Loteamentos
e Incorporação
Av. Higienópolis, 70
Londrina - PR
Segunda à sexta-feira
8h - 18h | Sáb 8h - 12h
Atendimento
(43) 3373-7979
[aps-social id="2"]

A origem e a evolução dos Food Trucks no mercado brasileiro

Com um formato inovador de gastronomia, os Food Trucks trouxeram uma maneira diferente e deliciosa de experimentar a chamada “comida de rua”.

História dos Food Trucks

Você já conhece os Food Trucks? Vale a pena! (Foto: Taste Eventos)

 

Com certeza você já deve ter ouvido falar dos Food Trucks, que são aqueles veículos como kombis, furgões e pequenas caminhonetes adaptadas para servir diversos tipos de comida, né?

Quem já experimentou sabe como é gostoso o estilo desse tipo de gastronomia, que vai desde lanches e pasteis até os mais sofisticados pratos da culinária italiana, tailandesa, japonesa, entre outros. A chamada “comida sobre rodas” pode nos levar ao mundo todo!

Não faz muito tempo que essa tendência surgiu no Brasil, mas a expansão do negócio foi enorme! Parece que da noite para o dia nós, que nunca tínhamos ouvido falar em Food Trucks, de repente nos deparamos com esse novo conceito tomando as ruas da cidade.

Mas de onde essa ideia veio? Qual é a origem desse conceito tão bacana e por que teve esse rápido crescimento? O que esse modelo tem de tão especial?

Vem que nós vamos esclarecer tudinho pra você!

 

Afinal, de onde surgiram os chamados Food Trucks?

Não é de hoje que a gente tem o hábito de desfrutar desse comércio de comida de rua. Quem é que nunca provou um bom hot dog de carrinho ou foi atrás dos famosos pasteis e churros em feiras ambulantes?

Essa tradição vem de longa data no Brasil e mais ainda nos Estados Unidos, de onde originaram os Food Trucks. Esses pontos móveis datam lá do final do século 17, quando pequenos comerciantes disponibilizavam refeições em suas carroças a trabalhadores do subúrbio americano.

Claro que os automóveis não eram adaptados como os de hoje. A comida era simples, nada de requinte, até porque o público consumidor eram trabalhadores que precisavam se alimentar e não contavam com restaurantes nas proximidades.

 

Os primeiros Food Trucks no século XVII

Os primeiros Food Trucks, datados do final do século XVII, eram carroças simples para pessoas humildes. (Foto: Sabrosia)

 

Atualmente, o Food Truck é visto como um investimento, um novo e promissor negócio que exige estudo, análise e muito preparo para ofertar a qualidade que o público deseja e espera receber.

Essa visão da comida de rua como empreendedorismo arrojado só foi surgir no início do século 21, em meados de 2008, com a crise econômica norte-americana. Devido à falência de muitos restaurantes, empresários do ramo e chefs de cozinha encontraram nos Food Trucks uma alternativa para manter seu ofício com um investimento menor.

Em pouquíssimo tempo vários pequenos automóveis tomaram as ruas ofertando comida de qualidade a preços justos. É claro que a união desses dois fatores caiu rapidamente no gosto do público e o Food Truck se popularizou definitivamente.

Hoje, nos Estados Unidos, esse modelo gastronômico é uma verdadeira febre, havendo até competições culinárias nesse formato. E quem ganha é o público, que pode apreciar uma comida de qualidade cada vez maior.

 

A evolução do mercado de Food Trucks no Brasil

Na era da informação e da globalização, não demorou muito para a nova tendência se espalhar pelo mundo. No Brasil, os pioneiros da gastronomia sobre rodas despontaram em 2013,mais precisamente em São Paulo, sendo lá o maior polo de Food Trucks do país.

Quer comida árabe? Tem! Tacos e burritos mexicanos? Tem também! Que tal um bom spaghetti italiano? Você encontra! Prefere o toque regional de uma boa feijoada? Vai lá! Churros, temaki, hambúrguer gourmet? Pode pedir! Opções veganas? Tem de tudo!

 

Variedade gastronômica nos Food Trucks

A variedade gastronômica atrai e impressiona os consumidores dos Food Trucks. (Foto: Diário de Canoas)

 

Pratos caseiros e culinária internacional nos Food Trucks

Desde pratos tipicamente caseiros até culinária internacional, os Food Trucks inovaram na gastronomia! (Foto: Nouba)

 

Nachos e iguarias nos food trucks

Nachos e outras iguarias da cozinha estrangeira estão ao nosso alcance através das comidas de rua. (Foto: Hypeness)

 

Um outro diferencial é o ambiente descontraído e agradável desses locais. Geralmente ao ar livre, os eventos com Food Trucks criam uma atmosfera mais relaxada e leve ao seu público, que pode bater papo tranquilamente e confraternizar com liberdade.

