Loteamentos
e Incorporação
Av. Higienópolis, 70
Londrina - PR
Segunda à sexta-feira
8h - 18h | Sáb 8h - 12h
Atendimento
(43) 3373-7979
16 nov 2020

Black Friday chegando? Veja como fazer compras seguras pela internet!

Algumas dicas e cuidados são essenciais para evitar golpes e fraudes nas compras virtuais.

Precauções na hora de fazer compras virtuais podem evitar transtornos e garantir a segurança no processo. (Imagem: Pinterest)

Tem se tornado uma tradição no Brasil esperar pela chamada Black Friday para fazer compras obtendo os melhores descontos do mercado em produtos e serviços. A famosa data americana é conhecida por garantir preços bem menores dos que os praticados no restante do ano, oferecendo descontos absolutamente tentadores e irrecusáveis!

Originalmente celebrada na última sexta-feira do mês de novembro, a Black Friday esse ano tem data marcada para o dia 27 deste mês, mas já é possível perceber a movimentação de muitas lojas físicas e virtuais anunciando suas ofertas de antecipação ao grande dia.

Em tempos de crise e de preocupação com o bolso, encontrar boas ofertas e garantir o melhor preço é sempre muito bem-vindo! Mas é preciso estar atento para não cair em roubadas e a compra tão almejada se tornar uma grande dor de cabeça.

Em datas como essa, a alta na demanda por produtos e serviços se mostra a oportunidade perfeita para os charlatães e golpistas da internet agirem em prejuízo de consumidores mais ingênuos e desavisados.

Para fazer compras online de forma segura, estar atento a alguns detalhes é imprescindível. Alguns recursos de segurança possibilitam certificar ao consumidor de que o site é, de fato, confiável e a compra é segura.

Mas, entre tantos endereços eletrônicos e sites espalhados pela rede, como reconhecer lojas virtuais realmente seguras na hora de comprar? Confira algumas dicas para não cair em golpes na internet!

Verificar a conexão de segurança do site

Antes de fornecer os dados no site, verifique as condições de segurança oferecidas. Para que a loja seja segura, é preciso haver o selo de blindagem, confirmando que o ambiente é confiável.

Para isso, é importante que o endereço eletrônico se inicie com http://, o protocolo de comunicação da internet. Ao lado do endereço, na mesma barra, observe se há o ícone de um cadeado fechado.

Este é o símbolo que identifica e classifica o site como seguro, um sinal de que os dados não serão fornecidos a terceiros. Sem essa identificação, não finalize a compra, pois há um grande risco de ser fraude!

Fique sempre atento à presença de ícones de segurança e confiabilidade nos sites de compras pela internet. (Imagem: Olhar Digital)

Pesquisar dados sobre o site

Outra dica importante para não se tornar vítima dos golpistas virtuais é verificar os principais dados acerca da loja online. No site, devem constar algumas referências prioritárias a respeito da empresa.

Informações como o endereço do ponto comercial físico, telefone, CNPJ e suporte ao cliente através de um número de SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) precisam estar acessíveis pelo site.

Com essas informações em mãos, fica mais fácil saber para onde e a quem recorrer em caso de eventuais problemas com a aquisição do produto.

Conclua a compra dentro da plataforma do site

Uma dica fundamental para um processo seguro de compras pela internet é realizar o procedimento de adesão do produto dentro do próprio site ou dos canais oficiais da loja. Grande parte dos golpes virtuais acontecem pelo direcionamento do consumidor a um outro canal.

A fraude acontece, geralmente, por meio do contato inesperado de um suposto vendedor através de canais alternativos, como email, chats, Whatsapp e outras redes sociais.

Por meio dessas ferramentas, a proposta de novos descontos e outras vantagens é feita para cativar o consumidor e induzi-lo a realizar a compra de outras formas. Quase sempre, através de boleto bancário fraudado.

Com as empresas cada vez mais conectadas às redes e ao consumidor, a utilização de uma comunicação mais rápida e direta entre a loja e o cliente tem se tornado mais comum, viabilizando a chamada compra remota.

Nesses caso, é enviado um link através de whatsapp ou meios similares para que o comprador possa finalizar a compra, incluindo seus dados numa aba própria e direcionada pela loja. Para não entrar numa fria, é fundamental que o usuário verifique se o aplicativo identifica o usuário como membro da conta comercial oficial da loja.

Caso a compra não seja através de links de acesso, sempre conclua a aquisição do produto pela própria plataforma do site. Se a opção de pagamento for através de boleto, observe com atenção se os dados do cliente e da empresa conferem.  

Fique atento a procedimentos suspeitos na hora da compra: jamais efetue o depósito em nome de pessoa física ou forneça a senha do cartão de crédito a terceiros para concluir o pagamento!

Realizar a compra dentro da plataforma do site e dos canais oficiais é sempre o caminho mais seguro, já que a maioria das lojas virtuais contam com sistema de proteção antifraude.

Verifique a procedência do site

Assim como nas compras realizadas em lojas físicas, é importante analisar a procedência da loja virtual onde se pretende fazer compras. Grandes marcas já reconhecidas e consolidadas oferecem mais segurança e suporte ao consumidor na hora de adquirir o produto desejado.

Caso ainda haja dúvidas sobre a confiabilidade da loja, uma boa alternativa é consultar a reputação da empresa junto ao Procon e sites especializados neste tipo de serviço. E é importante lembrar: constatada a prática de preços abusivos, fraudes e propaganda enganosa, denuncie ao Procon.

Algumas práticas tornam as compras pela internet muito mais seguras e confiáveis. (Imagem: Agência Brasília)

Pesquise os preços com antecedência

Na Black Friday, fique atento com os grandes descontos que, na realidade, resultam nos mesmos preços praticados no restante do ano, ou até mesmo maiores. A chamada “black fraude”, que oferece produtos pela “metade do dobro”, costuma enganar os mais desavisados.

Para não cair nesse erro, é importante pesquisar com bastante antecedência o valor do produto desejado. Isso dará uma noção mais precisa se ele está, de fato, em promoção e se vale a pena ser comprado.

Nas compras virtuais, procure ter cuidado com preços muito abaixo dos geralmente praticados. Produtos com descontos “milagrosos” têm grandes chances de serem fria! Nesses casos, desconfie e pesquise se o site se enquadra nos requisitos de segurança.

Com os devidos cuidados e optando por sites confiáveis, aproveitar os bons preços e descontos oferecidos pelas lojas será muito mais seguro e tranquilo ao bolso!

Por Camila Viol.

COMUNICADO

Prezado Cliente,

A HF Urbanismo está ao seu lado para enfrentar o novo coronavirus (COVID-19) e a insegurança causada pela pandemia.

Esteja atento às dicas de prevenção, pois o momento agora é de conscientização e muito em breve será de superação. Queremos que você tenha certeza de que pode contar com a HF Urbanismo para manter seu investimento / sonho sem que isso se torne uma preocupação.

Por isso, você está recebendo este comunicado para ficar ciente de que a HF Urbanismo estará enfrentando essa situação junto com você e lhe concederá desconto de 10% (dez por cento), para pagamentos pontuais, no valor do próximo vencimento/parcela, bastando para tanto que faça contato através dos seguintes meios:

Email: [email protected]; [email protected];
Telefones (43) 3373-7979 e (43) 3323-6963

Acaso tenha perdido o vencimento da parcela deste mês, mas queira manter seu pagamento em dia, entre em contato para negociar a situação. A equipe da HF Urbanismo segue totalmente à disposição para quaisquer esclarecimentos.

Atenciosamente.
Data 25/03/2020.
HF Urbanismo.