Loteamentos
e Incorporação
Av. Higienópolis, 70
Londrina - PR
Segunda à sexta-feira
8h - 18h | Sáb 8h - 12h
Atendimento
(43) 3373-7979

28 ideias de prateleiras criativas e inusitadas para sua casa

Confira uma seleção de dicas e sugestões geniais de prateleiras que vão transformar a sua decoração!

O que acha de personalizar a decoração da sua casa utilizando prateleiras super criativas e originais? Com materiais, formatos e conceitos variados, dá pra mudar a cara e o estilo do ambiente!

Pra quem curte decoração e gosta de deixar a casa bem bonita, ter um móvel diferenciado certamente vai chamar a atenção e despertar o encanto de qualquer pessoa. Uma prateleira comum não dá o charme que o seu cômodo merece, não é mesmo?

Agora, dá uma olhada nessas!

 

Prateleira bem planejada para a casa

1 – Uma prateleira bem planejada certamente dará um toque especial à decoração. (Foto: Viva Decora)

 

Móveis diferenciados e prateleira redonda

2 – Móveis diferenciados chamam a atenção no ambiente, não é verdade? (Foto: Pinterest – Achados de Decoração)

 

Às vezes, tudo o que a gente precisa para dar destaque à decoração é investir numa peça, mudar um móvel, diferenciar um objeto. E é isso que foi feito com essas prateleiras: passaram do comum ao inusitado!

Separamos algumas ideias de prateleiras criativas que vão inspirar e deixar sua casa maravilhosa!

 

Prateleiras com cordas e correntes para sustentação

Utilizar cordas e correntes nas laterais do móvel pode parecer comum, mas gera um efeito inacreditável. Dependendo das combinações, sua prateleira vai se transformar numa peça de muito charme e bem diferenciada!

 

Prateleira rústica com correntes

3 – Que tal essa prateleira rústica com o uso de correntes? (Foto: Pinterest – Livros Românticos)

 

Prateleiras rústicas com cordas

4 – As prateleiras em madeira ganham um toque rústico e de muito bom gosto com o acabamento em cordas, não é? (Foto: Muva

 

Estantes, armários e prateleiras a gente tem que ter por perto. Sempre tem algo pra guardar, expor, deixar acessível e esses móveis têm um caráter fundamental para que as coisas não fiquem espalhadas e bagunçadas pela casa.

Banheiros, quarto, sala e os demais cômodos da casa precisarão de uma prateleira. E quem disse que elas precisam ser só mais um móvel de apoio sem graça?

 

Prateleira branca criativa com corda

5 – Nem sempre é preciso gastar muito para ter um excelente resultado. Simples e belo! (Foto: Pinterest – Dcoração)

 

Escolha bem os materiais com que for trabalhar. Fazer uma base de madeira sustentada por sisal, por exemplo, acaba não sendo um investimento muito caro, mas que tem um efeito visual maravilhoso.

Esse modelo abaixo foi feito com uma prancha de madeira suspensa pelas cordas e pequenos pedaços de madeira fixados na parede. Um espetáculo de elegância!

 

Prateleira com Shape de Skate

6 – Quer dar um up na decoração? Invista nas prateleiras! (Foto: Primavera Colchões)

 

Uma outra sugestão é usar placas redondas de madeira, como essas utilizadas para o assento de banquetas. Você mesmo pode fazer em casa, não é necessário furar a madeira nem ter outras tarefas mais trabalhosas.

Basta passar duas cordas de sisal em volta da madeira, fazendo um “x” embaixo, para sustentar a placa. Depois, amarre onde as quatro pontas se encontram e prenda num lugar alto, para que se torne uma prateleira suspensa.

Simplicidade e criatividade fazem a diferença!

 

Prateleira com assento de banqueta e corda

7 – Com poucos materiais, é possível montar uma dessa em casa. Que tal? (Foto: Pinterest – Revista Glamour)

 

Você pode montar uma estante com várias prateleiras utilizando algumas tábuas de madeira interligadas pela corda, que pode ser até aquela de varal. Sabe uma ideia legal? Faça uma assim para colocar plantas como flores e hortaliças cultivadas em vasos.

Fica prático e está sempre à mão na hora que precisar, principalmente se for uma hortinha de temperos que sempre são usados na cozinha, né?

 

Prateleira com horta para parede

8 – Uma sugestão fácil e acessível para o manuseio é fazer uma horta vertical utilizando as prateleiras suspensas! (Foto: Decor Fácil)

 

Você pode aprender como montar a sua mini horta em casa acompanhando a nossa seção de DIY, que tá cheia de dicas bacanas, você vai curtir!

Outra coisa que vai agradar é a nossa próxima sugestão de prateleira, olha só!

