Loteamentos
e Incorporação
Av. Higienópolis, 70
Londrina - PR
Segunda à sexta-feira
8h - 18h | Sáb 8h - 12h
Atendimento
(43) 3373-7979

Confira as melhores ideias para decoração de Festa Mexicana

Festa Mexicana, como preparar o ambiente na hora de decorar um evento mexicano com beleza e muita animação!

Quem já foi a uma festa temática mexicana sabe a alegria que é. A cultura do México é de extrema beleza, caracterizada por cores vibrantes, tons vivos e um tempero muito caliente. Ou seja? Ingredientes perfeitos para uma festa pra lá de animada!

Já falamos aqui no blog sobre as principais receitas para promover uma Noite Mexicana, com pratos típicos e deliciosos como o chilli, tacos, burritos, tortillas, entre outros, além de shots e drinks que vêm diretamente do México.

Mas é claro que um menu como esse merece uma produção especial com uma decoração bem característica, orientada por objetos, plantas, cores e artigos que compõem a riqueza cultural mexicana.

Então, antes de preparar o cardápio de iguarias e de convocar a turma para um evento como esse, se liga nas dicas incríveis de como decorar uma Festa Mexicana para surpreender seus convidados!

 

Cores Tradicionais do México

Uma das melhores formas de representar um país é através das cores da bandeira e do uniforme das seleções, não é verdade? Aqui no Brasil utilizamos o verde e o amarelo para caracterizar nossa torcida e o amor pela pátria.

A bandeira mexicana é composta pelo vermelho, verde e branco, que são cores fortes e marcantes. Certamente a decoração do evento precisa contar com esses tons presente em diversos detalhes!

Bandeirolas, toalhas de mesa, guardanapos, copos descartáveis e objetos decorativos são ótimos exemplos de onde aplicar as cores do México, que ainda podem ser complementadas pela inclusão do amarelo. Além de casar bem com os tons da bandeira, faz referência às colorações áridas dos desertos mexicanos.

Noite Mexicana: cores tradicionais do México

Utilize as cores do México nos detalhes da decoração! (Foto: Clarissa Rezende)

 

Noite Mexicana: invista nas Cores!

O vermelho, branco e o verde da bandeira mexicana podem ser complementados de forma interessante pelo amarelo. Invista nas cores na hora de decorar! (Foto: Ideias em Casa)

 

Suculentas, Cactos e Plantas Mexicanas

O México é fortemente caracterizado pelo calor, clima desértico, solo arenoso e uma vegetação que sobrevive a essas condições, como os cactos e as suculentas. Quem já foi a restaurantes mexicanos deve ter observado a presença desse tipo de planta na decoração.

Além de serem fáceis de conseguir (em qualquer floricultura e até mesmo supermercados é possível encontrar), as suculentas são baratas e não exigem muitos cuidados especiais.

Cactos e outras suculentas geralmente são resistentes e adaptáveis, adoram sol e calor e não necessitam de muitas regas. Aliás, elas nem gostam de muita água: uma vez por semana em pouca quantidade é mais do que suficiente. Não é por acaso que são plantas de deserto, né?

Naturalmente, elas já são lindas, mas dá pra enfatizar ainda mais essa beleza customizando os vasos e cachepots em que estarão plantadas. Aproveite para personalizar esses objetos com as cores mexicanas e desenhos que remetam ao país!

Uma outra boa ideia é plantar os cactos e suculentas em latas de tomate, por exemplo, que é um fruto típico do México. Além de dar coerência à decoração, as latas conferem um charme rústico e especial ao ambiente!

Noite Mexicana: suculentas e cactos para decoração

Reaproveite latas de condimentos para plantar as suculentas e incorporar à decoração do evento! (Foto: Kara Allen)

 

Noite Mexicana: suculentas e cactos com cachepots para decoração

Os vasos e cachepots customizados podem dar um charme especial aos cactos e suculentas. (Foto: Kara’s Party)

 

Noite Mexicana: Cactos para decoração

Até mesmo cactos feitos em filtro e outros materiais dão um toque divertido e leve à decoração! (Foto: Elo7)

 

Pimenta Mexicana

Um dos grandes símbolos do México, senão o maior deles, é a pimenta, tempero típico da culinária de lá. Não dá fazer comida mexicana sem pelo menos uma pitada ardida característica da pimenta!

Uma ideia bem interessante é utilizar a pimenta não apenas no preparo do cardápio, mas também como elemento decorativo. Faça potes de conserva de diferentes tipos de pimenta e espalhe pelo local.

Pimentas vermelhas devem ser o carro chefe, mas é possível criar combinações com as pimentas amarelas, verdes e até mesmo pimentões. As conservas ficam bonitas, cheias de cores e com ares típicos do México!

Noite Mexicana: Pimentas para decoração

Conservas de pimenta além de serem muito saborosas ajudam a decorar o ambiente em clima mexicano. (Foto: Pinterest – Prazeres da Mesa)

 

Deixe alguns potes na mesa de aperitivos próximos ao chilli, guacamole, nachos e tortillas para que os convidados mais adeptos de temperos fortes possam se servir. Algumas pimentas são de um alto nível de pungência e devem ser manuseadas com cuidado, ok?

