Loteamentos
e Incorporação
Av. Higienópolis, 70
Londrina - PR
Segunda à sexta-feira
8h - 18h | Sáb 8h - 12h
Atendimento
(43) 3373-7979
03 ago 2020

Venda de lotes e terrenos dispara durante a pandemia do novo coronavírus

Pesquisas indicam aumento em mais de 100% na compra de terrenos em período de pandemia.

Hora de investir? Números indicam ótimo momento para fazer bons negócios (Imagem: Pinterest)

Para quem deseja comprar um terreno, seja para construir, seja para investir, este é, sem dúvida, o momento ideal. Se o cenário econômico atual parece incerto para alguns segmentos, para outros, há muito não se via uma crescente tão expressiva.

Pesquisas do setor imobiliário apontaram um curioso e positivo dado estatístico relativo ao percentual de vendas de lotes no período de pandemia do novo coronavírus. Entre os meses de março a julho de 2020, momento em que se registrou grande alta nos casos da doença, a compra de terrenos aumentou mais de 100% comparado ao mesmo período em 2019.

O grande aumento das vendas despertou a curiosidade dos especialistas, já que se trata de um momento em que o país – e o mundo todo – atravessa uma rigorosa crise financeira em decorrência da pandemia. Porém, alguns fatores estão sendo bastante relevantes para a alta nas vendas.

Juros baixos e flexibilização do pagamento

Em momento de instabilidade econômica, uma das maiores consequências da crise foi a oscilação na bolsa de valores, que ocasionou uma significativa queda nas taxas de juros e no rendimento de aplicações financeiras.

Com os percentuais de juros muito abaixo do comumente praticado e diante de um instável cenário econômico, comprar terras se tornou uma viável e segura medida para investir financeiramente.

Isso porque o valor dos terrenos não oscila tanto quanto as aplicações financeiras, já que sofre menos impactos diretos das ações da bolsa e do valor da moeda. Além disso, as chances de valorização do lote são muito expressivas, fazendo do investimento em terras uma aplicação segura.

Claro que, além de ser um excelente negócio para os investidores, a baixa nas taxas de juros para financiamento também representa uma importante oportunidade para quem sonha em construir o imóvel para morar.

Outra consequência do momento atípico vivenciado por conta da COVID-19 foi uma renovação na forma de negociar lotes e imóveis. Com o consumidor inseguro em comprar, as construtoras e incorporadoras buscaram recursos para promover condições mais flexíveis de pagamento.

Financiamento direto com a loteadora, taxas de juros mais baixas e prazo estendido em até 180 meses para pagamento são algumas das condições facilitadoras na hora de comprar os imóveis. Além das melhores linhas de crédito imobiliário, as empresas conseguiram descontos ainda mais significativos aos que desejam quitar o débito à vista.

Para quem sonha em adquirir terrenos para construir ou revender, o mercado imobiliário há muito não se apresentava tão flexível e oferecendo tantas boas possibilidades. Segurança para investir

Potencial de valorização dos terrenos garante um bom e seguro retorno financeiro. (Imagem: The Economic Times)

Um dos fatores mais atrativos para a compra de lotes é a segurança no investimento. O famoso ditado “quem compra terra, não erra”, mais do que nunca, representa a realidade num momento em que investir em qualquer área parece soar arriscado.

O que traz tranquilidade para investir num terreno é que o preço de compra geralmente é muito menor do que o de um imóvel já construído e a valorização do lote costuma ser alta, já que a terra agrega valor.

De acordo com o potencial de valorização do local, sobretudo em novos loteamentos e condomínios fechados, os terrenos valorizam de forma exponencial. De acordo com especialistas do mercado imobiliário, a valorização do lote pode chegar a até 40% na hora de construir.

Por isso, se o bolso estiver apertado para construir um imóvel ou comprar um pronto, adquirir um terreno se mostra uma ótima alternativa, seja para construir posteriormente, seja para revender no futuro, quando atingir maior valorização.

