Loteamentos
e Incorporação
Av. Higienópolis, 70
Londrina - PR
Segunda à sexta-feira
8h - 18h | Sáb 8h - 12h
Atendimento
(43) 3373-7979

Ilhabela, Paraíso Ecológico de Incríveis Praias e Cachoeiras

Ilhabela é um reduto de preservação ambiental com praias paradisíacas e natureza exuberante!

Ilhabela, no litoral norte de São Paulo, reúne os atributos que todo apaixonado por viagens e, sobretudo, pela natureza, deseja conhecer. São 347,50 km² de extensão, divididos em mais de 70 praias, 14 ilhas e 365 cachoeiras!

Dentre as praias, algumas podem ser facilmente incluídas no hall das mais belas do Brasil, reconhecidas, inclusive, internacionalmente. Como 84% do território é tombado como Parque Estadual, as dependências de Ilhabela seguem um rígido controle de preservação ambiental e, assim, mantém suas belezas de origem.

Adentrar o território da ilha é conhecer um universo praticamente intocado, de natureza selvagem e exuberante. Devido à grande procura, Ilhabela desenvolveu uma excelente estrutura turística nas áreas em que há permissão, contando com uma ótima rede de restaurantes, bares, hotéis e pousadas.

Destino muito procurado para o ecoturismo, os praticantes e curiosos dos esportes de aventura podem se deliciar nas inúmeras trilhas pela mata, camping, surf, corredeiras, rapel, mergulho e escaladas aos pontos mais altos da ilha, que permitem uma visão panorâmica e inesquecível do litoral.

Se você ainda não tem dimensão das belezas que compreendem Ilhabela, esta é a hora de conhecer! Fizemos uma seleção das praias mais bonitas do arquipélago e reunimos algumas dicas sobre o que tem de melhor por lá.

Então vem comigo desbravar esse mundo fascinante que pertence a Ilhabela!

 

Praia do Bonete

Classificada até mesmo pelo tabloide britânico “The Guardian” como uma das praias mais bonitas do Brasil, a praia do Bonete está no extremo sul de Ilhabela e é um verdadeiro paraíso natural a ser descoberto.

A localização da praia reduz um pouco a acessibilidade a ela, sendo que esta pode ser somente por mar ou trilha, não contando com o acesso por carro. Canoas chamadas “boneteiras” partem da Praia do Perequê e contornam a Ponta de Sepituba até chegar às areias claras do Bonete, em trajetos que duram cerca de 40 minutos.

Outra opção via mar para chegar até lá é o aluguel de lanchas particulares ou por agências de turismo, o que possibilita uma flexibilidade bacana nos horários e a liberdade de ir e voltar quando quiser, aproveitando bastante o local.

Se a ideia for mesmo curtir a natureza, a melhor forma é preparar bem as canelas e fazer o trajeto de 12km por trilha, iniciando na Ponta da Sepituba, a partir do final da estrada de terra e caminhando mata a dentro. Mas, prepare-se, o trajeto é longo! São cerca de 3 a 6 horas para concluir o percurso, mas o resultado é espetacular:

Praia do Bonete - Ilhabela - SP

Após uma longa e pesada trilha, uma vista deslumbrante compensa todo o esforço! (Foto: Viagens Ecológicas)

 

Outros atrativos no meio do trajeto ajudam a recuperar o fôlego até a Praia do Bonete: a Cachoeira da Laje e a Cachoeira do Areado proporcionam águas refrescantes e muito cristalinas para um bom banho que recarrega as energias durante a caminhada!

Cachoeira da Laje - Praia do Bonete em Ilhabela

A Cachoeira da Laje possibilita uma parada estratégica em meio à trilha para um banho revigorante. (Foto: Viagens Ecológicas)

 

Cachoeira do Areado - Praia do Bonete em Ilhabela

Que tal um mergulho nas águas da Cachoeira do Areado no caminho até a Praia do Bonete? (Foto: Ciribaí)

 

No Bonete, há inúmeras belezas para conferir de perto. Além da diversidade ecológica, a riqueza cultural é outro fator predominante neste trecho de Ilhabela, já que nesta praia está a maior comunidade caiçara da ilha.

É possível conhecer os costumes e hábitos da comunidade, com seus artesanatos, culinária e tradição que vêm até mesmo de antes da colonização portuguesa no Brasil. Este encontro de História, cultura e natureza é uma experiência singular e fascinante!

