Loteamentos
e Incorporação
Av. Higienópolis, 70
Londrina - PR
Segunda à sexta-feira
8h - 18h | Sáb 8h - 12h
Atendimento
(43) 3373-7979

As melhores Ilhas para conhecer em Paraty – RJ

Selecionamos algumas das mais belas e exuberantes ilhas da Baía de Paraty, um complexo de águas esverdeadas e cristalinas!

Ilhas exuberantes no litoral do estado do Rio de Janeiro, Paraty é um dos maiores santuários ecológicos naturais do Brasil e um verdadeiro paraíso em meio à natureza. Além de ser uma bela cidade histórica cheia de encantos, a baía conta com nada menos do que 65 ilhas e inúmeras praias em seu complexo náutico.

Situada numa região conhecida por “Costa Verde” fluminense, o local definitivamente faz jus ao nome. São marinas, ancoradouros e estaleiros inseridos num cenário que parece de mentira, tamanha a perfeição!

Para conhecer as diversas ilhas, pequenas embarcações como as traineiras ou barcos maiores como lanchas, veleiros, escunas e iates fazem trajetos inesquecíveis em meio aos recantos naturais de águas cristalinas e exuberantes.

Hoje vamos fazer um passeio entre algumas das mais belas ilhas de Paraty para conhecer um pouco do que esse lugar absolutamente encantador pode oferecer!

 

1 – Ilha da Bexiga, um encontro de História e Beleza

O primeiro destaque do parque náutico de Paraty é a Ilha da Bexiga, de propriedade da família do navegador Amyr Klink, muito famoso por suas viagens lendárias de percursos enormes como no trajeto feito entre a Antártida e o Ártico.

O barco utilizado na expedição encontra-se atracado na Marina do Engenho, local vizinho à ilha. Na Bexiga, há uma belíssima casa contendo um píer de atracação. Há uma única praia localizada numa pequena enseada de apenas 30m e muita beleza.

Amyr Klink - Ilha da Bexiga

O experiente navegador Amyr Klink é o proprietário e administrador da Ilha da Bexiga, em Paraty. (Foto: Guascatur)

 

Na encosta da praia, uma trilha entre a vegetação nativa leva até o ponto mais alto da ilha, onde se instalava o Forte da Bexiga, um dos locais de vigilância e proteção à Baía de Paraty. As ruínas do forte podem ser visitadas em períodos de maré baixa devido ao difícil acesso em épocas de cheias.

A Ilha da Bexiga traz, além de exuberância, muita história. O nome vem de um período de epidemia da Varíola, doença também conhecida como Bexiga, já erradicada mundialmente há mais de 40 anos.

Mais de um século depois, só restaram os registros históricos dos fatos e uma belíssima ilha administrada por um dos maiores navegadores do mundo.

Ilha da Bexiga - Paraty - RJ

Ilha da Bexiga – Paraty – RJ

 

2 – Ilha Comprida, Aquário de Águas Cristalinas

Um dos grandes exemplares dos recantos naturais em Paraty é a Ilha Comprida, a 40 minutos do cais da cidade. O local é um verdadeiro aquário de inúmeras espécies marinhas, contando com impressionantes cardumes e corais cheios de cores.

Exatamente por isso, a pesca esportiva é muito praticada na Ilha Comprida. Os paredões rochosos que rodeiam as águas verdes e cristalinas da ilha formam piscinas naturais calmas e transparentes, ideais para a visibilidade dos peixes e para mergulhos inesquecíveis.

A parte terrestre da ilha também é de se admirar. São milhares de árvores frutíferas em meio a mata tropical nativa que possibilita colher frutos suculentos e fresquinhos diretamente do pé: laranja, limão, abacate, manga, pitanga, amora, banana, abacaxi e maracujá ganham ainda mais sabor em pomares longe da poluição urbana.

Pesca esportiva - Ilha Comprida

A Ilha Comprida é envolta por um belíssimo mar de águas claras e cristalinas! (Foto: Temporada Livre)

 

Ilha Comprida - Paraty - RJ

Os diversos tons de verde da água e da vegetação surpreendem e encantam os visitantes da Ilha Comprida. (Foto: Mulpix)

 

Mergulho na Ilha Comprida em Paraty

As águas límpidas da Ilha Comprida abrigam diversas espécies e possibilitam uma interação direta com os peixes em mergulhos inesquecíveis. (Foto: Paraty no Mar)

Se quem visita já fica admirado, imagine morar em um lugar assim?

