Loteamentos
e Incorporação
Av. Higienópolis, 70
Londrina - PR
Segunda à sexta-feira
8h - 18h | Sáb 8h - 12h
Atendimento
(43) 3373-7979
[aps-social id="2"]
08 maio 2018

Ideias Criativas de Decoração com Fios e Cabos

Fios e Cabos podem ser a solução para deixar o ambiente bonito e inusitado!

Quem gosta de ver a casa organizada, bonita e bem decorada sabe que os fios e cabos dos equipamentos e eletrodomésticos atrapalham e muito no visual da casa, não é verdade? E são tantos que fica difícil esconder todos!

Aí a solução é jogar tudo atrás dos móveis e, mesmo assim, muitas vezes eles ficam à mostra, embolados, atrapalhando o caminho. Fios de telefone, modem, roteador, televisão, computador e afins acabam, por vezes, comprometendo a estética do ambiente.

Decoração com Fios e Cabos

(Foto: Lorraine Magazine)

 

Como simplesmente desaparecer com todos eles não é uma opção viável e nem sempre é possível esconder atrás dos móveis, uma ótima solução pode ser incorporar os cabos ao ambiente! Quando não se pode com o inimigo, alie-se a ele, certo?

Por isso, trouxemos diversas dicas e sugestões de como integrar fios e cabos na decoração de forma interessante, bonita e super criativa!

 

Formas de decorar a parede com Cabos

Existem várias maneiras de associar os cabos na decoração sem comprometer o visual do ambiente. O jeito é tornar os próprios fios parte integrante da estética do local através de formas criativas e alguns materiais específicos.

É possível fixar os fios na parede com presilhas, clipes, fitas autoadesivas dupla-face, washi tapes (fitas adesivas decorativas), cola vinílica, fixadores que podem ser de silicone ou rígidos (de plástico ou acrílico), entre outras formas.

Com os cabos presos à parede de maneira aparente, que tal formar desenhos e imagens diferentes e inusitadas? Os fios podem funcionar como elementos decorativos, assim como quadros, relógios e demais itens que dão vida às paredes e complementam o visual do ambiente.

Skyline com Fios na parede

Genial a ideia de criar um skyline com os fios, não? (Foto: Follow the Colours)

 

Decoração com Fios e Cabos na parede

Para elaborar desenhos criativos, basta fazer o formato e prender com fixadores de mesma cor. Se as cores forem diferentes, é possível pintar com tinta spray e ter um resultado mais uniforme. (Foto: Catraca Livre)

 

Decorar a parede com Cabos e Fios

Investir em formas retilíneas com os fios colocados em linhas retas pode gerar um efeito visual incrível. (Foto: Lar Doce Ana)

 

Decoração com Cabos e Fios na parede

Desenhos abstratos também dão um resultado expressivo e muito interessante. (Foto: Pinterest)

 

Decoração com Fios

Ideias simples como a aplicação de fixadores adesivos e fitas dupla-face são suficientes para brincar com os fios e cabos na decoração. (Foto: Tu Organizas)

 

Cabos do Home Theater organizado

Sensacional o resultado gerado pelo formato alinhado na colocação dos cabos do home theater, não é mesmo? (Foto: Fazendo em Casa)

 

Como Organizar os Fios?

Para que os fios se integrem à decoração de uma maneira esteticamente bonita, é preciso organizá-los primeiro. Para isso, alguns itens podem ajudar a organizar e também contribuir para a própria decoração.

Presilhas personalizadas em formatos variados de folhas, galhos, insetos, animais e outros objetos decorativos fazem a função de unir e prender os fios, além de dar um charme todo especial ao ambiente.

Isso é o que podemos chamar de unir o útil ao agradável!

Como organizar os fios e cabos

As presilhas decorativas são muito efetivas na hora de contribuir com beleza e simplicidade na decoração. (Foto: Embraed)

 

Outra forma interessante de organizar os cabos é ter um lugar próprio para eles, de maneira que fiquem guardados de forma discreta e pouco aparente. Para isso, não é preciso de um móvel específico ou espaço planejado apenas para este fim: improvise!

Se você curte projetos DIY (faça-você-mesmo), há inúmeras possibilidades de fazer por conta própria o local para armazenar os cabos. Uma ideia bem simples e muito efetiva é aproveitar materiais comuns de descarte como caixas de sapato.