 

Prateleiras em formato de instrumentos e notas musicais

Para quem está a procura de uma decoração mais descolada e inusitada, esta é um prato cheio. Sabe aquele violão que está encostado há anos e só existe como elemento decorativo? Pois ele acabou de ganhar uma utilidade fantástica!

 

Prateleira criativa feito com violão

9 – A parte interna de um violão pode servir como uma belíssima prateleira! (Foto: Pinterest – Guiato)

 

Prateleira feita com violão

10 – Já ouviu aquele ditado de que nada se perde, tudo se transforma? Então! (Foto: Pinterest – Catraca Livre)

 

Se você gostou, mas está se lamentando porque não tem um violão em casa, uma ideia é mandar fazer uma prateleira nesse formato em MDF. Depois, se quiser, você mesmo ainda pode customizar, pintando da cor de sua preferência com o fundo adesivado e deixando com a sua cara.

Não fica caro e certamente sua peça será um item de destaque interessantíssimo na decoração! A ideia não precisa se limitar ao violão. Que tal esse piano aproveitado como prateleira?

 

Prateleira feito com piano de calda

11 – Instrumentos musicais tornam-se prateleiras diferenciadas e exclusivas. (Foto: Criativo e Simples)

 

Dessa forma, você pode compor uma ornamentação toda voltada à música, com prateleiras em formato de instrumento, partituras, notas e claves musicais, etc. E, cá entre nós, não precisa saber tocar pra ter uma decoração dessas, né? Basta ter bom gosto!

Utilize uma sala, escritório ou cômodo de sua escolha e transforme num cantinho charmoso e encantador. Essas prateleiras dão ou não dão um toque acolhedor ao ambiente? Só de ver já dá vontade de sentar numa poltrona bem gostosa e curtir aquele sonzinho agradável.

Utilize a criatividade e a imaginação. Os tambores e partes de uma bateria antiga se transformaram em prateleiras e até uma luminária!

 

Prateleira feito com instrumentos musicais

12 – Crie e inove na hora de decorar! Certamente o resultado vai surpreender. (Foto: Criativo e Simples)

 

Prateleira em forma da Clave de Sol

13 – Clave de sol formando uma prateleira? Pode sim, por que não? (Foto: Pinterest – Books and Publishing)

 

Se o seu objetivo é ousadia e inovação pra personalizar o ambiente usando itens comuns e corriqueiros da casa, vai amar o modelo a seguir!

 

Escadas para fazer estantes e prateleiras

Tá, comprar peças diferenciadas ou prateleiras grandiosas e super chiques é legal, mas nem sempre a gente tem condições de gastar ou investir tudo que gostaríamos, né? Mas não é por isso que precisamos simplesmente abrir mão do nosso objetivo.

Às vezes só precisamos remanejar e descobrir novas funções a objetos sem uso, antigos ou simplesmente esquecidos. Como escadas, por exemplo!

 

Prateleira feito com escada de madeira

14 – A escada é um utensílio comum que pode ser muito bem adaptado como prateleira. (Foto: Ecatex)

 

Improvisando com algumas tábuas de madeira sobre os degraus, temos uma prateleira útil e muito funcional para colocar tudo que você precisa! Até mesmo vasos que formam um jardim vertical, olha que bacana!

 

Prateleira e minijardim urbano feito com escada

15 – Que tal um minijardim urbano organizado em prateleiras feitas com escadas? (Foto: Muito Útil)

 

Coloque uma superfície de pallets como um apoio sobre os degraus e, utilizando um recipiente com pedras para drenagem, deposite os vasos com suas hortaliças preferidas, assim como falamos no modelo suspenso por cordas, lembra?

Aliás, já queremos aproveitar pra deixar a dica de plantar tomate em vasos e dar início ao seu cultivo particular! Você sabia que existem inúmeros benefícios em consumir tomates? Dá uma conferida nas publicações, você vai gostar!

Além da estante de plantas, que tal essa feita com uma escada comum e vidro? As prateleiras nesse material conferem um toque especial de requinte contrastando com o rústico da madeira.

 

Prateleira em madeira feito com escada

16 – A combinação do vidro com a madeira da escada forma uma prateleira bonita e conceitual. (Foto: Pinterest – Casa Aberta)

 

Prateleiras com escadas duplas em madeira

17 – Invertidas, as escadas também funcionam muito bem como prateleiras! (Foto: O Cristão Criativo)

 

Seguindo essa mesma linha de gastar pouco para decorar muito, confira um modelo clássico com um material super versátil!

 

Caixotes e Pallets para transformar em prateleiras

Não adianta, a gente até tenta não falar tanto deles, mas o fato é que caixotes e paletes são materiais maravilhosos para decorar!

Bonitos, baratos, fáceis de manusear e ainda se transformam em mil coisas, o que justifica a fama de “queridinhos” das tendências de decoração. Do rústico ao moderno, clássico ou casual, vintage ou contemporâneo, eles sempre agradam, e com as prateleiras não seria diferente.

