Loteamentos
e Incorporação
Av. Higienópolis, 70
Londrina - PR
Segunda à sexta-feira
8h - 18h | Sáb 8h - 12h
Atendimento
(43) 3373-7979
[aps-social id="2"]

As melhores dicas de decoração para Hall de entrada

Alguns detalhes preciosos podem fazer a diferença na hora de decorar o Hall de entrada!

Nem sempre damos muita atenção e importância ao hall de entrada de um ambiente, mas a verdade é que ele diz muito sobre o local. E justamente por ser tão importante que qualquer lugar pode ter um, mesmo se o espaço for pequeno.

O que faz toda a diferença para este cômodo é a forma como ele é decorado e protagonizado. Alguns detalhes conseguem dar o destaque necessário ao hall e fazer com que ele passe de um local despercebido a admirado!

Para receber os convidados ou simplesmente para que nós mesmos possamos nos deparar com um local convidativo, acolhedor e agradável ao chegar em casa, o segredo é investir no hall de entrada!

Com as dicas corretas, este ambiente pode se tornar o espaço de boas vindas bonito e diferenciado que muitas vezes falta na nossa residência. Por isso, separamos uma lista de sugestões que vão transformar e destacar da forma certa, olha só!

 

Propósito do Ambiente

A primeira coisa a se observar antes de decorar o hall é definir qual é o objetivo deste espaço, ou seja, a finalidade de uso do ambiente.

Será um local para recepção de convidados ou vai ser mais utilizado para facilitar atividades do dia-a-dia? A ideia é impressionar ou ser prático? O espaço deve ser elegante ou seguir uma linha mais casual? Qual é a dimensão do tamanho que você dispõe para trabalhar neste espaço?

É importante analisar o tamanho do hall de entrada para definir móveis, adornos e adereços que sejam indicados ao local. Além disso, é importante tomar um rumo certo de decoração que converse com os demais cômodos da casa.

Há quem goste de um local logo na entrada para deixar alguns pertences do cotidiano como casacos, bolsa, mochila dos filhos, boné e até mesmo os calçados quando não se tem o hábito de entrar em casa usando tênis e sapatos.

Pra que isso seja possível, certamente o hall precisa ter um caráter mais prático e funcional, com uma mobília propícia e que possibilite guardar acessórios, tendo um mecanismo mais efetivo para as atividades cotidianas.

Hall de entrada prático e funcional

Sapateiras, cabideiros e ganchos tornam o hall mais prático para quem gosta de comodidade ao chegar em casa. (Foto: Domo)

 

Para quem já busca um ambiente mais receptivo para convidados, precisa investir num hall mais intimista e elegante, ainda que isso não signifique gastos excessivos e extravagâncias. Dessa forma, os móveis e a iluminação vão contar muitos pontos seguindo esta linha.

Espelho, aparador e lustre no Hall de entrada

Espelhos, aparadores e lustres são elementos que fazem a diferença para um hall convidativo e elegante. (Foto: Life’s Chic)

 

Paredes do Hall de entrada

Halls de entrada geralmente são ambientes pequenos, um espaço de passagem para quem está chegando na residência. Por isso, dar destaque às paredes desse local é sempre uma boa, porque ela se tornará um elemento chave na decoração.

Papel de parede, uma pintura diferenciada, acabamento trabalhado, revestimento, tudo isso faz a diferença para gerar impacto no visual de entrada. Decorar as paredes pode, inclusive, renovar por completo a cara de um ambiente!

Papel de parede no Hall de entrada

O papel de parede é uma opção barata e efetiva para dar destaque à parede do hall. (Foto: Loucos por Decoração)

 

Hall de entrada com parede de vidro

Inove com paredes de vidro para dar claridade e iluminação ao ambiente! (Foto: Viva Decora)

 

Hall com papel de parede e tijolo a vista

O hall de entrada ganha charme e destaque com uma das paredes em evidência. (Foto: FVM com Kelly Souza)

 

Tons escuros de pintura são uma boa dica, porque dão destaque à parede sem sobrecarregar o ambiente, já que se trata da aplicação em um local específico e restrito, evitando excessos na decoração.

Hall de entrada com parede escura

O contraste entre cores claras e escuras resulta num ambiente bonito e equilibrado. (Foto: Ver+Design)

 

Se na sua casa não tiver espaço ou estrutura propriamente dita para ter um hall de entrada, sem corredores e acessos principais, você pode criar um! Utilizando uma divisória, por exemplo, dá pra separar a entrada dos demais cômodos, elaborando um espaço de recepção e passagem.

