Loteamentos
e Incorporação
Av. Higienópolis, 70
Londrina - PR
Segunda à sexta-feira
8h - 18h | Sáb 8h - 12h
Atendimento
(43) 3373-7979

Prefeitura de Londrina promove revitalização do Parque Arthur Thomas

Orçamento aprovado prevê melhorias e integração da população com a natureza

Parque Arthur Thomas é um dos principais pontos turísticos de Londrina (Crédito: CBN Londrina)

Boa notícia para quem busca boas opções de lazer e recreação em Londrina.

Foi aprovado, no final do mês de maio, o Plano de Aplicação dos Recursos do Fundo do Meio Ambiente com o objetivo de revitalizar o Parque Arthur Thomas, um dos grandes pontos turísticos da cidade.

O orçamento, contabilizado em R$ 5 milhões, foi aprovado pelo Conselho Municipal do Meio Ambiente e utilizará recursos financeiros pelo repasse de impostos (ICMS) e multas aplicadas em casos de infrações ambientais.

A revitalização do parque prevê diversos serviços de manutenção e melhoria do ambiente como o desassoreamento do lago central, aumento da arborização através da aquisição e plantio de mudas de diferentes espécies, tratamento de árvores, além da remoção de plantas doentes e tocos.

Para realizar os serviços, o Plano aprovado deve aplicar os recursos do Fundo na compra de maquinário capacitado e favorecer o trabalho prestado pela Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), que tem sua sede dentro do Parque Arthur Thomas.

RECREAÇÃO E LAZER AO AR LIVRE

Com a revitalização, Londrina ganha mais uma alternativa para realizar atividades recreativas destinadas a todos os públicos. Buscando promover ações educativas e de interação social, a Prefeitura encontrou no Parque Arthur Thomas o ambiente perfeito para integrar a comunidade e a natureza de forma dinâmica e divertida.

Nos último anos, a SEMA, em parceria com a Fundação de Esportes de Londrina (FEL), tem realizado eventos recreativos no local, como o plantio de árvores, trilhas ecológicas guiadas, corridas, gincanas, jogos e brincadeiras infantis, além de atividades inclusivas destinadas a crianças especiais.

Com uma extensa área verde, o espaço é ideal para quem gosta de estar em contato direto com a natureza, fazer um piquenique em família ou uma caminhada admirando as belezas do parque. Lembrando que é permitido levar alimentos, exceto bebidas alcoólicas, e proibido alimentar os animais.

Extensa área verde do Parque favorece a prática de esportes e lazer ao ar livre. (Crédito: Portal Paiquerê)

Além disso, outro significante aspecto da revitalização do Parque Arthur Thomas é o caráter de incentivo à sustentabilidade ambiental, uma importante bandeira levantada pela gestão municipal em parceria com entidades públicas e privadas em favor do planeta.

Restaurar o Parque Arthur Thomas é um necessário investimento não apenas pelo potencial recreativo do ambiente, mas também pelo incentivo ao turismo local. Até 2015, o parque era o terceiro ponto turístico mais visitado do Paraná, ficando atrás somente das Cataratas do Iguaçu, em Foz, e do Parque Estadual Vila Velha, em Ponta Grossa.

O grande número de visitantes não é em vão. O Parque Arthur Thomas é um verdadeiro oásis de vegetação preservada e área verde em meio à cidade. O local é destinado à recreação e apreciação da natureza, contendo diversas trilhas pela mata, cachoeiras e quedas d’água, flora e fauna nativas, mirante e uma bela lagoa.

Além disso, o parque encontra um grande atrativo histórico cultural, já que abriga o gerador da primeira hidrelétrica de Londrina, pertencente a Usina Cambé, hoje desativada e aberta à visitação.

DIVERSIDADE AMBIENTAL E AVENTURA

Inaugurado ao público em 1987, o parque teve seu nome como homenagem a um dos fundadores de Londrina, o desbravador escocês Arthur Hugh Miller Thomas. O local conta com mais de 85 hectares de mata nativa, dispondo de inúmeras trilhas de diferentes graus de dificuldade, algumas atualmente interditadas por motivos de segurança.