Prova disso é esse modelo de canequeira e porta-copos feito em madeira de palete e fixado na parede, como uma prateleira prática e muito original! Um item praticamente exclusivo e que faz a diferença, não é?

 

Prateleira com paletes vira canequeira

18 – Pallet é uma madeira com custo baixo e muito versátil! (Foto: Pinterest – Homens da Casa)

 

Por ser barato e facilmente adquirido, o caixote também oferece muitas opções enquanto móvel de decoração. Sabe aquela mesma horta urbana pra fazer em casa que falamos aqui? Também fica uma graça nas caixas!

 

Caixotes viram prateleiras para parede

19 – Caixotes de feira realçam ainda mais o charme dos vasos de plantas! (Foto: Catraca Livre)

 

Na realidade, você pode aproveitar as prateleiras feitas com caixas e paletes de muitas formas! Seja pra colocar objetos decorativos ou até mesmo organizar pequenos utensílios de cozinha e banheiros, por exemplo.

Por serem excelentes organizadores, os caixotes podem guardar toalhas, papeis higiênicos e outros utensílios de higiene. Que tal?

 

Prateleiras e nichos feitos com caixotes

20 – Caixotes de feira se transformam em nichos e prateleiras para guardar apetrechos e pequenos utensílios de toda a casa. (Foto: SOS Solteiros)

 

Quer mais dicas para deixar seu o banheiro lindo utilizando poucos materiais e gastando quase nada? Dá uma olhada no nosso DIY sobre como organizar o banheiro e confira ideias incríveis sobre isso!

Não é só decoração para o banheiro não, dá pra usar os caixotes na casa toda! Olha só esse quarto com prateleiras fixadas na parede feitas com caixas restauradas, pintadas e renovadas! A cor branca lisa em combinação com os detalhes em vermelho dão um toque clean e moderno ao ambiente.

O resultado é surpreendente, não?

 

Prateleiras feitas com caixotes para o quarto

21 – O estilo de customização do caixote dá novos ares ao cômodo, que ganha prateleiras inusitadas. (Foto: Pinterest – Meu Ateliê)

 

Quer ousar ainda mais na decoração? Então é hora de se inspirar definitivamente com as prateleiras feitas com materiais que você nem imagina!

 

Prateleiras criativas feitas com materiais diversos

No campo da decoração não existem limites. Um caixote vira móvel, a escada se torna prateleira, o violão vira estante. Isso mostra que podemos utilizar absolutamente tudo para transformar nosso ambiente, até mesmo os mais inesperados materiais.

Tem um cano sobrando de alguma obra ou reforma feita? Usa. Garrafas que iam pro lixo? Aproveita! Malas antigas que não têm mais condições de fazer outra viagem? Bora decorar a casa!

Com criatividade e planejamento, prateleiras inimagináveis ganham vida. Que tal essa feita com tubos de encanamento?

 

Prateleiras feitas com canos de cobre

22 – Aproveitando a tubulação, cria-se uma prateleira criativa e original. (Foto: Ferragem Thony)

 

Prateleiras feitas com tubos e conexões

23 – As conexões do encanamento podem ser aproveitadas como suporte para livros e outros objetos. Já tinha imaginado isso? (Foto: Pinterest – Rock’n Tech)

 

O quarto dos filhos pode ganhar um estilo muito mais moderno e descolado com essas prateleiras feitas com o shape do skate, que é aquela prancha de madeira na parte superior. Basta tirar as rodinhas e os eixos e fixar o shape na parede. Demais, né?

 

Prateleira feita com shape de skate

24 – O skate antigo que a criançada não usa mais é perfeito para personalizar o quarto deles! (Foto: Pinterest – Ideias Diferentes)

 

Prateleira feita com malas e maletas

25 – Malas e maletas sem uso tornam-se incríveis prateleiras que conferem um estilo retro e vintage ao ambiente. (Foto: Viva Decora)

 

Prateleira feita com garrafas de vidro

26 – Garrafas de vidro de mesmo tamanho, unidas e fixadas a tábuas de madeira, criam um efeito particular e exclusivo às prateleiras. (Foto: Muva)

 

Prateleira - símbolo do Super Homem

27 – Gosta de histórias em quadrinho e personagens? Inspire-se nessa fantástica prateleira formando o símbolo do Super-Homem. Seus filhos certamente vão amar! (Foto: Limão na Água)

 

Prateleira conceitual

28 – Esqueça as prateleiras convencionais! A tendência agora investir em modelos conceituais, criativos e funcionais! (Foto: Rock’n Tech)

 

E aí, curtiu? Então escolha a prateleira perfeita para a sua decoração e pode ter certeza de que as paredes da sua casa nunca mais serão as mesmas!

 

por Camila Viol.

 

Fontes: Constru-Básico | Alexandra Periard | Muva