Loteamentos
e Incorporação
Av. Higienópolis, 70
Londrina - PR
Segunda à sexta-feira
8h - 18h | Sáb 8h - 12h
Atendimento
(43) 3373-7979
[aps-social id="2"]

Oportunidades de Investimento em Londrina com Novo Plano Diretor

Londrina iniciou no primeiro semestre deste ano os processos de consulta à população para revisão de seu Plano Diretor. O documento, que contém as diretrizes básicas de zoneamento e organização do espaço urbano na cidade, deve ser substituído para se adequar às novas necessidades de habitação e locomoção da população, gerando oportunidades de investimento no ramo imobiliário e da construção civil.

Mas o que isso representa em oportunidades para você que quer investir em imóveis na região? Vamos já falar sobre isso, mas antes vou dar uma dica de mercado.

A maioria dos pequenos investidores prefere colocar seu capital em áreas que já são valorizadas. Mas sabe qual o segredo dos grandes investidores? Assim como no futebol, pra ganhar muito com imóveis você não tem quer ver somente onde a bola está, mas principalmente para onde ela vai.

Investimento em imóveis - Londrina - PR

Para garantir um bom retorno sobre investimentos em imóveis, é preciso estar de olho no futuro

 

Londrina passou por um crescimento urbano e econômico considerável nos últimos anos, fator de grande importância econômica e que abre inúmeras oportunidades de investimento imobiliário na cidade. Em 2010, o censo demográfico realizado pelo IBGE apontava um total de 506.701 habitantes. Já a estimativa para 2017 foi de 558.439 residentes fixos, o que corresponde a um aumento de 10%.

O crescimento populacional de Londrina veio acompanhado de um notável crescimento econômico. Entre 2014 e 2015, por exemplo, o PIB de Londrina subiu 7,9%, passando de cerca de R$ 16,45 milhões para cerca de R$ 17,75 milhões no espaço de dois anos. Londrina teve o maior crescimento econômico entre os cinco municípios mais populosos do Paraná, sendo a 47ª colocada no ranking das 50 cidades brasileiras com maior participação no PIB do Brasil.

Esses dados mostram um cenário de estabilidade e substituição da matriz econômica industrial, que teve queda de 20,15% para 18,4% no mesmo período de 2014 a 2015. Em contrapartida, abrem-se oportunidades de investimento e negócios, principalmente nos setores de comércio e serviços. Foram esses dois ramos econômicos que contribuíram para colocar a cidade no posto em que se encontra, sendo o setor de serviços responsável por mais de 66% da geração de riquezas na cidade.

Isso significa que a economia de Londrina está ficando mais dinâmica e que a demanda por novas frentes de expansão imobiliária vai se manter pelos próximos anos.

 

Onde Investir em Londrina

Com o aumento populacional e o crescimento de bairros, conjuntos e loteamos em diversas zonas da cidade, surgiu a necessidade de readequar os projetos e diretrizes estabelecidos no Plano Diretor de Londrina. Para garantir que o novo Plano Diretor atenda as necessidades da população e prepare caminho para a nova fase econômica da cidade, diversas reuniões foram organizados para ouvir as demandas e entender o que era necessário mudar no atual projeto.

Os resultados dessas discussões são muito importantes para entender como a população enxerga cada área da cidade e quais devem ser as tendências de valorização pelos próximos anos.

As primeiras discussões foram feitas durante encontros realizados entre os meses de março e abril deste ano. Nelas foram levantados diversos pontos para os quais o poder público deverá dar atenção redobrada e que devem guiar as políticas de ordenamento da cidade pelo menos até 2028.

Na Zona Sul, os fóruns deliberativos realizados com a população apontaram medidas de ordenamento relacionadas principalmente ao crescimento urbano. A região não deve receber incentivo para expansão do parque industrial por causa da zona de amortecimento e a ocupação dos terrenos vazios com moradias térreas, imóveis de empresas prestadoras de serviços e comércios foi indicada como preferencial pelos moradores.

Isso significa que edifícios comerciais ou habitacionais não terão prioridade no desenvolvimento urbano da região, colocando o investimento em loteamentos como o Jardim Buriti em posição privilegiada pelos próximos 10 anos. O Jardim Buriti é um loteamento aberto com lançamento programado para os próximos meses e que terá 259 lotes residenciais e comerciais a partir de 250m2 com estrutura completa de drenagem, água, esgoto, energia elétrica, calçamento, meio-fio e asfalto.

Ou seja, você tem a chance de investir agora por um preço muito mais acessível e lucrar muito com a valorização da área no futuro.

No entanto, as maiores oportunidades de investimento estão concentradas na Zona Norte, eixo de grande crescimento demográfico e com forte busca por imóveis para compra ou locação. O potencial de expansão industrial da região foi apontado principalmente ao norte do Ribeirão Jacutinga, produzindo uma demanda por habitações mais próximas aos locais de trabalho e por imóveis prontos para implantação de empresas de comércio e serviços que possam atender os novos moradores.