 

3 – Ilha Deserta, para quem busca Paz e Sossego

A cerca de 90 minutos do cais de Paraty está a belíssima Ilha Deserta que pode até fazer jus ao nome em relação à população em geral, mas é muito povoada por diversas espécies de peixes e outros animais subaquáticos.

A fauna e a flora nativas da Ilha Deserta são riquíssimas, constituindo um habitat marinho de muita variedade e beleza. Por essa razão, o local é muito procurado por mergulhadores, praticantes de pesca recreativa e exploradores.

Na imersão das águas claras e limpas da Ilha Deserta encontra-se um verdadeiro tesouro submarino. Além dos cardumes e corais há, a apenas 100m das imediações da ilha, os destroços de um naufrágio a 30 metros de profundidade.

Este cenário é ou não é perfeito para um mergulho?

Ilha deserta em Paraty - RJ

Uma casinha no meio do nada e muita paz: um panorama perfeito trazido pela Ilha Deserta. (Foto: Cleber Moraes)

 

Mergulho na Ilha deserta em Paraty

Os mergulhos nos arredores da Ilha Deserta reservam um encontro surpreendente com espécies marinhas e até mesmo com destroços de uma embarcação naufragada. (Foto: LolePocket)

 

4 – Ilha da Pescaria, rota obrigatória de Saveiros nos Mares de Paraty

Falando em águas de tons transparentes e muita variedade de espécies marinhas, não podíamos deixar de mencionar a Ilha da Pescaria, localizada em frente à Praia Vermelha, em Paraty.

Esta é uma ilhota de pequenas dimensões e uma beleza sem igual. Entre a ilha e o continente fica o Canal de Cristo, rota muito comum entre os saveiros e escunas turísticas, por conta do mar cristalino no local.

Nas encostas da Ilha, as águas são ainda mais claras! A visibilidade é quase total e é possível ver e nadar com os peixes em banhos de mar e mergulhos até 10m da superfície. Mesmo a noite é possível realizar mergulhos por conta das águas calmas que banham a orla.

Canal do Cristo - Ilha da Pescaria em Paraty

As piscinas naturais formadas pela Ilha da Pescaria proporcionam banhos e mergulhos inesquecíveis! (Foto: De Garfos e de Quartos)

 

Pela enorme riqueza de espécies de peixes, a Ilha ganhou fama pela atividade pesqueira. Além disso, por se localizar bem próxima ao continente, o local faz parte do itinerário para demais roteiros e ilhas da região que não podem deixar de ser visitadas.

A variedade de tons e cores na Ilha da Pescaria compõe um cenário encantador que mais parece uma pintura em tela. (Foto: Viagens Cinematográficas0

 

Passeio de Esuna na Ilha da Pescaria - Paraty - RJ

Localizada na rota de diversos passeios feitos em escuna, a Ilha da Pescaria é uma parada que vale a pena! (Foto: Miniube)

 

Já deu pra perceber que este é um destino imperdível, né? Então, tire umas horas para conhecer e mergulhar nos arredores da Ilha da Pescaria!

 

5 – Ilha do Araújo, o toque Urbano na Natureza

Localizada a apenas 6 milhas de Paraty está a Ilha do Araújo, a segunda maior ilha do arquipélago paratiense e uma das mais urbanizadas do complexo. Se você é daqueles que gostam um pouco mais de estrutura urbana, a Ilha do Araújo certamente vai agradar.

Ilha do Araújo em Paraty - RJ

Por ser bastante próxima do continente, a Ilha do Araújo é uma das mais urbanizadas e bem estruturadas entre as 65 ilhas do arquipélago. (Foto: Viajantes Aprendizes)

 

São 4 praias divididas entre as faces leste e oeste. Na parte oeste ficam as belíssimas praias de Tapera e Brava, onde também de localizam diversos bares, restaurantes, lanchonetes, estaleiros, pousadas e campings.

Na face leste estão as praias Salvador Moreira e Pontal, que ficam direcionadas para a cidade de Paraty e é uma região de belas casas privadas de veraneio. A população caiçara da ilha se situa na praia do Pontal, aos arredores da Igreja de São Pedro e vive da atividade pesqueira, muito abundante no local.

Tão abundante que há até mesmo duas grandes festas anuais na Ilha do Araújo. A Procissão Marítima de São Pedro e São Paulo é uma grande celebração onde é feita a Benção dos Anzóis e ocorre até mesmo uma missa no mar.