Para aproveitar bem a Praia do Bonete, fique um ou dois dias em casas de aluguel, pousadas ou camping. A praia está localizada na face oposta ao continente, ou seja, conta com a visão panorâmica do mar aberto, vento no rosto e ótimas ondas, inclusive para quem gosta de surfar.

É ou não é imperdível?

Praia do Bonete - Ilhabela - SP

A Praia do Bonete é um belíssimo cartão postal de Ilhabela. (Foto: Belezas Naturais)

 

Praia de Castelhanos

Situada na região leste da Ilha, a Praia de Castelhanos pode facilmente ser incluída como uma das mais bonitas dentre todas as 73 praias que abrangem a extensão de Ilhabela. Mais do que proporcionar beleza, Castelhanos oferece muita emoção para quem gosta de ecoturismo!

A aventura já começa pelo acesso: são 22km de estrada de terra em condições não muito favoráveis, então só são permitidos veículos 4×4 e motocicletas para realizar esse trajeto.  Outra opção que agrada aos aventureiros é encarar esse percurso todo aproveitando para fazer um bom trekking ou ir de bike.

Trilha - Praia de Castelhanos em Ilhabela

Para os fortes! A trilha que leva até Castelhanos é pesada e exige veículos com tração 4×4 ou motocicletas que se adaptem ao terreno. (Foto: Viagem e Turismo)

 

Uma outra forma de chegar até a Praia de Castelhanos é através de embarcações, em lanchas e passeios fretados que podem ser agenciados diretamente com empresas de turismo. O percurso de barco leva cerca de 1 hora para ser feito, mas é possível parar e curtir outras belas praias nos arredores, o que vale muito a pena!

Se a opção for por terra, há vantagens no caminho que compensam e muito o esforço. A Cachoeira do Gato é uma das mais altas de toda Ilhabela, com 80 metros de queda, e pode ser avistada até mesmo da praia.

Cachoeira do Gato - Praia de Castelhanos

A Cachoeira do Gato proporciona um espetáculo de águas doces em meio aos rochedos na trilha até Castelhanos. (Foto: Viagens Ecológicas)

 

Além dela, há também, no percurso, o acesso a trilhas que levam a outras belas praias da parte leste da ilha como a Praia Mansa, Praia Vermelha e Praia da Figueira.

Ao final da longa e bela jornada, a Praia de Castelhanos têm 1,5km de extensão e está de frente para o mar aberto, já que não faz vista para o continente, ao norte da ilha. Isso possibilita boas ondas para o surf e uma visão privilegiada da imensidão do oceano. Quem conclui a trilha até Castelhanos tem a oportunidade de ver de perto essa exuberância:

Praia de Castelhanos - Ilhabela

Todo o esplendor da Praia de Castelhanos é uma ótima recompensa para os 22km de trilha que levam até ela. (Foto: Trilhas e Aventuras)

 

O formato característico da orla também chama a atenção: o contorno das ondas lembra um coração e rende fotos bem bonitas e curiosas. Do alto do mirante do Canto do Gato é possível apreciar essa visão paradisíaca ainda melhor!

Mirante do Canto do Gato - Praia de Castelhanos

O Mirante do Canto do Gato privilegia uma vista simplesmente deslumbrante de Castelhanos! (Foto: Viagens Ecológicas)

 

Essa beleza toda vem acompanhada de alguns quiosques à beira-mar que oferecem serviços de bar e restaurante para relaxar neste paraíso natural. Se quiser conferir tudo isso de perto, fique atento às normas regulamentadoras para visitação.

Há horários de acesso ao Parque Estadual estabelecidos (de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h) e o número de veículos é controlado e limitado para acessar a Praia de Castelhanos. Para os períodos de alta temporada, feriados e finais de semana é necessário consultar os horários de atendimento, ok?

Informe-se e não deixe de conhecer esse verdadeiro recanto de belezas naturais que é a Praia de Castelhanos em Ilhabela!

 

Praia do Veloso

São apenas 200 metros de faixa de areia, mas a beleza é muito maior que isso, pode apostar. A Praia do Veloso está localizada ao sul da ilha, sendo a última que possibilita o acesso de carro. Distante a cerca de 15 km da Vila e 9km da balsa, é uma praia que surpreende pelos tons e contrastes.

