Loteamentos
e Incorporação
Av. Higienópolis, 70
Londrina - PR
Segunda à sexta-feira
8h - 18h | Sáb 8h - 12h
Atendimento
(43) 3373-7979

Paraná: Oportunidades em Meio à Crise Econômica

Apesar da crise que afetou o país nos últimos anos, a economia do Paraná apresentou bom crescimento em 2017, com crescimento e geração de empregos.

Se você acompanha o noticiário na TV ou internet, já deve estar bem acostumado às notícias sobre a crise econômica no país.

Queda do PIB, retração da atividade econômica, redução do preço das commodities e desemprego são alguns dos fantasmas que há alguns anos assombram empresários e investidores do país.

No entanto, a crise não é exclusividade do Brasil, mas um fenômeno que vem se arrastando desde 2008 e que preocupa governos, economistas e a população de países em todos o mundo.

Quando um cenário econômico como esse se instala, a reação normal é que todos os investidores retirem seu dinheiro das aplicações mais arriscadas, principalmente o mercado de ações representado pelas bolsas de valores.

Por consequência, esse mesmo dinheiro acaba sendo mantido em contas ou investido onde há mais segurança, ainda que a rentabilidade seja menor. Entretanto, esse “efeito manada” cria um ciclo vicioso, onde a situação ruim leva à retirada de capital da economia, provocando um situação ainda pior e assim por diante.

Todo investidor com um pouco mais de experiência está atento a essas movimentações e não tira os olhos das notícias econômicas para saber o que fazer com o seu dinheiro. Esse é um comportamento normal e perfeitamente compreensível.

No entanto, existe um número relativamente pequeno de investidores que mesmo durante os cenários econômicos mais severos continuam fazendo aplicações em mercados que muitos consideram absolutamente não rentáveis.

Ainda assim eles conseguem bons retornos sobre investimento e fazem crescer seu capital mesmo quando todos estão sofrendo perdas e desvalorizações. Qual é o segredo?

Onde investir na Crise Econômica

Em um cenário de crise, é preciso saber exatamente onde investir

 

Como Ganhar Durante a Crise

Embora todo bom investidor deva estar atento às notícias e tendências para direcionar suas aplicações, existe um segredo que os maiores do mercado conhecem e que pode ajudar você a ganhar muito mesmo durante a crise.

Mas primeiramente é preciso entender um conceito importante: aquilo que os especialistas e os veículos de notícia chamam de “economia” é na verdade um cenário genérico baseado na média dos desempenhos econômicos de um país, continente ou do mundo todo.

O que isso quer dizer? Quando se fala que a economia brasileira sofreu uma desaceleração, o que se está dizendo é que a média do Produto Interno Bruto (PIB) dos estados brasileiros teve um crescimento baixo em relação ao ano anterior.

No entanto, como você deve saber, essa média é calculada a partir da soma e divisão dos PIBs de todos os estados e não necessariamente todos eles estão iguais ou inferiores à média.

Por exemplo, se compararmos um estado com crescimento de 5% com outros nove estados de crescimento igual a 1%, teremos uma média de 1,5%. Isso significa que a economia de maneira geral apresenta um crescimento baixo? Sim. Mas significa também que há uma exceção com ótimo desempenho camuflada pela média baixa.

Se os 5% de crescimento desse estado forem puxados, por exemplo, por um aumento concentrado na compra e venda de imóveis, então temos aí um bom mercado para investimentos imobiliários ainda que o cenário econômico seja de baixo crescimento no restante do país.

Oportunidades na Crise Econômica

Em meio à crise, é preciso estar atento para encontrar boa oportunidades

 

Assim, além de apresentarem excelentes oportunidades de negócios, mercados desse tipo costumam ter menos concorrentes e exigir valores mais baixos para investir. Ao mesmo tempo, quando a recuperação econômica vier e fizer o crescimento ser retomado em todo o país, esses mesmo preços tendem a subir rapidamente e os ganhos daqueles que já estiverem dentro do jogo tendem a ser muito maiores.

Em síntese, é assim que os grandes investidores conseguem aplicar seu dinheiro em transações com bons rendimentos e obter ganhos mesmo durante as crises.

Conheça oportunidades de investimento no Paraná!

 

Onde investir Para Fugir da Crise

Já que agora que você sabe isso, deve estar se perguntando onde encontrar cenários desse tipo onde possa fazer suas aplicações. Muitas vezes é preciso procurar do outro lado do planeta por mercados altamente rentáveis, o que limita bastante a quantidade de pessoas que consegue tirar bom proveito dessas situações.

Mas por sorte não é necessário ir tão longe. Aqui mesmo no Brasil temos um cenário desse tipo e com as movimentações certas você pode dar os primeiros passos para fazer seu dinheiro crescer surpreendentemente.

Após oito trimestres consecutivos de queda iniciados em 2014, no segundo trimestre de 2017 a economia brasileiro voltou a crescer. Embora o número tenha sido tímido, apenas 1%, já era o indício de uma possível melhora que estava por vir.

Por fim o ano também fechou com crescimento de 1%, um sinal de que as coisas começam a melhorar, mas ainda há muitas incertezas que fazem os investidores hesitarem antes de aplicar seu capital.