Igrejas São Pedro e São Paulo - Ilha do Araújo em Paraty - RJ

A Igreja de São Pedro e São Paulo é referência para a comunidade da Ilha e para a procissão Marítima, uma das maiores festas da região. (Foto: Garupa.org)

 

Além da Procissão Marítima, a comunidade realiza também a tradicional Festa do Camarão todo mês de Junho, um evento que oferece pratos deliciosos feitos com a iguaria em valores costumeiramente mais atrativos e acessíveis. É de dar água na boca!

A atividade pesqueira da Ilha do Araújo é bem representada também ao norte, na Ponta da Baleia, onde há uma grande criação de mexilhões na Pousada dos Navegantes. A região conta com vários condomínios, escola rural, igreja, bares e uma pousada.

É claro que além de toda essa estrutura urbana, a Ilha do Araújo surpreende pela ótima preservação da Mata Atlântica dispondo de uma imensa variedade de árvores como palmeiras, coqueiros e embaúbas.

Macacos e outros pequenos animais são ilustres moradores da Ilha e os visitantes podem admirar pássaros e diversas espécies de aves sobrevoando o céu, complementando um cenários impressionante.

Diversão, beleza e muita natureza são os componentes que fazem da grande Ilha do Araújo uma das melhores opções para conhecer de quem visita e mora em Paraty!

Ilha do Araújo em Paraty - RJ

A vista paradisíaca de uma das faces da Ilha do Araújo é ou não é inspiradora? (Foto: Temporada de Férias)

 

6 – Ilha do Pelado, um Lugar para Relaxar

Um pouco mais distante de Paraty, a Ilha do Pelado se localiza a 33 km do centro, já na divisa com Angra dos Reis. O acesso também pode ser feito pela Praia de São Gonçalo nos períodos de alta temporada, já que a Ilha fica a apenas 900m dali.

Como é uma Ilha relativamente longe, a ideia é locar uma embarcação ou fazer a travessia de barco pela Praia do Gonçalo para passar o dia num local que é simplesmente inesquecível. São 108mil metros quadrados de extensão com 4 praias, fonte de água mineral e um impressionante mar de tons esverdeados e cristalinos.

Na parte terrestre, há duas opções de bares e menus de muita qualidade em pratos que levam frutos do mar frescos e deliciosos. Entre drinks para relaxar, boa gastronomia e natureza exuberante, tire algumas horas para mergulhar na região costeira da Ilha, que é inexplicavelmente maravilhosa!

Ilha do Pelado, Paraty divisa com Angra dos Reis

Barzinho à beira-mar e um cenário deslumbrante: a Ilha do Pelado tem tudo para conquistar seus visitantes! (Foto: Pousada da Cachoeira)

 

Águas cristalinas na Ilha do Pelado - Paraty e Angra dos Reis

As águas transparentes da Ilha do Pelado propiciam uma visibilidade surpreendente e fazem brilhar os olhos de quem conhece o local. (Foto: Viajar Hei)

 

Ilha do Pelado - Paraty e Angra dos Reis

A composição natural da vegetação com o mar esverdeado de Paraty produz um contraste de cores e luzes exuberante! (Foto: Pinterest – Renata Pimentel)

 

7 – Ilha Duas Irmãs, as Gêmeas de Paraty

Bem próximo ao cais de Paraty, a apenas 10 minutos, está a Ilha Duas Irmãs, que são duas pequenas e muito similares formações lado a lado. As gêmeas estão localizadas entre a Ilha da Bexiga e a Ilha Rasa, então vale a pena dar uma esticada caso seu itinerário seja nesse entorno.

Ilhas Duas Irmãs - Paraty - RJ

As duas formações se ligam através de um pequeno e estreito prolongamento gerando as chamadas Ilhas Gêmeas. (Foto: VBC Imagens Aéreas)

 

As formações rochosas são de pequena extensão, cobertas por bromélias que dão ainda mais charme às ilhotas. As pedras escondem inúmeras espécies de peixes e crustáceos como peixes-agulha, carapaus, ostras e siris.

A parte maior dispõe de um pequeno cais para atracação em uma praia de areia fina e branca que só pode ser vista nas temporadas de maré baixa. O atraque é justamente para que os visitantes possam acessar a parte terrestre da ilha, que conta com um ótimo restaurante especializado em frutos do mar e um incrível pomar de goiabas, limões, cajus, abacates, açaís e outras frutas de dar água na boca!

