Loteamentos
e Incorporação
Av. Higienópolis, 70
Londrina - PR
Segunda à sexta-feira
8h - 18h | Sáb 8h - 12h
Atendimento
(43) 3373-7979

As Melhores Praias para Conhecer em Caraguatatuba

Praias no litoral norte paulista: Caraguatatuba guarda verdadeiros refúgios naturais.

Caraguatatuba, no litoral do estado de São Paulo, situada entre Ubatuba e São Sebastião, é dona de uma excepcional riqueza em termos de belezas naturais, abrigando praias de águas incrivelmente azuis e límpidas.

Praias em Caraguatatuba - SP

(Foto: Francis Hotel)

 

Entre paraísos da natureza que permanecem preservados e praticamente intocados, e praias de badalação com excelente estrutura turística, Caraguá agrada a todos os gostos. Há opções para quem prefere relaxar com a família, curtir com os amigos, namorar, praticar esportes, fazer passeios de barco, entre muitas outras variedades de lazer.

 

Belezas Naturais – Praias de Caraguatatuba – SP

São cerca de 40 quilômetros de incríveis praias envoltas pela vasta vegetação nativa da Mata Atlântica. Em meio a tanta natureza, praias lindíssimas, trilhas e paraísos escondidos se revelam num lugar surpreendente!

Reunimos aqui uma seleção das melhores praias para conhecer em Caraguatatuba, destacadas porque chamam a atenção em beleza, popularidade e estrutura turística. Bora desbravar isso tudo?

 

A Beleza e a Privacidade da Praia da Tabatinga

A Tabatinga pode ser facilmente classificada como uma das mais – senão a mais – bela praia de Caraguatatuba. Toda essa beleza é justificada e reforçada por áreas extremamente preservadas, que pertencem a um condomínio de luxo, a cerca de 17km do centro da cidade.

Por isso, para chegar até lá, é preciso deixar o carro próximo aos quiosques e preparar as canelas! A parte da orla que compreende a região do condomínio só é acessível a pé pelos banhistas, mas o esforço definitivamente vale a pena.

Na Tabatinga, as areias são claras, o mar raso e as águas muito calma e convidativas. O cenário é encantador e o lugar é ideal para curtir um dia em família e levar as crianças para brincar. A estrutura de apoio ao turista também é muito satisfatória, contando com locais para fazer um bom aperitivo à beira-mar.

Praia da Tabatinga - Caraguatatuba - SP

Alguns dos pontos mais bonitos e preservados da Praia da Tabatinga só é acessível após um trecho de caminhada pela areia. (Foto: Booking)

 

Mais um atrativo é a Ilha de Tamanduá, situada de frente para a praia, onde é possível praticar pesca esportiva. Windsurf, stand up paddle, caiaque, jet-ski e outros esportes são muito praticados na Tabatinga, um lugar perfeito para os apaixonados pela natureza.

Conte com a presença de muitos iates e lanchas nas águas cristalinas da praia. Ninguém quer perder a chance de conferir toda essa exuberância de perto, não é mesmo?

Ilha de Tamanduá - Caraguatatuba - SP

Esportes de aventura podem ser praticados na Ilha de Tamanduá, localizada de frente com a Praia Tabatinga. (Foto: Caminhos do SUP)

 

Ilha de Tamanduá - Caraguatatuba - SP

Uma das extremidades da praia pertence a um condomínio de luxo, tornando a área ainda mais bela e preservada. (Foto: Casa da Praia)

 

Toda a Tranquilidade da Praia Mococa

Um das praias mais calmas e desertas, a Praia Mococa é vizinha da Tabatinga e bem menos frequentada do que ela. Mas, certamente, não é por falta de beleza!

Praia Mococa - Caraguatatuba - SP

A Mococa é uma das praias mais calmas e aconchegantes de Caraguatatuba. (Foto: Caragua Web)

 

As águas claras e tranquilas da Praia Mococa convidam a um refrescante mergulho, além de ser uma ótima opção para as crianças também, já que ela conta com mar raso e poucas ondas. Um diferencial bem interessante são as chamadas areias terapêuticas deste lugar.

Por conter uma pequena quantidade de minerais como Urânio e Tório, as areias da Mococa apresentam curiosas propriedades, já que esses minerais são utilizados de forma homeopática no tratamento de dores reumáticas e ligadas a articulação.

Ou seja, na Mococa, você relaxa duplamente! Seja por suas famosas areias terapêuticas, seja pelo visual paradisíaco desta bela praia!

