Loteamentos
e Incorporação
Av. Higienópolis, 70
Londrina - PR
Segunda à sexta-feira
8h - 18h | Sáb 8h - 12h
Atendimento
(43) 3373-7979
14 fev 2017

Consulte o calendário das contas inativas para saque do FGTS em 2017

A partir de março, o trabalhador que tiver direito ao benefício poderá sacar o valor das contas inativas de acordo com as datas divulgadas pelo governo.

A espera está finalmente chegando ao fim. Quem estava contando com aquele dinheiro do FGTS que estava parado em contas inativas, já pode se programar. O Governo divulgou hoje as datas oficiais para o saque do benefício.

O calendário segue a ordem de nascimento dos beneficiários de acordo com o mês. Dessa forma, os saques ocorrerão em lotes disponibilizados a partir do mês que vem, março, e vão até julho.

Confira as datas para saber quando os valores estarão disponíveis:

 

Calendário 2017 - Contas Inativas do FGTS

O saque do benefício será disponibilizado de acordo com o nascimento do favorecido. (Via: Caixa Econômica)

 

Dessa forma, quem faz aniversário entre os meses de janeiro e fevereiro, poderá sacar a partir do dia 10 de março.

Quem nasceu em março, abril e maio, terão os valores disponíveis em abril. A partir de 12 de maio, terão direito a saque os beneficiários nascidos em junho, julho e agosto.

Os nascidos em setembro, outubro e novembro, poderão resgatar o saldo remanescente do FGTS no mês de junho. E somente em julho serão disponibilizados os valores para quem nasceu em dezembro.

As datas divulgadas referem-se ao mês de habilitação do crédito, ou seja, quando os valores serão liberados ao favorecido. Haverá também uma plataforma especial para consulta e esclarecimento das formas para percepção do benefício.

 

Quem tem direito ao FGTS das contas inativas?

As chamadas contas inativas são aquelas que deixaram de receber os depósitos de fundo de garantia pelo empregador, devido ao rompimento do contrato de trabalho. Em regra, quem pede demissão ou é demitido por justa causa só tem direito ao benefício se permanecer três anos consecutivos sem emprego com carteira assinada.

A nova medida provisória estabelece que trabalhadores que tiveram seus contratos encerrados até 31/12/2015 podem sacar o dinheiro.

Para saber se há saldo disponível, basta consultar o extrato do FGTS através do site da Caixa e do site do FGTS, aplicativos para smartphone Android, iOS e Windows, e através de um cadastro no banco que permita enviar as informações por SMS e email.

Aplicativo oficial do FGTS

Através do aplicativo oficial do FGTS, é possível fazer a conferência do saldo remanescente na conta (Foto: Folha Vitória)

 

Ficou com dúvidas? Logo que a medida foi anunciada, fizemos um explicativo com todos os detalhes sobre o assunto, corre lá pra entender!

 

Como e onde sacar o FGTS

Através de um site ainda em desenvolvimento, o trabalhador poderá inserir seus dados para ter acesso às informações e detalhes de quando e onde sacar o FGTS das contas inativas. Então, muita calma, não há necessidade de sair correndo para receber os valores.

A plataforma é justamente para evitar transtornos aos beneficiários e às instituições financeiras. Sabendo onde poderá retirar o dinheiro, o cidadão já pode se dirigir diretamente ao local, agilizando o processo.

Para quem é correntista da Caixa Econômica Federal, é ainda mais fácil: o valor será creditado diretamente ao favorecido, em transferência automática no mês de disponibilização do saque.

Para quem não tem conta na Caixa, não se preocupe. O benefício poderá ser sacado até mesmo em lotéricas, desde que sejam valores pequenos.

Para quantias acima de 3 mil reais, o trabalhador deverá comparecer às agências da Caixa com seus documentos pessoais, carteira de trabalho e inscrição do PIS. Para valores inferiores, é possível sacar através do Cartão do Cidadão ou, para quem não tem, diretamente nas agências.

Para esclarecimento maior do público, a Caixa divulgou que abrirá 2 horas mais cedo nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro para atendimento.

 

Onde consultar se há saldo em contas inativas

Há muitos sites e perfis falsos para consulta do benefício solicitando informações do usuário. Com os dados enviados ao sistema, é possível cometer fraudes utilizando os números de documento do trabalhador.