Ilhas Duas Irmãs, as Gêmeas - Paraty - RJ

A vista aérea panorâmica das Duas Irmãs evidencia toda a exuberância das ilhas em meio ao belo mar de Paraty. (Foto: Blog Angra dos Reis Ilhas)

 

O charme e a beleza da pequena Ilha Duas Irmãs são um convite para visitantes e moradores a apreciar o melhor que as águas calmas e transparentes de Paraty podem oferecer!

 

8 – Ilha do Catimbau, parada obrigatória no Roteiro das Belas Ilhas

Na rota da maioria dos passeios de escunas e outras embarcações, a Ilha do Catimbau pode ser aquela parada perfeita para almoçar e curtir a integração com os peixes e a natureza. O local é um verdadeiro aquário natural que abriga milhares de peixes de variadas espécies.

Localizada a 35 minutos de Paraty, a Ilha do Catimbau posiciona-se em frente à Ilha Comprida e dispõe de pouca variedade de vegetação e matas. Mas, em compensação, há um incrível pesqueiro artesanal e pontos para mergulho com visibilidade de até 15 metros de profundidade.

Ilha do Catimbau - Paraty - RJ

A Ilha do Catimbau é uma das paradas estratégicas para mergulho e refeição no arquipélago paratiense. (Foto: Wikimedia Commons)

 

A Ilha conta ainda com um simpático e rústico restaurante, que dispõe de um serviço de lancha para buscar os clientes nos barcos. No local, as paredes e a estrutura do restaurante são feitas pelas próprias rochas da ilha, sem portas ou janelas.

Os clientes podem alimentar os peixes com ração cedida pelo próprio restaurante enquanto aguardam os pratos. Uma ótima forma de distrair a espera e apreciar a dinâmica dos animais bem de perto.

Restaurante na Ilha do Catimbau - Paraty - RJ

O restaurante da Ilha apresenta um ambiente rústico e de integração plena com a natureza. (Foto: Segredos de Viagens)

 

Mergulho na Ilha do Catimbau - Paraty - RJ

Com águas calmas e transparentes, os arredores da Ilha do Catimbau oferecem uma excelente visibilidade em mergulhos agradáveis e refrescantes. (Foto: Adoro Cor!)

 

Se a sua opção for fazer um tour por essa região das ilhas, aproveite para dar um mergulho e fazer uma refeição de qualidade na Ilha do Catimbau para depois seguir viagem, ok?

 

9 – Ilha dos Mantimentos, um local que Guarda História e Beleza

A Ilha dos Mantimentos além de muita beleza, conta com muita história e curiosidades arquitetônicas.

No período Colonial do Brasil, foi construído nas dependências da Ilha uma curiosa edificação que parece uma mistura de forte com castelo. O objetivo da construção era abrigar os alimentos vindos de Portugal quando a maré não permitia a navegação até o porto. Daí o nome: Ilha dos Mantimentos.

Ilha dos Mantimentos - Paraty - RJ

A construção na Ilha dos Mantimentos apresenta uma mescla de traços na arquitetura que evidenciam a presença de um castelo e um forte ao mesmo tempo. (Foto: Escuna Alfa)

 

Há também na Ilha uma vasta vegetação nativa e intocada, além de animais silvestres como até mesmo exemplares de mico-leão dourado. Uma parada para apreciação desse cenário encantador e histórico, sem dúvida, vale a pena!

 

Ilha dos Mantimentos - Paraty - RJ

Vista de cima, a Ilha dos Mantimentos revela a beleza de suas matas nativas preservadas em conjunto com a construção histórica que guardava alimentos no passado. (Foto: Terravista)

 

10 – Ilha da Cotia, ligando duas Praias Paradisíacas

Também tomada pelo contexto histórico do Período Colonial, a Ilha da Cotia merece um espaço no itinerário marítimo paratiense. Mais do que ser utilizada para admiração da paisagem, a Ilha oferece estrutura de bar e camping, contando com duas lindas praias.

A Ilha da Cotia está estrategicamente posicionada na enseada de Paraty Mirim, entre dois braços do continente. Exatamente por isso, roteiros diversos de escunas e saveiros ancoram por ali para mergulhos e apreciação dos banhistas.