Praia Mococa - Caragua - SP

A Mococa é um cantinho de tranquilidade e harmonia em Caraguá. (Foto: Pinterest – Annie e Jesse Adams)

 

Para curtir isso tudo da melhor forma possível, ao longo da orla há estabelecimentos que atendem a comodidade dos turistas e visitantes, oferecendo boas porções, bebidas e refeições.

Que tal essa paisagem?

Praia Mococa - Caraguatatuba - SP

Ideal para crianças, a Praia da Mococa permite que o visitante desfrute de um dia relaxante e sem preocupações. (Foto: Kdujao)

 

Praia da Cocanha, um Cenário Paradisíaco

A Praia da Cocanha fica ao lado da Mococa e é bem mais popular do que a vizinha. A composição de um cenário paradisíaco juntamente a uma estrutura turística diversificada e de muita qualidade faz com que a Cocanha seja um dos destinos mais procurados em Caraguatatuba.

As belezas naturais são um atrativo a parte nesta que é uma das praias mais bonitas do litoral norte paulista. A paisagem parece ter sido cuidadosamente pintada a mão, mostrando o contraste do azul do mar e do céu com o verde dos coqueiros que margeiam a orla.

Praia da Cocanha - Caraguatatuba - SP

Uma das mais belas praias de Caraguá, a Cocanha parece ter saído de uma tela pintada à mão. (Foto: Loucos Por Praia)

 

À frente da praia, duas pequenas ilhas complementam o visual e dão ainda mais charme e atrativos ao local. As Ilhotas Cocanhas possibilitam os melhores mergulhos nos seus arredores, sendo um dos ótimos passeios para se fazer na Praia da Cocanha.

Além do mergulho de apreciação nas ilhas, há a possibilidade de praticar outros esportes de aventura como caiaque ou fazer um passeio na divertida banana boat. A maior fazenda de mexilhões do estado está situada na Cocanha e pode ser visitada. Vale a pena conhecer!

Se esportes de aventura não são lá o seu forte, sem problemas! Curtir um dia de sol e relaxar nesse paraíso é uma ótima forma de apreciar a natureza, ainda mais porque toda a extensão da orla é composta por bons restaurantes, quiosques e bares.

A Praia da Cocanha é um lugar completo que você precisa conhecer!

Ilhas Cocanhas - Caragua - sp

As pequenas ilhas Cocanhas dão um chame a mais para a bela paisagem. (Foto: Tamoios News)

 

Praia da Cocanha - Caraguatatuba - SP

A transparência e os tons graduais de azul surpreendem e impressionam na Praia da Cocanha. (Foto: Pousada Seaway)

 

A Popularidade e o Agito da Praia Martin de Sá

A Praia Martin de Sá, a 3 km do centro de Caraguatatuba, não é só bonita e bem localizada. É um reduto de muita animação e popularidade, já que essa é uma das praias mais movimentadas e frequentadas da cidade.

Se você gosta de natureza, mas não abre mão de conforto e estrutura, a Praia Martin de Sá é o seu lugar! São 1,5 quilômetros de orla com muitos bares, quiosques na beira da praia, lanchonetes, bons restaurantes, sorveterias e diversos pontos de comércio.

Praia Martin de Sá - Caragua - SP

A Martin de Sá é uma das praias mais modernas e urbanizadas de Caraguá. (Foto: Tapera Branca)

 

Se de dia o local é frequentado por quem busca curtir um belo dia à beira-mar, à noite torna-se um verdadeiro point que atrai jovens, grupos de amigos e casais para desfrutar do agito dos estabelecimentos na praia.

A Martin de Sá é completa. Há pontos de mar agitado, com boas ondas para quem gosta de surfar e praticar outros esportes de aventura, e há locais em que as águas são rasas e calmas, ideal para a família curtir com as crianças.

Mas chegue cedo! Essa combinação de boas características faz a praia ficar lotada aos finais de semana e em épocas de alta temporada. Então, programe-se para aproveitar tudo de melhor que a Martin de Sá tem pra oferecer!

Caraguatatuba - Praia Martin de Sá

Os coqueiros complementam ainda mais a exuberância da paisagem. (Imagem: You Tube – João Souza)

 

Martin de Sá - Carargua - SP

Muito movimentada tanto de dia, quanto à noite, a Martin de Sá é um dos points mais badalados de Caraguá. (Foto: Loucos por Praia)

 

Praia Brava, onde a Natureza é Selvagem e Exuberante

Vizinha à Praia Martin de Sá, a Praia Brava faz jus ao nome. Sua natureza selvagem e praticamente intocada impressiona e conquista, sobretudo aos surfistas e praticantes do ecoturismo. No entanto, apesar de toda a sua exuberância, o local se mantém quase deserto.