Praia do Veloso - Ilhabela - SP

A Praia do Veloso é o local perfeito para relaxar e curtir um dia tranquilo à beira-mar. (Foto: Guia Viagens Brasil)

 

Por ser muito fácil de chegar, diretamente pela via principal, a Praia do Veloso é o local ideal para receber famílias, crianças, grupos de amigos, casais e quem mais deseje apreciar as águas calmas e as areias claras desse local deslumbrante.

A região não chama a atenção somente pelo tom gradual do azul entre o céu e o mar, mas também porque abaixo das águas cristalinas do Veloso está guardado um verdadeiro tesouro para os mergulhadores.

Naufragado em 1920, o Navio Aymoré tem nas profundezas do mar seus destroços que podem ser visitados por profissionais e amadores, que mergulham em profundidades entre 4 e 18 metros.

Dá pra perceber que as belezas na Praia do Veloso se encontram tanto dentro quanto fora d’água, não é mesmo?

Mergulho - Praia do Veloso em Ilhabela - SP

Ilhabela conta com diversos pontos de mergulho para apreciação das belezas submarinas. (Foto: Ilhabela)

 

Praia do Veloso em Ilhabela - SP

De águas calmas e cristalinas, a Praia do Veloso permite uma experiência singular de contato com a natureza fascinante de Ilhabela. (Foto: Veja no Mapa)

 

Praia da Pedra do Sino

A Praia de Garapocaia, também conhecida como Praia da Pedra do Sino, é um dos locais que conta com boa estrutura turística de atendimento em Ilhabela. Devido à facilidade do acesso pela via, é muito frequentada em todas as épocas.

O ambiente agrada a todos os públicos, já que há quiosques espalhados ao longo dos 400 metros de sua orla, permitindo momentos de descontração e relaxamento à beira-mar.

Praia da Pedra do Sino em Ilhabela - SP

A Praia da Pedra do Sino dispõe de um atendimento de qualidade aos turistas e visitantes com quiosques, bares e restaurantes que agradam ao público. (Foto: Robert Werner)

 

Por ser uma praia tranquila, de águas calmas e rasas, é um dos destinos preferidos para as crianças brincarem sem tantas preocupações. Há vagas de estacionamento para a comodidade dos visitantes, que podem curtir o dia de forma confortável e acessível.

Mas mais do que a boa estrutura para turistas, Garapocaia tem o atrativo de parecer uma tela pintada à mão. Coqueiros e outras árvores típicas da vegetação nativa da Ilha contornam os arredores da praia, fazendo sombra e permitindo a mescla de cores e tons que se complementam de forma natural e incrivelmente bela!

A grande curiosidade fica por conta da lenda que cerca as rochas da praia. A origem indígena conta que ao tocar as pedras, elas emitem um som de sino, de onde veio o apelido dado à Garapocaia.

Praia da Pedra do Sino em Ilhabela

As famosas pedras que entoam o som de sinos tocando são a grande atração da praia e ganham a atenção e curiosidade dos visitantes. (Foto: Viagem e Turismo)

 

Praia da Pedra do Sino em Ilhabela - SP

Para conferir de perto a lenda das pedras, há uma passarela que possibilita o acesso com praticidade e segurança. (Foto: Meu Tempo Livre)

 

Praia da Pedra do Sino em Ilhabela

A Praia da Pedra do Sino é rodeada de muitas belezas e histórias curiosas! (Foto: Ilhabela)

 

Os visitantes, é claro, não perdem a chance de testar a lenda, se dirigindo por uma passarela que leva até o os rochedos das pedras que soam como sinos. A diversão é garantida!

 

Praia da Fome

A Praia da Fome tem um nome curioso, o que explicaremos a seguir, mas antes, precisamos falar da exuberância extrema desse lugar. Situada na face Norte, entre as praias do Jabaquara e do Poço, a Praia da Fome é um ponto estratégico para mergulho.

Como as águas neste ponto são muito transparentes, a visualização do fundo do mar é favorecida em muitos metros de profundidade, o que permite a prática do mergulho com snorkel e flutuação.

Na superfície, uma paisagem deslumbrante: areia branca e fina, águas em tons esmeralda e uma vegetação vasta e muito verde contorna os arredores da orla, compondo um visual inesquecível.

Praia da Fome em Ilhabela - SP

A exuberância da Praia da Fome fez com que ela se tornasse um ponto muito visitado por lanchas, iates e embarcações de passeio. (Foto: Marco Yamin)

 

Para chegar a este belíssimo local, o acesso é somente por trilhas ou por mar. Isto também contribui para que ele se mantenha preservado, o que aumenta ainda mais sua beleza. Por terra, uma caminhada de cerca de 40 minutos saindo do Jabaquara leva até este paraíso natural.

