nativa e um comércio e indústria fortes para a economia, o município chama a atenção de novos moradores e investidores.

Nota-se um fluxo migratório tanto de pessoas que querem tranquilidade e fogem dos grandes centros urbanos, quanto dos habitantes de cidades menores, que buscam a modernidade sem o caos das maiores metrópoles.

Todos esses fatores têm feito de Apucarana um local em plena expansão e bons índices de qualidade de vida, estando entre as 20 cidades mais ricas do estado.

Certamente, há muitos motivos para comemorar. Cheia de atrações e em clima de festa, a cidade faz um convite para toda a região comparecer e celebrar essa data. Parabéns pelos seus 73 anos de encanto e alegria, Apucarana!

 

por Camila Viol.

 

Fontes: IBGE | Prefeitura de Apucarana | Wikipedia | TNOnline | Prefeitura de Apucarana – Prova Pedestre

AVISO