A compra de terras sempre representou uma excelente opção de investimento, justamente pela segurança de comprar barato e vender bem. Atualmente, em decorrência da pandemia do coronavírus, as aplicações financeiras se mostram fragilizadas e o mercado imobiliário está aberto a boas negociações, revelando uma garantia ainda maior para investir na compra de terrenos.

Além das excelentes ofertas no mercado e da segurança em investir, outro importante fator está influenciando diretamente no vertiginoso aumento de vendas de terrenos neste cenário de pandemia: a qualidade de vida.

Morar bem e qualidade de vida

O surgimento do novo coronavírus afetou significativamente a vida da população, sobretudo quanto à rotina diária. De forma repentina, muitas pessoas se viram tendo que passar muito mais tempo em casa do que até então ficavam.

O sentimento de se ver aprisionado em casa, tendo que renovar hábitos e até mesmo trabalhar em sistema homeoffice está acendendo o desejo de morar com mais espaço livre e ter conforto em casa.

Se antes da pandemia houve uma grande busca por apartamentos compactos, a obrigatoriedade de ficar em casa tem feito muitas pessoas valorizarem o espaço que uma casa oferece, terrenos amplos e a possibilidade de investir em mais áreas de lazer e locais livres.

O isolamento social despertou em muitas pessoas o conceito de morar bem, mais afastado dos grandes centros, em casas mais espaçosas e que garantam conforto, já que é o lugar em que se costuma passar mais tempo ao longo do dia.

O bom momento do mercado imobiliário oferece alternativas até mesmo para quem deseja adquirir uma segunda residência, como uma casa de campo ou veraneio para passar os finais de semana.

Se o orçamento da compra de um imóvel mais espaçoso ainda não cabe no bolso, uma estratégia é aproveitar os valores convidativos do atual momento para adquirir um terreno e, quando for viável, construir a casa tão sonhada.

Seja pra buscar mais qualidade de vida ou pra colocar o dinheiro numa fonte segura de investimento, comprar um terreno nas atuais condições que o mercado oferece é, sem dúvida, o melhor negócio.

Por Camila Viol.

Fontes:

https://extra.globo.com/noticias/economia/castelar/venda-de-terrenos-aumenta-mais-de-200-mesmo-durante-pandemia-24520397.html
https://www.migalhas.com.br/depeso/328641/a-influencia-da-pandemia-no-mercado-imobiliario
https://www.terra.com.br/noticias/dino/mercado-de-loteamentos-cresce-quase-200-durante-a-pandemia,3cac440888cdd56135d83c95544b26cba6nu714c.html
Você pode gostar
Rotas e circuitos para pedalar em Londrina e região
Cachoeiras e Pontos Turísticos para curtir em Londrina e região
Governo zera impostos sobre importação de equipamentos de energia solar
Ilhas de Paraty: um lugar para descobrir e se apaixonar

COMUNICADO

Prezado Cliente,

A HF Urbanismo está ao seu lado para enfrentar o novo coronavirus (COVID-19) e a insegurança causada pela pandemia.

Esteja atento às dicas de prevenção, pois o momento agora é de conscientização e muito em breve será de superação. Queremos que você tenha certeza de que pode contar com a HF Urbanismo para manter seu investimento / sonho sem que isso se torne uma preocupação.

Por isso, você está recebendo este comunicado para ficar ciente de que a HF Urbanismo estará enfrentando essa situação junto com você e lhe concederá desconto de 10% (dez por cento), para pagamentos pontuais, no valor do próximo vencimento/parcela, bastando para tanto que faça contato através dos seguintes meios:

Email: [email protected]; [email protected];
Telefones (43) 3373-7979 e (43) 3323-6963

Acaso tenha perdido o vencimento da parcela deste mês, mas queira manter seu pagamento em dia, entre em contato para negociar a situação. A equipe da HF Urbanismo segue totalmente à disposição para quaisquer esclarecimentos.

Atenciosamente.
Data 25/03/2020.
HF Urbanismo.