O crescimento da Zona Norte de Londrina atrai também a atenção do poder público para o investimento no aumento e na melhoria das vias de acesso e de conexão com outros bairros já existentes. Outro ponto de valorização da região é a oferta e utilização de espaços públicos para eventos culturais e esportivos, aumentando a sensação de segurança e inibindo a degradação da área. Além das praças e outras áreas de lazer já existentes, há um centro social para a terceira idade em construção.

Investimento em loteamentos em Londrina - PR

A verticalização dá lugar a empreendimentos térreos nas principais áreas de expansão de Londrina

 

Mas você deve estar se perguntando, como encontrar os imóveis certos para investir na Zona Norte de Londrina? A boa notícia é que a HF Urbanismo já oferece diversos empreendimentos prontos ou em andamento para você sair na frente.

Entre os empreendimentos imobiliários prontos para investimento na Zona Norte de Londrina estão o Bella Vida Residence, o Boulevard Portal Norte e o Residencial Terra Nova IV.

O Bella Vida Residence é um condomínio fechado com 79 lotes com áreas a partir de 150m2 e estrutura completa de drenagem, água, esgoto, energia elétrica, calçamento, meio-fio e asfalto. Seu destaque fica por conta da localização, com facilidade de acesso às principais vias e centros comerciais, como o Londrina Norte Shopping.

Ao lado do Bella Vida Residence está o Boulevard Portal Norte, com lotes residenciais e comerciais a partir de 350m2. Assim como seu vizinho, o loteamento possui estrutura completa e está localizado em uma região de fácil acesso a vias e áreas comerciais.

Já o Residencial Terra Nova IV é composto por 165 lotes a partir de 150m2, mais uma ótima escolha para moradia e investimento na região. Seu vizinho, Bella Vida Heimtal, está com as obras em andamento e deve abrigar 217 lotes residenciais e comerciais a partir de 250m2.

Esses empreendimentos em estágio avançado de implementação mostram a estratégia acertada da HF Urbanismo em apostar e investir principalmente na Zona Norte como nova fronteira de expansão de Londrina e grande potencial imobiliário.

Por isso buscamos parceiros de investimentos como você, que também enxerguem o potencial do mercado e façam hoje apostas que serão muito lucrativas no futuro.

Mas quanto tempo vai levar até que outros investidores como você percebam essas oportunidades? O momento de investir é agora, quando os preços ainda estão baixos e nem todos os olhares estão voltados para o mesmo pote de ouro!

A queda geral do preço dos imóveis no Brasil faz com que investir em loteamentos seja um negócio ainda mais vantajoso. Como o valor de aquisição do terreno é menor que o de imóveis com área construída, o investimento inicial para a compra de loteamentos é muito mais acessível.

Por outro lado, a valorização dos lotes após a conclusão das obras de infraestrutura e a chegada dos primeiros moradores é muito mais expressiva, garantindo um retorno volumoso em pouco tempo. A isso se somam a baixa tributação no processo de venda e o baixíssimo custo de manutenção do terreno durante todo o período anterior à sua transferência.

Outro fator importante é a facilidade de acesso ao crédito para financiamento de lotes. Enquanto a maioria dos bancos exige um grande valor de entrada e pratica juros relativamente altos sobre as prestações, a aquisição de lotes exige valores muitos inferiores e permite uma margem de negociação maior na hora de financiar.

Esse aspecto facilita também a procura por parte do consumidor final, fazendo com que a venda de lotes seja muito mais fácil do que a de imóveis prontos. Isso garante que, em caso de necessidade de venda imediata para levantamento de capital ou mesmo diante de situações financeiras imprevistas, o retorno sobre investimento em lotes se dê muito mais rápido e com muito menos burocracia.

Os loteamentos da HF Urbanismo oferecem uma vantagem a mais para o pequeno investidor: é possível adquirir e financiar os empreendimentos direto com a loteadora de forma simples e rápida. Se você quer obter grandes rendimentos em poucos anos, investir em loteamentos ainda é a opção mais segura e vantajosa.

 

Loteamentos: Investimento com Segurança

Entre os cuidados necessários para quem quer investir em loteamentos, a principal diz respeito à verificação da legalidade do empreendimento. O loteamento só existe depois de ter seu cadastro devidamente realizado na prefeitura  e comprar antes disso é um grande risco para quem quer investir ou adquirir para uso próprio.

A HF Urbanismo é afiliada à Associação das Empresas de Loteamento e Desenvolvimento Urbano (AELO). Isso garante credibilidade e idoneidade na venda de lotes como os que estão prontos ou em fase de implantação em Londrina, dando tranquilidade ao investidor e ao consumidor final durante o processo de aquisição.

Outro fator importante a ser observado antes da compra de um lote é o potencial de valorização da área em que ele está localizado. Nessa etapa não se deve observar apenas a estrutura urbana e os serviços já disponíveis, mas principalmente os que devem chegar no futuro imediato.

Por isso os empreendimentos nas Zonas Sul e Norte de Londrina, com seu grande potencial de crescimento e valorização pelos próximos anos, se encaixam em todos os critérios para um excelente investimento imobiliário.

 

por Felipe Libório.

Fontes: Prefeitura de Londrina | IPPUL – Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina

AVISO