Hall de entrada com divisória

As divisórias podem suprir a falta de uma parede ou corredor, criando uma área de hall. (Foto: Tua Casa)

 

Dá uma conferida na nossa publicação sobre Divisórias para Decorar o Ambiente e confira ideias geniais para inspirar a criar este espaço!

 

Espelhos

Espelhos são ótimas alternativas para halls de entrada! Eles atuam tanto quanto peças decorativas para dar um certo requinte e elegância, quanto objetos que ajudam na sensação de ampliação e iluminação do local.

Se o hall é muito pequeno, um espelho de maiores proporções vai dar aquela impressão de expansão do território, o que é bem interessante quando temos pouco espaço, né.

Além disso, como eles refletem o que está em volta, a incidência de luz no hall vai ser maior se houver um espelho “duplicando” a intensidade da iluminação, seja ela natural ou artificial. Ou seja, só vantagens!

Como o hall é um local de passagem, quase sempre paramos para dar aquela conferida pra ver se a maquiagem está ok, se estamos bem apresentáveis, dar uma última ajeitada no cabelo antes de sair e assim vai, não é verdade?

Ter um espelho neste ponto estratégico faz muita diferença!

Hall de entrada com espelhos

O espelho traz amplitude, luz e requinte ao espaço! (Foto: Casa & Arquitetura)

 

Iluminação

Como acabamos de falar aqui, a iluminação conta muitos pontos no hall de entrada. É ela que vai dar o clima que você deseja expressar com a decoração deste espaço, mais intimista ou casual.

Ambientes mais práticos e funcionais pedem uma iluminação mais clara, com mais intensidade, favorecendo a visibilidade. Se houver janelas por perto, melhor ainda. Se não, invista em lâmpadas que clareiem bem o espaço.

Hall de entrada iluminado

Uma iluminação intensa e clara confere ao hall uma decoração de estilo clean e livre. (Foto: Anual Design)

 

Uma ideia bacana para os halls mais descolados e modernos são as luminárias criativas! Existem modelos inusitados e super diferentes que podem dar o tom certo para uma decoração mais leve e divertida.

Já os halls mais acolhedores são favorecidos por luzes de baixa intensidade, embutidas em gesso e até mesmo no próprio piso. Arandelas também são uma boa alternativa para deixar o local mais aconchegante.

Iluminação para Hall de entrada

Lustres, luminárias e arandelas à meia luz permitem que o ambiente se torne mais aconchegante aos convidados. (Foto: Frazzon Iluminação)

 

Se houver janelas por perto, permita a incidência de luz natural, é sempre bom arejar qualquer local. Se não houver, o que é bem comum em áreas de hall, as luzes artificiais terão ainda mais importância e merecem uma atenção especial, ok?

 

Móveis e mobília

Quando falamos para avaliar com cuidado o tamanho do local é porque este espaço influencia diretamente na mobília escolhida para ele.

Halls pequenos ficarão ainda menores se enchermos de móveis e objetos enormes! Da mesma forma, os grandes halls darão aquela sensação de cômodo vazio se o espaço não for aproveitado de maneira satisfatória, certo?

Como não queremos nada entulhado e nem com cara de imóvel de mudança (todo vazio), é importante prestar atenção à mobília que escolhemos para compor este ambiente.

Aparadores e prateleiras são sempre bem vindos no hall de entrada, mas o tamanho depende do espaço do local.

Hall de entrada com aparadores

Os aparadores são ótimos móveis para halls de entrada, podendo ser integrados a grandes e pequenos ambientes. (Foto: Decoração – Energia do Lar)

 

Se o hall for maior, é possível colocar até mesmo poltronas ou namoradeiras, como um lugar agradável para recepção de convidados.

Hall com poltronas e sofás

Um hall com poltronas e sofás praticamente convida para um bom bate-papo, não é verdade? (Foto: Assim Eu Gosto)

 

Se o espaço for pouco, então é melhor investir numa pequena mesa com cadeira, se couber, ou até mesmo um ou dois puffs menores. Aí é só investir nos complementos para esta mobília, como um delicado vaso de flores, tapete, um revisteiro próximo e até mesmo um cantinho do café u minibar com bebidas disponíveis.

Hall com aparador funcional

Móveis multiuso são os mais indicados para halls que privilegiam praticidade e funcionalidade. (Foto: Studio Lab Decor)

 

Mesa de canto no Hall de entrada

Uma mesa de canto com uma decoração delicada e sutil é suficiente para dar beleza a um pequeno hall. (Foto: Viva Decora)

 

Hall com cantinho do café

Um hall que oferece uma estrutura de bebidas quentes e frias é ainda mais acolhedor e aconchegante, não é mesmo? (Foto: Faz Simples)

 

O importante é saber explorar todo o potencial que o ambiente pode oferecer!