Por mar, o passeio é mais curto e breve, levando apenas 20 minutos a partir da Praia do Perequê. É possível agendar esse passeio com empresas especializadas ou locar uma embarcação com preço a combinar.

Além de todas essas belezas naturais, a Praia da Fome guarda a riqueza cultural de um casarão antigo pertencente ao patrimônio histórico de Ilhabela. Além dessa, pequenas casas de pescadores completam o panorama que transmite a calma e a paz desse ambiente formidável.

Praia da Fome em Ilhabela - SP

Sol, mar, natureza e casas de veraneio: este é o cenário caprichosamente pintado pela Praia da Fome, um dos locais mais paradisíacos de Ilhabela. (Foto: Destinos do Brasil)

 

O contexto histórico não para por aí. Foram elementos tristes da nossa História que deram nome a essa praia tão bela ao norte da Ilha. Os registros revelam que este era um ponto em que, no período colonial, os escravos paravam para se alimentar após virem da longa e sofrida viagem da África.

Nesta praia, eles comiam até que pudessem ganhar peso o suficiente que os deixassem fortes e saudáveis para, então, ser colocados à venda. O que era uma antiga senzala pertencente a este episódio lamentável da colonização brasileira, hoje dá lugar a uma bonita casa de veraneio.

Felizmente, a Praia da Fome hoje guarda somente as belezas de um lugar que se manteve preservado no tempo e precisa ser explorado, conhecido e admirado!

Praia da Fome em Ilhabela - São Paulo

O tom esmeralda e a transparência das águas na Praia da Fome conquista a admiração dos apaixonados pela natureza. (Foto: Loucos por Praia)

 

Praia da Fome em Ilhabela

A Praia da Fome é um dos destinos mais procurados na ilha e abrange uma enorme riqueza cultural, natural e histórica. (Foto: Ilhabela)

 

Dicas úteis para conhecer Ilhabela

Se você está cogitando ir até Ilhabela, é importante saber de algumas dicas valiosas antes. A travessia de pedestres, carros e ônibus é feita a partir de São Sebastião por meio de balsa, levando cerca de 20 minutos.

Consulte os valores para cada tipo de veículo:

Motocicletas, Motonetas, Ciclomotores,

Carrinhos de Sorvete e Similares

R$ 10,00 – Dias úteis

R$ 15,00 – Sábados, Domingos e Feriados

Automóveis e Camionetes

R$ 20,00 – Dias Úteis

R$ 30,00 – Sábados, Domingos e Feriados

*Valores atualizados em 01/10/2017.

 

Além desses valores, é cobrada uma taxa ambiental obrigatória no retorno ao continente, no valor fixo de 7,50 em todos os dias da semana para qualquer veículo.

Como em períodos de alta temporada (dezembro a fevereiro) o movimento aumenta muito na ilha, é interessante fazer um agendamento prévio para realizar a travessia de balsa através do serviço Hora Marcada.

Para isto, há um acréscimo no valor da tarifa, mas é possível escapar do engarrafamento para comprar o ticket, o que costuma atrapalhar bastante os passeios devido à demora. Confira mais detalhes no site do Governo do Estado de São Paulo.

Mesmo na baixa temporada há eventos que trazem muitos turistas para Ilhabela, como a Semana da Vela, por exemplo, sempre no mês de julho. Por ter ótimos ventos no canal que separa o continente da ilha, os velejadores competem neste que é um dos maiores torneios náuticos da América. Vale a pena conferir!

agências bancárias em alguns pontos da Ilha, contando com as principais agências que operam normalmente das 10h às 15h em dias úteis.

Em relação aos preços em Ilhabela, prepare o bolso, sobretudo na alta temporada! Até mesmo os valores de balsa sofrem alteração e, de uma maneira geral, os preços são um pouco salgados. Mas estamos falando de um verdadeiro paraíso, então vale a pena se programar para conhecer esse pedacinho do céu.

Se estiver de passagem por Ilhabela, aproveite para esticar um pouco e fazer um tour também pelas melhores praias de Angra dos Reis ir até Paraty para se deslumbrar com todas as suas ilhas, trilhas, gastronomia e vida cultural!

 

por Camila Viol.

Fontes: Ilhabela.com.br | Guia Viagens Brasil