Uma sugestão bacana é colocar pequenas placas ao lado ou dentro de cada conserva, qualificando o grau de ardência de cada uma para que ninguém seja pego de surpresa. Classifique criando uma escala de 1 a 5 pimentinhas, por exemplo. Didático e bem divertido!

Existem diversos tipos e variedades de pimenta, entre mais e menos ardidas. Inclusive, elas fazem muito bem para a saúde quando são consumidas com moderação, sabia? Conheça mais sobre as pimentas e seus diversos benefícios antes de classificar suas conservas!

 

Objetos característicos do México

Existem alguns objetos e peças que são característicos da cultura de uma região e que sempre lembram o lugar a que pertencem. É o caso dos sombreros e das caveiras mexicanas, muito peculiares por lá e famosos no mundo todo.

Os sombreros são aqueles grandes e tradicionais chapéus mexicanos, em formato redondo, com uma grande aba para sombrear um pouco o sol escaldante do país. Não tem como falar em México sem lembrar dos sombreros, não é mesmo?

Sendo assim, use e abuse dos chapéus! Faça recortes em cartolina e decore as paredes, a mesa, a entrada do evento e onde mais preferir! Se der, coloque um sombrero real pendurado na porta por onde os convidados entrarão ou sobre um boneco que esteja decorando o ambiente.

Noite Mexicana: Sombreros

Os sombreros são marcas registradas do México e não podem faltar na festa! (Foto: West Wing)

 

Noite Mexicana: Sombreros

Uma boa ideia é aproveitar os sombreros como recipientes para nachos na mesa principal de iguarias. (Foto: Madrinhas de Casamento)

 

Noite Mexicana: Sombreros

O tradicional mexicano de sombrero é um símbolo que deve compor a decoração do evento! (Foto: Rede Globo)

 

O tradicional mexicano de sombrero é um símbolo que deve compor a decoração do evento! (Foto: Rede Globo)

Outro objeto característico do México são as caveiras, muito tradicionais lá por conta do Dia dos Mortos, uma celebração que reúne amigos e familiares para comemorar a visita dos antepassados à Terra. Parece assustador, né? Mas a ideia é justamente o contrário.

A festa tem origem indígena e é uma forma de homenagear os mortos, ao invés de lamentá-los. Esta é uma celebração tão importante e tradicional por lá que é considerada um patrimônio da humanidade pela Unesco.

A data é comemorada uma vez ao ano e tem como símbolo principal as caveiras, que são pintadas em cores fortes e customizadas com desenhos, flores e roupas, se tornando conhecidas no mundo inteiro.

Da mesma forma, as pessoas pintam o rosto e se maquiam de forma característica a lembrar as caveiras, e toda boa festa mexicana conta com este tipo de maquiagem e decoração emblemáticas!

Sendo assim, pode decorar a Noite Mexicana com as caveiras sem medo! Elas vão trazer um pouco mais do México para o seu evento e muita animação, pode apostar!

Noite Mexicana: Caveiras para decoração

As caveiras mexicanas são adereços importantes e muito valorizados no México. (Foto: Pinterest – Ameixa Japonesa)

 

Noite Mexicana: Maquiagens especiais do México

Festa mexicana de verdade tem que ter a maquiagem especial das caveiras! (Foto: Put to Blush)

 

Noite Mexicana: Cachepot de caveiras Mexicanas

Até mesmo vasos e cachepots podem sem personalizados com esse símbolo tradicional do México. (Foto: Ateliê – Decoração e Arte)

 

Os mexicanos são muito focados em questões de origem espiritual e muito religiosos. O população é, em sua maioria católica e devota de Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira do país.

Retratando isso, imagens de diversos santos e de N.S. de Guadalupe sempre estão presentes por todos os lugares. Se quiser caprichar numa decoração com a cara do México, mais uma dica é espalhar pelo ambiente imagens que remetam à fé do povo mexicano.

Noite Mexicana: Bolo de Caveira

Parece assustador, mas esta caveira é na realidade um bolo customizado! Criativo, não? (Foto: Noiva com Classe)

 

Noite Mexicana: Nossa Senhora de Guadalupe

A imagem de santos e de N.S. de Guadalupe é muito presente por todos os lugares para demonstrar a fé e devoção mexicana. (Foto: Casa e Festa)

 

E para complementar a decoração com um toque divertido e bem particular do México, personalize objetos e presenteie os convidados com bigodões feitos com cartolina ou qualquer outro papel mais grosso e consistente.

É possível colar os mustaches na base de palitinhos de churrasco também para que as pessoas brinquem segurando os bigodes e tirem fotos bem engraçadas no evento!