Hoje já são milhares de veículos entre carros, utilitários, bicicletas e triciclos espalhados pelo Brasil, sendo que só em São Paulo são mais de 200. No Paraná existe até a Associação Paranaense de Food Trucks, onde é possível conhecer os associados, produtos, parceiros e eventos relacionados.

É claro que Londrina entrou na onda e o público caiu nas graças do novo estilo de comida de rua. A Capital do Café é reconhecidamente uma cidade hospitaleira, alegre e super adepta de lanches de rua, feiras e programações ao ar livre, até porque o clima costuma ser bem quente e favorece essas atividades.

A partir de 2014, os londrinenses puderam conhecer e saborear diversas opções de comida boa e diversificada, num mercado que cresceu e vem se consolidando cada vez mais.

Já são vários pontos de encontro cadastrados que servem delícias como batatas recheadas, pastas e massas, cozinha oriental, lanches, cerveja artesanal, sorvetes, açaí, doces, pizzas, espetos, pasteis e muita coisa boa!

 

Food Trucks investiram em lanches

Em Londrina, os Food Trucks investiram em lanches artesanais gourmets e outras delícias! Já experimentou? (Foto: Baixa Gastronomia)

 

Esses pontos, os chamados Food Parks, são locais destinados a reunião dos automóveis que oferecem esse serviço. As praças contam com uma boa quantidade de carros e, principalmente, variedade de alimentos para todos os gostos.

 

Grandes eventos de Food Trucks no Brasil

Grandes eventos de Food Trucks atraem milhares de pessoas no Brasil afora. (Foto: Arena Food Truck)

 

Food Trucks

A variedade de sabores e culinárias é um dos principais atrativos ao público dos eventos. (Foto: Parque do Flamengo)

 

Os produtos variam de preços que vão desde os mais acessíveis até valores “mais salgados” pro bolso. Ir a um único lugar que reúne pratos típicos da gastronomia do mundo inteiro a preços variados é definitivamente um atrativo e tanto, não é?

 

No mundo novo dos Food Trucks, regulamentar é preciso!

Justamente porque a expansão foi tão rápida, que se fez necessário uma regulamentação do serviço no setor. Não é qualquer um que simplesmente faz a comida e vende em carros pelas ruas livremente. Há uma série de requisitos e exigências que precisam ser atendidas para comercializar os alimentos.

Anvisa, Inmetro, Vigilância Sanitária, Prefeitura, Detran e Denatran são alguns dos órgãos que aprovam e regulamentam a circulação dos carros que oferecem esses serviços, e eles não rodam sem essa documentação em dia. Nós, consumidores, agradecemos!

Pra gente ter uma comida saborosa e de qualidade sempre, as empresas de comida de rua estão se especializando cada vez mais. Tanto na escolha de bons produtos quanto no investimento dos equipamentos e na adaptação do veículo.

 

Os empreendedores investiram no design dos Food Trucks

Os empreendedores investiram no design e ornamentação dos carros para conquistar a clientela. (Foto: Saia Rasgada)

 

Food Truck - Icecream

Que tal esse caminhão de sorvete? Para este ramo, a apresentação é essencial! (Foto: Assuntos Criativos)

 

Os veículos são adaptados com criatividade

Os veículos são adaptados com criatividade para chamar a atenção dos consumidores. (Foto: Cenografia 3D)

 

Além disso, os Food Trucks buscam parceiros e patrocinadores que investem nessa modalidade justamente porque acreditam no potencial do negócio e na satisfação dos clientes, que merecem produtos de qualidade.

Tudo isso contribui para a confiabilidade do público nessa tendência gastronômica deliciosa! Favorecendo ainda mais essa popularização, as mídias e redes sociais bombardearam informações nesses últimos dois anos, autenticando o feedback positivo desse empreendedorismo.

Existe até uma rede social própria de Food Trucks, sabia? O My Kind é um app para smartphone que possibilita ao usuário cadastrado verificar onde os veículos estão atendendo no momento e inclusive fazer pedidos antecipados para não perder tempo em filas!

Que evolução, né? De carroças do século XVII a apps em celular, a modalidade se tornou um fenômeno mundial que vale a pena experimentar e saborear! Em Londrina, com frequência são realizados eventos com a presença dos Food Trucks, então fique ligado!

Se você busca um cardápio diferente, opções variadas e um ambiente descontraído, precisa conhecer esse mundo novo e totalmente delicioso dos Food Trucks.

E aí, bora experimentar?

 

por Camila Viol.

 

Fontes: Infood | Sebrae | Food Trucks no Brasil

AVISO