 

Acessórios e peças decorativas

Para explorar isso da melhor forma, o segredo é investir nos acessórios e elementos que integrarão o hall. Um cuidado que precisa ser tomado é não sobrecarregar o espaço. Decorar com acessórios não significa espalhar coisas por todos os lados! O excesso de informação pode surtir efeito contrário e criar um ambiente nada agradável e convidativo.

Mas o hall de entrada são as boas vindas que um local dá, então ele precisa refletir o clima da casa, conversar com os demais ambientes e expressar o estilo de ser de quem vive ali, correto?

Por isso a decoração deste espaço deve comungar com a linha decorativa dos outros cômodos, seguindo um estilo mais clássico ou contemporâneo.

Para halls mais elegantes, boas sugestões decorativas são obras de arte como quadros e telas artísticas, esculturas, vasos e cachepots diferenciados para plantas maiores, arranjos de flores e etc.

Decoração no Hall de entrada

Quadros e obras de arte contribuem muito para dar requinte ao hall. (Foto: Construindo Decor)

 

Hall decorado com flores

Um belo arranjo de flores faz a diferença na decoração deste espaço! (Foto: House Dsgn)

 

Já os halls mais funcionais precisam de acessórios que facilitem a vida no desempenho das atividades corriqueiras. Um pequeno armário ou tapete para colocar calçados, cabideiros para casacos e jaquetas, chapeleiros, ganchos para pendurar mochilas e bolsas, porta guarda-chuvas e tudo que favoreça a praticidade do dia-a-dia.

Sapateira no Hall de Entrada

Para os que não gostam de entrar em casa com calçados, ter uma sapateira no hall de entrada é uma excelente opção! (Foto: Casa Abril)

 

Cabideiro no Hall de entrada

Cabideiros e ganchos tornam o ambiente mais funcional para as atividades corriqueiras. (Foto: Canto do Feng Shui)

 

Ganchos no Hall de entrada

Halls práticos para quem deseja a agilidade de ter tudo sempre à mão na entrada de casa! (Foto: Pinterest – Perfeita Ordem)

 

Se a opção for por uma decoração mais leve e moderna, opte por relógios de parede criativos, quadros decorativos, e porta chaves diferenciados.

Flores são sempre apropriadas ao hall porque dão ares de um local alegre e cheio de vida, que é justamente o que buscamos que o nosso lar seja, né? Um vaso pequeno sobre a mesa ou sobre o aparador já é suficiente para expressar este sentimento.

O mais importante mesmo é que este espaço transmita o seus gostos e seu estilo de ser!

 

Confira outras formas de decorar o hall de entrada:

Decoração para Hall de entrada

(Foto: Decor Salteado)

 

Decoração para o Hall de entrada

(Foto: Casa Vogue)

 

Decoração para Hall de entrada

(Foto: Decor Fácil)

Decoração moderna para Hall de entrada

(Foto: Construindo Minha Casa Clean)

 

Hall de entrada decorado

(Foto: Casa Abril)

 

Hall de entrada decorado

(Foto: Habitissimo)

 

Aparador rústico no Hall de entrada

(Foto: Studio Lab Decor)

 

Espelho dourado no Hall de entrada

(Foto: Salve a Noiva)

 

Hall de entrada decorado com bicicleta

(Foto: Dekorolog)

 

Hall de entrada aconchegante

(Foto: Habitissimo)

 

Para ajudar a inspirar ainda mais na hora de criar este espaço, separamos um vídeo de como montar e organizar o hall de entrada para a sua casa de maneira simples, bonita e sem gastar muito.

As dicas são bem bacanas porque são fáceis de fazer e bastante acessíveis, utilizando materiais comuns como baldes, cordas e até mesmo garrafões para decorar o ambiente. E fica uma graça, confere aí!

 

DIY – Decorando o Hall de Entrada

 

Este tipo de projeto feito no vídeo chama-se DIY (Do It Yourself), que significa Faça Você Mesmo, em tradução livre.

Este é um conceito que é praticamente um estilo de vida no qual é possível criar tudo a partir de objetos reaproveitados e personalizados, o que é super legal, porque são projetos de baixo custo e muita criatividade.

Se você ainda não acompanha com frequência o blog, corre lá pra conhecer nossos posts sobre DIY, tá cheio de ideias maravilhosas, você vai se surpreender!

 

por Camila Viol.

Fontes: Studio 1202 | Comprando meu Apê | DiyCore | VIX

AVISO