A Caixa alerta que os únicos meios oficiais para conhecimento do saldo remanescente em contas inativas e consultas do extrato do FGTS são:

Site da Caixa

Aplicativo do FGTS

Internet Banking

Terminais de autoatendimento, por meio do Cartão do Cidadão

Aplicativo oficial da Caixa Econômica Federal

Utilize esses canais e jamais forneça seus dados a quem não estiver habilitado à conferência. Fique atento!

 

Por que houve alteração na regra vigente?

O objetivo do Governo é movimentar a economia. Isso significa aproximadamente 34 bilhões de reais que poderão ser aplicados em diversos setores, promovendo o giro de capital no mercado financeiro que está, até então, estagnado e desacreditado.

A estimativa é que mais da metade dos trabalhadores tenham até 500,00 reais para receber, o que possibilita o saque nas lotéricas.

Entre 500,00 e 1500,00 reais estão mais 24% dos favorecidos, que somados com o primeiro grupo totalizam cerca de 80% dos trabalhadores habilitados ao saque. Os 20% restantes são os beneficiários que têm mais de 1500,00 reais para receber.

Mesmo que o cidadão esteja atualmente empregado, poderá sacar o saldo das contas inativas. Além disso, não haverá limite para o resgate dos valores: o saque poderá ser feito sobre o montante total das contas.

Lembrando sempre que os valores em questão referem-se somente às contas encerradas até dezembro de 2015. Os depósitos de empregos atuais e de contratos rescindidos a partir de janeiro de 2016 não poderão ser retirados.

Com isso, o Governo espera movimentar a economia, facilitando para que o trabalhador tenha acesso aos seus direitos e retire todo o saldo remanescente para utilizar da forma que quiser.

 

O saque dos valores em contas inativas é obrigatório?

Embora não seja, é altamente recomendável. Mesmo para o trabalhador que prefere optar pelo rendimento do dinheiro na conta, a orientação é que saque todo o saldo e aplique em outros meios mais rentáveis.

Até mesmo a poupança rende mais que o FGTS. Com rendimento de 3% ao ano mais a taxa referencial (TR), o fundo de garantia é inferior à poupança, que rende 6,17% ao ano mais a TR. Isso mostra que, seja para aplicar em outras transações, seja pra ter o valor em mãos, sacar o saldo é a opção mais lucrativa.

 

Sacar o FGTS das contas inativas

Sacar o FGTS das contas inativas é a melhor opção para quem quer valorizar o dinheiro

 

Para o trabalhador, poder sacar esse dinheiro vem como alívio e esperança pro bolso. Principalmente porque é algo que ninguém esperava. A novidade foi muito bem recebida para quem está com o orçamento apertado ou deseja aplicar em bens e serviços.

E as possibilidades são muitas. Quitar as dívidas, comprar eletrodomésticos, investir na compra de um carro, dar entrada na tão sonhada casa própria, enfim, lugar pra aplicar o dinheirinho extra é o que não falta, né?

Então aproveite e faça planos, invista, viaje. Aliás, pra inspirar fizemos uma lista com sugestões de lugares maravilhosos pra conhecer!

E aí, já sabe o que vai fazer com o saldo do seu FGTS? Agora é só se programar!

 

por Camila Viol.

 

Fontes: G1 – Economia | Caixa Econômica Federal

COMUNICADO

PROGRAMA DE REGULARIZAÇÃO DAS PARCELAS EM ATRASO

 

Com o intuito de viabilizar a acessibilidade e regularizar o pagamento das parcelas em atraso e ainda manter em dia o pagamento das parcelas vincendas, a HF URBANISMO está realizando o Programa de Regularização das Parcelas em Atraso, concedendo descontos parciais referente a multa moratória e aos juros de mora das parcelas em atraso e ainda a possibilidade de parcelamento, de acordo com o cronograma abaixo:

Mês para Adesão

% Isenção         multa e juros        à vista% Isenção          multa e juros em 10 parcelas% isenção         multa e juros em 20 parcelas
AGOSTO/202280,00%70,00%

40,00%

 

Havendo interesse em aderir ao Programa de Regularização das Parcelas em Atraso, com os benefícios acima oferecidos, deverão entrar em contato conosco para assinatura do Termo de Adesão.

Londrina, 01 de agosto de 2022.

 

HF URBANISMO