Como esse tipo de recipiente é pequeno e discreto, o espaço é suficiente para colocar um filtro de linha, por exemplo, que sirva de fonte para vários equipamentos como carregadores de bateria de celular, notebooks, tablets e etc.

Recorte alguns vincos na caixa para a passagem dos cabos e uma abertura maior na lateral para que o fio do próprio filtro de linha possa ficar acessível à tomada em que estará ligado. Com tudo devidamente adaptado, é só customizar a caixa!

Organizar Fios e Cabos

Fazer por conta própria um local específico para organizar os fios é uma saída prática e econômica! (Foto: Madame Criativa)

Aí a criatividade e seus dotes artísticos entram em jogo. É possível encapar a caixa, pintar, associar laços, fitas, estampas, utilizar as cores de sua preferência e o que mais você achar que orne com a sua decoração.

Com a caixinha tampada, seus fios se manterão organizados de forma super discreta e bonita!

Fios do computador organizados

O DIY utilizando uma simples caixinha de sapatos trouxe muita funcionalidade ao objeto e organização ao ambiente. (Foto: Madame Criativa)

 

Fios e Cabos alinhados na parede

Para dar o alinhamento desejado, trace com lápis previamente o desenho por onde os cabos passarão antes de fixá-los. (Foto: Por Acaso)

 

Decoração com Fios e Cabos elétricos

É tanta organização e criatividade no alinhamento dos fios que nem parece que são parte da rede elétrica do local, né? (Foto: PinStake)

 

Decoração com presilha para cabos

Dê um toque sutil e criativo a sua decoração utilizando fixadores adesivos aos cabos! (Foto: Habitissimo)

 

Decoração com Fios e Cabos na parede

Um dos pontos fortes da integração de cabos à decoração é que eles não precisam necessariamente seguir uma lógica. Invente e improvise formas abstratas se quiser! (Foto: Nous Decor)

 

Decoração feito com Fios e Cabos

Uma parede branca e lisa pode ganhar outra cara com a decoração feita pelos cabos. (Foto: Easy Craft Ideas)

 

Decoração criativa feito com Fios e Cabos

Um emaranhado de fios fica bem mais divertido se colocado assim, não é mesmo? (Foto: Follow the Colours)

 

Moldura feito com Fios da Luminária

Genial esta moldura de espelho feita somente com o contorno do cabo da luminária! (Foto: Tu Organizas)

 

Uma ideia bem interessante é aproveitar os cabos em “paisagens” e desenhos que utilizem adesivos na parede. Com isso, os fios acabam compondo o cenário que está em evidência, dando um toque inusitado à decoração dos cômodos.

 

Rede elétrica adesivada com fios na parede

Uma estação de rede elétrica adesivada na parede é uma forma bem inteligente e bacana de disfarçar os fios dos equipamentos. (Foto: Bem Dormir Bem Viver)

Se a ideia for manter os cabos escondidos sem que eles participem da estética, uma sugestão é investir na forma de deixá-los guardados discretamente atrás de canaletas diferenciadas.

Que tal esse cercadinho de madeira ao redor do rodapé? Charmoso e criativo!

Rodapé criativo para esconder os fios

O cercado de madeira no rodapé da casa, além de proteger os fios, confere delicadeza e graciosidade na decoração. (Foto: Home Interior Design Ideas)

 

Decoração de parede feito com Fios e Cabos

Com um pouco de criatividade, os cabos podem participar não apenas da decoração das paredes, mas também dos próprios objetos a que pertencem. (Foto: Casa de Valentina)

 

Há muitas e muitas maneiras de adaptar os cabos que ficam no meio do caminho de forma inconveniente, atrapalhando a decoração e a passagem. Os fios podem ser transformados em ótimos elementos, fazendo um papel semelhante ao dos quadros decorativos, que dão um charme a mais para a parede.

A ideia de integrar os fios, além de contribuir com a estética, ajuda a mantê-los intactos e preservados por muito mais tempo. Assim, eles terão menos risco de desgaste e ruptura, além de deixarem a casa com um ar diferenciado e exclusivo!

 

por Camila Viol.

Fontes: Folloow the Colours | Catraca Livre | Blog Mara

AVISO