No entanto, nesse mesmo período o estado do Paraná obteve um crescimento de 2,5%, mais que o dobro da média nacional e que mostra o que nós já falamos: mesmo em cenários de crise há sempre exceções com ótimas oportunidades de negócios.

O crescimento econômico do Paraná é motivado principalmente pelo agronegócio, já que 144 das 399 cidades do estado têm pelo menos metade da economia relacionada à atividade agropecuária.

Embora o preço da soja tenha caído internacionalmente, outras exportações como a de cítricos e carne acabam se beneficiando da valorização do dólar em relação.

Como resultado do aumento da moeda norte-americana, o preço pago pelos compradores estrangeiros aos produtores brasileiros se torna maior quando convertido em reais. Por consequência, há mais capital circulando e maiores possibilidades de investimento e aumento da produção mesmo em um cenário em que todas as outras atividades estão pisando no freio.

Ainda no início de 2017, quando as inseguranças do mercado ainda estavam no auge, a oferta de empregos no estado teve aumento de 0,81%. Embora pareça pouco, em um cenário em que todos estão reduzindo a folha de pagamento, ter mais contratações do que demissões é um recado de otimismo.

Assim como no exemplo que demos, a média de 0,81% esconde um aumento de 4,49% na capital, Curitiba, segundo dados da Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio-PR).

Já no primeiro semestre de 2017, a cidade do Paraná que mais gerou empregos foi surpreendentemente a pequena Pato Branco, de 80 mil habitantes. Se pegarmos o número total de postos de trabalho criados e subtrairmos as demissões, a cidade tem como resultado um saldo de 1.697 admissões.

Da mesma forma, outras cidades como Apucarana e Paranavaí também estão entre as dez cidades do Paraná que mais geraram empregos no primeiro semestre de 2017, contrariando as expectativas do pessimismo econômico que rondavam os país.

Mas agora que você já sabe que o Paraná apresentou alguns pontos fora da curva em meio à crise, o que pode fazer para aproveitar esse cenário favorável?

 

Investindo em Imóveis Durante a Crise

Uma característica muito comum entre cidades pequenas é que o crescimento econômico provoca um aumento populacional e urbano correspondentes. É claro que isso acontece em todas as cidades, mas em grandes metrópoles esse fenômeno não pode ser visto com tanta clareza quanto em municípios menores.

Investir na Crise Econômica

Com o conhecimento e as aplicações certas é possível driblar a crise

As pessoas vão para essas localidades em busca de emprego e necessariamente precisam encontram um lugar para morar. Além disso, com mais dinheiro circulando na economia o comércio se expande e a demanda por imóveis comerciais também aumenta.

Mesmo quem é natural da cidade e já possui casa ou apartamento acaba sendo “contaminado” pelo otimismo econômico. Dessa forma, planos que haviam sido adiados por causa da crise podem sair do papel, dentre eles o de adquirir um imóvel maior ou melhor.

Uma vez que a demanda por imóveis aumenta, crescem também os preços negociados. Não só os imóveis antigos são valorizados como também os novos recebem maior procura por causa do crescimento da cidade.

Portanto, se você deseja aproveitar o bom momento vivido por esses municípios, uma das formas mais seguras e rentáveis de aplicar seu dinheiro é no mercado imobiliário.

No entanto, municípios menores tendem a ter uma administração mais forte da prefeitura e expansão vertical costuma ser desencorajado para não alterar as características da cidade. Isso pode ser visto, por exemplo, em Londrina, onde o novo plano diretor deve limitar a construção de prédios altos em algumas regiões da cidade.

Além disso, o consumidor final desse tipo de mercado costuma ser diferente do que é visto nas cidades grandes. Ele valoriza não somente a qualidade do imóvel que está comprando, mas sua adequação ao estilo de vida com o qual ele já está acostumado.

Por isso os loteamentos se mostram uma excelente forma de investimento imobiliário em cidades pequenas como Paranavaí, Apucarana e Londrina. Eles podem se beneficiar de todas as vantagens de crédito concedidas a imóveis novos e ainda possuem preços muito mais atrativos para quem quer financiar ou utilizar outras fontes para o pagamento.

Ao mesmo tempo, os compradores podem utilizar seus imóveis próprios como garantia sem precisar se mudar imediatamente, ganhando tempo para juntar dinheiro antes de construir no lote adquirido.

Além disso, os loteamentos têm baixo custo de manutenção, uma vez que os valores estipulados nas tabelas de IPTU são sempre inferiores para terrenos sem área construído. Isso dá maior segurança para que o investidor aguarde a valorização por um período maior de tempo, garantido ganhos ainda maiores no momento da venda.

A HF Urbanismo tem apostado nesse mercado e já tem em seu catálogo diversos empreendimentos no interior do Paraná. Entre as cidades onde a empresa atua estão as campeãs de emprego Paranavaí e Apucarana, mostrando uma aposta certeira na tendência de crescimento econômico desses municípios.

Todos os loteamentos e condomínios possuem infraestrutura completa como drenagem, rede de esgoto, rede elétrica, calçadas com meio-fio e asfalto. Na maioria deles as obras estão avançadas ou já em fase de conclusão para entrega nos próximos meses.

Descubra onde investir em imóveis no Paraná!

 

por Felipe Libório.

Fontes: Gazeta do Povo | Tribuna PR