Noite Mexicana: El Bigodón

El bigodón é um clássico das festas mexicanas que não pode ficar de fora! (Foto: Pinterest – Degustando Ideias)

 

Noite Mexicana: El Bigodón

Sombreros, tequila, bigodes e uma boa mesa de iguarias: a atenção aos detalhes na hora de decorar é que faz toda a diferença! (Foto: Casa e Festa)

 

Canto da Tequila

Já mostramos aqui no blog como fazer margaritas e mojitos, famosos drinks mexicanos que são bem gostosos. Mas todo mundo sabe que a bebida oficial do México é a tequila!

Para valorizar isso e caracterizar bem a festa, monte uma mesa destinada a quem quiser experimentar um shot de tequila, reunindo limão fatiado, sal e a bebida. Deixe alguns copos à disposição e não esqueça do tradicional grito de “Arriba!” antes de beber!

Próximo ao canto da Tequila é interessante montar um ambiente para bebidas, com os drinks, cervejas mexicanas como Sol e Corona e coquetéis não alcoólicos para quem deseja curtir a noite de maneira bem tranquila.

Diversão para todos os gostos!

Tequila, bebida tradicional Mexicana

A bebida oficial mexicana merece um lugar de destaque! O charme especial fica por conta das cores do México em copinhos personalizados. (Foto: Cantinho de Ná)

 

Noite Mexicana: Sombreros para cervejas

Que tal esses mini sombreros para as cervejas mexicanas? Uma graça! (Foto: Unique Home Blog)

 

Noite Mexicana: Mesa com drinks e shots

Monte uma mesa de drinks, shots e coquetéis para animar a festa! (Foto: Pinterest – Catch My Party)

 

Música ambiente

É claro que toda essa decoração precisa ser regada a música tipicamente mexicana, que é o que vai dar o tom da festa! Para isso, providencie músicas Mariachi, que é um gênero originário do México conhecido no mundo todo.

Os mariachis, grupos que tocam esse estilo musical, geralmente são compostos por integrantes que tocam violinos, arpas, trombetas, guitarron mexicano e um pequeno violão de cinco cordas chamado vihuela.

A diversão fica completa com as vestimentas características do grupo, sempre trajados com roupas típicas do México, sombreros, muita animação e presença de espírito! O som dos mariachis não pode faltar na festa!

Noite Mexicana: Mariachis

Uma Noite Mexicana precisa ter como trilha o tradicional som dos mariachis! (Foto: Trip Savvy)

 

Mesa de Iguarias culinárias

Festa boa tem que ter comida e bebida, né? As sugestões de pratos mexicanos nós já trouxemos no blog, corre depois pra conferir as dicas para montar um cardápio bem diversificado e saboroso!

Depois de definir as iguarias que serão servidas na Noite Mexicana, é importante pensar em como compor uma mesa bonita, convidativa e combinando com a decoração da festa. Monte uma mesa grande com as opções salgadas e outra para as doces.

Invista numa toalha de mesa nas cores da bandeira ou de cor única para contrastar e destacar os elementos da mesa! Inclua vasos com suculentas e cactos, flores, conservas de pimenta, velas, sombreros e muita cor! Uma ideia legal é colocar os bigodões mexicanos colados nos copos em cima da mesa, personalizando ainda mais a mesa principal.

Noite Mexicana: Mesa com iguarias

Uma mesa bem montada deve contar com cactos, sombreros, velas e muita cor! (Foto: Clarissa Rezende)

 

Noite Mexicana: Taças com palitos de Cactos e Pimenta

Para montar adereços decorativos, use a criatividade! Que tal essas taças com pimentas e palitinhos em forma de cactos? (Foto: Clarissa Rezende)

 

Na mesa para doces, fica como sugestão servir churros de doce de leite, brownies e as tradicionais tortillas recheadas com chocolate, nutella ou brigadeiro. Delícia, né?

Se houver mesas para os convidados, não esqueça de colocar um objeto de centro, como um vaso de suculentas ou pequenas caveiras mexicanas bem coloridas!

 

Bandeira e Bandeirola Mexicana

Para fechar as dicas de decoração da Festa Mexicana, uma sugestão simples, mas que faz uma diferença expressiva no impacto visual do ambiente, é pendurar bandeirinhas nas cores mexicanas por todo o local.

Faça as bandeiras com papel picado ou até mesmo papel crepom, mas é importante que elas tenham cores fortes e vibrantes! Isso vai alegrar a decoração e representar bem o artesanato típico do México!

Noite Mexicana: Bandeiras e bandeirolas para decoração

As bandeirolas mexicanas têm um modelo específico seguindo o artesanato local. (Foto: iOnline)

 

Noite Mexicana: Bandeirinhas para decoração

Deixe a festa ainda mais bonita e cheia de vida com bandeirinhas coloridas compondo a decoração do ambiente! (Foto: Casa e Festa)

 

Os pratos típicos, drinks especiais e uma decoração surpreendente certamente farão seus convidados se divertirem e sentirem como se estivessem no México!

Então, invista nos preparativos e arrase na fiesta, muchacho!

 

por Camila Viol.

Fontes: Casa e Festas | Eu Faço a Festa