O motivo se dá primeiramente pelo acesso, que não é direto. Para chegar até a praia, é necessário fazer uma trilha de média complexidade a partir da Martin de Sá, através do morro, com duração de aproximadamente 10 a 20 minutos pela mata.

O visual compensa qualquer esforço! A paisagem é uma belíssima praia de águas limpas e claras, com ondas fortes, correntezas, areia grossa e vegetação exuberante. Apesar de toda a beleza, o agitado mar da Praia Brava não costuma agradar muito os banhistas que preferem águas mais calmas.

Praia Brava - Caraguatatuba - SP

Na Praia Brava é assim: muita vegetação nativa e beleza rústica. (Foto: Carona Litoral)

 

Para quem gosta de emoção e belezas naturais preservadas, é um verdadeiro paraíso. O local se mantém tão naturalmente intacto que, mesmo estando a apenas 3 km do centro e ao lado de uma das praias mais badaladas de Caraguatatuba, não conta com um estabelecimento comercial sequer.

Por isso, se a opção for conhecer a Praia Brava, é importantíssimo se precaver com bastante água, petiscos, barrinhas de cereal e afins. O importante é se preparar bem e não deixar de ir até esse lugar admirável!

Caraguatatuba - Praia Brava - SP

As boas ondas do agitado mar da Praia Brava propiciam a prática do surf e outros esportes aquáticos. (Foto: Caraguá Surf Legends)

 

Praia Brava - Caraguatatuba - SP

Águas claras e transparentes envolvem e compõem o cenário da bela Praia Brava. (Foto: Litoral Virtual)

 

Praia Massaguaçu, a Maior Enseada de Caraguatatuba

Um pouco mais afastada do centro de Caraguá, a Praia Massaguaçu está a aproximadamente 10 km da cidade e segue a mesma linha de mar agitado com correntezas, semelhante à Praia Brava.

No entanto, aqui o visual é bem diferente, mas tão bonito quanto. A areia grossa da Brava dá lugar a areia branca e fina em Massaguaçu. De frente, completando um panorama paradisíaco, é possível avistar Ilhabela, uma das ilhas mais bonitas de todo o litoral norte paulista.

A extensão da orla é de perder de vista: juntamente com a praia ao lado, Capricórnio, forma a maior enseada de Caraguatatuba. Diferentemente da Praia Brava, o acesso até Massaguaçu não é difícil. A grande rodovia Rio-Santos passa ao lado, margeando a areia.

Praia Massaguaçu - Caraguatatuba - SP

Massaguaçu conta com uma longa faixa de areia e muitas belezas distribuídas por toda a extensão. (Foto: Loucos Por Praia)

 

Já o trecho oposto, no canto esquerdo, é uma área bem urbanizada, com casas de veraneio e vias que saem diretamente na praia. Nesta porção de areia, o mar é mais calmo e próprio para quem gosta de curtir um dia em família na praia. Há quiosques e lanchonetes à beira-mar, o que deixa tudo ainda mais aconchegante.

Se a pedida for por ondas mais radicais, o outro lado da enseada conta com um cenário próprio para a prática do surfe e esportes mais aventureiros. Como é uma praia de tombo, com correntezas e mar agitado, todo cuidado é pouco se não tiver muita experiência com esse tipo de maré, ok?

Seja na parte mais deserta de ondas fortes, seja na região mais calma e relaxante, a Praia Massaguaçu é um local que vale a pena conferir de perto!

Praia Massaguaçu - Caraguatatuba - SP

Deserta em alguns trechos, a Praia Massaguaçu tem pontos de mar calmo e mais agitado. (Foto: Lucas Liraa)

 

Praia do Tombo - Massaguaçu

Por ser uma praia de tombo, Massaguaçu é ponto de encontro de muitos surfistas e praticantes de esportes de aventura. (Foto: Innersport)

 

Estrada Rio Santos - Praia Massaguaçu

A grande estrada Rio-Santos margeia a praia, facilitando o acesso até Massaguaçu. (Foto: Booking)

 

Caraguá é um recanto de praias dos mais variados estilos e belezas! Tire uns dias para conhecer belas paisagens, descansar, tirar fotos incríveis, aproveitar um tempo em família e curtir a companhia de quem você gosta nesse lugar inesquecível!

Se sobrar um tempinho, vale a dica de esticar um pouquinho mais até a Costa Verde fluminense para se admirar também com as ilhas exuberantes de Paraty!
Afinal, lugares bonitos para conhecer nesse nosso Brasil não faltam, não é verdade?

 

por Camila Viol.

Fontes: Zarpo | Litoral Caiçara | Loucos por Praia | Férias Brasil