Acessos como a Trilha do Tatu, da Cuíca, do Quati e do Beija-flor são alguns dos pontos mais procurados pelos amantes da natureza e pelos praticantes dos esportes de aventura. Para os mais ousados, trilhar os caminhos tortuosos em meio à Mata Atlântica em busca da histórica Usina Cambezinho é um atrativo que não pode faltar.

Cachoeiras e pequenas quedas d’água são parte da beleza nativa do Parque Arthur Thomas (Crédito: Ricardo Cosmo)

Inaugurada em 1939, a Usina Cambé, também conhecida como Cambezinho, foi construída dentro do que atualmente são as dependências do Parque, tendo sido a primeira usina hidrelétrica de Londrina e sendo desativada após 28 anos.

Mesmo inativa, a beleza do local impressiona, já que o antigo gerador utilizava a força do Ribeirão Cambé e uma cachoeira com cerca de 25 metros de altura. Para chegar até o ponto onde funcionava a hidrelétrica, é necessário percorrer algumas trilhas em meio à mata fechada, o que torna o passeio ainda mais interessante.

Com a revitalização, a prefeitura municipal espera resgatar um dos mais importantes locais turísticos do Paraná. O Parque já chegou a ser o segundo ponto mais visitado do estado, mas acabou sofrendo com a ação do tempo e se deteriorando com a falta de manutenção.

Porém, ainda assim o espaço guarda uma atmosfera fascinante, cercada de muita riqueza natural. Os frequentadores do parque, além de entrar em contato com a natureza, podem se surpreender com os curiosos moradores do recinto: patos, gambás, capivaras, lagartos, macacos-pregos, cotias, peixes e mais de 80 espécies de pássaros silvestres.

Macaco-prego e outras belas espécies de animais podem ser vistas e apreciadas no Parque. (Crédito: Marcio Siani)

Classificado como Unidade de Conservação, o Parque Arthur Thomas é um verdadeiro recanto natural, com estrutura de banheiros, lanchonete e estacionamento. A entrada é gratuita e o horário de funcionamento é de terça a domingo, das 8h às 17h.

Como um autêntico santuário da natureza localizado no coração da cidade, o Parque Arthur Thomas é um local inspirador e cheio de paz que merece ser preservado e totalmente recuperado.

Serviço

Endereço: Rua da Natureza, nº 155.

Telefone: (43) 3372-4781

Entrada: Gratuita.

Financiamento direto com a loteadora em até 160 meses
Clique e confira!
Financiamento facilitado direto com a loteadora!
Clique e confira!
Financiamento facilitado direto com a loteadora em até 180 meses.
Clique e confira!
Financiamento facilitado direto com a loteadora em até 180 meses.
Clique e confira!
Financiamento facilitado direto com a Loteadora!
Clique e confira!
Financiamento facilitado direto com a loteadora em até 160 meses.
Clique e confira!

Por Camila Viol.

FONTES:

https://cbnlondrina.com.br/materias/parque-arthur-thomas-vai-ser-reformado

http://www.londrina.pr.gov.br/parques-municipais/parque-municipal-arthur-thomas

https://pt.wikipedia.org/wiki/Parque_Arthur_Thomas

https://londrinando.com/post/857/evento-no-parque-arthur-thomas-une-esporte-natureza-e-diversao

COMUNICADO

Prezado Cliente,

A HF Urbanismo está ao seu lado para enfrentar o novo coronavirus (COVID-19) e a insegurança causada pela pandemia.

Esteja atento às dicas de prevenção, pois o momento agora é de conscientização e muito em breve será de superação. Queremos que você tenha certeza de que pode contar com a HF Urbanismo para manter seu investimento / sonho sem que isso se torne uma preocupação.

Por isso, você está recebendo este comunicado para ficar ciente de que a HF Urbanismo estará enfrentando essa situação junto com você e lhe concederá desconto de 10% (dez por cento), para pagamentos pontuais, no valor do próximo vencimento/parcela, bastando para tanto que faça contato através dos seguintes meios:

Email: [email protected]; [email protected];
Telefones (43) 3373-7979 e (43) 3323-6963

Acaso tenha perdido o vencimento da parcela deste mês, mas queira manter seu pagamento em dia, entre em contato para negociar a situação. A equipe da HF Urbanismo segue totalmente à disposição para quaisquer esclarecimentos.

Atenciosamente.
Data 25/03/2020.
HF Urbanismo.