As duas praias estão localizadas uma em cada face da Ilha, sendo interligadas por uma pequena trilha de apenas de 50 metros. A Praia de Dentro conta com um bar e locais protegidos do vento ideais para Camping.

Entre ela e a Praia de Fora há um caminho agradável e coberto por árvores nativas que oferecem sombra e as condições perfeitas para um agradável piquenique com o som do mar batendo nas encostas da Ilha.

Ilha da Cotia - Paraty - RJ

As duas faces da Ilha da Cotia se interligam por uma pequena e charmosa trilha em meio à mata. (Foto: Sonho e Destino)

 

Também nos arredores, em águas claras e esverdeadas está uma fazenda marinha para criação de mexilhões com possibilidade de visitação. Este ponto, no Brasil Colônia, foi utilizado para comércio ilegal de ouro e tráfico de escravos.

No lugar das marcas deste passado cruel restou hoje, felizmente, apenas o espetáculo que a natureza livre pode proporcionar a quem conhece a exuberância da região. Jacarandás, perobas, guapuruvus e outras espécies da Mata Atlântica são o habitat de luxo de aves e animais que tem o privilégio de residir nesse paraíso.

Ilha da Cotia na enseada de Paraty Mirim

A Ilha da Cotia se situa na bela enseada de Paraty Mirim, entre dois braços do continente. (Foto: Sonho e Destino)

 

Trilha na Ilha da Cotia em Paraty

A pequena trilha entre as duas praias mede cerca de 50 metros e é envolta por árvores e pela vegetação nativa da Mata Atlântica. (Foto: Sonho e Destino)

 

Ilha da Cotia em Paraty - RJ

Paraty e seus belos arquipélagos são, definitivamente, um lugar dos sonhos! (Foto: Canal Vida a Vela)

 

Conheça outras ilhas Incríveis em Paraty!

Ilhas do Breu - Paraty - RJ

Ilha do Breu (Foto: Descobrindo Caminhos)

 

Ilha do Cedro em Paraty - RJ

Ilha do Cedro (Foto: Veleiro Planeta Água)

 

Ilha das Cabras - Paraty - RJ

Ilha das Cabras (Foto: UOL)

 

Ilha do Ventura em Paraty - RJ

Ilha do Ventura (Foto: Blog Barco Vitória Paraty)

 

Ilha Sapeca em Paraty - RJ

Ilha Sapeca (Foto: Trivago)

 

Ilha do Itu - Paraty - RJ

Ilha do Itu (Foto: Ecobrasil)

 

Ilha Rasa em Paraty - RJ

Ilha Rasa (Foto: paraty.com)

 

Ilha dos Ganchos em Paraty - RJ

Ilha dos Ganchos (Foto: Resorts Online)

 

Ilha dos Cocos em Paraty - RJ

Ilha dos Cocos (Foto: Nietmann Fotografia)

 

Ilha do Algodão em Paraty - RJ

Ilha do Algodão (Foto: Pinterest)

 

Deslumbrante, não? Paraty é uma região inteira paradisíaca cercada por História, Cultura e muita beleza natural com praias, matas e ilhas exuberantes!

Um lugar para encontrar bem estar, descanso e muita paz de espírito.

 

por Camila Viol.

Fontes: Paraty Ilhas | Paraty Online | Garfos e Quartos | Paraty Virtual

COMUNICADO

Prezado Cliente,

A HF Urbanismo está ao seu lado para enfrentar o novo coronavirus (COVID-19) e a insegurança causada pela pandemia.

Esteja atento às dicas de prevenção, pois o momento agora é de conscientização e muito em breve será de superação. Queremos que você tenha certeza de que pode contar com a HF Urbanismo para manter seu investimento / sonho sem que isso se torne uma preocupação.

Por isso, você está recebendo este comunicado para ficar ciente de que a HF Urbanismo estará enfrentando essa situação junto com você e lhe concederá desconto de 10% (dez por cento), para pagamentos pontuais, no valor do próximo vencimento/parcela, bastando para tanto que faça contato através dos seguintes meios:

Email: [email protected]; [email protected];
Telefones (43) 3373-7979 e (43) 3323-6963

Acaso tenha perdido o vencimento da parcela deste mês, mas queira manter seu pagamento em dia, entre em contato para negociar a situação. A equipe da HF Urbanismo segue totalmente à disposição para quaisquer esclarecimentos.

Atenciosamente.
Data 25/03/2020.
HF Urbanismo.